Keynesianismo e escola de Chicago

Eu não tenho fanatismo por nenhuma dessas escolas de pensamento econômico, me parece que elas têm 50% de razão cada, e que em algumas ocasiões é uma que é a melhor para ser aplicada e em outras ocasiões é a outra (ciclos que duram décadas cada) Agora a escola austríaca que eu saiba, nunca foi aplicada, provavelmente isso é indicio de que ela é muito exagerada mesmo, principalmente o Von Mises (no site sobre o Von Mises o pessoal tem umas ideias totalmente desperucadas, malucas, como ser contra qualquer gasto do governo em saúde e educação, incluindo ser contra o uso de fazer vouches-educação ou saúde com dinheiro público (ideia de Milton Friedman e que hoje em dia é aplicada em algumas partes do mundo). Me parece que esse pessoal é totalmente maluco. Já o Hayek que eu sabia é mais razoável, no entanto às vezes também é meio desperucado, como quanto propôs a privatização das casas da moeda e dos bancos centrais relacionados à isso, a privatização do dinheiro em fim, talvez por esse tipo de coisa é que nem Hayek foi aplicado, só os da escola de Chicago.

Comentários

  • editado September 2019
    As ideias de Keynes foram ressuscitadas por John Kenneth Galbraith, no livro A Era da Incerteza, que virou Best Seller na época.
    Muito do que se fala de Keynes hoje é repetição do Galbraith.
    Friedman foi um opositor ideológico de Galbraith e revivou ideias de economistas liberais.
    Galbraith e Friedman foram para a Economia o que Carl Sagan foi para a Astronomia, criaram o modelo de divulgação econômica de massa.
    Quem tá certo?
    Quando perguntado sobre o longo prazo, Keynes saiu-se com aquela escapada do "no longo prazo estaremos todos mortos", um jeito de jogar a toalha e fingir que não.
    O último quartil do século XX deixa um resultado um tanto confuso, no qual mesmo os experimentos tidos como liberais e bem sucedidos de Reagan e Tatcher ainda tinham muito de estatismo e no caso dos Estados Unidos, em muito forçado pela necessidade de manter o complexo industrial militar que garantia todo o resto.
    Na América do Sul tem o Chile, o experimento liberal melhor sucedido.
    Dizer que a Argentina é Keynesiana pode ser controverso, mas se for é um exemplo de o quanto este modelo pode dar errado.
  • Essa Escola de Chicago é militarizada?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.