A crença cética!

https://religiaodeuslivre.wordpress.com/2016/11/04/a-crenca-cetica/

É bonito de ver um cético manifestando sua fé naturalmente: “Estudo hoje para ter um futuro melhor”,  “Até amanhã”, “Te vejo depois”, “Quando eu me aposentar!”Acredita que o futuro se tornará uma realidade ? Tem certeza? Se não , então por que vive hoje  iludindo-se,  acreditando que sempre haverá um amanhã?  Um dia após o outro?” dorme hoje planejando o que fará amanhã? Crê  na vida eterna? Então de onde vem esse instinto de acreditar que sempre estará vivo no outro dia? Ou no próximo instante? De lembranças passadas tenta adivinhar o futuro, controlar a vida ? Como se ela estivesse atrelada apenas a leis físicas de ação e reação já previstas?“E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
“Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? “
Lucas 12:19,20”O motor da vida é mais potente do que o do ser, por isso ela consegue nos empurrar por caminhos que não queremos ir, mesmo quando não acreditamos que poderemos dar o próximo passo, também quando  desejamos e acreditamos que podemos ir em determinada direção ela nos empurra por caminhos contrários os quais mais  tememos, o do desconhecido, de onde viemos  e para onde voltaremos! Sem fé não daríamos nem o próximo passo! Só o fazemos por acreditar que o futuro pode se tornar real! Gostaria muito de poder experimentar e poder comprovar a menor força gravitacional da lua, mas infelizmente só poderei acreditar na experiência dos que dizem ter estado lá ,mas este tipo de crença não  agrada ao meu toméismo cientifico! Se alguém te apresentar um pedaço de rocha alegando ser um meteorito vindo do espaço você tem como comprovar , se é algo espacial ou uma rocha terrestre?  Voce crê que tudo o que esta escrito nos livros é real , ou cientificamente comprovado! possui o habito de aceitar verdades que foram com provadas apenas pelos outros? Quando você toma um remédio pode estar pondo sua vida em risco, então o faz com conhecimento de causa? Ou por que possui fé na ciência dos outro? Então confia no conhecimento do médico e dos laboratórios? Acredita que eles saibam o que estão fazendo?Digamos que um médico psicopata não vá com a sua cara e resolva te matar substituindo um remédio por veneno, poucas pessoas possuem a curiosidade de ler toda a bula antes de consumir uma droga comercial, mas digamos que você é um pouco mais culto e precavido,  lê e acredita no laboratório e nos órgãos que o aprovaram e  que mal grado todo os efeitos colaterais  o remédio irá  ser benéfico.Então morrerá iludido de boa fé, acreditando em toda essa ciência alheia!Reações adversas / Efeitos colaterais de Sertralinahttp://www.medicinanet.com.br/bula/4693/sertralina.htmDados de Estudos Clínicos
Em estudos com doses múltiplas de Sertralina, para depressão, as reações adversas que ocorreram com frequência significativamente maior em relação ao placebo foram: − Sistema Nervoso Autônomo: boca seca e aumento da sudorese.
− Sistema Nervoso Central e Periférico: tontura e tremor.
− Gastrintestinal: diarreia/fezes amolecidas, dispepsia e náusea.
− Psiquiátrico: anorexia, insônia e sonolência.
− Reprodutivo: disfunção sexual (principalmente retardo na ejaculação).
O perfil de efeito adverso normalmente observado em estudos duplo-cego, placebo-controlado em pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno do Pânico, Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Fobia Social foi semelhante ao observado em experiências clínicas em pacientes com depressão.Dados do período pós-comercialização
Relatos espontâneos de eventos adversos em pacientes sendo tratados com Sertralina recebidos desde a introdução do medicamento no mercado. Estes relatos incluem:
− Geral: reação alérgica, alergia, reação anafilactoide, astenia, fadiga, febre, rubor, mal-estar, diminuição de peso e aumento de peso.
− Cardiovascular: dor torácica, edema periférico, hipertensão, palpitações, edema periorbital, síncope e taquicardia.
− Sistema Nervoso Central e Periférico: coma, convulsões, dor de cabeça, enxaqueca, distúrbios motores (incluindo sintomas extrapiramidais tais como, hipercinesia, hipertonia, ranger de dentes e distúrbios da marcha), contrações musculares involuntárias, parestesia e hipoestesia. Também foram relatados sinais e sintomas associados à síndrome de serotonina: em alguns casos associados com o uso concomitante de fármacos serotoninérgicos incluindo, agitação, confusão, sudorese, diarreia, febre, hipertensão, rigidez e taquicardia.
− Endócrino: galactorreia, ginecomastia, hiperprolactinemia e hipotireoidismo, síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético (ADH).
− Gastrintestinaldor abdominal, aumento do apetite, constipação, pancreatite e vômito.
 Audição/Vestibular: tinido.

− Hematopoiético: função plaquetária alterada, distúrbios hemorrágicos (tais como epistaxe, hemorragia gástrica e hematúria), leucopenia, púrpura e trombocitopenia.
− Alterações laboratoriais: resultados clínicos laboratoriais anormais.
− Hepático/Biliar: eventos hepáticos graves (incluindo hepatite, icterícia e disfunção hepática) e elevações assintomáticas das transaminases hepáticas (TGO e TGP).
− Metabólico/Nutricional: hiponatremia e aumento do colesterol sérico.
− Músculo-esquelético: artralgia.
− Psiquiátrico: agitação, reações agressivas, ansiedade, sintomas de depressão, euforia, alucinações, diminuição da libido feminina e masculina, paroníria, psicose e bocejo.
− Reprodutivo: irregularidades menstruais.
− Respiratório: broncoespasmo.
− Pele: alopecia, angioedema, reação de foto sensibilidade na pele, prurido, rash (incluindo casos raros de graves distúrbios esfoliativos da pele, por exemplo, síndrome de Stevens-Johnson e necrose epidérmica) e urticária.
− Urinário: edema facial, incontinência e retenção urinária.
− Visão: visão normal.
− Outros: foram relatados sintomas seguidos da descontinuação do uso da Sertralina, e incluem agitação, ansiedade, tontura, dor de cabeça, náusea e parestesia.
 
Caramba! tem que esta muito desesperado para tomar um remédio com tantos efeitos colaterais tão prejudiciais e contraditório!Ou então ter tanta fé quanto crentes que consultam videntes do tipo “pode ser que sim , pode ser que não”
 por falar em adivinhações crentes:
 Céticos videntes :

certa vez sonhei a noite toda que uma casa pegava fogo, logo pela manhã ao sair de casa observei que uma casa realmente estava se incendiando .De pronto um cético começou a esclarecer que muito provavelmente enquanto dormia eu deveria ter sentido o cheiro da fumaça, ouvido os barulho das sirenes…bal…bla..bla..mal grado eu explicasse que não houve essa possibilidade devido a distancia e o isolamento acústico de onde eu dormia, ele preferiu acreditar que   possuía uma explicação racional, ou  seria mais  uma crença  baseada na sua pseudo ciência cética? ou vidência cética ?  Julgam -se mais  racionais por conseguirem “ver e perceber”  graças ao dom da sua teleciência muita parecida com a onipresença crente, coisas que fogem a percepção dos iludidos crentes?  A ironia cética é desejar substituir a crenças alheias pelas suas materialistas.Conheci outro cético que me disse  morar em cima de um centro de umbanda e que em uma época começou a ver espíritos circulando pelo seu quarto, então procurou um psiquiatra que lhe diagnosticou com distúrbios mentais .moral da história cética “louco posso até ser! Crente jamais!” só faltam dizer Deus me livre disso!)assim é que:
PAU QUE DÁ EM CHICO CRENTE TAMBÉM BATE EM FRANCISCO CÉTICO” 
«134

Comentários

  • editado November 2016
    A grande maioria dos auto-nomeados "scépticos" soffre d'a Sýndrome de Déficit de Scepticismo. Exemplo de algibeira: os crentêlhos do Hemisphério Norte inventaram a theoria conspiratória do tal "marxismo cultural", e os atheus conservadores ou de-direita a endossam sem pestanejar...

    sòhmente porque ella justifica os preconceitos e o moralismo que êlles alegremente (ou selectivamente) herdaram da cultura judaico-christã.
  • editado November 2016
    Quando as pessoas alertavam sobre o que ocorreria na Venezuela nos primordios do Chavismo ouviam coisas como "Discurso do medo." "Teorias da conspiração" e outras semelhantes, agora que tudo ocorreu exatamente como os conservadores de direita alertavam essas vozes se silenciaram.

    Pessoas realmente céticas endossam ou rejeitam algo com base nos fatos, pouco importa se simpatiza ou não com quem teve a ideia inicial.
  • Cameron disse: Quando as pessoas alertavam sobre o que ocorreria na Venezuela nos primordios do Chavismo ouviam coisas como "Discurso do medo." "Teorias da conspiração" e outras semelhantes, agora que tudo ocorreu exatamente como os conservadores de direita alertavam essas vozes se silenciaram.

    Pessoas realmente céticas endossam ou rejeitam algo com base nos fatos, pouco importa se simpatiza ou não com quem teve a ideia inicial.

    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?
  • e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?
    Na falta de evidências em favor da existência de deuses, o mais sensato não é rejeitá-los, é ignorá-los.
     
  • CRIATURO disse:
    Cameron disse: Quando as pessoas alertavam sobre o que ocorreria na Venezuela nos primordios do Chavismo ouviam coisas como "Discurso do medo." "Teorias da conspiração" e outras semelhantes, agora que tudo ocorreu exatamente como os conservadores de direita alertavam essas vozes se silenciaram.

    Pessoas realmente céticas endossam ou rejeitam algo com base nos fatos, pouco importa se simpatiza ou não com quem teve a ideia inicial.

    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?

    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.
  • editado November 2016
    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?

    O universo, ao menos até aonde sabemos, é um amontoado de astros espalhados a esmo em uma quantidade absurda de espaço, regido por leis impessoais, não é exatamente o que se esperaria da ação de uma entidade consciente e pessoal.

    A vida na Terra é uma luta insana, desesperada e sem sentido entre diversas espécies pela sobrevivência, sendo que várias delas causam uma serie de males a humanidade, não é o cenário esperado de uma suposta criação de uma divindade preocupada com o nosso bem-estar conforme as religiões pregam.

    Os fatos levam a conclusão que ou Deus(es) não existe(m) ou se existir(em) não dá(ão) a mínima para a nossa existência.
  • "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.
  • editado November 2016
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.
  • Cameron disse:
    A vida na Terra é uma luta insana, desesperada e sem sentido entre diversas espécies pela sobrevivência, sendo que várias delas causam uma serie de males a humanidade, não é o cenário esperado de uma suposta criação de uma divindade preocupada com o nosso bem-estar conforme as religiões pregam.
    Ou, como já disse alguém:
    "A ação de Deus e a do acaso não se diferenciam em nada"
     
  • editado November 2016
     
    Senhor disse:
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.

    Concordo.

    A definição de deus é tão vaga que quando/caso aparecer um qualquer um poderá dizer:
    "Viu! Eu sabia que era mais ou menos por aí!"
  • É bonito de ver um cético manifestando sua fé naturalmente: “Estudo hoje para ter um futuro melhor”, “Até amanhã”, “Te vejo depois”, “Quando eu me aposentar!”Acredita que o futuro se tornará uma realidade ? Tem certeza? Se não , então por que vive hoje iludindo-se, acreditando que sempre haverá um amanhã? Um dia após o outro?” dorme hoje planejando o que fará amanhã? Crê na vida eterna? Então de onde vem esse instinto de acreditar que sempre estará vivo no outro dia? Ou no próximo instante? De lembranças passadas tenta adivinhar o futuro, controlar a vida ? Como se ela estivesse atrelada apenas a leis físicas de ação e reação já previstas?

    Mas sempre há um amanhã quando acordo. Só porque seu Senso de vida precisa de um ser criador não significa que ele exista. Aliás você comete o mesmo erro e já discuti sobre sua visão clássica do sofrimento. Releia as postagens do fórum antigo.
    A ironia cética é desejar substituir a crenças alheias pelas suas materialistas.

    Sempre se procura a razão. Não é questão de materialismo somente. Explicar isso pra você não farei, porque é perda de tempo.
  • @Fernando_Silva
    Fernando_Silva disse:
    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?
    Na falta de evidências em favor da existência de deuses, o mais sensato não é rejeitá-los, é ignorá-los.
     

    pensamento de formigas em relação ao homem!
  • editado November 2016
    Senhor disse:
    CRIATURO disse:
    Cameron disse: Quando as pessoas alertavam sobre o que ocorreria na Venezuela nos primordios do Chavismo ouviam coisas como "Discurso do medo." "Teorias da conspiração" e outras semelhantes, agora que tudo ocorreu exatamente como os conservadores de direita alertavam essas vozes se silenciaram.

    Pessoas realmente céticas endossam ou rejeitam algo com base nos fatos, pouco importa se simpatiza ou não com quem teve a ideia inicial.

    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?

    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.
    E desde quando passou a crer nisto ?
    ou seja quando foi que trocou uma crença por outra ?
    "Senhor tende piedade nós que somos  cretinhos"
    palavra da salvação cética segundo São Criaturos cap 171 vers. 01/04
     
  • CRIATURO disse: @Fernando_Silva
    Fernando_Silva disse:
    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?
    Na falta de evidências em favor da existência de deuses, o mais sensato não é rejeitá-los, é ignorá-los.
     

    pensamento de formigas em relação ao homem!

    Ou adultos com amigos imaginários, quem sabe?
  • editado November 2016
     
     
     
    CRIATURO disse:
    Senhor disse:
    CRIATURO disse:
    Cameron disse: Quando as pessoas alertavam sobre o que ocorreria na Venezuela nos primordios do Chavismo ouviam coisas como "Discurso do medo." "Teorias da conspiração" e outras semelhantes, agora que tudo ocorreu exatamente como os conservadores de direita alertavam essas vozes se silenciaram.

    Pessoas realmente céticas endossam ou rejeitam algo com base nos fatos, pouco importa se simpatiza ou não com quem teve a ideia inicial.

    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?

    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.
    E desde quando passou a crer nisto ?
    ou seja quando foi que trocou uma crença por outra ?
    "Senhor tende piedade nós que somos  cretinhos"
    palavra da salvação cética segundo São Criaturos cap 171 vers. 01/04
     

    Criaturo, já aprendeu qual a diferença entre crer e saber?
  • Céticos não creem, o ceticismo é o oposto da crença e não guarda necessariamente nenhum relação com o sujeito ser ateu ou teísta.
    O Cláudio é um bom exemplo de crente ateu e eu sou um exemplo de teísta cético.

    Você erra o alvo da critica quando começa falando sobre céticos serem crentes.
  • Saudades do Sr., Sr. Criaturo!
    Como vai?
  • editado November 2016
    Cameron disse:
    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?

    O universo, ao menos até aonde sabemos, é um amontoado de astros espalhados a esmo em uma quantidade absurda de espaço, regido por leis impessoais, não é exatamente o que se esperaria da ação de uma entidade consciente e pessoal.

    A vida na Terra é uma luta insana, desesperada e sem sentido entre diversas espécies pela sobrevivência, sendo que várias delas causam uma serie de males a humanidade, não é o cenário esperado de uma suposta criação de uma divindade preocupada com o nosso bem-estar conforme as religiões pregam.

    Os fatos levam a conclusão que ou Deus(es) não existe(m) ou se existir(em) não dá(ão) a mínima para a nossa existência.

    e  quando foi que você passou acreditar nisto? Se foi a esmo então qualquer posição seria funcional?
    lei  significa ordem a ser seguida.

    esta sendo contraditória afirmando que a cadeia alimentar não faz sentido a sobrevivência , talvez queira sugerir alguma opção mais inteligente ? mais humana?
    ué? voce propõe o que igualdade racional?
    Se fala do Deus de Moisés ele manda matar para roubar terras, já o de Jesus manda voce carregar sua cruz , perdoar seus carrascos e desejar o bem para os seus  inimigos  e ainda recomenda que você tenha bom animo!

    Suas crenças em  conceito equivocados que te levam a crer neste espantalho crente que voce mesma criou!
    Ateu de si mesmo é um grande ironia!


     
  • editado November 2016
    Fernando_Silva disse:
    Cameron disse:
    A vida na Terra é uma luta insana, desesperada e sem sentido entre diversas espécies pela sobrevivência, sendo que várias delas causam uma serie de males a humanidade, não é o cenário esperado de uma suposta criação de uma divindade preocupada com o nosso bem-estar conforme as religiões pregam.
    Ou, como já disse alguém:
    "A ação de Deus e a do acaso não se diferenciam em nada"
     

    o acaso também não pode ser uma função intencional humana tipo RND, talvez Deus tambem gosta de ser surpreendido?
  • Senhor disse:
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.
     

    por favor definam "o tudo"  e o "nada"
  • CRIATURO disse:
    o acaso também não pode ser uma função intencional humana tipo RDN, talvez Deus tambem gosta de ser surpreendido?
    Costumo abandonar um tópico quando a coisa descamba para as abobrinhas sem nexo. Como esta.
     
  • CRIATURO disse:
    Senhor disse:
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.
     

    por favor definam "o tudo"  e o "nada"

    É simples, tudo, ou existência = "Realidade", "nada", ou inexistência = Realidade.
  • Mas sempre há um amanhã quando acordo. Só porque seu Senso de vida precisa de um ser criador não significa que ele exista. Aliás você comete o mesmo erro e já discuti sobre sua visão clássica do sofrimento. Releia as postagens do fórum antigo.

    a crença consiste em querer acreditar que sempre acordará, eu tenho fé que isto é verdadeiro e voce Diogo?
    Bom se ele não existir então tudo mais perderá o senso!
    quanto ao sofrimento não me faça sofre m ais ainda lendo as tosquices daquele livro!
    o cara teve que estudar anos para descobrir que o deus biblico era contraditório, ja fiz um post Comédia Céticas:

    https://religiaodeuslivre.wordpress.com/2016/10/26/a-comedia-cetica/

    agora serei obrigado a criar outro "A Comédia Crente" então colocarei  este seu argumento do livro, falando a respeito do sofrimento e só para não dar muita razão ao autor tentarei ler o livro sem sofrer muito, porque eu acredito em milagres! 
    Sempre se procura a razão. Não é questão de materialismo somente. Explicar isso pra você não farei, porque é perda de tempo.
    Egoista!
     
  • CRIATURO disse:
    Mas sempre há um amanhã quando acordo. Só porque seu Senso de vida precisa de um ser criador não significa que ele exista. Aliás você comete o mesmo erro e já discuti sobre sua visão clássica do sofrimento. Releia as postagens do fórum antigo.

    a crença consiste em querer acreditar que sempre acordará, eu tenho fé que isto é verdadeiro e voce Diogo?
    Bom se ele não existir então tudo mais perderá o senso!
    quanto ao sofrimento não me faça sofre m ais ainda lendo as tosquices daquele livro!
    o cara teve que estudar anos para descobrir que o deus biblico era contraditório, ja fiz um post Comédia Céticas:

    https://religiaodeuslivre.wordpress.com/2016/10/26/a-comedia-cetica/

    agora serei obrigado a criar outro "A Comédia Crente" então colocarei  este seu argumento do livro, falando a respeito do sofrimento e só para não dar muita razão ao autor tentarei ler o livro sem sofrer muito, porque eu acredito em milagres! 
    Sempre se procura a razão. Não é questão de materialismo somente. Explicar isso pra você não farei, porque é perda de tempo.
    Egoista!
     

    Seu discurso não muda como de se esperar ainda não consegue enxergar seu senso de vida e se deixa controlar por ele. Não prossigo porque não vale a pena como diz a Ayn Rand não discuta com quem nao usa a razão apenas deixe essa pessoa sozinha. 
  • continua sendo egoista!
  • Fernando_Silva disse:
    CRIATURO disse:
    o acaso também não pode ser uma função intencional humana tipo RDN, talvez Deus tambem gosta de ser surpreendido?
    Costumo abandonar um tópico quando a coisa descamba para as abobrinhas sem nexo. Como esta.
     

    uííííí...agora voce me surpreendeu!   brincadeirinha!  

    voce  quer abandonar  a discussão por ser um descrente, eu não abandono por ainda acreditar que você poderá vir a ter algum argumento mais logicamente interessante!
    por favor não me faça perder essa fé!
  • editado November 2016
    Senhor disse:
    CRIATURO disse:
    Senhor disse:
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.
     

    por favor definam "o tudo"  e o "nada"

    É simples, tudo, ou existência = "Realidade", "nada", ou inexistência = Realidade.

    simples mesmo é a melhor definição de ateismo "  pois para questões que exijam  raciocínios complexos a resposta mais simples possível é  "isso não existe" (meio que pombo , não ?)
    tem outra: "se não entendo o que o crente diz ele só pode ser um troll" pombo game win new again 

    analisando sua ilógica

    existência = "Realidade"  inexistência = Realidade
     
    entendi  Realidade = existência , inexistência, tudo, nada

    simplificando sua equação

    Realidade = tudo

    brilhante conclusão!

    poderia ficar assim :

    Realidade = Tudo = Deus    ?


    por favor me explique "algo"  se o nada é inexistente como podemos estar discutindo sobre "algo" que não existe? somos malucos ?
                   
  • Judas disse:  
    Senhor disse:
    Cameron disse:
    "Deus", um eufemismo para "Realidade". Não é preciso rejeitar isso.

    Me parece mais como um falso cognato, como chamar uma árvore de parede.


    Mas se trata mesmo disso, como chamar tudo que existe, ou Realidade, de "Deus", o que em termos de constructo seria melhor definido como eufemismo.

    Concordo.

    A definição de deus é tão vaga que quando/caso aparecer um qualquer um poderá dizer:
    "Viu! Eu sabia que era mais ou menos por aí!"

    nessa sua lógica só existe "um" ta querendo deixa o boole no chinelo?
     N um sei não !
  • Fernando_Silva disse:
    e voce rejeita o conceito Deus baseada em quais fatos?
    Na falta de evidências em favor da existência de deuses, o mais sensato não é rejeitá-los, é ignorá-los.
     

    voce acha que as formigas te ignoram , por falta de evidências da sua existência?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.