Carne do terceiro mundo
Tenho observado como o povo brasileiro tem vindo a sentir aumento do preço da carne, isto se houver carne disponível.
Depois vimos que exporta esse bem, sequer após abate, mas vivo ( menor valor).
Brasil primeiro do sei presidente, esqueceu explicar o que isso significaria na prática.
Esperemos pelos próximos episódios.
Quiçá a falta de papel higiênico...
Depois vimos que exporta esse bem, sequer após abate, mas vivo ( menor valor).
Brasil primeiro do sei presidente, esqueceu explicar o que isso significaria na prática.
Esperemos pelos próximos episódios.
Quiçá a falta de papel higiênico...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Os frigoríficos estão lucrando mais com a exportação por causa do câmbio e por conta de uma forte demanda de carne por parte da China. Perderam metade do rebanho suíno.
Com isso botei dinheiro na BRS e na MARFRIG e estou ganhando uma boa grana junto com eles, bem mais do que a diferença no preço que pago na carne.
Estes frigoríficos tiveram inclusive plantas vistoriadas e aprovadas pelos chineses há algumas semanas atrás, o que elevou ainda mais o preço das ações.
Quando a carne baratear, o dólar abaixar e o lucro dessas empresas abaixar eu tiro meu dinheiro de lá e eles que se fodam.
No capitalismo é assim.
E eu vou te dar de graça a oportunidade de ver um vídeo à respeito acima da média pra você entender o problema com o câmbio. Espero sinceramente que veja até o fim porque não é partidário e é bem técnico.
A maior parte da culpa por isso é da gastança do governo anterior. O que o governo atual pode fazer está sendo feito mas não há tempo hábil pra fazer tudo ao mesmo tempo. O país precisa de mais reformas que por hora o governo deixou pro ano que vem. Assista:
O mal de uns pode ser o lucro de outros, nada de novo.
A dívida dos EUA sobe e os agentes económicos não se importam em alimentar, ainda, esse buraco...
Eu estou desacordo com a política actual. Porém, exportar pode ser um meio de poder resolver certos desequilíbrios. Isto só sucederá se houver um plano estratégico claro, o que parece não ser o caso.
Veremos no que vai dar. Entretanto, há quem ganhe dinheiro, normal...
Pode-se falar que os pobres não tinham acesso, o que não muda o fato e nem é de todo verdade.
Um europeu que assistisse a um tradicional churrasco na laje em favela brasileira não entenderia absolutamente como aquelas pessoas podem se dar ao que para eles é um luxo exagerado, passar horas e horas comendo carnes nobres, após o que procuram um canto prá dormir e quando acordam continuam comendo.
Tomate que tava de dérreau o quilo agora apareceu a menos de 1 aqui num sacolão do bairro. Tomatuçovde primeira, vermein de fazer gosssssto. Carne não? Bom, a de porco do ano passado quando a China tava comprando chegou o pernil a 14 reais, depois ate meados desse ano a menos de 9. Tá a 14 de novo.
Diria que ecologistas veganos moderados até aplaudem o momento.
O real custo da carne...
O Brasil está ajudando a evitar um desabastecimento de carne vermelha na China. Se os preços da carne vermelha estivessem ainda maiores na China, só mudaria a reclamação do lado do mal. O abafamento do mal de uns pode ser o lucro de outros.
De qualquer forma, os preços altos (e margens de lucro maiores) no mercado interno sinalizam aos produtores locais e potenciais entrantes no mercado: PRODUZAM MAIS! Para consumidores, preços mais elevados de uma mercadoria sinalizam a necessidade de reduzir seu consumo em nome da eficiência econômica, e assim esses poderão consumir frango, ovo e queijo como bens substitutos, com o mesmo ou até mais bem-estar. No final, também aqui, devido a essas duas pressões mencionadas, os preços se normalizam e o abafamento do mal de uns pode ser o lucro de outros. Deixar que os preços flutuem no mercado alimentício é coisa boa. Não é demais mencionar que a neutralização do mecanismo de preços no setor alimentício produziu um dos maiores genocídios famélicos da história da humanidade e ela se deu na China maoísta.
O outro lado da desvalorização cambial, ganha de um lado arrisca perder bem mais do outro.
Sua ironia não enche barriga.
Como aço...
https://www.publico.pt/2018/10/17/sociedade/noticia/portugal-duplica-exportacoes-de-carne-de-porco-com-inicio-de-vendas-para-a-china-1847864
O Encosto tá sendo irônico, mas tem a notória Lei Delegada número 4 que prevê a desapropriação de bens por interesse social e que foi usada durante o Plano Cruzado para confiscar boi gordo no pasto, uma vez que os pecuaristas estariam escondendo os bichos do abate porque o congelamento de preços tornara inviável a atividade.
Produtores gananciosos não estavam dispostos a vender abaixo do preço de custo.
Assustador pensar que este foi o pensamento dominante no Estado brasileiro por décadas...
Quando já não havia mais carne nos açougues, o boi magro estava mais caro que o boi gordo...