Senhor disse: Discordo, que sejam propostas morais mas sim utilitaristas. Quanto à "imposição e escolha", são conceitos diferentes, impõe-se uma escolha a quem quiser ou não axiomaticamente, e não, moralmente.
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
Entendo que sejam afimações passíveis de interpretações, portanto não morais.
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
Entendo que Sr. Senhor esteja querendo dizer que ame a D•us ou será remetido pro inferno é um axioma, e não um princípio ético que gere uma moralidade (a velha e complicada distinção entre moral e ética...).
O indivíduo adota ou não o axioma; e até escolher livremente ir pro inferno, vender a alma pra Satanás &c.
Jesus incentivou os "valores familiares"?
"Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)
muito provavelmente frase mal traduzida, quis dizer "amar a deus sob todas as coisas"
=1em
Errado. Você está distorcendo o que foi dito e ignorando todo o contexto dessa passagem.
então voce realmente acredita que Jesus recomenda ODIARMOS nossos familiares ?
Se você está apenas cismando com a palavra ODIAR estamos de acordo, mas veja que o Fernando falava sobre valores familiares e não são poucas as passagens onde Cristo ensina que não devemos nós preocupar com nossa própria vida e família.
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
Entendo que Sr. Senhor esteja querendo dizer que ame a D•us ou será remetido pro inferno é um axioma, e não um princípio ético que gere uma moralidade (a velha e complicada distinção entre moral e ética...).
O indivíduo adota ou não o axioma; e até escolher livremente ir pro inferno, vender a alma pra Satanás &c.
Mandamentos divinos não definem moral e ética. Se seu propósito não for compreensível, serão apenas imposições.
Ateus criam leis morais porque são necessárias. Crentes apenas fazem o que seu deus mandou, quer entendam o motivo por trás dos mandamentos, quer não.
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
Entendo que Sr. Senhor esteja querendo dizer que ame a D•us ou será remetido pro inferno é um axioma, e não um princípio ético que gere uma moralidade (a velha e complicada distinção entre moral e ética...).
O indivíduo adota ou não o axioma; e até escolher livremente ir pro inferno, vender a alma pra Satanás &c.
Mandamentos divinos não definem moral e ética. Se seu propósito não for compreensível, serão apenas imposições.
Ateus criam leis morais porque são necessárias. Crentes apenas fazem o que seu deus mandou, quer entendam o motivo por trás dos mandamentos, quer não.
Sim, mas quando "mandamentos(ensinamentos de Jesus nos evangelhos)" são objetos de apreciação científica eles não são imposições, e sim, escolhas, ou seja, a condição de imposição é uma relativização.
É uma das discussões mais interessantes que tem ética vs moral.
E sim: moral apesar de ser um sistema de valores vigente dentro de determinado meio social, tem que ser expontâneo.
Senão é lei, imposição.
No caso do cristiansimo claro que não é moral, porque imposta.
Me parece ser axioma, como quer Senhor.
Sem querer querendo, me parece que a questão proposta se resolveu pela negativa.
Não existe moral cristã.
Existe um conjunto de proposições axiomaticas.
então voce realmente acredita que Jesus recomenda ODIARMOS nossos familiares ?
Eu accredito que SIM. Suppondo que Êlle realmente foi um «representante da Divindade Suprema», então com certeza Êlle sabia que a organização patrilinear da família é a principal causa de neuroses... e uma psyché enfraquecida por conflictos internos certamente não é um terreno fértil para o cultivo de uma espiritualidade verdadeira, isto é, PLENA.
MAS como já disseram antes de mim... não há infelizmente como distingüir de maneira indubitável entre o que Jesus realmente disse, e o que outras pessohas attribuíram a Êlle.
Ser um missionário não é desejar amar a Deus mais que todas as coisas?
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30,31
Estes acima são os mandamentos de Jesus.
correto!
Amarás, pois, ao "Senhor teu Deus" de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças
Está bem claro que o que está escrito acima é diferente de amar a deus acima de todas as coisas.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti Ídolo de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E é digno de nota que Jesus sugere que amar ao próximo como a si mesmo é o mesmo que amar a deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças em
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
ou seja, se você ama seu próximo como a si mesmo ama a deus de todo o seu entendimento! Alguém há de convir que esse senhor teu deus a que se refere Jesus é o próprio indivíduo(sua consciência).
não! segundo o religare que pregam as religiões, o homem esta separado de Deus e para voltar a fazer parte da UNIDADE DEUS, ele deve amar ao próximos fazendo a vontade de Deus:
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.João 17:23
Gorducho disse: É uma das discussões mais interessantes que tem ética vs moral.
E sim: moral apesar de ser um sistema de valores vigente dentro de determinado meio social, tem que ser expontâneo.
Senão é lei, imposição.
No caso do cristiansimo claro que não é moral, porque imposta.
Me parece ser axioma, como quer Senhor.
Sem querer querendo, me parece que a questão proposta se resolveu pela negativa.
Não existe moral cristã.
Existe um conjunto de proposições axiomaticas.
Creio que moral difira de axioma exatamente por ter força de imposição, ou seja, aquilo que for imoral sendo execrável, ainda que como uma petição de princípio, enquanto um axioma negado é apenas uma escolha, uma fé. E a questão do que é lei divina ou não para religiosos não interfere no que objetivamente quer seja moral ou axioma.
9 Grandes multidões seguiam Jesus, que lhes falou assim: Todo aquele que quiser ser meu seguidor deve amar-me mais do que ao próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos, ou irmãs, sim, mais do que à sua própria vida; de outra forma não pode ser meu discípulo. E ninguém pode ser meu discípulo se não carregar a sua própria cruz e me seguir.Ser um missionário não é desejar amar a Deus mais que todas as coisas?
A passagem é,
37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
o que é completamente diferente de
Todo aquele que quiser ser meu seguidor deve amar-me mais do que ao próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos, ou irmãs, sim, mais do que à sua própria vida
são mensagens distintas!
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:9-11
Esta passagem acima demonstra claramente que Jesus não vem exigir o amor de seus seguidores mais que a própria vida deles mas sim que esse amor deles corresponda aos seus ensinamentos no qual ele, jesus, é quem propõe dar de si, inclusive a própria vida.
para mim a mensagem esta bem clara devemos amar a Deus acima de todas as coisas, pai mãe , filhos,irmãos em outra palavras acreditarmos que Deus é mais importante ja tudo vem dele como Jó disse ao perder seus filhos e toda sua riqueza : "Deus deu Deus levou e viva o nome do Sr."
Mas como disse inicialmente argumento que esta tradução usada pelo texto que o Fernando postou:
"Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)
na versão biblia on line Nova versão internacional-pt diz ao contrario de odiar amar
Lucas 14:26 "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
então não sou que estou desvirtuando os ensinamentos biblicos com me acusa o TudoSabe, ta bem claro que a tradução apresentada pela critica dos ateus feita a Jesus pelo autor do texto anti cristão, foi mal traduzida ou desvirtuada espantalicamente!
A questão aqui logicamente é de fé, pois são muitos que ficam tentados a perde-la sobre as naturais dificuldades diante das dores das doenças e princialmente da separação pela morte!
Certamente a dor da morte tem lamentado desperança e falta de fé da maioria dos ex-crentes.
Ter fé no momentos de dor é a força que sustenta a vida até depois de morto!
E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.
Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8:21,22
de forma algum Jesus faz apologia ao abandono familiar, só quis ensinar aos seguidores que fazer a vontade de Deus requer sacrifícios pessoais.
agora se levado ao pé da letra qual o sentido deste ensino cristão "deixa os mortos sepultar os seus mortos" ?
Nenhum!
Imagine alguem depois de ja ter partido pra nunca mais voltar fique sabendo que recebu homenagens de despedidas ?
Então se alegra por um momento pensando "antes tarde do que nunca" mas ao chegar no seu "fatal" destino, de cara é muito mal recebido onde ficará sendo torturando por uma "eternidade".
Qual homenagem é mais importante a de chegada ou a de partida ?
Que adianta ficar homenageando matéria mortas ?
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti Ídolo de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
"Eu Sou o Deus de abraão isaque e de jacó, pois Sou um Deus de vivos"
Tenha essa fé e converse com seus "morto" acreditando que eles estão vivos e conscientes das tuas palavras pensamentos de fé e otimismo" não estrague as felicidades deles demostrando a sua infelicidade!
Senhor disse: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:9-11
Esta passagem acima demonstra claramente que Jesus não vem exigir o amor de seus seguidores mais que a própria vida deles mas sim que esse amor deles corresponda aos seus ensinamentos no qual ele, jesus, é quem propõe dar de si, inclusive a própria vida.
Jesus ensina que devemos coloca a Deus sobre todas as coisas, lógico pois se tudo venho dele ou é ele!
Só terá uma vida verdadeira quem se libertar da ilusão material conseguindo entrar para unidade Deus, então la como Jesus perguntará: " quem são meus Pai ,mãe e irmãos ?" e ouvira em uma só vóz: "todos que praticam a vontade divina"
NadaSei disse:
Para Cristo seguir seus ensinamentos era emergencial e pra isso era preciso abandonar tudo o que atrapalhasse o caminho, mesmo que fossem amigos, família, emprego, o apreço pela própria vida (medo), etc...
Faz muito sentido se você acredita em que o mundo vai acabar em pouco tempo e já não devemos nos ocupar das coisas materiais.
Só que o tempo passou, Jesus não voltou, nem naquela geração, como prometera, nem nas seguintes, e a doutrina teve que ser reinterpretada.
isso fará mais sentido para aqueles que creem que a vida é eterna
Jesus ensina que devemos coloca a Deus sobre todas as coisas, lógico pois se tudo venho dele ou é ele!
Amar a deus sobre todas as coisas/acima de todas as coisas
é diferente de
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:26-28
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40
ou de
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30,31
Claro que é controverso e debatível como por definição tudo dentro da Filosofia.
Mas pra mim Moral são princípios que seguimos livremente, por livre convencimento de que devemos agir de tal ou qual modos.
Então nesse sentido não há moralidade no cristianismo, pois que são simplesmente enunciados seguidos de ameaças.
Meu conceito de moral é esse exposto pelo cara
Segundo o espiritismo evangélico brasileiro agora sim vai: 2057.
Já tem até uma cidade imaterial ("Colôna Esperança") estabelecida nas circunvizinhanças com almas que viveram nos planetas circunvizinhos a Alcyone e estão começando a encarnar cá.
Os maus - após morrerem, claro...- serão banidos acho que pra Nibiru.
Mas è vero: os primeiros cristãos tinham certeza que o fim-dos-tempos seria logo logo.
Por isso a besteiras d'alguns espíritas brasileiros que tentam encaixar com o NT e ver reencarnações nos textos.
Pros cristãos primmevos não faria nenhum sentido pois não daria tempo.
E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita. 2 Reis 1:8
malaquias 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas 1:13-17
E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. Marcos 1:6
Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça. Mateus 11:12-15
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista. Mateus 17:12,13
Senhor disse: Discordo, que sejam propostas morais mas sim utilitaristas. Quanto à "imposição e escolha", são conceitos diferentes, impõe-se uma escolha a quem quiser ou não axiomaticamente, e não, moralmente.
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
tanto quanto" de uma cabeçada na parede e va para o hospital" ha...ha..ha..ha.ha
brincadeira a parte , as leis de Deus são mecânicas é ação e reação pura, o resto é um jogo de seres as manipulando segundo a própria vontades.
"a cada um sera dado conforme suas próprias obras"
Gorducho disse: Claro que é controverso e debatível como por definição tudo dentro da Filosofia.
Mas pra mim Moral são princípios que seguimos livremente, por livre convencimento de que devemos agir de tal ou qual modos.
Então nesse sentido não há moralidade no cristianismo, pois que são simplesmente enunciados seguidos de ameaças.
Meu conceito de moral é esse exposto pelo cara
Bom, convido-o a avaliar a questão da execrabilidade daquilo que não é moral, ou seja, imoral, se não leu acerca.
Se segue livremente uma questão de gosto como um movimento artístico ou um partido político, se segue livremente um indivíduo ou causa no facebook, já no caso da moral se segue a moral vigente por imposição de costumes. Ou podes, por exemplo, livremente andar nú em público, à despeito de ferir a moral vigente se não, a moral transformada em lei?
Jesus incentivou os "valores familiares"?
"Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)
muito provavelmente frase mal traduzida, quis dizer "amar a deus sob todas as coisas"
=1em
Errado. Você está distorcendo o que foi dito e ignorando todo o contexto dessa passagem.
então voce realmente acredita que Jesus recomenda ODIARMOS nossos familiares ?
Se você está apenas cismando com a palavra ODIAR estamos de acordo, mas veja que o Fernando falava sobre valores familiares e não são poucas as passagens onde Cristo ensina que não devemos nós preocupar com nossa própria vida e família.
espero que o texto não seja da autoria dele!
ok foi o que eu argumentei inicialmente "tradução tendeciosa de ma fé" espantalho cristão só para poder argumentar que Jesus fazia apologia ao ódio familar!
quanto ao se preocupar com a familia:
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.Mateus 15:4
Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. Lucas 4:38
Entendo que "Ame a Deus ou vai para o inferno" é uma imposição.
Entendo que Sr. Senhor esteja querendo dizer que ame a D•us ou será remetido pro inferno é um axioma, e não um princípio ético que gere uma moralidade (a velha e complicada distinção entre moral e ética...).
O indivíduo adota ou não o axioma; e até escolher livremente ir pro inferno, vender a alma pra Satanás &c.
Mandamentos divinos não definem moral e ética. Se seu propósito não for compreensível, serão apenas imposições.
Ateus criam leis morais porque são necessárias. Crentes apenas fazem o que seu deus mandou, quer entendam o motivo por trás dos mandamentos, quer não.
no entanto sempre haverá os que seguem a lei por medo, sejam crentes ou ateus
mas a graça é que podemos desrespeitar todas as leis, por que mesmo assim, ainda estaremos atrelados a lei da ação e reação!
Alguém consegue explicar como é possível o mesmo Deus ensinar que devemos amar o próximo e devemos odiar nossos familiares? Existe próximo mais próximo que meu irmão, meu pai, minha mãe?
Mesmo desconsiderando qualquer hierarquia em nossos relacionamentos, se eu conseguir desenvolver um amor tão incondicional que me permita amar um inimigo ou um estranho, esse amor será extensivo aos meus pais e irmãos, pois essa é minha nova condição. Um não pode existir sem o outro.
Eu não sei o que o Cristo realmente disse ou deixou de dizer e, mais importante, não sei como esses ensinamentos foram compreendidos e/ou traduzidos, mas parece óbvio que a intenção era nos ensinar, com os recursos possíveis, que não se pode servir a dois senhores. Escolher um caminho implica abandonar outro e, por abandonar, não devemos entender desprezar, mas, tão somente, desapegar.
então voce realmente acredita que Jesus recomenda ODIARMOS nossos familiares ?
Eu accredito que SIM. Suppondo que Êlle realmente foi um «representante da Divindade Suprema», então com certeza Êlle sabia que a organização patrilinear da família é a principal causa de neuroses... e uma psyché enfraquecida por conflictos internos certamente não é um terreno fértil para o cultivo de uma espiritualidade verdadeira, isto é, PLENA.
MAS como já disseram antes de mim... não há infelizmente como distingüir de maneira indubitável entre o que Jesus realmente disse, e o que outras pessohas attribuíram a Êlle.
Irmã Gilzinha! estas malucas?
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Marcos 10:7-9
a familia é a primeira sociedade imposta por Deus, somos todos dependentes natos!
Perceba que até as materias dependem entre si
Ou podes, por exemplo, livremente andar nú em público, à despeito de ferir a moral vigente se não, a moral transformada em lei?
Sim reconheço que é debatível. Na minha concepção moral deveria ser algo livremente aceito, claro que influenciados pelo nosso contexto social, i.e., aquilo que se nos parece "livre" na verdade é a assimilação do contexto.
Eu por exemplo jamais andaria nú na rua pelo desconforto, mas em tese não vejo problema nenhum.
Agora claro que temos a lei proibindo e então já é imposição.
Da mesma forma a diferença entre acaso exerçamos algum cargo público: não desviaremos $ porque
☐ achamos isso abominável e injusto para com o restante do povo que em nós confiou;
☐ por medo da Polícia Federal
Ayyavazhi disse:Alguém consegue explicar como é possível o mesmo Deus ensinar que devemos amar o próximo e devemos odiar nossos familiares? Existe próximo mais próximo que meu irmão, meu pai, minha mãe?
Mesmo desconsiderando qualquer hierarquia em nossos relacionamentos, se eu conseguir desenvolver um amor tão incondicional que me permita amar um inimigo ou um estranho, esse amor será extensivo aos meus pais e irmãos, pois essa é minha nova condição. Um não pode existir sem o outro.
Eu não sei o que o Cristo realmente disse ou deixou de dizer e, mais importante, não sei como esses ensinamentos foram compreendidos e/ou traduzidos, mas parece óbvio que a intenção era nos ensinar, com os recursos possíveis, que não se pode servir a dois senhores. Escolher um caminho implica abandonar outro e, por abandonar, não devemos entender desprezar, mas, tão somente, desapegar.
Não há como Jesus estar ensinando ou mandando odiar os familiares. O mandamento de amar ao próximo como a si mesmo/amar uns aos outros inclui os famliares.
Jesus não manda odiar ninguém, muito pelo contrário,
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Mateus 5:43-47
Jesus ensina que devemos coloca a Deus sobre todas as coisas, lógico pois se tudo venho dele ou é ele!
Amar a deus sobre todas as coisas/acima de todas as coisas
é diferente de
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:26-28
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40
ou de
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30,31
ps. Favor citar a bíblia clássica, isso evita distorções.
ok mas deus a discussão quando Jesus dis isso:
Jesus respondeu-lhe: As raposas têm covis, e as aves do céu pousos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
A um outro disse Jesus: Segue-me. Ele, porém, respondeu: Deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.
Replicou-lhe Jesus: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; tu, porém, vai, anuncia o reino de Deus.
Disse-lhe ainda um outro: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos que estão em minha casa.
Respondeu-lhe Jesus: Ninguém, tendo posto a mão ao arado e olhando para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:58-62
esta passagen eixa bem claro que os missionários, os celibatários amam mais a Deus do que todas as coisas do mundo , certo ?
Comentários
Entendo que sejam afimações passíveis de interpretações, portanto não morais.
O indivíduo adota ou não o axioma; e até escolher livremente ir pro inferno, vender a alma pra Satanás &c.
É forte mas que coloca isso em prática ?
Bem, a não ser com lavagem cerebral, como no caso de "1984", em que Smith acabou amando a Big Brother.
Ateus criam leis morais porque são necessárias. Crentes apenas fazem o que seu deus mandou, quer entendam o motivo por trás dos mandamentos, quer não.
Sim, mas quando "mandamentos(ensinamentos de Jesus nos evangelhos)" são objetos de apreciação científica eles não são imposições, e sim, escolhas, ou seja, a condição de imposição é uma relativização.
E sim: moral apesar de ser um sistema de valores vigente dentro de determinado meio social, tem que ser expontâneo.
Senão é lei, imposição.
No caso do cristiansimo claro que não é moral, porque imposta.
Me parece ser axioma, como quer Senhor.
Sem querer querendo, me parece que a questão proposta se resolveu pela negativa.
Não existe moral cristã.
Existe um conjunto de proposições axiomaticas.
Eu accredito que SIM. Suppondo que Êlle realmente foi um «representante da Divindade Suprema», então com certeza Êlle sabia que a organização patrilinear da família é a principal causa de neuroses... e uma psyché enfraquecida por conflictos internos certamente não é um terreno fértil para o cultivo de uma espiritualidade verdadeira, isto é, PLENA.
MAS como já disseram antes de mim... não há infelizmente como distingüir de maneira indubitável entre o que Jesus realmente disse, e o que outras pessohas attribuíram a Êlle.
CRIATURO disse: CRIATURO disse: correto!
não! segundo o religare que pregam as religiões, o homem esta separado de Deus e para voltar a fazer parte da UNIDADE DEUS, ele deve amar ao próximos fazendo a vontade de Deus:
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.João 17:23
Creio que moral difira de axioma exatamente por ter força de imposição, ou seja, aquilo que for imoral sendo execrável, ainda que como uma petição de princípio, enquanto um axioma negado é apenas uma escolha, uma fé. E a questão do que é lei divina ou não para religiosos não interfere no que objetivamente quer seja moral ou axioma.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10:37
para mim a mensagem esta bem clara devemos amar a Deus acima de todas as coisas, pai mãe , filhos,irmãos em outra palavras acreditarmos que Deus é mais importante ja tudo vem dele como Jó disse ao perder seus filhos e toda sua riqueza : "Deus deu Deus levou e viva o nome do Sr."
Mas como disse inicialmente argumento que esta tradução usada pelo texto que o Fernando postou:
"Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)
na versão biblia on line Nova versão internacional-pt diz ao contrario de odiar amar
Lucas 14:26 "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
então não sou que estou desvirtuando os ensinamentos biblicos com me acusa o TudoSabe, ta bem claro que a tradução apresentada pela critica dos ateus feita a Jesus pelo autor do texto anti cristão, foi mal traduzida ou desvirtuada espantalicamente!
A questão aqui logicamente é de fé, pois são muitos que ficam tentados a perde-la sobre as naturais dificuldades diante das dores das doenças e princialmente da separação pela morte!
Certamente a dor da morte tem lamentado desperança e falta de fé da maioria dos ex-crentes.
Ter fé no momentos de dor é a força que sustenta a vida até depois de morto!
E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.
Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.
Mateus 8:21,22
de forma algum Jesus faz apologia ao abandono familiar, só quis ensinar aos seguidores que fazer a vontade de Deus requer sacrifícios pessoais.
agora se levado ao pé da letra qual o sentido deste ensino cristão "deixa os mortos sepultar os seus mortos" ?
Nenhum!
Imagine alguem depois de ja ter partido pra nunca mais voltar fique sabendo que recebu homenagens de despedidas ?
Então se alegra por um momento pensando "antes tarde do que nunca" mas ao chegar no seu "fatal" destino, de cara é muito mal recebido onde ficará sendo torturando por uma "eternidade".
Qual homenagem é mais importante a de chegada ou a de partida ?
Que adianta ficar homenageando matéria mortas ?
"Eu Sou o Deus de abraão isaque e de jacó, pois Sou um Deus de vivos"
Tenha essa fé e converse com seus "morto" acreditando que eles estão vivos e conscientes das tuas palavras pensamentos de fé e otimismo" não estrague as felicidades deles demostrando a sua infelicidade!
Só terá uma vida verdadeira quem se libertar da ilusão material conseguindo entrar para unidade Deus, então la como Jesus perguntará: " quem são meus Pai ,mãe e irmãos ?" e ouvira em uma só vóz: "todos que praticam a vontade divina"
a moral cristã não pretende ela é a mais correta!
Sim escolham deixar pai e mãe e dedicar-se a missões religiosas ?
sem falar que cada versão e´traduzida de forma contraditória luca 14:26 amará, aborrecer ou odiar seus pais mais do que a mim?
isso fará mais sentido para aqueles que creem que a vida é eterna
Amar a deus sobre todas as coisas/acima de todas as coisas
é diferente de
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Lucas 10:26-28
e de
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40
ou de
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30,31
Uma coisa é amar algo acima de tudo/sobre todas as coisas, outra é amar algo de todo o teu entendimento! Amar uma comida acima de tudo é amar uma comida mais que às outras comidas, o que é diferente de amar uma comida com todo o seu entendimento, que permite amar também outras comidas da mesma forma, com todo o seu entendimento!
ps. Favor citar a bíblia clássica, isso evita distorções.
Mas pra mim Moral são princípios que seguimos livremente, por livre convencimento de que devemos agir de tal ou qual modos.
Então nesse sentido não há moralidade no cristianismo, pois que são simplesmente enunciados seguidos de ameaças.
Meu conceito de moral é esse exposto pelo cara
malaquias 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:13-17
E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. Marcos 1:6
Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam.
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.
Mateus 11:12-15
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.
Mateus 17:12,13
tanto quanto" de uma cabeçada na parede e va para o hospital" ha...ha..ha..ha.ha
brincadeira a parte , as leis de Deus são mecânicas é ação e reação pura, o resto é um jogo de seres as manipulando segundo a própria vontades.
"a cada um sera dado conforme suas próprias obras"
joão 6:15 Percebendo Jesus que eles estavam para vir e levá-lo à força, a fim de constituí-lo rei, retirou-se novamente para o monte, ele só.
Jesus: "Pai perdoa porque não sabem o que fazem"
Bom, convido-o a avaliar a questão da execrabilidade daquilo que não é moral, ou seja, imoral, se não leu acerca.
Se segue livremente uma questão de gosto como um movimento artístico ou um partido político, se segue livremente um indivíduo ou causa no facebook, já no caso da moral se segue a moral vigente por imposição de costumes. Ou podes, por exemplo, livremente andar nú em público, à despeito de ferir a moral vigente se não, a moral transformada em lei?
espero que o texto não seja da autoria dele!
ok foi o que eu argumentei inicialmente "tradução tendeciosa de ma fé" espantalho cristão só para poder argumentar que Jesus fazia apologia ao ódio familar!
quanto ao se preocupar com a familia:
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.Mateus 15:4
Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. Lucas 4:38
no entanto sempre haverá os que seguem a lei por medo, sejam crentes ou ateus
mas a graça é que podemos desrespeitar todas as leis, por que mesmo assim, ainda estaremos atrelados a lei da ação e reação!
Mesmo desconsiderando qualquer hierarquia em nossos relacionamentos, se eu conseguir desenvolver um amor tão incondicional que me permita amar um inimigo ou um estranho, esse amor será extensivo aos meus pais e irmãos, pois essa é minha nova condição. Um não pode existir sem o outro.
Eu não sei o que o Cristo realmente disse ou deixou de dizer e, mais importante, não sei como esses ensinamentos foram compreendidos e/ou traduzidos, mas parece óbvio que a intenção era nos ensinar, com os recursos possíveis, que não se pode servir a dois senhores. Escolher um caminho implica abandonar outro e, por abandonar, não devemos entender desprezar, mas, tão somente, desapegar.
Irmã Gilzinha! estas malucas?
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Marcos 10:7-9
a familia é a primeira sociedade imposta por Deus, somos todos dependentes natos!
Perceba que até as materias dependem entre si
Eu por exemplo jamais andaria nú na rua pelo desconforto, mas em tese não vejo problema nenhum.
Agora claro que temos a lei proibindo e então já é imposição.
Da mesma forma a diferença entre acaso exerçamos algum cargo público: não desviaremos $ porque
☐ achamos isso abominável e injusto para com o restante do povo que em nós confiou;
☐ por medo da Polícia Federal
Não há como Jesus estar ensinando ou mandando odiar os familiares. O mandamento de amar ao próximo como a si mesmo/amar uns aos outros inclui os famliares.
Jesus não manda odiar ninguém, muito pelo contrário,
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Mateus 5:43-47
Jesus na verdade revoga a lei antiga.
ok mas deus a discussão quando Jesus dis isso:
Jesus respondeu-lhe: As raposas têm covis, e as aves do céu pousos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
A um outro disse Jesus: Segue-me. Ele, porém, respondeu: Deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.
Replicou-lhe Jesus: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; tu, porém, vai, anuncia o reino de Deus.
Disse-lhe ainda um outro: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos que estão em minha casa.
Respondeu-lhe Jesus: Ninguém, tendo posto a mão ao arado e olhando para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:58-62
esta passagen eixa bem claro que os missionários, os celibatários amam mais a Deus do que todas as coisas do mundo , certo ?