GÊNERO NÃO É UMA IDEOLOGIA

É um fato.
Que a palavra antes fôsse usada para significar apenas e tão-somente uma categoria gramatical, é o que menos importa. Porque os humanos são peritos em utilizar a linguagem mais para distorcer do que para retratar a realidade — e ao contrário do que os ceticozinhos gostam de acreditar-em, a sacro-sancta ciência materialista e "conservadora"
não foge à regra, muito pelo contrário.
Mas chega de digressões, vamos logo ao que interessa.

Esta fonte não é recomendada para os esquerdófobos:


http://rationalwiki.org/wiki/Gender_ideology

Êste trechinho emprega a expressão "ideologia de gênero" com seu significado correto:

Gender ideology refers to attitudes regarding the appropriate roles, rights and responsibilities of men and women in society. Traditional gender ideologies emphasizes the value of distinctive roles for women and men where men fulfill their family roles through breadwinning activities and women fulfill their roles through homemaker and parenting activities.

Gender ideology also refers to societal beliefs that legitimate gender inequality. Gender ideology is not a variable that ranges from liberal to conservative instead it refers to specific type of belief those that support gender stratification.

Sociological approach to study and measure gender ideology can be traced back to 1930s with the development of instruments such as Kirkpatrick's 1936 Attitudes Toward Feminism scale.

The most common technique for measuring gender ideology is a summated rating scale in which respondents are presented with a statement and given three to seven response options that vary from strong agreement to strong disagreement.


Abaixo, dois posts que eu escrevi para uma página no Facebook, cinco mêses atrás:

"IDEOLOGIA" de Gênero é um Têrmo IMPRÓPRIO!

Segundo os mentirosos da direita, Lenin teria ensinado o seguinte: "acuse os teus adversários /oponentes /inimigos daquilo que VOCÊ faz". Pois é, pessoal, além de invencionarem um decálogo e atribuírem sua autoria ao Sr. Vladimir Ilyitch, os fanáticos da direita também se esmeram em seguir o tal mandamento à risca. 'IDEOLOGIA de gênero' é o que a sociedade conservadora pratica há séculos e milênios... no entanto, depois de uma certa intensificação dos movimentos em prol da cidadania da população transgênera e não-binária, o setor mais tacanho e mais ruidoso da direita resolveu reagir, chamando a *resistência contra a ideologia de gênero* de... "ideologia de gênero".

Para esclarecer o assunto de uma vez por todas, segue-se uma definição precisa do que significa "ideologia de gênero", de acôrdo com quem não gosta de brincar com o significado das palavras.


{{
A expressão ideologia de gênero refere-se ao que se considera adequado em têrmos de funções, direitos e responsabilidades dos homens e das mulheres dentro da sociedade. Ideologias de gênero "tradicionais" exacerbam as diferenças entre os papéis masculinos e os papéis femininos, reservando aos homens a tarefa de "prover sustento" e destinando às mulheres o papel de cuidar do lar e da prole.

"Ideologia de gênero" significa também o conjunto de crenças que justificam ou legitimam as desigualdades entre os gêneros. Aqui, ideologia de gênero não é uma variável que se extende entre os extremos "liberal" e "conservador" — em vez disto, refere-se ao tipo específico de crença que afirma a "superioridade" de um gênero sôbre o outro.

A abordagem sociológica do estudo e da medição da ideologia de gênero remonta à década de 1930, com o desenvolvimento de técnicas tais como a 'Escala de Atitudes Em Relação ao Feminismo' de Kirkpatrick (1936).
}}


A VERDADEIRA HISTÓRIA DO MOVIMENTO 'contra a `ideologia de gênero´'

Tudo começou no finzinho de 2013.

No dia 29 de dezembro daquêle ano, uma carta aberta foi endereçada às igrejas da Polônia. Ela afirmava que "a idéia de 'gênero' era altamente destrutiva para as relações interpessoais e para a sociedade como um todo".

No entanto, Piotr Mucharski, o editor-chefe de um semanário católico polonês, observou que
"os estudos de gênero fazem parte do currículo das universidades polonêsas há décadas, mas só agora é que decidiram levantar objeções contra esta prática".

Na tal carta, os bispos polonêses disseram que a "ideologia de gênero" é "fortemente ligada ao marxismo" e que estava sendo promovida /incentivada na Polônia por "grupos influentes no mercado financeiro" desejosos de fazer "experiências com o público infantil".

Os bispos também alertaram para o "perigo" que a "ideologia de gênero" representa para a ordem social estabelecida, ao pretender redefinir as instituições do casamento e da família. Como resposta, o govêrno polonês negou a existência de tal agenda, e acusou os bispos de inventarem a expressão "ideologia de gênero" para rotular um inimigo imaginário.

Mucharski acredita que a grande maioria dos católicos polonêses não faz a menor idéia do que realmente está acontecendo. Alguns comentaristas da mídia ressaltam que a polêmica em tôrno do assunto "gênero" provàvelmente foi
criada para desviar a atenção dos escândalos de abuso sexual envolvendo clérigos. Além disto, o rótulo "ideologia de gênero" foi transformado numa espécie de 'guarda-chuva' que engloba tudo que incomoda a cosmovisão puritana — educação sexual, contrôle de natalidade, etc.


FONTE (texto completo, em inglês):
https://www.osv.com/MyFaith/MarriageFamilyandSexuality/SameSexAttraction/Article/TabId/1967/ArtMID/18177/ArticleID/13990/Polish-Church-declares-war-on-gender-ideology.aspx

Comentários

  • P.S.:

    Anti-genderism – as we argued in our book – is rather a “symbolic glue” which connects various progressive issues under one umbrella term, and unites different conservative actors in a much bigger quest to change the values underlying the European liberal democracy. As such, anti-genderism is not “just” a feminist issue, but rather one threatening liberal democracy – a Trojan horse for making much broader and deeper changes to our political system.

    http://visegradinsight.eu/why-the-war-on-gender-ideology-matters-and-not-just-to-feminists/
  • Idealizar um gênero é constituir uma identidade, ou acatar uma identidade constituída por outrem, de um determinado gênero, ou seja, tanto as identidades de gênero impostas pela sociedade quanto as que o próprio individo constitui para si são ideolgias de gênero.
  • Olhem o que esse tipo de merda faz com a cabeça das pessoas :
     
    Biologia é coisa do século passado 

  • Esse Olavo fumando é patético.
  • Inês Brasil é meme.

    É um fato.

    Fora preconceituosos com youtubers.

     
  • editado November 2016
    Não existe debate científico relevante sobre Gênero.
    Muito menos debate social.
    O que existe é ativismo político-ideológico sobre a questão, assumida como bandeira por uma militência ruidosa.

    Se reduzirmos a Ideologia de Gênero à sua essência, temos a tese de que ser homem ou mulher é questão de opinião própria.
    Se um homem acha que é mulher, então é mulher e se uma mulher acha que é homem, então é homem.
    Junte expressões convenientemente pinçadas do vernáculo, como cis e trans para dar aparência técnica ao discurso e a alquimia tá iniciada.
    Deveria ser desnecessário dizer que a opinião de alguém sobre si próprio ou o que ele acha ser não necessariamente contém qualquer fato objetivo sobre o que ele realmente é.

    Se não há fato objetivo, a discussão deveria ser encerrada pois, como se sabe, opinião cada um tem a sua.

    Isto não tem a ver com a questão dos direitos civis de transexuais, esta sim uma questão relevante.
    Das minorias de comportamento sexual os travestis enfrentam mais restrições do que homossexuais que se identificam com o próprio sexo.  Quem tiver dúvida que puxe pela memória quando foi que lidou com um bancário, arquiteto ou bilheteiro do metrô que exercesse a profissão de modo visualmente assumido como travesti.
    Esta restrição junto a outros fatores discriminatórios empurra os travestis para a prostituição ou para o gueto das profissiões estereotípicas.
    Tal condição resulta em alto índice de mortalidade entre os travestis que praticam prostituição de rua, tanto pela violência urbana (não necessariamente homofóbica, no geral são crimes comuns), quanto pela contaminação pelo HIV.

    No fim e a cabo é sim questão civilizatória melhorar a condição de vida desta parcela da sociedade sobre a qual é certo que não escolheram este modo de vida (com as possíveis exceções, como no caso do cartunista Laerte).

    Mas não será com lorotas, gritarias e pressão de quem tem mais empáfia que poder que se chegará a alguma melhoria real para as pessoas deste grupo.
  • editado November 2016
    Junte expressões convenientemente pinçadas do vernáculo, como cis e trans para dar aparência técnica ao discurso e a alquimia tá iniciada.
    Me faz lembrar a física quântica (sem matemática, claro...) no  Espiritismo ou na Medicina & Espiritualidade.
     
  • Acauan, em um mundo perfeito essa discussão terminaria após a leitura do seu texto. Em um mundo perfeito...
  • Há uma tendência a se confundir "direito a ser respeitado como uma pessoa qualquer" e "direito a ser tratado como uma pessoa especial, que merece privilégios".

    Um deficiente, um idoso ou uma grávida, por exemplo, podem às vezes precisar de cuidados especiais.
    Um homem vestido de mulher, não.
  • No fim e a cabo é sim questão civilizatória melhorar a condição de vida desta parcela da sociedade sobre a qual é certo que não escolheram este modo de vida (com as possíveis exceções, como no caso do cartunista Laerte).
    Concordo. Devíamos entender que transtorno de identidade de gênero é uma doença mental, como já é reconhecido pela ciência, e oferecermos tratamento adequado pra que essas pessoas tenham uma vida normal, ao invés de nós todos embarcarmos no delírio de quem acha que nasceu com o cérebro do gênero errado.

    O índice de suicídios entre "trans" pós-operados é altíssimo, mas há quem pense que promover a idéia de que mutilar o próprio corpo e se envenenar com hormônios é a solução.
  • O termo gênero é uma criação moderna, antes não se diferenciava sexo de gênero e ainda é preciso discutir científicamente se existe essa diferença e o tamanho dela.
    A tentativa de desassociar o gênero do sexo, como mero constructo social, como adoram dizer, esbarra em vários fatos, inclusive no dramático relato dos transsexuais de que nasceram no corpo errado.

    Se fosse uma mera construção social eles poderiam perfeitamente se adaptar ao gênero que quisessem. A ironia da coisa é que a questão só é relevante de fato se o gênero não for algo meramente cultural como pretende a militância, o que resulta que a ideologia de gênero tem contradições fáceis de perceber e que seus adeptos não se dão conta.
  • Bom, para fundamentar minhas considerações sobre a questão do gênero, minha definição de gênero é biológica,
    tendo como gênero um conjunto de atributos biológicos e psíquicos, que define o ser num meio.

    Ora, biologicamente, o gênero de um  indivíduo será o produto resultante do  processo biológico e psicologico de formação desse indivíduo, ou seja, se é biologicamente(cromossomicamente) do sexo feminino ou masculino, sua constituição psíquica será regida pela sua condição biológica, caracteres sexuais primários e secundários e formação da personalidade por influência dos imperativos biológicos, como por exemplo, produção e regulação hormonal. Obviamente gênero, por essa perspectiva biológica não se trata
    de um constructo social.

    O que caracteriza uma ideologia de gênero sim, se constitui de um constructo social decorrente da identificão do indivíduo com um papel que deseja exercer num meio, papel esse que nem sempre coaduna com seu gênero biológico, o que caracteriza-se no conceito "disforia de gênero".
  • editado November 2016
    Se fosse uma mera construção social eles poderiam perfeitamente se adaptar ao gênero que quisessem. A ironia da coisa é que a questão só é relevante de fato se o gênero não for algo meramente cultural como pretende a militância, o que resulta que a ideologia de gênero tem contradições fáceis de perceber e que seus adeptos não se dão conta.

    Se dão conta sim, só que toda esta patacoada é vigarice intelectual e para vigaristas saber que são contraditórios nada importa se isto ajuda a atingir seus objetivos.
  • editado November 2016
    O que é esse gênero afinal?

    Como dizem que dizia o Sócrates: ¿do que se está a falar?
  • editado November 2016
    Gorducho disse: O que é esse gênero afinal?

    Como dizem que dizia o Sócrates: ¿do que se está a falar?
    Se o Mike Tyson decidir que é uma mulher e botar um vestido, torna-se mulher de pleno direito, inclusive podendo usar o banheiro feminino e o vagão das mulheres no metrô.

    Afinal, ele pertence ao gênero que escolher, não ao que estamos vendo.
     
  • Não tem uma ideologia que sirva para punir o Barcelona, caso ele não o contrate quando você se acha Messi ou neymar? 
  • Não tem uma ideologia que sirva para punir o Barcelona, caso ele não o contrate quando você se acha Messi ou neymar? 

    KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Bem vindo Encosto !
  • Darkside disse:
    No fim e a cabo é sim questão civilizatória melhorar a condição de vida desta parcela da sociedade sobre a qual é certo que não escolheram este modo de vida (com as possíveis exceções, como no caso do cartunista Laerte).
    Concordo. Devíamos entender que transtorno de identidade de gênero é uma doença mental, como já é reconhecido pela ciência, e oferecermos tratamento adequado pra que essas pessoas tenham uma vida normal, ao invés de nós todos embarcarmos no delírio de quem acha que nasceu com o cérebro do gênero errado.

     

    Era o mais lógico a se fazer.
  • Senhor disse: Bom, para fundamentar minhas considerações sobre a questão do gênero, minha definição de gênero é biológica,
    tendo como gênero um conjunto de atributos biológicos e psíquicos, que define o ser num meio.

    Ora, biologicamente, o gênero de um  indivíduo será o produto resultante do  processo biológico e psicologico de formação desse indivíduo, ou seja, se é biologicamente(cromossomicamente) do sexo feminino ou masculino, sua constituição psíquica será regida pela sua condição biológica, caracteres sexuais primários e secundários e formação da personalidade por influência dos imperativos biológicos, como por exemplo, produção e regulação hormonal. Obviamente gênero, por essa perspectiva biológica não se trata
    de um constructo social.

    O que caracteriza uma ideologia de gênero sim, se constitui de um constructo social decorrente da identificão do indivíduo com um papel que deseja exercer num meio, papel esse que nem sempre coaduna com seu gênero biológico, o que caracteriza-se no conceito "disforia de gênero".

    Gostei desta .
  • editado November 2016
    Darkside disse:
    Concordo. Devíamos entender que transtorno de identidade de gênero é uma doença mental, como já é reconhecido pela ciência, e oferecermos tratamento adequado pra que essas pessoas tenham uma vida normal, ao invés de nós todos embarcarmos no delírio de quem acha que nasceu com o cérebro do gênero errado.
    Não sei se há uma cura ou mesmo se a pessoa deva ser tratada como doente mental.
    É suficiente que ela entenda que, no trato com outras pessoas, em várias situações seu gênero biológico vai prevalecer sobre o gênero a que ela julga pertencer.

    É suficiente que ela não tente impor aos outros que aceitem o gênero que ela pensa que tem em vez do gênero que os outros estão vendo.
  • Fernando_Silva disse:
    Darkside disse:
    Concordo. Devíamos entender que transtorno de identidade de gênero é uma doença mental, como já é reconhecido pela ciência, e oferecermos tratamento adequado pra que essas pessoas tenham uma vida normal, ao invés de nós todos embarcarmos no delírio de quem acha que nasceu com o cérebro do gênero errado.
    Não sei se há uma cura ou mesmo se a pessoa deva ser tratada como doente mental.
    É suficiente que ela entenda que, no trato com outras pessoas, em várias situações seu gênero biológico vai prevalecer sobre o gênero a que ela julga pertencer.

    É suficiente que ela não tente impor aos outros que aceitem o gênero que ela pensa que tem em vez do gênero que os outros estão vendo.

    O problema é que quando dizemos desordem mental temos em mente manicômios e gente sedade, quando na verdade temos pessoas que até conseguem viver socialmente bem, mas que tem essa viés problemática. Infelizmente isso acarreta muita gente. Contanto que ela entenda que existe uma linha tênue pra se manter um nível social aceitável para todos não há problema. Outro grande fato é problematizar atos num tom de vitimismo: o que está matando a sociedade ocidental não é a homofobia, racismo entre outros... É o vitimismo de uma minoria que quer sufocar e impor sua moda a uma maioria que se ve encurralada em armadilhas ideológicas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.