Sr @Gorducho; visto que conheces bastante o Espiritismo, dito Kardecista, pergunto se já estudou alguma das obras de ALuiz?
Ele complementa e esclarece alguns pontos relativamente obscuros de Kardec.
Gorducho disse:
By the way... 1 pergunta pro Sr. ou pra Srª Silvana (como sabe meu forte é só o espiritismo): no budismo não existe alma independente do vaso carnal / imortal, certo❓
Como então se dá o karma sem alma pra carregar ele❓
Que haja 1 "consciência" impessoal (já que não há alma individual) que entre na mente de outro ser nascente eu até concebo. + karma não capto como se sucederia
Gorducho, o que existe de concreto é nossa consciência. Essa é quem estabelece os desafios, ações com as quais devemos lidar e ou superar.
No budismo é o carma que produz a identidade, não é a identidade que "carrega" o carma.
Justifica então essa proposta.
" A alma humana após a morte física, para o budismo, perde a sua individualidade?
Infelizmente não. A ignorância continua sustentando uma noção de individualidade mesmo após a morte. Agora, se é a mesma individualidade ou se é outra, fica difícil dizer, já que a noção de "individualidade" é uma falsidade perpetuada pela ignorância mesmo durante essa vida. De outra forma sim, como seguimos ignorantes após a morte, ainda sustentando individualidades, isso mostra que há algum tipo de continuidade que sustenta essa ignorância. Porém, ao que tudo indica, já que é a ignorância que sustenta noções tais como tempo, causalidade e separação - nas quais se baseia a identidade/individualidade - essa continuidade não é o mesmo que uma alma ou a noção de atman (primitiva ao menos)".
Hinduísmo
No hinduísmo, "carma" refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas, após eventuais reencarnações. Fonte:wiki.
Budismo
No budismo, o termo se refere às nossas intenções, que podem ser boas, más ou neutras. Boas intenções geram bons frutos, más intenções geram maus frutos. E é a intenção nossa de continuar a existir que nos levaria, após a nossa morte, a reencarnarmos em outros corpos.[3] Considera-se que, ao gerar carma, os seres ficam presos ao ciclo de reencarnações (samsara) e que a última meta da prática budista é extinguir o carma e, desse modo, libertar-se do ciclo de renascimentos.
Teosofia
Dentro da teosofia, o termo está ligado ao sentido de saga, do "dever a ser cumprido no SOU".
Hermetismo
Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano. Fonte: Wiki.
Espiritismo
Este termo (Carma/Kharma) não é usado na doutrina espírita codificada por Allan Kardec. Esta adota simplesmente o conceito de "causa e efeito" ou, usando a terceira lei de Newton como metáfora, "ação e reação". Neste caso, para toda ação tomada pelo homem, este pode esperar uma reação. Se praticou o mal, então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Fonte:wiki
Srª Silvana disse: o que existe de concreto é nossa consciência.
"Nossa" não segundo entendo. 1 consciencia que fica caminhando entre seres. Ao morrer o ser em cujo ela tava, ela procura outro – segundo entendo 🤔
é o carma que produz a identidade
Então... onde fica o karma❓
Ele (o karma) vai junto c/essa "consciencia" (saṃtāna)❓
É como 1 chip, sendo que os seres nascentes (sejam na condição de Devas ou Asuras ou hominais ou "animais" ou Pretas ou Narakas) onde ela entrar de novo seriam 📱 (os aparelhos – Samsung ou i ou &c.). No Nirvana o chip teve deletados todos dados e fica descartado...
É isso❓
Justifica então essa proposta.
" A alma humana após a morte física, para o budismo, perde a sua individualidade?
Infelizmente não.
como "não"❓
Não existe alma humana... então como algo que não existe "não" (perde)❓
Não perde pq. nunca teve eis que não existe🤔 É isso❓
Obviamente o Sr. fala figurativamente, referindo-se a uma pessoa!
+ o fenômeno de zoantropia pode acontecer no perispírito por este ser altamente "plasmável" (so to say) por ação de pensamento, sentimentos de culpa & outros – basicamente auto-sugestão do próprio espírito.
+ obviamente alma (= espírito espírita) sempre é a mesma.
Já no budismo, em não havendo alma, não cabe a questão, ACHO...
No budismo da tradição Theravada, morreu, acabou. Não há vida após a morte.
Entretanto, segundo eles, a pessoa deixa como herança a informação sobre aquilo que ela foi e fez.
Esta herança vai moldar uma pessoa que futuramente vai nascer e vai fazer com que ela continue do ponto em que a falecida parou.
Um dia, um desses herdeiros vai se tornar completo e conseguirá enxergar a realidade além da ilusão da matéria.
Vai se tornar um Buda e não terá herdeiros (a menos que queira, como forma de ajudar os outros).
Então... pra aplicar este modelo ao caso do karma, m/parece que a analogia c/chip de 📱 é a melhor 🤔
Seria tanto traços de caráter/conhecimentos/experiências e eventuais recordações (flashes) da vida pregressa;
quanto metadata c/as ações, pra poder configurar o karma do novo ser.
Gorducho disse: Obviamente o Sr. fala figurativamente, referindo-se a uma pessoa!
+ o fenômeno de zoantropia pode acontecer no perispírito por este ser altamente "plasmável" (so to say) por ação de pensamento, sentimentos de culpa & outros – basicamente auto-sugestão do próprio espírito.
+ obviamente alma (= espírito espírita) sempre é a mesma.
Já no budismo, em não havendo alma, não cabe a questão, ACHO...
O problema é mais complexo.
Meu amigo não "morre", ele passa os fins de semana transformado em um leão trabalhando no Zoo e de Segunda a Sexta é mecânico de elevadores. Não tá fácil pra ninguém.
Mas o que eu quis dizer, já que se mostrou prestativo em responder, é que este tipo de tópico é bom porque podemos afirmar qualquer coisa sem nenhuma prova, então apenas requisitei minha parcela de afirmações absurdas.
A pessoa que acredita em reencarnações, ressurreições, vida após a morte, karma e coisas do tipo tem o típico perfil de apontar para aquelas velas de aniversário que se reacendem depois de sopradas e apagadas como um irretocável argumento para suas crenças.
Sr. Senhor disse: A pessoa que acredita reencarnações, ressurreições, vida após a morte, karma e coisas do tipo
A grande maioria das pessoas acredita, suponho...
Ressurreição e/ou paraíso ou inferno tem nos cânones das 3 abraâmicas.
Reencarnação + karma no induismo; no budismo c/as restrições que se vê acima...
Só ficando nessas se tem a maioria da população, certo❓ Reencarnação não se podemos negar – nós céticos quanto à existencia da...– que se incorporou ao imaginário geral ao menos como hipótese desvinculada de estruturas dogmáticas (ou "doutrinas" que seja) específicas. Mesmo na Europa entre laicos, não causa estranheza a menção. Aliás o termo até é usado figurativamente pra designar reinvenção/relançamento d'algum produto &c.
Que se incorporou ao imaginário ocidental é inegável.
A grande maioria das pessoas acredita, suponho...
Ressurreição e/ou paraíso ou inferno tem nos cânones das 3 abraâmicas. Só pra ficar nestas... certo❓
"Reencarnação" não se pode negar – nós céticos quanto à existencia da...– que se incorporou ao imaginário geral ao menos como hipótese desvinculada de dogmatismos específicos. Mesmo na Europa entre laicos, não causa estranheza a menção. Aliás o termo até é usado figurativamente pra designar reinvenção/relançamento d'algum produto &c.
Que se incorporou ao imaginário ocidental é inegável.
Gorducho disse:
Sr. Senhor disse: A pessoa que acredita
A grande maioria das pessoas acredita, suponho...
Ressurreição e/ou paraíso ou inferno tem nos cânones das 3 abraâmicas. Só pra ficar nestas... certo❓
"Reencarnação" não se pode negar – nós céticos quanto à existencia da...– que se incorporou ao imaginário geral ao menos como hipótese desvinculada de dogmatismos específicos. Mesmo na Europa entre laicos, não causa estranheza a menção. Aliás o termo até é usado figurativamente pra designar reinvenção/relançamento d'algum produto &c.
Que se incorporou ao imaginário ocidental é inegável.
É isso, sr. Gorducho, se há alguma chance de algo com teor conotativo ser tomado por outro algo de teor denotativo, está criada a confusão, a quântica que o diga.
Veja, o sentido figurativo é tomado como o fato. Assim deuses nascem de considerações feitas dentro de contextos conotativos Por exemplo, quando alguém diz: se Deus quiser, pode estar a se referir ao acaso mas muita gente toma como fato, como se outrem se referisse a uma entidade personal.
Tem gente fazendo propaganda de colchões com supostas propriedades quânticas. Obviamente tais assunções estão no campo das conotatividades que a idéia da quântica pode remeter.
Judas disse: Eu tenho um amigo que se transforma em um leão.
Aí quando ele faz isso a alma dele vira alma de leão também ou continua alma de humano?
O problema é mais complexo.
Meu amigo não "morre", ele passa os fins de semana transformado em um leão trabalhando no Zoo e de Segunda a Sexta é mecânico de elevadores. Não tá fácil pra ninguém.
seu amigo após interpretar "A leoa" desistiu da carreira artística e foi trabalhar em um zoo???
Judas disse:
Mas o que eu quis dizer, já que se mostrou prestativo em responder, é que este tipo de tópico é bom porque podemos afirmar qualquer coisa sem nenhuma prova, então apenas requisitei minha parcela de afirmações absurdas.
cá estamos apenas a cogitar possibilidades, ninguém esta afirmando que haverá o dia de amanhã, nem ao menos o final dessa tarde.
a crença em vida pós morte ,nasceu de sonhos e de visões com mortos.
a crença em Deus pela lógica humana um computador foi feito logo o mecanismo complexo da existência tem que ter uma causa inteligente.
muitas pessoas ja foram salvas por sonhos e sentimentos premunitórios isso as faz crer que existe uma inteligencia poderosa tomando conta delas.
ou seja estas coisas existem desde o começo da humanidade da mesma forma Deus.
Acho q ninguém ainda percebeu q o criaturosa é um moleque trolador q adora se divertir às custas dos outros e nesse momento deve estar rindo da cara de todos vcs, galera parem de alimentar o troll , ñ percebem q estão bancando o bobo da corte do criaturosa@leva_atrás ?!
Adamastor disse: Acho q ninguém ainda percebeu q o criaturosa é um moleque trolador q adora se divertir às custas dos outros e nesse momento deve estar rindo da cara de todos vcs, galera parem de alimentar o troll , ñ percebem q estão bancando o bobo da corte do criaturosa@leva_atrás ?!
GigaBiba Alquimista, eu que sou um multi troll ?
Gigaview Gigabiba
Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/02/2018
Localização : Niterói - RJ
ou voce que é um troll burro que usa sempre o mesmo avatar ??????????
Adamastor disse: Acho q ninguém ainda percebeu q o criaturosa é um moleque trolador q adora se divertir às custas dos outros e nesse momento deve estar rindo da cara de todos vcs, galera parem de alimentar o troll , ñ percebem q estão bancando o bobo da corte do criaturosa@leva_atrás ?!
GigaBiba Alquimista, eu que sou um multi troll ?
Gigaview Gigabiba
Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/02/2018
Localização : Niterói - RJ
ou voce que é um troll burro que usa sempre o mesmo avatar ??????????
DENUNCIADO !!
hahahahahahaha Calma criaturosinha , eu apenas queria ver tua reação de binininha irada !! Às vezes a gente precisa dizer a verdade em forma de brincadeira !
A propósito , essa gigabiba aí ñ está inscrita em tua pocilga ? , deve ser outra cricriação trollística sua prá homenagear teu amante gigaview !! kkkkkkkkkk
Adamastor disse: Acho q ninguém ainda percebeu q o criaturosa é um moleque trolador q adora se divertir às custas dos outros e nesse momento deve estar rindo da cara de todos vcs, galera parem de alimentar o troll , ñ percebem q estão bancando o bobo da corte do criaturosa@leva_atrás ?!
Discordo totalmente, o omi é isso aí 24 horas por dia.
Adamastor disse: Acho q ninguém ainda percebeu q o criaturosa é um moleque trolador q adora se divertir às custas dos outros e nesse momento deve estar rindo da cara de todos vcs, galera parem de alimentar o troll , ñ percebem q estão bancando o bobo da corte do criaturosa@leva_atrás ?!
Discordo totalmente, o omi é isso aí 24 horas por dia.
Esse papo não é de hoje, desde 2011 no CC é a mesma ladainha.
Comentários
Ele complementa e esclarece alguns pontos relativamente obscuros de Kardec.
Gorducho, o que existe de concreto é nossa consciência. Essa é quem estabelece os desafios, ações com as quais devemos lidar e ou superar.
No budismo é o carma que produz a identidade, não é a identidade que "carrega" o carma.
Justifica então essa proposta.
" A alma humana após a morte física, para o budismo, perde a sua individualidade?
Infelizmente não. A ignorância continua sustentando uma noção de individualidade mesmo após a morte. Agora, se é a mesma individualidade ou se é outra, fica difícil dizer, já que a noção de "individualidade" é uma falsidade perpetuada pela ignorância mesmo durante essa vida. De outra forma sim, como seguimos ignorantes após a morte, ainda sustentando individualidades, isso mostra que há algum tipo de continuidade que sustenta essa ignorância. Porém, ao que tudo indica, já que é a ignorância que sustenta noções tais como tempo, causalidade e separação - nas quais se baseia a identidade/individualidade - essa continuidade não é o mesmo que uma alma ou a noção de atman (primitiva ao menos)".
Fonte:
http://discursoseentrevistas.blogspot.com/2010/07/conceito-de-alma-no-budismo-tibetano.html?m=1
Veja a relação do Kharma dentro de cada escola.
Hinduísmo
No hinduísmo, "carma" refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas, após eventuais reencarnações. Fonte:wiki.
Budismo
No budismo, o termo se refere às nossas intenções, que podem ser boas, más ou neutras. Boas intenções geram bons frutos, más intenções geram maus frutos. E é a intenção nossa de continuar a existir que nos levaria, após a nossa morte, a reencarnarmos em outros corpos.[3] Considera-se que, ao gerar carma, os seres ficam presos ao ciclo de reencarnações (samsara) e que a última meta da prática budista é extinguir o carma e, desse modo, libertar-se do ciclo de renascimentos.
Teosofia
Dentro da teosofia, o termo está ligado ao sentido de saga, do "dever a ser cumprido no SOU".
Hermetismo
Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano. Fonte: Wiki.
Espiritismo
Este termo (Carma/Kharma) não é usado na doutrina espírita codificada por Allan Kardec. Esta adota simplesmente o conceito de "causa e efeito" ou, usando a terceira lei de Newton como metáfora, "ação e reação". Neste caso, para toda ação tomada pelo homem, este pode esperar uma reação. Se praticou o mal, então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Fonte:wiki
[Fraternos]
Ele (o karma) vai junto c/essa "consciencia" (saṃtāna)❓
É como 1 chip, sendo que os seres nascentes (sejam na condição de Devas ou Asuras ou hominais ou "animais" ou Pretas ou Narakas) onde ela entrar de novo seriam 📱 (os aparelhos – Samsung ou i ou &c.). No Nirvana o chip teve deletados todos dados e fica descartado...
É isso❓ como "não"❓
Não existe alma humana... então como algo que não existe "não" (perde)❓
Não perde pq. nunca teve eis que não existe🤔 É isso❓
Aí quando ele faz isso a alma dele vira alma de leão também ou continua alma de humano?
+ o fenômeno de zoantropia pode acontecer no perispírito por este ser altamente "plasmável" (so to say) por ação de pensamento, sentimentos de culpa & outros – basicamente auto-sugestão do próprio espírito.
+ obviamente alma (= espírito espírita) sempre é a mesma.
Já no budismo, em não havendo alma, não cabe a questão, ACHO...
Entretanto, segundo eles, a pessoa deixa como herança a informação sobre aquilo que ela foi e fez.
Esta herança vai moldar uma pessoa que futuramente vai nascer e vai fazer com que ela continue do ponto em que a falecida parou.
Um dia, um desses herdeiros vai se tornar completo e conseguirá enxergar a realidade além da ilusão da matéria.
Vai se tornar um Buda e não terá herdeiros (a menos que queira, como forma de ajudar os outros).
Seria tanto traços de caráter/conhecimentos/experiências e eventuais recordações (flashes) da vida pregressa;
quanto metadata c/as ações, pra poder configurar o karma do novo ser.
https://gfycat.com/evilcreativeiberianchiffchaff
O problema é mais complexo.
Meu amigo não "morre", ele passa os fins de semana transformado em um leão trabalhando no Zoo e de Segunda a Sexta é mecânico de elevadores. Não tá fácil pra ninguém.
Mas o que eu quis dizer, já que se mostrou prestativo em responder, é que este tipo de tópico é bom porque podemos afirmar qualquer coisa sem nenhuma prova, então apenas requisitei minha parcela de afirmações absurdas.
Não é intenção trolar você mas sim o tópico.
Saiu um remake:
http://www.jwave.com.br/2009/10/review-lion-man-guetto-reencarnacao-de.html
Ressurreição e/ou paraíso ou inferno tem nos cânones das 3 abraâmicas.
Reencarnação + karma no induismo; no budismo c/as restrições que se vê acima...
Só ficando nessas se tem a maioria da população, certo❓
Reencarnação não se podemos negar – nós céticos quanto à existencia da...– que se incorporou ao imaginário geral ao menos como hipótese desvinculada de estruturas dogmáticas (ou "doutrinas" que seja) específicas. Mesmo na Europa entre laicos, não causa estranheza a menção. Aliás o termo até é usado figurativamente pra designar reinvenção/relançamento d'algum produto &c.
Que se incorporou ao imaginário ocidental é inegável.
É isso, sr. Gorducho, se há alguma chance de algo com teor conotativo ser tomado por outro algo de teor denotativo, está criada a confusão, a quântica que o diga.
Senhor Judas eu não entendi como ele conseguiu desencardir a mesa?????????
é preciso algo que você não dispõe no momento CÉREBRO sadio
seu amigo após interpretar "A leoa" desistiu da carreira artística e foi trabalhar em um zoo???
Bobagem , continua humana eis a prova:
cá estamos apenas a cogitar possibilidades, ninguém esta afirmando que haverá o dia de amanhã, nem ao menos o final dessa tarde.
a crença em vida pós morte ,nasceu de sonhos e de visões com mortos.
a crença em Deus pela lógica humana um computador foi feito logo o mecanismo complexo da existência tem que ter uma causa inteligente.
muitas pessoas ja foram salvas por sonhos e sentimentos premunitórios isso as faz crer que existe uma inteligencia poderosa tomando conta delas.
ou seja estas coisas existem desde o começo da humanidade da mesma forma Deus.
GigaBiba Alquimista, eu que sou um multi troll ?
Gigaview Gigabiba
Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/02/2018
Localização : Niterói - RJ
ou voce que é um troll burro que usa sempre o mesmo avatar ??????????
l:)
DENUNCIADO !!
hahahahahahaha Calma criaturosinha , eu apenas queria ver tua reação de binininha irada !! Às vezes a gente precisa dizer a verdade em forma de brincadeira !
A propósito , essa gigabiba aí ñ está inscrita em tua pocilga ? , deve ser outra cricriação trollística sua prá homenagear teu amante gigaview !! kkkkkkkkkk