Protesto pró-independência em Barcelona
Centenas de pessoas ocuparam, este domingo, a entrada da estação de comboios de Sants, em Barcelona. Depois de serem retiradas do local pela polícia, dirigiram-se para a “Plaza de España”, onde acontecia um outro protesto, e cortaram o trânsito da Gran Via.
Um porta-voz da Polícia Catalã revelou que um homem foi detido por agressão à autoridade mas, ao que tudo indica, que não está ligado à plataforma “Picnic per la República”, que convocou o protesto.
[tweet]
Segundo as informações avançadas nos últimos dias pelos órgãos de comunicação social espanhóis, que citam "fontes do tribunal", a sentença será conhecida esta segunda-feira e os principais líderes vão continuar na prisão.
Serão condenados por desvio de fundos públicos e sedição, um crime que não existe no código penal português mas que pode ser equiparado aos crimes contra o Estado ou a paz pública.
https://pt.euronews.com/2019/10/13/protesto-pro-independencia-em-barcelona
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A Catalunha tentou se libertar, por exemplo, em 1641 e em 1931, mas a independência não durou muito.
https://www.dn.pt/globo/catalunha-a-regiao-que-ja-se-declarou-independente-por-tres-vezes-4214355.html
Aliás, Portugal se tornou independente da Espanha 2 vezes.
Então seria necessário dividir a Catalunha em quatro e que só um quarto dela ficasse independente pois só um quarto da população da Catalunha atual quer isso por outro lado me parece que o que importa são as pessoas concretas e não abstrações coletivistas, isso só serve para justificar atrocidades. E no caso da guerra civil americana? Você também acha que era o lado do Sul que defendia a liberdade?