Coronavirus - Perguntas e respostas sobre a nova ameaça

1141517192074

Comentários

  • Vale a pena; informações pouco divulgadas.

    As pessoas precisam de algumas referências para acreditar nas palavras de alguém. Pois bem, tenho 67 anos, sou biólogo aposentado, trabalhei na Seção de Raiva e Encefalomielite do Instituto Biológico de São Paulo, fui assistente do cientista Moacyr Rossi Nilson, trabalhei com o vírus da raiva, um virus que causa 99% de letalidade.
    Trabalhei na Seção de Bacteriologia Animal também.
    Sou professor de biologia.

    Os vírus são muito menores que as bactérias e não são visíveis ao microscópio óptico comum MOC, só com microscópio eletrônico ME é possível visualizar e fotografar os vírus.
    Para exames rápidos de diagnóstico da raiva usamos microscópia de imunofluorescencia mas não é um diagnóstico definitivo, requer confirmação e para tal injetamos o material suspeito no meio dos cérebros de 5 ratos brancos, espeta agulha na moleira do rato, afunda e injeta. Após 5 dias os ratos apresentam os sintomas da raiva e o diagnóstico se torna definitivo. Sou especialista nisso.
    Bem, agora vou comentar sobre outro vírus.

    Coronavirus é o nome de uma Família de vírus que se divide em dois Gêneros, o Gênero Alphacoronavirus que possui duas Espécies, a CCoV que causa gastroenterite em cães e a Espécie FCoV que causa peritonite infecciosa felina PIF, ambas doenças não atacam os humanos.

    Família coronavirus, Gênero Betacoronavirus que contém três Espécies que atacam os humanos:

    Especie Mers-Cov
    Causa a doenca Síndrome respiratória do Oriente Médio

    Especie SARS-Cov
    Causa a doença Síndrome respiratória aguda grave.

    Espécie SARS-Cov 2
    Causa a doença CoVID-19 essa que está nos atacando agora.

    Muito bem...
    Quando nos confrontamos com um inimigo, a primeira providência é examinar quais são os pontos fracos do inimigo.

    Esses vírus possuem uma estrutura extremamente primitiva e muito frágil. É apenas um filamento de RNA envolvido por uma película lipoproteica ou seja, uma fina membrana esférica de gordura e proteína, muito fina e que não é eficiente contra a desidratação e nem como isolante térmico. Ao ar livre o vírus desidrata, seca e morre.
    Ele necessita sair do doente infectado e entrar pela boca, nariz ou olhos da vítima sadia e assim infectar mais um e causar a doença nele.

    Na China constataram que esse virus se mantém vivo por algumas horas fora do corpo do doente e esse tempo de vida vai depender de onde esse vírus caiu após ter saído do corpo do doente.

    Se esse vírus cair em um local exposto à luz solar, ele morre em minutos, se for sob o Sol do meio dia, morre em 2 ou 3 minutos, ele não suporta os raios ultravioleta e também desidrata rápidamente se tomar a luz do Sol diretamente. Em tempo nublado dura um pouco mais, talvez até uns 15 minutos.

    Se esse vírus sair do doente num lugar sem luz solar incidindo diretamente nele, um local sombreado como dentro de casa ou dentro de algum veículo e o vírus cair sobre papel, madeira, roupas e cabelos, ele sobrevive por 6 horas.

    Se o vírus cair sobre superfícies lisas, sombreadas e frias como vidro, mármores, azulejos, metais lisos, ele sobrevive por 12 horas.

    Mesmo sendo muito pequenos os vírus possuem algum peso e a tendência é cair assim que saem numa tosse, num espirro ou simplesmente uma pessoa falando está batendo a lingua no céu da boca e nos dentes e isso vai espirrando gotículas invisíveis cheias de virus que saem da boca. Mesmo apenas a respiração do doente já é suficiente para liberar vírus no ar.

    Estratégias explorando as fragilidades do inimigo:

    1. Isolamento social.
    Fundamental isso.
    As pessoas não devem se aproximar. A pessoa infectada pode não apresentar sintomas mas está produzindo trilhões de vírus em seu organismo e esses vírus saem pela respiração dela.

    2. Higiene correta.
    Ao usar um transporte público durante uma epidemia, é 100% certeza que em suas roupas e cabelos existem vírus vivos da doença e se apenas (1) um desses vírus atingir as mucosas dos olhos, boca ou nariz, a pessoa será infectada.

    Estratégia:
    Tendo consciência disso, não passar os dedos nos olhos, na boca e nem no nariz.
    Chegar em casa e não tocar em nada e nem em ninguém antes de lavar as mãos.

    Retire a roupa que usou e pendure num local de pouco movimento e deixe a roupa lá por no mínimo 8 horas, lembre que sobre a roupa os vírus ficam vivos por 6 horas. Você pendura as roupas à noite e de manhã os vírus já estarão mortos e você poderá usar essas roupas novamente mesmo que não tenham sido lavadas.

    3. Lave os cabelos.
    Não vá dormir com os cabelos infectados.
    O vírus é altamente sensível ao pH básico do sabão, sabobete, detergente; o shampoo não é muito eficiente pH quase neutro, use sabonete nos cabelos, é melhor.

    4. Ao tocar maçanetas, torneiras ou qualquer superfície lisa onde outras pessoas tocaram antes, em seguida não toque nos olhos, nariz nem boca, lave as mãos o quanto antes.

    5. Mantenha sua casa restrita a sua família mais íntima, não receba visitas durante a quarentena. Não adianta você tomar todos esses cuidados se as visitas não fizerem o mesmo.

    Se possível durmam em cômodos diferentes da casa.

    6. Desinfetantes.
    O vírus é altamente vulnerável a qualquer desinfetante, água sanitária, Lysoform, Pinho Sol e, com destaque o álcool etílico porque esse pode ser aplicado sobre a pele mas os outros não. As autoridades recomendam á população o uso do álcool gel 70° que contém 70% de álcool e 30% de água, recomendam esse porque esse não é explosivo, contudo quanto menos diluído for o álcool mais desinfetante ele é; em laboratório é comum usarmos o álcool 92° mas a venda ao público é proibida porque esse é altamente inflamável e explosivo mas contudo é esse que eu uso para mim mesmo, precisa ter muito cuidado para não incendia-lo, os acidentes com esse tipo de álcool costumam ser muito graves, a garrafa explode e incendeia tudo ao seu redor.
    Existe também o álcool absoluto 100% álcool e 0% de água mas esse vai queimar a sua pele e é muito caro também.
    O álcool 46° usado em limpeza é fraco mas é melhor que álcool nenhum, é útil para as mãos e limpesa de superfícies lisas.

    7. Use máscara cirúrgica todas as vezes que sair de casa ou for se aproximar de outras pessoas.

    Observações finais:

    Esse vírus possui uma capacidade infectante extraordinária, esse é o ponto forte dele porém a doença que ele causa tem baixo índice de mortalidade se comparado aos piores vírus que existem.
    Virus rábico da raiva, taxa de mortalidade de 99,9%.
    Vírus Ebola taxa de mortalidade de 66%.

    O vírus SARS-Cov 2 que
    causa a doença CoVID-19 tem taxa de mortalidade de até 20% em idosos com doenças pré existentes, diabeticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, aideticos, pessoas em tratamento de câncer e principalmente transplantados imunodeprimidos.
    Em adultos a taxa de mortalidade é de apenas 2%, morrem principalmente os fumantes, em crianças a taxa de mortalidade é praticamente zero % com raríssimas exceções.

    Seleção natural:

    Assim como ocorreu na epidemia pelo vírus H1N1 a gripe suína, todas as pessoas pegaram o vírus, a maioria desenvolveu anticorpos e daí em diante ficaram imunes a essa doença.
    Esse virus SARS-Cov 2 que
    causa a doença CoVID-19
    todas as pessoas vão pegar também, a maioria desenvolverá anticorpos e ficarão imunes porém nesse processo é necessário frear a velocidade de disseminação do virus porque se pegar em todos rápido demais o sistema de saúde não dará conta de socorrer 20% da população de idosos e 2% da população de adultos. Que todo mundo vai se infectar com esse vírus é certeza, as medidas restritivas que estão sendo tomadas são apenas para desacelerar a transmissão.
    Sobreviverão os mais fortes e mais sadios, morrerão os mais fracos e mais doentes, a natureza funciona assim e não ha como mudar isso.

    Redação de:
    Luiz Augusto Vassoler
    - Biólogo -
  • editado March 2020
    A economia tem de parar

    Mundo 21.03.20 06:48

    A imprensa chapa-branca repete que é um erro paralisar a economia por causa da “gripezinha”.

    O cálculo vesgo – e criminoso – ignora o que está ocorrendo no resto do mundo.

    A Itália é o exemplo que tem de ser monitorado.

    No Vêneto, que está em regime de isolamento total desde o dia 8, a Covid-19 matou seis pessoas de ontem para hoje – um aumento de apenas 4% no número total de mortes. Até a semana passada, esse número superava os 25%.

    Ainda mais importante do que isso: nas últimas 24 horas, o número de pacientes em terapia intensiva aumentou somente 1,2%, reduzindo drasticamente o risco de colapso do sistema de saúde.

    Os novos casos registrados subiram 8%, um quarto dos quais circunscritos a uma única cidadezinha.

    Os dados indicam que o regime de isolamento total está achatando a curva. É por isso que o governador do Vêneto, que é de direita, defende medidas ainda mais restritivas para a economia, como o fechamento dos supermercados nos fins de semana.

    A pandemia de Covid-19 é uma tragédia sem precedentes e ainda vai durar meses e meses. Mas o primeiro passo para reduzir seus efeitos devastadores é desmascarar os embusteiros que fazem cálculos cínicos – por oportunismo ou por estupidez.

    A economia vai parar de qualquer maneira. A prioridade agora é impedir uma catástrofe ainda maior.

    Fonte: https://www.oantagonista.com/mundo/a-economia-tem-de-parar/
  • Agora eu finalmente encontrei um site que me pareceu confiável e explicando o coronavírus com mais detalhes. É o site espanhol - la verdade ofende - e sim, é verdade, a situação é gravíssima e são necessárias sem as medidas de quarentena e coisas assim. Eu até estou ficando com medo da minha mãe de 76 anos e que mora comigo morrer, embora até agora ela tenha excelente saúde.
  • Embora nosso biólogo do post acima, L. Vassoler, não seja nenhum Camões, traz informações praticamente inéditas e curiosas. Em se tratando de alguém especialista em virologia aborda essa pandemia com grande lucidez além de comentários úteis.
  • editado March 2020
    Saudações Patolino
    Patolino citou - Luiz Augusto Vassoler
    - Biólogo -

    Desinfetantes.
    O vírus é altamente vulnerável a qualquer desinfetante, água sanitária, Lysoform, Pinho Sol e, com destaque o álcool etílico

    Quando eu vinha do laboratório de pesquisa no Inmetro. Lá muitos alunos de várias instituições de ensino superior utilizam para pesquisas com células tronco, e outras pesquisas avançadas com microrganismos patogênicos.

    Quando eu chegava em casa usava Lysoform em um recipiente (tipo àqueles de misturar cimento comprado em casa de material de construção) na entrada da porta de casa, eu passava os tênis nesse embebido esperava escorrer um pouco meu tênis e o levava para a lavanderia, eu deixava esse tênis para ir no dia seguinte so laboratório.

    Esses cuidados auxíliam a minimizar a entrada de vírus e bactérias e a se depositarem no chão de casa. Imaginem crianças engatinhando pelo chão...

    A roupa eu deixava de molho tbm.

    Complemento... Pessoas que tiverem parentes idosos em casa, transplantados, doenças pré-existentes, imunodeprimidos, portadores de HIV, etc.

    É aconselhável que tenham esses cuidados, pois os calçados são grande fonte de contaminação tbm.

    Obs.: Eu tinha um "sobrinho" muito chato que era meu orientador (mestrado) lá no Inmetro.

    Ele me cobrava biossegurança e dizia:
    Silvana, cudado... Esse laboratório é compartilhado por muitos pesquisadores e pesquisas com alguns microrganismos muito patogênicos... Ainda tem um agravante, vc é diabética.

    Eu mantinha os cuidados, tranquila, os lab do Inmetro são impecáveis com biossegurança... Não passa nada.


    [Fraternos]
  • Saudações LaraAs
    LarasAs disse:
    Eu até estou ficando com medo da minha mãe de 76 anos e que mora comigo morrer, embora até agora ela tenha excelente saúde.

    Fique em atenção, mas calma LarasAs.

    Imagine eu, estudante de farmácia Tendo de circular por vários laboratórios onde existem microrganismos muito agressivos... Já trabalhei em alguns labs dos mais variados níveis de segurança.

    Graças a D-US nada me aconteceu. Eu me cuidava muito.

    Por isso quando relatei meu contágio com o Covid-19 mais acima expliquei os sintomas detalhadamente como se estivesse em um modelo relatório informal...

    E para passar tbm a seguinte mensagem.

    Se eu que sou diabética e tenho 52 anos consegui. É possível que muitos idosos no Brasil e que tenham o sistema imune bem reforçado. Consigam tbm.


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Bolsonaro e as decisões importantes.

    Convocou os farmacêuticos do exercíto para a produção de medicamento utilizado em outros países na tentativas de tratamento de pacientes graves do novo Coronavírus.

    " Exército brasileiro ampliará produção de cloroquina, diz Bolsonaro
    Medicamento está sendo testado no combate ao coronavírus (Covid-19)"
    Exame - Por Karla Mamona
    21 mar 2020, 17h58

    Decidimos que os laboratórios químicos e farmacêuticos do Exército devem ampliar imediatamente a produção desse medicamento”, disse o presidente em vídeo.

    Ele lembrou ainda na última sexta-feira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu que a cloroquina não poderá ser vendida para outros países, já que a medicação é utilizada para combater a malária, lúpus e inflamações nas articulações, entre outros.

    Vídeo do comunicado



    https://exame.abril.com.br/brasil/exercito-brasileiro-ampliara-producao-de-cloroquina-diz-bolsonaro/



    [Fraternos]
  • editado March 2020
    A cloroquina (e sua versão menos tóxica, a hidroxicloroquina) tem efeitos colaterais sérios. Só deve ser usada em casos graves, quando é tudo ou nada
    O remédio de novo não tem nada. Desde 1944, ele é utilizado para o tratamento da malária e de lá para cá ganhou vários usos diferentes. Ele é importantíssimo para quem tem lúpus, e é utilizado, por exemplo, no tratamento da artrite reumatoide. Seus efeitos colaterais também já são bem conhecidos: o medicamento pode causar alterações oculares e emocionais, causar zumbidos e dores abdominais. Em situações mais graves, pode causar alopecia (queda de cabelo) e alterações na retina.
    https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/o-que-e-a-cloriquina-entenda-o-medicamento-que-sera-testado-contra-covid-19-no-brasil/98371
  • editado March 2020
    Saudações Fernando
    Fernando citou:
    cloroquina (e sua versão menos tóxica, a hidroxicloroquina) tem efeitos colaterais sérios. Só deve ser usada em casos graves, quando é tudo ou nada.

    Fernando, eu já ia colocar explicações técnicas sobre o mesmo. Muito bom o alerta.

    Já começou a corrida das pessoas as Farmácias para a compra do medicamento...

    A Anvisa foi notificada provavelmente pelos farmacêuticos da rede particular de atenção... A preocupação nossa dentro das farmácias é com a atenção aos pacientes que dependem dessa medicação para seus tratamentos.

    O desabastecimento é o que acontece nesses casos.. O pior é as pessoas acharem que podem fazer a automedicação sem o conhecimento técnico e desconhecendo as reações adversas... Por isso os farmacêuticos precisam notificar a vigilância sanitária para tentar parar essa corrida ao desabastecimento da medicação.

    Agora normativa para controle especial.

    ANVISA - RDC 351/2020
    " CONTROLE ESPECIAL
    Hidroxicloroquina: orientação aos pacientes e farmácias
    Com o novo enquadramento, as farmácias e drogarias são obrigadas a registrar todas as entradas e saídas do medicamento e seu estoque, além de registrar os dados dos consumidores."

    http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/hidroxicloroquina-orientacao-aos-pacientes-e-farmacias/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR


    [Fraternos]
  • Saudações a todos

    E Viva !!! O Bolsonaro acordou...rs
    Já andava preocupada.- MITO !!!

    " Governo deve enviar mais 5 milhões de testes do coronavírus
    Segundo Jair Bolsonaro, os testes rápidos poderão ser realizados em locais de fácil acesso, como farmácias, escolas e postos de drive-thru"

    Por Estadão Conteúdo
    22 mar 2020, 10h01

    O presidente Jair Bolsonaro usou neste domingo (22) sua conta no Twitter para repetir informação dada na véspera pelo Ministério da Saúde em relação à distribuição de testes de covid-19.

    “São aproximadamente 10 milhões de testes no local. Cinco milhões enviados para todos os Estados ainda em março”.

    Na postagem, o presidente diz que os testes rápidos poderão ser realizados em locais
    de fácil acesso, como farmácias, escolas e postos de drive-thru.

    “As amostras são coletadas sem que o paciente saia do seu próprio veículo, uma estratégia adotada com sucesso na Coreia do Sul”, conclui o Presidente.

    https://exame.abril.com.br/brasil/governo-deve-enviar-mais-5-milhoes-de-testes-do-coronavirus/


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Estou buscando mais informações sobre a questão.

    " Coronavírus pode infectar a mesma pessoa duas vezes? A pergunta que intriga cientistas."

    BBC - 3 dias atrás

    https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/BB11oZh6.img?h=0&w=720&m=6&q=60&u=t&o=f&l=f&x=416&y=245

    Depois de ser diagnosticado com covid-19 em fevereiro, passar dias internado em um hospital de Tóquio e se recuperar, um homem japonês de cerca de 70 anos finalmente retornou à vida normal — usando transporte público, por exemplo.

    Mas, depois de alguns dias de alta, veio uma febre.

    O idoso voltou ao hospital e, para a surpresa dele e dos médicos, fez um novo teste para o coronavírus que deu positivo.

    O caso, reportado pela NHK, empresa pública de comunicação, alertou cientistas porque, até agora, muitos acreditavam que uma pessoa não podia ser infectada com covid-19 duas vezes — pelo menos a curto prazo.

    Alguns países, como o Reino Unido, chegaram a basear sua estratégia inicial de combate à pandemia no princípio da "imunidade do rebanho" — que considera um cenário em que grande parte da população se tornaria imune após contrair a doença.

    Mas, com o surgimento de casos como o do homem japonês, esse princípio foi posto em dúvida.

    Agora, a comunidade científica busca responder à pergunta: quão verdadeira é a possibilidade de que o corpo gere imunidade depois de contrair a doença?

    Nova infecção ou recuperação do vírus?

    A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disse à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC) que "como se trata de um novo vírus, e sobre o qual ainda aprendemos mais todos os dias, no momento, não podemos dizer com certeza absoluta que uma pessoa infectada com o vírus não pode se infectar novamente."

    Uma opinião semelhante é defendida pelo virologista espanhol Luis Enjuanes, que afirma haver "uma porcentagem de pacientes, de pelo menos 14%, que, depois de terem testado negativo, retornaram ao positivo".

    No entanto, em conversa com a BBC News Mundo, o pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a principal instituição de pesquisas científicas da Espanha, disse que esses casos podem estar ligados a uma "recuperação" do vírus, em vez de uma nova infecção.

    " Minha explicação, entre várias possíveis, é que, em geral, esse coronavírus imuniza a população, mas talvez a resposta imune (do corpo) não seja muito forte."

    "Então, quando essa resposta imunológica diminui, o vírus, que fica em algum reservatório do corpo, reaparece", explica ele.

    Para entender melhor a hipótese de Enjuanes — que é um dos virologistas que mais estudou a covid-19 na Espanha —, é importante saber que existem vírus que permanecem no corpo por três meses ou mais.

    "O padrão é que uma pessoa infectada teria de se tornar 0 positiva, ou seja, gerar imunidade. E que, com a imunidade, o vírus não deveria ressurgir, mas o agente infeccioso pode ficar em tecidos especiais — que não estão tão expostos à defesa (pelo organismo) como outros órgãos", explica.

    https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/BB11oZh9.img?h=169&w=300&m=6&q=60&o=f&l=f

    Vários tipos de imunidade
    A extensão da imunidade varia de acordo com cada doença.

    Para o sarampo, por exemplo, basta uma vacinação quando criança para se ter imunidade por toda a vida.

    No entanto, existem outros vírus para os quais as vacinas não são tão eficazes. Portanto, é preciso aplicar doses com uma certa periodicidade.

    E há outros casos em que, à medida que o vírus sofre mutações, novas vacinas devem ser aplicadas todos os anos — a para gripe é uma delas.

    Especialista neste tipo de doença, o pesquisador Isidoro Martínez estranhou a velocidade da reinfecção no caso do paciente japonês e de outros.

    "O que normalmente acontece é que, sem a imunidade duradoura, dentro de um ou dois anos, em novas epidemias, você será infectado novamente. Isso é normal", disse Martínez à BBC News Mundo.

    "Mas é raro uma pessoa ser reinfectada com o mesmo vírus logo após ser curada. Além disso, devemos ter em mente que, até onde sabemos, esse coronavírus não muda tanto quanto o vírus influenza (da gripe)", acrescenta.
    Dessa forma, Martínez se inclina para uma hipótese semelhante à de Luis Enjuanes.

    "Possivelmente, o que está acontecendo no caso da covid-19 é que as pessoas que testam positivo depois de um resultado negativo são vítimas de um retorno temporário da infecção, até que seja definitivamente eliminada", diz ele.

    No entanto, o cientista destaca que ainda há muito que estudar sobre a covid-19 e que não há certeza de que uma segunda infecção realmente seja improvável.

    São respostas pendentes que poderão ser chave no planejamento de políticas de saúde contra um vírus que está afetando o mundo inteiro.

    https://www.bbc.com/portuguese/geral-51954966


    [Fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Judas

    Sobre a questão das màscaras...




    [Fraternos]

    Entendido.

    Obrigado.

  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Ministério da Saúde inicia hj 23/03/20
    A campanha de vacinação para gripe.

    É preciso procurar por cidade as datas dos grupos etários e pessoas que irão receber essa dose

    "Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

    A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde."


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Enquanto no Brasil muitos batem Palmas aos profissionais da Saúde.

    Outros..

    Como algumas pessoas estão hostilizando os profissionais da saúde como médicos (pedrada no carro), enfermeiras (empurradas no mêtro, soco no rosto ou hostilizadas).

    A ignorância é uma epidemia que surge como efeito collateral.


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Links relacionados

    Pug ll - Covid-19 em Portugal

    https://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/1367/covid-19-em-portugal#latest

    Spider - Alternativas a quarentena total

    https://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/1368/alternativas-a-quarentena-total#latest

    [Fraternos]
  • Mais um dia ruim pro mercado brasileiro.
    Queda forte no IBOV que ainda não andou abaixo dos 60 mil pontos. Isso é sério, estou comemorando que não caiu abaixo dos 60 mil vindo de 120 mil. Uma queda de pouco mais de 50%.

    Se esta região de suporte de 60 mil for rompida pra baixo a coisa pode ficar muito feia e empresas podem não mais se recuperar.

    A CVC Turismo, Gol Linhas aéreas e Azul Linhas aéreas, estão com desvalorizações absurdas. A Gol por exemplo caiu 89% em relação ao topo anterior e as outras estão em situação bem parecida.
    São milhares de empregos, isso também é desgraça e também mata gente.
  • Mais uma coletiva do presidente e seus ministros. Gostei muito do que vi e quero a opinião dos demais. Assim que tiver o vídeo posto aqui.
  • NA JP noticiou-se que Espanha e Itália já registram queda da curva.
  • Governadores e prefeitos do nordeste falaram em fechar estradas totalmente e não responderem " a presidente nenhum". Também se referiram dessa forma aos ministros de estado.

    É gente deste tipo que teríamos lá em cima no lugar do Bolsonaro e sua equipe.
  • editado March 2020
    Aí a coletiva, destaco a fala do ministro da saúde. A maioria do conteúdo de fonte primária está até os 18 minutos.
  • Saudações Judas
    Judas disse:
    São milhares de empregos, isso também é desgraça e também mata gente.

    Judas, em momentos assim costumo ser racional o máximo possível... Quase agora estava assistindo a novela (tirar o foco das notícias ruins).

    Quando entrou o plantão do SBT e vi o rosto muito sério do comentarista... Me arrepiei toda. Não sei se era calafrio (do reflexo da minha doença) ou arrepio de ouvir sobre mais mortes...

    Caramba !!

    E a econômia tbm está sofrendo outra Pandêmia em paralelo...

    Agora, notícia: 34 mortos e 1.891 casos confirmados.


    [Fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Judas
    Judas disse:
    São milhares de empregos, isso também é desgraça e também mata gente.

    Judas, em momentos assim costumo ser racional o máximo possível... Quase agora estava assistindo a novela (tirar o foco das notícias ruins).

    Quando entrou o plantão do SBT e vi o rosto muito sério do comentarista... Me arrepiei toda. Não sei se era calafrio (do reflexo da minha doença) ou arrepio de ouvir sobre mais mortes...

    Caramba !!

    E a econômia tbm está sofrendo outra Pandêmia em paralelo...

    Agora, notícia: 34 mortos e 1.891 casos confirmados.


    [Fraternos]

    Silvana, em um fim de semana no RJ morrem mais de 34 pessoas de formas mais horríveis, fora as que desaparecem (pra mim é pior que morrer).

    É saber lidar com as proporções e com os fatos da vida, eu sei que você sabe disso. Quanto à quarentena é saber que a diferença entre remédio e veneno está na dose.

    Que passe logo porque não é fácil nem sadio ficar assistindo essa contabilidade macabra em tudo o que é jornal. O pioro é saber que alguns veículos entregam estes números com gosto de quero mais por parte deles.
    Haverá uma saída e espero que seja o menos danoso possível.

    Veja a fala do ministro da saúde no vídeo que postei, achei animador. Estão bem informados inclusive quanto a soluções que já funcionaram como no caso de "dobrar" respiradores usando um Y nas saídas.
  • editado March 2020
    Saudações Judas
    Judas disse:
    Silvana, em um fim de semana no RJ morrem mais de 34 pessoas de formas mais horríveis, fora as que desaparecem (pra mim é pior que morrer).

    Sim. É verdade.
    O problema mesmo nessa epidemia são os picos agudos da infecção. Ou seja, lotam os hospitais ao mesmo tempo uma grande proporção de pessoas que necessitam de respiradores. Se fosse só um leito e medicação seria mais fácil e menos dispendioso para o SUS.

    Além disso problemas de contaminação verticalizada... Pacientes em estado grave que já estão no hospital... E pacientes em tratamento perdendo parte da atenção da equipe de plantão para atender a essas emergências.

    A nossa sorte é que Bolsonaro possui base logística e de pessoal técnico que o auxília. Vamos ver se esses números colaterais tbm sejam minimizados.
    Judas disse:
    É saber lidar com as proporções e com os fatos da vida, eu sei que você sabe disso. Quanto à quarentena é saber que a diferença entre remédio e veneno está na dose.

    Foi o que eu falei em um post anteriormente...
    Não adianta tenta fechar tudo sem haver uma seletividade de importância.

    O problema maior em algumas cidades, onde eu moro por exemplo, os mais jovens mais ou menos se isolaram, já os mais idosos estão circulando como de nada fosse...rs

    Creio que seja a desinformação.

    Por isso agora por aqui tbm cortaram o passe gratuito para os idosos em transporte público... Todo mundo passeando aqui... Hahaha

    O Witzel isolou a Baixada Fluminense do Centro do Rio. Mêtro e trem selecionando os profissionais de serviços essenciais. Ônibus intermunicipais não circulam.

    Judas disse:
    Que passe logo porque não é fácil nem sadio ficar assistindo essa contabilidade macabra em tudo o que é jornal. O pioro é saber que alguns veículos entregam estes números com gosto de quero mais por parte deles.
    Haverá uma saída e espero que seja o menos danoso possível.

    Sim. Vamos aguardar que o menor dano collateral (sistema de saúde e econômia) seja nossa realidade para adiante no País.

    Judas e demais colegas...
    A título de conhecimento técnico...


    " Aerossol bacteriano gerado por respiradores mecânicos: estudo comparativo"

    Respiradores mecânicos emitem aerossóis que podem estar colonizados com bactérias.

    A assistência ventilatória é sabidamente um procedimento de risco para colonização e infecção de vias aéreas do próprio paciente. Muitos dispositivos e materiais são implicados como fonte potencial, entre eles os ventiladores, tubos13, "Ambus"14, termômetros15 e sobretudo nebulizadores1-3,16. Outra fonte descrita de contaminação dos respiradores é o ar comprimido medicinal, que, normalmente, obedece a normas técnicas de pureza química, mas não bacteriológica. É relatado que, dependendo da fonte, 70 a 80% das amostras de ar fornecem culturas positivas para germes como Pseudomonas, Staphylococcus albus e Corynebacterium. [...]

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301997000100005



    " A Diretrizes brasileiras para tratamento das pneumonias adquiridas no hospital e das associadas à ventilação mecânica - 2007"

    A pneumonia adquirida no hospital, especialmente quando associada à ventilação mecânica, representa um grande desafio diagnóstico e terapêutico, a despeito de todo o progresso da medicina atual".

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132007000700001


    Vírus e bactérias são sempre é um desafio em saúde hospitalar...

    Por isso... O bom mesmo é evitar...

    Quem puder se isolar... Faça-o.

    [Fraternos]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.