Coronavirus - Perguntas e respostas sobre a nova ameaça

1151618202174

Comentários

  • Ok, vamos proteger nossos velhinhos, tomar medidas de higiene, ficar em casa (quando possível) e etc. Mas vamos aos fatos e deixar um pouco o Deus, Átila o Huno, e seus "a gentes" de lado (ele fala dez "a gentes" por frase).

    China teve 80.735 casos e menos de 3200 mortos numa população de 1bilhão 386 milhões de pessoas ( https://exame.abril.com.br/mundo/numero-de-novos-casos-de-coronavirus-volta-a-cair-na-china/ ). Átila disse que a China acertou nas medidas, por isso que foi "pouquinho" e continua com esses números de "80.000 por dia", usando o currículo pra farmar gados. Átila só esquece que governo de Wuhan, na China, deu uma festa com 40.000 ( https://brasil.elpais.com/internacional/2020-02-16/xi-jinping-sabia-da-gravidade-do-coronavirus-em-wuhan-duas-semanas-antes-de-reconhecer-a-epidemia.html ), famílias pouco antes do surto e sabia da doença desde muito antes ( https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/01/estudo-sugere-que-governo-chines-restringe-dados-sobre-coronavirus.shtml ).

    Átila também "esqueceu" que em janeiro o governo chinês suprimiu informações sobre transmissibilidade da doença entre humanos (dizendo que era impossível) e que no Brasil tivemos um carnaval com milhões nas ruas: turistas comendo geral, surubas, partilha de copos, beijos, gente suada, tossindo e espirrando e até agora não deram 2000 casos com 25 mortes, segundo ele, por medidas de contenção. Outros falam em 100.000.000 de infectados.

    Outra coisa, alimentem-se bem. Ao contrário do que diz Átila o Huno, há estudos mostrando que a vitamina C pode melhorar o sistema imunológico em casos de infecções estabelecidas ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29099763 ), bem como proteínas ( https://www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170530154319.htm ). Sim, há quem diga que isso não importa, mas eu, pessoalmente, tomo minha 1 grama de vitamina C por dia.

    Vamos ser ponderados, porque quando a pandemia passar, o PIB vai cair 4,4% e Átila vai dar de ombros pra o emprego perdido de até 40 milhões de brasileiros (https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2020/03/epoca-negocios-xp-ve-desemprego-atingir-40-milhoes-no-brasil-sem-plano-marshall-de-verdade.html)

  • Médicos descrevem graves consequências do coronavírus em pacientes curados

    Médicos de Hong Kong alertaram sobre as graves consequências da Covid-19, causada por um novo tipo de coronavírus, ao analisarem os pacientes curados.

    Segundo eles, os pacientes que se curaram da doença podem ter uma deterioração da função pulmonar e asfixia ao andar rápido, escreve o South China Morning Post.

    A conclusão é baseada no estudo de um grupo de 12 pacientes recuperados. Dois ou três deles não são mais capazes de fazer o que podiam antes, disse Owen Zeng, chefe do Centro de Doenças Infecciosas do Hospital Princess Margaret.

    "Eles não conseguem respirar quando andam depressa. Alguns pacientes podem experimentar uma redução de 20 a 30% na função pulmonar [após a recuperação]", relata o jornal.
    https://www.jb.com.br/ciencia_e_tec/2020/03/1022799-medicos-descrevem-graves-consequencias-do-coronavirus-em-pacientes-curados.html#.Xm7QsHFQ-Kp.whatsapp
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Boas notícias.

    Sulfato de hidroxicloroquina associado a azitromicina utilizado em outros Países inclusive na China estão tendo um resultado promissor.
    Uol notícias publicou:
    Coronavírus
    Prevent Senior usa cloroquina em todos os casos com covid-19, diz diretor

    Do UOL, em São Paulo
    23/03/2020 18h13

    O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito, anunciou hoje que todos os pacientes da rede diagnosticados com a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estão recebendo o tratamento com cloroquina e azitromicina.

    A primeira paciente a receber esses medicamentos foi a mãe dos donos da Prevent Senior. Aos 75 anos, ela foi internada em estado grave e começou o tratamento na quinta-feira (19), a pedido dos filhos.

    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/23/prevent-senior-usa-cloroquina-em-todos-os-pacientes-com-coronavirus.htm

    [Fraternos]
  • Saudações Fernando
    Fernando citou:
    Médicos descrevem graves consequências do coronavírus em pacientes curados.

    Fernando, eu tenho feito um teste básico respiratório com meus familiares, pois todos aqui ficamos com todos os sintomas do Coronavírus (Covid-19).

    Comentei anteriormente os sintomas que surgiram em nôs aqui em casa.

    O que eu fazia como teste simplificado com meus familiares. Até para poder avaliar como estava a resposta respiratória... A pneumonia as vezes pode ser silenciosa...

    Então.. Eu e meus parentes nos sentávamos em uma cadeira de forma a manter o tronco reto, então puxávamos o ar pelo nariz o máximo que ppdíamos (inspiração profunda), prendíamos por uns 10 segundos, e soltávamos pela boca (expiração), bem lentamente.

    Ao final eu fazia pequena "anamnese" perguntando e observando se havia obstrução nas narinas, e de o ar chegava aos pulmões e se os mesmos se enchiam sem dor ao fazermos essa dilatação pulmonar (encher os pulmões ao máximo), após isso íamos soltando bem lentamente pela boca o ar (expirando), verificar de havia cansaço ao final e se havia alguma dor em alguma região dos pulmões. E ainda de havia total desobstrução do peito (vias aéreas).


    Modelo para observação.

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Illu_conducting_passages_pt.svg

    Tudo bem comigo e os meus...

    Agora estou observando se houve algum dano (sequela) na capacidade pulmonar ao fazermos esforço como andar lentamente e mais rapidamente.

    Compreendes... As pessoas podem fazer esses testes para observar possíveis sequelas.

    Se acaso a pessoa perceber que algo está diferente podem procurar médicos e de indicado procurar esse tipo de teste abaixo.

    Aqui tem um modelo
    https://telemedicinamorsch.com.br/blog/prova-de-funcao-pulmonar


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    A todos a quem interessar... Para terem uma base de relato sintomático para pessoas com possível contágio infeccioso leves...

    Sou diabética e tenho parente com histórico de problemas recorrentes de pneumonia... Por isso assim que detectamos o que estava acontecendo conosco... Cuidamos em ficar de quarentena e de cuidar os sintomas.

    Dor na garganta (leve);
    Febre (limite - até 38o graus);
    Dores de cabeça (leves);
    Dores no corpo (leve);
    [Corisa tosse seca e espíritos leves)];
    Desinteria (leve - caso saibam fazer, procurem repor com soro caseiro);
    Secreção (leve) no peito após uns dias da infecção instalada;
    Falta de ar (leve) gerou cansaço.


    Vou relatar uma situação curiosa que aconteceu comigo tbm durante essa infecção. Meus olhos ficaram por vezes avermelhados, inchados, ardiam e ficaram secos...

    Não dei muita bola... Afinal, espirrar, tossir, corisa e dor de cabeça podem resultar em olhos vermelhos.

    Usei um colírio que já tenho em casa para limpar e umedecer meus olhos.

    Fui pesquisar sobre essa possibilidade por curiosidade...

    Descobri que nessa infecção existem alguns casos de conjutivite...

    " Coronavírus: Como os olhos têm um papel na disseminação do vírus."

    Por John Egan, revisado por Valerie Kattouf

    Nossos olhos podem desempenhar um papel importante na disseminação e prevenção do novo surto de coronavírus observado em todo o mundo.

    Por exemplo, um médico da Universidade de Pequim acredita que ele pode ter contraído o coronavírus por não ter utilizado proteção para os olhos ao tratar pacientes. Oficiais médicos, no entanto, dizem que, embora possível, é improvável.

    Para reduzir o risco de contrair o novo coronavírus, evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas. As membranas mucosas (que revestem várias cavidades do corpo) são as mais suscetíveis à transmissão do vírus.


    https://www.allaboutvision.com/pt-br/condicoes/coronavírus-e-os-seus-olhos/


    Obs.: O link aqui colocado foi simplificado para não colocar trabalhos científicos que, para a maioria é de confusa leitura.


    [Fraternos]
  • Saudações a todos

    Faço ressalvas sobre a notícia do uso de medicação que estão sendo testadas.

    " Homem morre nos EUA após se automedicar com cloroquina."

    Jovem Pan 23/03/20

    Um homem morreu nesta segunda-feira (23), no estado americano do Texas, após se automedicar
    com cloroquina. A droga, utilizada por pacientes que sofrem de lúpus, artrite e outras doenças, é uma das que estão sendo testadas para tratar pacientes com o novo coronavírus.


    Alerta ao uso irracional de medicação sem indicação médica.

    Os medicamentos citados para o tratamento da forma grave do Covid-19 são (Sulfato de Hidrocloroquina + Azitromicina), mas, os mesmos devem ser utilizados em internação.

    https://jovempan.com.br/noticias/mundo/homem-morre-nos-eua-apos-se-automedicar-com-cloroquina.html


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Remédios para hipertensão agravam sintomas do Coronavirus

    “Para infectar as células, o Sars-Cov-2 utiliza a enzima conversora de angiotensina 2, chamada de ECA-2, presente nas células de pulmão, rins e outros órgãos. E alguns remédios usados pelos hipertensos elevam o nível dessas enzimas, o que poderia facilitar a replicação do vírus.

    https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-a-hipertensao-aumenta-o-risco-de-complicacoes-do-coronavirus/amp/
  • editado March 2020
    Saudações Senhor

    Muito boa a lembrança...

    Já houve a contra indicação do Ibuprofeno e dos medicamentos para cardiopatas e hipertensos que utilizam esses medicamentos indicados por seus médicos para o tratamento de suas doenças de base e precisam tratar dos sintomas gerais da infecção pelo Covid-19.

    Sobre o Ibuprofeno a OMS já havia feito restrições... Um tempo depois a OMS recuou e liberou o uso do Ibuprofeno.

    Agora com toda essa divulgação e histeria coletiva... As notícias ficam super polarizadas.


    " Tratamento do coronavírus: ibuprofeno x paracetamol"

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los. Paralelamente, as autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da covid-19.

    Contudo, hoje (19/03) a OMS voltou atrás e retirou a restrição ao uso do ibuprofeno. Apesar disso, o Ministério da Saúde segue recomendando que outros medicamentos sejam usados contra a doença.

    Por que o ibuprofeno não tem sido indicado para os casos de coronavírus?

    De acordo com o porta voz da Organização Mundial da Saúde não há evidência robusta em estudos preliminares de como o uso de anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, possa agravar paciente com o novo coronavírus, entretanto, mesmo assim, prudente evitar o uso ou administrá-lo com cautela até que mais estudos baseados em evidência científica possam validar essa situação.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ibuprofeno deve ser evitado por aumentar os níveis de um receptor que facilitaria a entrada do vírus na célula, e o estudo é preliminar necessitando de maior investigação científica. Como essa relação ibuprofeno e COVID-19 ainda necessita de maior investigação e de estudos mais robustos, a orientação é de que seja evitado o ibuprofeno considerando que há que há disponibilidade de outros fármacos para substituí-lo.

    Existem evidências científicas?

    Houve um trabalho publicado na revista The Lancet, em março de 2020, que avaliou estudos feitos com pacientes infectados com o novo corona vírus e indicaram que anti-inflamatórios não esteroides aumentam a expressão de enzimas conversoras de angiotensina 2, receptores que existem em células epiteliais dos pulmões, intestinos, rins e vasos sanguíneos.

    Assim, possibilitando que o SARS-CoV-2 se ligue e, consequentemente, infecte o organismo. Entretanto, há necessidade de mais estudos a respeito. Portanto, há a suspeita de que anti-inflamatório potencie a ação do vírus. O estudo publicado foi baseado em observação e, portanto, não estabelece relação de causa e consequência cientificamente.
    SBC) publicou uma nota de esclarecimento no dia 13 de março de 2020 com a seguinte orientação:

    “Em vistas ao conhecimento do envolvimento da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2) na fisiopatologia da infecção pelo corona vírus, especula-se que a modulação dessa via poderia ser uma alternativa a ser explorada no manejo desses pacientes. A utilização de fármacos como os inibidores de enzima conversora de angiotensina (iECA) e os bloqueadores de receptores de angiotensina (BRA), assim como o uso de tiazolidinodionas e de ibuprofeno resultam em elevação dos níveis da ECA-2."


    https://guiadafarmacia.com.br/tratamento-do-coronavirus-ibuprofeno-x-paracetamol/

    Obs.: O interessante é que pacientes que façam o uso de medicações de base para essas doenças. Peçam orientações aos seus médicos.
    Muitas pessoas estão procurando seus médicos através de msgs.


    [Fraternos]
  • É possivel mesmo que entre vítimas do covid19 esses medicamentos para hipertensão tenham sido fator determinante.
  • O Estupro é inevitável.
    Não há como relaxar ou gozar .
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Uma reflexão muito importante em tempo de Coronavírus.

    Um País se fortalece e ganha guerras contra inimigos invisíveis se o mesmo sabe valorizar profissionais chave como pesquisadores, professores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, etc...

    Em tempo não muito distante políticos de outro partido que perderam a ultima eleição presidencial, queriam desligar equipamentos no LNCC por causa dos custos com a luz desse centro de pesquisa...

    Observem o trabalho realizado aqui em nosso País. Muito orgulho !!!

    Procurem pelo título abaixo, pois está em .pdf.

    " Transmissão comunitária:
    Genoma mostra que o novo coronavírus adquiriu características singulares no Brasil."


    Trabalho de mapeamento é chamado de vigilância genética viral e é fundamental para saber como e quanto a Covid-19 se espalha no país.

    Ana Lúcia Azevedo
    26/03/2020

    Rio - Em tempo recorde, cientistas sequenciam genoma do novo coronavírus em pacientes da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.
    Dos 19 pacientes analisados o vírus apresentou dois de origem asiática, os demais são todos de origem européia.

    O trabalho mostra que o vírus Sars-Cov-2 já se propagou no país a ponto de apresentar características que o distinguem dos coronavírus introduzidos. É a comprovação genética da transmissão comunitária, e veio com
    apelo para a necessidade de isolamento social.

    Segundo Ana Tereza Vasconcelos há entre eles um "cluster" - um agregado de marcas no genoma indicando que o vírus sofreu alterações após chegar ao Brasil. Isso só acontece quando o patógeno já está há tempo em quantidade suficiente para que essas alterações possam ocorrer sem ser percebidas.

    O trabalho tem 5 páginas.

    Nesse link dá para ler o material informativo.

    https://www.oitomeia.com.br/noticias/2020/03/26/genoma-mostra-que-o-novo-coronavirus-adquiriu-caracteristicas-singulares-no-brasil/


    [Fraternos]
  • Saudações Huxley
    Huxley citou:

    Muito bom o vídeo.


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    silvana escreveu: »
    Saudações a todos
    Silvana, exorto-te a fazer-se constar às autoridades sua condição de em suspeita de infecção pelo Coronavirus para efetivamente a confirmar ou não. O ideal era que todos assim o fizessem para que se tenha dados oficiais mais precisos.

  • Saudações Senhor
    Senhor disse:
    Silvana, exorto-te a fazer-se constar às autoridades sua condição de em suspeita de infecção pelo Coronavirus para efetivamente a confirmar ou não. O ideal era que todos assim o fizessem para que se tenha dados oficiais mais precisos.

    Sim. Entendo sua posição.
    Como posso te explicar... Vamos por partes...

    Sobre minha quarentena...

    Estou em casa sempre, não saio de casa para nada, desde que eu percebi o que estava acontecendo conosco (família), resolvemos ficar tranquilos em casa...

    Isso após eu ter avaliado nossa condição geral... Estamos a 4 semanas protegidos em casa... Os sintomas já estão passando. E lembro... Todos os sintomas meus e dos meus familiares foram leves.

    Creia, tenho condições técnicas de avaliar minha condição geral, minha e de minha família.


    Quanto a nossos cuidados com a mente...
    Nada de pânico, somos acostumados a esse tipo de vida... Somos muito caseiros aqui em casa.. Quando precisamos vamos aos contatos por internet. Meu filho faz reuniões pela Internet... Tranquilo... E se ficarmos sem internet... Internet de bairro, enfim...

    Temos uma rede de amigos que já sabem de nossa condição e viriam aqui em casa em seus carros. Estamos nesse grupo de fraternidade e as reuniões seguem pela Internet tbm... Estão fazendo isso para vermos os mais idosos do grupo e assim vermos como todos estão...

    Não posso te dizer que sou dona da verdade absoluta sobre a Covid-19...

    Mas, sou muito informada, cuidadosa, sei como evitar contatos que possam levar perigo a outras pessoas ou vice e versa...

    Minha casa tem espaço e jardim para que eu possa transitar tranquilamente, tenho acesso ao sol durante todo o dia e o mesmo adentra em minha casa (casa arejada... Essa casa debaixo a construimos assim...

    Suprimentos...

    Estamos em contingência... Mas, estamos bem. Eu já vinha me preparando para essa epidemia...

    Já vinha controlando e guardando os itens de alimentação, higiene, medicacão... Para mim e os animais...

    Se vc ler o tópico inteiro desde o início. Eu já vinha alertando a todos aqui para o problema que estava chegando...

    Intormação é poder !!!

    Com base nisso os impactos minimizam... Compreendes ?!


    Sobre notificação...

    Bem, moro na Baixada Fluminense...
    Uma região empobrecida, com poucos recursos e a prioridade no momento é cuidar de mim e dos meus...

    Não vou arriscar ir para filas de vacinação no momento, por exemplo, pois estamos fora da faixa etária... Irei quando estiver melhor e lá no posto tenho uma colega que estudou comigo, e que trabalha na parte de agravos epidemiológicos... Vou notificar lá...

    Entendes ?! Vai entrar como dado para casos suspeitos. O que isso significa... Contará como estatística normal. Não como evidência, mas como números de base para contagem do alcance do contágio.

    Tenho amizades em vários locais de atendimento as quais já alertei... Uma delas está ciente da minha condição. Tenho três amigas farmacêuticas muito próximas...

    Elas me tratam por (mãe). Uma delas inclusive é mineirinha (minha amada amiga -filhinha) que veio bem jovem para o Rio e nós trocamos WhatsApp. Se precisar falamos por tel... E-mail...

    São jovens e me adotaram na faculdade assim como eu as adotei tbm, fui fazer farmácia e já estava com 42 anos... ;)

    Todas nós estudamos esses métodos epidemiológicos na faculdade... Isso é tranquilo para mim e para elas...


    Sobre Análise Clínica...

    Sou especializada em ciências laboratóriais e em diagnóstico in vitro...

    Devido a eu estar no final da infecção. Meu teste rápido (imunológico), não seria conclusivo... Explico...
    Esse tipo de análise precisa de algumas confirmações quando a carga viral está menor ... Compreendes ?!

    Para mim... Avalio o maior risco no momento, e, é que eu saia de casa ou peça que uma equipe venha em minha residência para esse tipo de confirmação.

    Estarei tirando a oportunidade de outros menos favorecidos e em estado mais grave que o meu...

    Creia, se eu ou algum parente de nossa quarentena estivessemos em risco. Eu seria a primeira a correr ou pedir socorro as minhas (filhas) farmacêuticas... Que me levariam aos locais de competência.

    Estaria em excelentes mãos.

    Senhor, estou bem. Obrigada.


    [Fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Senhor
    Senhor disse:
    Silvana, exorto-te a fazer-se constar às autoridades sua condição de em suspeita de infecção pelo Coronavirus para efetivamente a confirmar ou não. O ideal era que todos assim o fizessem para que se tenha dados oficiais mais precisos.

    Sim. Entendo sua posição.
    Como posso te explicar... Vamos por partes...

    Sobre minha quarentena...

    Estou em casa sempre, não saio de casa para nada, desde que eu percebi o que estava acontecendo conosco (família), resolvemos ficar tranquilos em casa...

    Isso após eu ter avaliado nossa condição geral... Estamos a 4 semanas protegidos em casa... Os sintomas já estão passando. E lembro... Todos os sintomas meus e dos meus familiares foram leves.

    Creia, tenho condições técnicas de avaliar minha condição geral, minha e de minha família.


    Quanto a nossos cuidados com a mente...
    Nada de pânico, somos acostumados a esse tipo de vida... Somos muito caseiros aqui em casa.. Quando precisamos vamos aos contatos por internet. Meu filho faz reuniões pela Internet... Tranquilo... E se ficarmos sem internet... Internet de bairro, enfim...

    Temos uma rede de amigos que já sabem de nossa condição e viriam aqui em casa em seus carros. Estamos nesse grupo de fraternidade e as reuniões seguem pela Internet tbm... Estão fazendo isso para vermos os mais idosos do grupo e assim vermos como todos estão...

    Não posso te dizer que sou dona da verdade absoluta sobre a Covid-19...

    Mas, sou muito informada, cuidadosa, sei como evitar contatos que possam levar perigo a outras pessoas ou vice e versa...

    Minha casa tem espaço e jardim para que eu possa transitar tranquilamente, tenho acesso ao sol durante todo o dia e o mesmo adentra em minha casa (casa arejada... Essa casa debaixo a construimos assim...

    Suprimentos...

    Estamos em contingência... Mas, estamos bem. Eu já vinha me preparando para essa epidemia...

    Já vinha controlando e guardando os itens de alimentação, higiene, medicacão... Para mim e os animais...

    Se vc ler o tópico inteiro desde o início. Eu já vinha alertando a todos aqui para o problema que estava chegando...

    Intormação é poder !!!

    Com base nisso os impactos minimizam... Compreendes ?!


    Sobre notificação...

    Bem, moro na Baixada Fluminense...
    Uma região empobrecida, com poucos recursos e a prioridade no momento é cuidar de mim e dos meus...

    Não vou arriscar ir para filas de vacinação no momento, por exemplo, pois estamos fora da faixa etária... Irei quando estiver melhor e lá no posto tenho uma colega que estudou comigo, e que trabalha na parte de agravos epidemiológicos... Vou notificar lá...

    Entendes ?! Vai entrar como dado para casos suspeitos. O que isso significa... Contará como estatística normal. Não como evidência, mas como números de base para contagem do alcance do contágio.

    Tenho amizades em vários locais de atendimento as quais já alertei... Uma delas está ciente da minha condição. Tenho três amigas farmacêuticas muito próximas...

    Elas me tratam por (mãe). Uma delas inclusive é mineirinha (minha amada amiga -filhinha) que veio bem jovem para o Rio e nós trocamos WhatsApp. Se precisar falamos por tel... E-mail...

    São jovens e me adotaram na faculdade assim como eu as adotei tbm, fui fazer farmácia e já estava com 42 anos... ;)

    Todas nós estudamos esses métodos epidemiológicos na faculdade... Isso é tranquilo para mim e para elas...


    Sobre Análise Clínica...

    Sou especializada em ciências laboratóriais e em diagnóstico in vitro...

    Devido a eu estar no final da infecção. Meu teste rápido (imunológico), não seria conclusivo... Explico...
    Esse tipo de análise precisa de algumas confirmações quando a carga viral está menor ... Compreendes ?!

    Para mim... Avalio o maior risco no momento, e, é que eu saia de casa ou peça que uma equipe venha em minha residência para esse tipo de confirmação.

    Estarei tirando a oportunidade de outros menos favorecidos e em estado mais grave que o meu...

    Creia, se eu ou algum parente de nossa quarentena estivessemos em risco. Eu seria a primeira a correr ou pedir socorro as minhas (filhas) farmacêuticas... Que me levariam aos locais de competência.

    Estaria em excelentes mãos.

    Senhor, estou bem. Obrigada.


    [Fraternos]
    Compreendo. Ok.

  • Senhor, fiquei alegre com sua preocupação.

    Parece estranho... Mas, acabamos por criar laços de cuidado entre grupos nesses momentos.

    Obrigada por sua preocupação.

    [Fraternos]
  • É isso aí.

  • editado March 2020
    Senhor, me prometa que vai se cuidar. Ok ?

    Só para auxíliar e informar o nível de cuidados que tenho aqui em casa...

    Destacando... Não estou fazendo indicação para uso a ninguém. Esse suplemento já fazemos uso aqui em casa.

    Estamos fazendo uso de Ômega 3.

    http://www.unbciencia.unb.br/biologicas/104-ciencias-biologicas/638-omega-3-pode-ser-arma-contra-zika

    Obs.: Se por ventura alguém quiser utilizar esse suplemento procure seu médico e tire suas dúvidas com ele. Me refiro a possíveis leitores adicionais do fórum.


    [Fraternos]
  • Claro que se você tá doente e se cuida e evita certos esforços, logo vai se curar.

    Ótimo, tá dizendo óbvio como algo inovador.

    Duh.
  • editado March 2020
    Saudações Percival

    Percival disse:
    Claro que se você tá doente e se cuida e evita certos esforços, logo vai se curar.

    Ótimo, tá dizendo óbvio como algo inovador.

    Duh.

    Hahaha.
    Graças a D-US. Auxílio e empatia.
    Minha formação acadêmica. Capacidade intelectual de discernir o óbvio... E preparação prévia da imunidade...

    Estou Viva !!!

    Me cuidei sim. E pelo motivo óbvio.
    Sou diabética... Estou no olho do furacão, literalmente...

    Esse vírus... Está sendo e foi desde o inicio subestimado...

    Está deixando MUITAS sequelas... Só serão percebidas após isso tudo passar...

    Ontem em um programa sobre o assunto um especialista informou que alguns pacientes após se curatem do Covid-19 estão adquirindo a Síndrome sibilante. Isso será o minímo.


    Obs.: A forma como abordei sobre o Ômega 3, o falei, não para dizer que sou a dona da verdade. É pelo simples fato que a responsabilidade com saúde pública é um compromisso do Farmacêutico. E que a "prescrição farmacêutica" mesmo que de um suplemento deve sempre ser avaliada e acompanhada pelo médico de cada paciente.

    Mas, entendo que isso vc não sabia.

    Isso se chama ética e cuidado com a saúde alheia.


    [Fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Percival

    Percival disse:
    Claro que se você tá doente e se cuida e evita certos esforços, logo vai se curar.

    Ótimo, tá dizendo óbvio como algo inovador.

    Duh.

    Hahaha.
    Graças a D-US. Auxílio e empatia.
    Minha formação acadêmica. Capacidade intelectual de discernir o óbvio... E preparação prévia da imunidade...

    Estou Viva !!!

    Me cuidei sim. E pelo motivo óbvio.
    Sou diabética... Estou no olho do furacão, literalmente...

    Esse vírus... Está sendo e foi desde o inicio subestimado...

    Está deixando MUITAS sequelas... Só serão percebidas após isso tudo passar...

    Ontem em um programa sobre o assunto um especialista informou que alguns pacientes após se curatem do Covid-19 estão adquirindo a Síndrome sibilante. Isso será o minímo.


    Obs.: A forma como abordei sobre o Ômega 3, o falei, não para dizer que sou a dona da verdade. É pelo simples fato que a responsabilidade com saúde pública é um compromisso do Farmacêutico. E que a "prescrição farmacêutica" mesmo que de um suplemento deve sempre ser avaliada e acompanhada pelo médico de cada paciente.

    Mas, entendo que isso vc não sabia.

    Isso se chama ética e cuidado com a saúde alheia.


    [Fraternos]

    Se você faz o recomendado você tem mais chances de se curar.
    Quanto a estudos estudos mostram que estudos são estudos até que eles saiam do status de estudos.
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    A quem interessar possa...

    Recentemente realizei pesquisa sobre Alzheimer e Parkinson para um trabalho de conclusão em especialização...

    Segundo minhas observações e dados coletados de trabalhos para referência técnica...

    Vírus e bactérias podem não só chegar ao cérebro como podem deixar restos de seus processos infecciosos no mesmo...

    E não sou eu quem está dizendo...

    Vejam:

    Artigo: O coronavírus também pode chegar ao cérebro

    " Pesquisadores constataram que os coronavírus podem chegar ao sistema nervoso antes mesmo de atingir o pulmão."

    Roberto Lent*
    19/03/2020 - 10:08 / Atualizado em 19/03/2020 - 10:09


    [Imagem não capturada]
    Neurônios cerebrais que controlam a função cardiorrespiratória são atingidos rapidamente pelos coronavírus, o que parece contribuir decisivamente para a falência respiratória e a morte dos pacientes mais vulneráveis
    Foto: Reprodução

    Os vírus , tão falados quanto pouco conhecidos, estão na fronteira entre os objetos inanimados e os seres vivos : são constituídos por moléculas de ácidos nucleicos – aquelas que alojam os genes – envelopadas por proteínas. Sua infectividade muitas vezes depende da existência de outras proteínas incrustadas na membrana de nossas células , que os reconhecem e os transportam para dentro.

    Aí começam os problemas, porque os vírus interferem com quase tudo dentro das células, proliferam explosivamente e invadem o organismo, podendo em muitos casos causar um grande estrago na nossa saúde.

    Os coronavírus não são diferentes. Há muito que descobrir sobre eles, mas já surgiram dados importantes revelados pelos cientistas dos primeiros países afetados.

    Trago um exemplo: um grupo de pesquisadores chineses acaba de propor uma resposta a uma das principais perguntas em aberto sobre a Covid-19 , a doença causada pelo novo coronavírus: por que é tão rápida e devastadora a falência respiratória dos pacientes vulneráveis (idosos, imunodeprimidos, diabéticos e outros), levando-os à morte em questão de dias?

    Analisando observações no cérebro de pacientes falecidos e experimentos em animais, os pesquisadores constataram que os coronavírus podem chegar ao sistema nervoso, e que isso ocorre por via intranasal, antes mesmo de atingir o pulmão. A caminho do pulmão, os vírus são internalizados pelos filetes nervosos que inervam a mucosa olfatória e respiratória.

    Dentro das fibras nervosas, os vírus passam de um neurônio a outro pelas sinapses, microestruturas que garantem a comunicação entre os neurônios.

    Assim são conduzidos com grande velocidade em direção ao cérebro, justamente para regiões-chaves do controle cardiorrespiratório, encarregadas da monitoração e comando dos músculos e vasos sanguíneos que mantêm no nível certo a função do coração e dos pulmões.

    Avanço rápido

    A rapidez desse percurso é assombrosa. Os primeiros dados epidemiológicos de Wuhan, na China, mostraram que o tempo médio entre os primeiros sintomas e a dificuldade de respirar foi de 5 dias, e 8 dias depois os pacientes já precisavam de internação em UTI para garantir sua sobrevivência com respiradores.

    As implicações dessa descoberta são muito relevantes para sugerir tratamentos. De acordo com os pesquisadores, a neuroinvasividade do coronavírus por via intranasal ressalta a relevância do uso de máscaras respiratórias e a evitação dos contatos interpessoais de estreita proximidade física.


    Além disso, aponta para a importância de desenvolver medicamentos antivirais que possam ser administrados por inalação nos primeiros estágios da doença, e capazes de penetrar a barreira hematoencefálica que, como o nome indica, controla a passagem de substâncias injetadas no sangue para o interior do cérebro. Tarefa da Ciência!

    Na China, ao contrário do Brasil, a Ciência foi estimulada desde o início a utilizar sua expertise e debruçar-se imediatamente sobre a Covid-19. A resposta está sendo rápida. Já vimos esse filme no Brasil por ocasião da crise do vírus Zika, quando os pesquisadores brasileiros formados ao longo de anos de investimento, responderam com rapidez e eficiência.

    Agora, enquanto o Ministério da Saúde se manifesta corretamente na sua esfera de ação, o Ministério da Ciência e Tecnologia mantém ruidoso silêncio. Não basta importar a ciência dos outros, temos que gerar a nossa.


    " Roberto Lent é Professor Emérito da UFRJ e Pesquisador do Instituto D’Or"


    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/artigo-coronavirus-tambem-pode-chegar-ao-cerebro-24314398


    [Fraternos]
  • editado March 2020
    Saudações a todos

    Isso está acontecendo no primeiro mundo...

    Médicos lá muitos nem atendem mais as ligações dos clientes... Podem estar ocupados...
    Segundo a Christine Bueno as pessoas devem procurar direto os hospitais.






    Só para reforçar... Fortes dores na nuca e cabeça... O vírus avançando ao cérebro...

    Se cuidem pessoal... Isso é sério.


    [Fraternos]
  • Em alguns casos, os únicos sintomas são a perda do olfato e do paladar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.