Minha primeira animação 3D

editado November 2016 em Religião é veneno
Essa é uma das razões deu estar com pouco tempo para o fórum (a outra é a faculdade de redes).
Esse é o meu primeiro trabalho com animação 3D e se trata do TCC de um curso técnico que encerra dia 23 de novembro.
Os cachorros deveriam ter pêlos realistas como a grama, mas não teria dado tempo de renderizar para a apresentação do dia 23, então deixamos sem. Fora isso tem vários problemas, nosso rigger não fez o melhor trabalho do mundo e isso comprometeu os movimentos dos modelos, além de que o próprio modelo do "Mad", o cachorrinho branco, não é anatomicamente adequado para permitir um bom "run cycle" para que ele pudesse correr de modo realista. Coisas que marujos de primeira viagem não tinham como saber até fazer pela primeira vez e errar.

Ainda assim estou satisfeito de ter feito parte do projeto.



Site do curta (não está 100% pronto ainda): Mad & Max - Amizade a toda prova

Comentários

  • editado November 2016
    Nada mau para "marinheiros de primeira viagem" :-)

    Question: vocês experimentaram /usaram o Blender?

    Nitpick: a forma certa é simplesmente *MAKING*, e não "Making Of".

    Repare bem: em bom inglês, diz-se "the making of XYZ", enquanto que no mau português (que é o mais commum também), diz-se "o making of de XYZ" — o que é claramente um pleonasmo vicioso em cima das preposiçôens 'de' e 'of'.
  • Esta animação foi feita com o Blender

  • editado November 2016
    NadaSei disse:
    Site do curta (não está 100% pronto ainda): Mad & Max - Amizade a toda prova

    Gostei. A estorieta tem bom argumento, roteiro, ritmo e evolução de cenas Quando é assim, o conteúdo justifica a forma, ou seja, mesmo que fossem rabisquinhos frame a frame ainda funcionaria.
  • editado November 2016
    Eu me arrependo do roteiro. O professor de roteiro botou muita pilha nos alunos, disse que 2 minutos de animação era muito coisa e o roteiro tinha que ser muito simples pra dar tempo.

    Não é tão difícil quanto ele fez parecer, daria pra ter feito uma ficção científica como eu gostaria a princípio.
  • Foi feito em Maya, que é o software usado no curso. Também usamos o "Real flow" pra fazer a água é a ração.

    A frase "making of" virou um termo técnico do cinema, é um caso onde a frase sempre usada num contexto acaba virando um termo técnico e por isso foge do que seria o simples uso das palavras isoladas em inglês.
  • editado November 2016
    O blender nós só vimos de leve. Eu preferia ter usado ele ou o 3D Max. Qualquer coisa que não o Maya, que é o programa mais bugado do mundo, a equipe que cuida do software tem problemas gravíssimos.
  • NadaSei disse: O blender nós só vimos de leve. Eu preferia ter usado ele ou o 3D Max. Qualquer coisa que não o Maya, que é o programa mais bugado do mundo, a equipe que cuida do software tem problemas gravíssimos.

    Sim, o Blender é excellente, e também complicado demais para n00bs do typo eu mêsma :-D
    O Fernando Silva mencionou o filminho do Coelhão :-D , o qual não me impressionou muito.
    Poderia ter mencionado 'Sintel' e 'Tears Of Steel', que me impressionaram demais *-*


    https://durian.blender.org/download/

    https://mango.blender.org/download/
    NadaSei escreveu:
    Eu me arrependo do roteiro. O professor de roteiro botou muita pilha nos alunos, disse que 2 minutos de animação era muito coisa e o roteiro tinha que ser muito simples pra dar tempo.
    Não é tão difícil quanto ele fez parecer, daria pra ter feito uma ficção científica como eu gostaria a princípio.
     

    Lamento muito. É triste quando os ensinadores sabem menos do que deveriam :-/
  • editado November 2016
    Por que a história se passa na America?
    I.e., ¿aproveitam imagens-base?

    Pergunta de leigo total nisso...
     
  • Gorducho disse: Por que a história se passa na America?
    I.e., ¿aproveitam imagens-base?

    Pergunta de leigo total nisso...
     

    Fizemos isso pela familiaridade com os desenhos americanos.
  • Gillian_Bellaver disse:
    NadaSei disse: O blender nós só vimos de leve. Eu preferia ter usado ele ou o 3D Max. Qualquer coisa que não o Maya, que é o programa mais bugado do mundo, a equipe que cuida do software tem problemas gravíssimos.

    Sim, o Blender é excellente, e também complicado demais para n00bs do typo eu mêsma :-D
    O Fernando Silva mencionou o filminho do Coelhão :-D , o qual não me impressionou muito.
    Poderia ter mencionado 'Sintel' e 'Tears Of Steel', que me impressionaram demais *-*


    https://durian.blender.org/download/

    https://mango.blender.org/download/
     
    Fantásticos.
    Gillian_Bellaver disse:

    Lamento muito. É triste quando os ensinadores sabem menos do que deveriam :-/

    É uma pena, teríamos dedicado esforços para algo mais interessante. 
  • editado November 2016
    NadaSei disse: Eu me arrependo do roteiro. O professor de roteiro botou muita pilha nos alunos, disse que 2 minutos de animação era muito coisa e o roteiro tinha que ser muito simples pra dar tempo.

    Não é tão difícil quanto ele fez parecer, daria pra ter feito uma ficção científica como eu gostaria a princípio.

    Bom, não sei quem o criou, mas pra uma duração de 2 minutos deixa muito vídeo no chinelo. Eu realmente gostei. Não é só bom, e sim, genial. Se melhorar estraga.
  • Muito legal mesmo.


    Deixou essa aqui no chinelo:




    Zueira, excelente trabalho. Quero poder um dia poder fazer algo do tipo. Eu tive contato com o Maya superficilamente, achava bem complexo.
     
  • editado November 2016
    Percival disse: Muito legal mesmo.

    Zueira, excelente trabalho. Quero poder um dia poder fazer algo do tipo. Eu tive contato com o Maya superficilamente, achava bem complexo.
     
    Sim, o Maya é bem complexo e todo o processo é bem trabalhoso.

    Por exemplo, antes de chegar no 3D fizemos o story board e animatic, que é basicamente todo o trabalho numa animação 2D mais tosca:




     
  • editado November 2016
    Animação feita para um game do PS3 usando AutoDesk 3D  (Maya, acho, pelo que deu para ver numa das telas), em cima de atores reais.

  • Animação feita para um game do PS3 usando AutoDesk 3D  (Maya, acho, pelo que deu para ver numa das telas), em cima de atores reais.

    Esse vídeo é bem legal, já conhecia. Ele rodou bastante entre os alunos da minha escola.
  • NadaSei disse:
    Esse vídeo é bem legal, já conhecia. Ele rodou bastante entre os alunos da minha escola.
    O "making of"


     
  • Percival disse: Muito legal mesmo.
    voce não conseguiu perceber a semelhança ?

    images?q=tbn:ANd9GcSxjZHIHHlSKsEbSkpJ5Ilk0sShKn-kDjsY_D4UZ7kuAxuclLyuoQ


     
  • NadaSei disse:
    Percival disse: Muito legal mesmo.

    Zueira, excelente trabalho. Quero poder um dia poder fazer algo do tipo. Eu tive contato com o Maya superficilamente, achava bem complexo.
     
    Sim, o Maya é bem complexo e todo o processo é bem trabalhoso.

    Por exemplo, antes de chegar no 3D fizemos o story board e animatic, que é basicamente todo o trabalho numa animação 2D mais tosca:




     

    Todos os animadores começam com isso pra poderem digamos roterizar o desenho.
    NadaSei disse:
    Animação feita para um game do PS3 usando AutoDesk 3D  (Maya, acho, pelo que deu para ver numa das telas), em cima de atores reais.

    Esse vídeo é bem legal, já conhecia. Ele rodou bastante entre os alunos da minha escola.

    Esse é o game Beyond of Two Souls:

  • A frase "making of" virou um termo técnico do cinema, é um caso onde a frase sempre usada num contexto acaba virando um termo técnico e por isso foge do que seria o simples uso das palavras isoladas em inglês.

    Geralmente o termo making of é usado para aquelas cenas que não foram usados no filme, erros de gravação ou cenas durante a gravação...

    Gostei do filme...Tudo sabe, você é aqui de sampa? Conheço um pessoal que trabalha com animação em São Bernardo do Campo...
  • The_Doctor disse:
    A frase "making of" virou um termo técnico do cinema, é um caso onde a frase sempre usada num contexto acaba virando um termo técnico e por isso foge do que seria o simples uso das palavras isoladas em inglês.

    Geralmente o termo making of é usado para aquelas cenas que não foram usados no filme, erros de gravação ou cenas durante a gravação...

    Gostei do filme...Tudo sabe, você é aqui de sampa? Conheço um pessoal que trabalha com animação em São Bernardo do Campo...

    Sim, sou de Sampa. Moro na região da Saúde e fiz o curso na Vila Mariana.
  • editado November 2016
    Sim, sou de Sampa. Moro na região da Saúde e fiz o curso na Vila Mariana.
     

    Pelo menos, umas duas vezes por mes eu passo na ultrafarma, perto do metrô pra comprar minhas vitaminas...kkkkkkkkkk

    Conhece a biblioteta Viriato Correia, perto do metro vila mariana? Vou passar por lá nesse sabado pois tem um evendo de Galactica la. Se alguns de meus colegas do sci-fi estiverem lá, te apresento. Tem cara que fez a abertura de Jhony Quest em 3D, ficou da hora. E acho interessante para abrir as perspectivas.
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