Coronavirus - Perguntas e respostas sobre a nova ameaça

1232426282974

Comentários

  • Saudações Judas
    Judas disse:
    Não vou morrer com a caixa de remédios na mão pra no dia da minha missa de sétimo dia liberarem o uso.

    Comentando... Oro que vc e sua família fiquem protegidos. Livres dessa doença.


    Agora...

    - Missa de sétimo dia ?

    Para com isso Leonardo.


    [Fraternos]
  • silvana escreveu: »
    Saudações Judas
    Judas disse:
    Não vou morrer com a caixa de remédios na mão pra no dia da minha missa de sétimo dia liberarem o uso.

    Comentando... Oro que vc e sua família fiquem protegidos. Livres dessa doença.


    Agora...

    - Missa de sétimo dia ?

    Para com isso Leonardo.


    [Fraternos]
    Obrigado, Silvana.

    Espero jamais precisar abrir a caixa do remédio.
  • Judas, e a hidroxicloroquina? Eu ouvi dizer que ela é mais segura do que a cloroquina.
  • Huxley escreveu: »
    Judas, e a hidroxicloroquina? Eu ouvi dizer que ela é mais segura do que a cloroquina.
    Não me atentei em nenhuma vez que falei do assunto sobre a diferença entre uma e outra (ligada a preguiça de escrever o nome também =) ). A caixa é de de Hidroxocloroquina genérica, uma caixa azul da EMS. Você e os demais levem em conta a informação mais precisa que tiverem a este respeito e não qualquer coisa que eu tenha dito. É muito provável que sim, exista uma diferença considerável.
  • editado April 2020
    A @Silvana pode explicar melhor a diferença se tiver tempo. É bom que isso conste aqui.
    É uma peculiaridade técnica.

    Alguns antibióticos por exemplo têm as formas Cefalexina e Cefalexima Monohidratada.

    Em alguns casos a diferença pode ser pequena e outros bem maior apenas por conta dessas nomenclaturas e fórmulas aparentemente iguais.

    Isso é coisa de farmacêutico mesmo.
  • editado April 2020
    Aproveitando pra explorar ainda mais a @Silvana, esta entrevista fala sobre o uso de corticoides no tratamento pra conter o processo inflamatório que acaba por tomar a capacidade dos pulmões antes do organismo gerar a resposta imune pra destruir o vírus. Silvana escreveu sobre isso dias atrás e agora teve esta notoriedade. Corticoides tem por natureza diinuir a imunidade do organismo. Parece contra intuitivo mas não é, entrevista esclarece porque pode funcionar

    Recomendo a todos:

  • editado April 2020
    silvana escreveu: »
    Saudações Senhor

    Senhor disse:
    Passou na tv a tremendamente consternadora notícia da morte de uma profissional da área de saúde vítima do covid19. Há uma chance de que ela tenha morrido a despeito de todas as possibilidades disponíveis ao largo dos procedimentos oficiais do sistema.

    Senhor, o problema com profissionais que ficam estressados e sem descanso na jornada de trabalho. Pode levar a complicações da resposta imunológica...

    É um quadro que leva a exaustão física e emocional.

    Diego citou:
    Segundo Uma hipótese...

    " Um estresse crônico, aumentado e persistente, em especial dos glicocorticoides, pode afetar o crescimento, proliferação, diferenciação e o funcionamento de células do sistema imune, levando a uma menor reatividade do sistema imunológico, que em outros termos quer dizer uma 'imunossupressão', variável de um indivíduo para outro", explica."

    https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/25/emocoes-e-imunidade-desespero-com-o-coronavirus-pode-afetar-a-imunidade.htm

    É uma situação complicada.


    [Fraternos]
    Sim. Uma pena a inpessoalidade monolítica do sistema.

  • editado April 2020
    Acabei de ver:

    "Brasil soma 1.328 mortes por coronavírus e 23.430 casos confirmados".

    Então são 22,102 pessoas que até aqui não morreram.

    Passados 14 dias elas são contabilizadas como curadas ou simplesmente somem das estatísticas?

    Porque o número de curados noticiado é menor que mil. Isso foi falado hoje no noticiário da Pan.

    Não consigo concordar com esta maneira de divulgar as coisas. Isso é mórbido e traz desespero e desânimo pra todos apesar de vender jornal, dar audiência e prejudicar o governo que parecem ser as prioridades de um monte de gente por aí.

  • Covid-19: estudo com cloroquina é interrompido por risco à saúde

    Pesquisa feita em Manaus constatou que medicamento pode ser o responsável pelo aumento do risco de arritmia cardíaca potencialmente fatal

    Vista como uma esperança no tratamento de pacientes com Covid-19, a cloroquina pode não ser tão segura assim. Um estudo brasileiro realizado em Manaus, que contou com 81 participantes infectados pela doença e utilizou o medicamento como possível solução, foi interrompido precocemente devido a problemas de segurança.

    Pacientes que receberam uma dose mais alta do remédio desenvolveram batimentos cardíacos irregulares, o que aumentou o risco de uma arritmia cardíaca potencialmente fatal. Cerca de metade dos participantes do estudo recebeu uma dose de 450 miligramas de cloroquina duas vezes ao dia, durante cinco dias. O restante recebeu doses de 600 miligramas, por 10 dias.

    Em três dias de estudo, os pesquisadores começaram a perceber arritmias cardíacas em pacientes que tomavam a dose mais alta. No sexto dia do tratamento, 11 pacientes morreram, levando ao fim imediato da pesquisa.
    Medicamento não é a cura

    Ludhmila Abrahão Hajjar, diretora de ciência e tecnologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e professora do InCor, alerta para o uso do medicamento, em entrevista à Folha de São Paulo: "Cloroquina não é vacina. Está sendo vista como salvadora, e não é. Mas se você fala isso, já começa a apanhar porque virou uma questão nacional de pressão. Mas a realidade científica é essa, não tem evidência [de eficácia]".

    Hajjar, que fez parte da comissão de especialistas que se reuniu com Jair Bolsonaro há duas semanas para discutir o uso da cloroquina, disse que alertou o presidente sobre a falta de evidências sobre o uso da droga.

    Apesar dos defensores da medicação, a médica informa que os "efeitos adversos não devem ser desprezíveis". Ela explica que a arritmia é mais difícil de ocorrer quando a pessoa está com o coração saudável, mas que devemos lembrar que "até 40% dos pacientes infectados pela Covid-19 têm algum tipo de injúria ao sistema cardiovascular".

    Apesar das limitações nos resultados, médicos e especialistas disseram que os dados reunidos por este estudo encerrado forneceu evidências de que a cloroquina e a hidroxicloroquina, ambas usadas no tratamento de malária, podem causar dados significativos em alguns pacientes, especificamente em casos em que há algum problema relacionado ao coração.
    https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/covid-19-estudo-com-cloroquina-e-interrompido-por-risco-a-saude/99340
  • editado April 2020
    Judas escreveu: »
    Acabei de ver:

    "Brasil soma 1.328 mortes por coronavírus e 23.430 casos confirmados".

    Então são 22,102 pessoas que até aqui não morreram.

    Passados 14 dias elas são contabilizadas como curadas ou simplesmente somem das estatísticas?

    Porque o número de curados noticiado é menor que mil. Isso foi falado hoje no noticiário da Pan.

    Não consigo concordar com esta maneira de divulgar as coisas. Isso é mórbido e traz desespero e desânimo pra todos apesar de vender jornal, dar audiência e prejudicar o governo que parecem ser as prioridades de um monte de gente por aí.
    De "O Globo" de hoje: o problema do Brasil é que os suspeitos não são testados. Se fossem, o número de casos aumentaria muito.
    Coronavírus: número de infectados é quinze vezes maior que os já diagnosticados, aponta estudo

    A pandemia do novo coronavírus pode já ter infectado 313.288 pessoas no país , segundo estimativas do portal Covid-19 Brasil, que reúne cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB), entre outras. O mais recente boletim do Ministério da Saúde, que já admitiu subnotificação, aponta 23.430 casos confirmados. A modelagem do grupo, que tem acertado as projeções sobre a Covid-19, aponta que o número real é quinze vezes maior.

    O que está acontecendo: o Brasil é um dos países que menos testam no mundo, embora seja o 14° mais afetado. Se o número
    de casos subnotificados projetado fosse considerado, seria o segundo do mundo, atrás somente dos EUA, que testam 8.866 pessoas por milhão, enquanto o Brasil faz 296 testes por milhão de habitantes.
    "O Globo" - 14/04/2020
    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-numero-de-infectados-quinze-vezes-maior-aponta-estudo-24369657

  • Nessas doses é possível que tenha problemas mesmo.

    A dosagem do comprimido é de 400MG, o estudo fala em até 600MG

    Também já é sabido pelo grupo da Prevent Senior que o tratamento feito quando o quadro está agravado não funciona.
    Precisaríamos saber mais sobre o estudo de Manaus pra dizer o que a matéria diz, que o medicamento "não é a cura"

    O Estudo feito na França tem uma amostragem muito maior que essa de Manaus. Na França foram mais de 1000 pacientes e o índice de cura alegado foi de 91%, embora o Pug diga que viu um número diferente.

    Ontem, de novo no programa da JP, mais um médico disse que adotou o tratamento pra própria esposa e disse que funcionou.

    Acho que falta uma sintonia fina entre essas informações e também um protocolo único pra se adotar de acordo com o grau em que se encontra cada paciente.
  • A pesquisa ni Manaus descobriu qe a diferenca entre o veneno e o remédio é a dose. Parabéns aos nossos cientistas.
  • editado April 2020
    Alguém teve mais notícias sobre a questão da (quase?) superlotação de UTIs em Manaus?
  • Duas notícias de Manaus:
    https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/covid-19-manaus-sera-1-cidade-a-receber-profissionais-de-saude,204c426ed96c073ee2bc454fc77a4e70gvkrcjcv.html

    https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/14/bancos-de-manaus-registram-longas-filas-para-pagamento-de-auxilio-emergencial.ghtml

    Eu tenho um amigo que morou em Manaus. Ele sempre reclamava muito da estrutura da cidade. Do trânsito e da internet cara e ruim.

    Se a cidade já não tem estrutura amontoar gente em frente ao banco não vai ajudar em nada.

  • O distanciamento social é algo que deverá perdurar após o reabrimento gradativo do comércio e precisará ser seguido rigidamente por cada um que sair a rua, seja lá quando isso venha a acontecer.

    Essa notícia de Manaus não é nada animadora neste sentido.

    Transporte público é um problema pro qual não vejo solução além de usar máscaras e torcer pra filtrarem o vírus. Claro, não tocar o rosto e lavar as mãos.

    A importância de um tratamento agora é esta, cuidar dos descuidados que vão acabar contraindo a doença na volta ao trabalho que em alguns casos já ocorreu por falta de opção. Os aplicativos de mobilidade aqui em BH estão a todo vapor. Eu abro pra sondar os carros na região e sempre tem pelo menos 2.

    Um protocolo oficial precisa ser pensado e então exigido. O problema de manter o "faz de conta" é este. Pessoas vão fazer do seu jeito.
  • editado April 2020
    Judas escreveu: »
    O distanciamento social é algo que deverá perdurar após o reabrimento gradativo do comércio e precisará ser seguido rigidamente por cada um que sair a rua, seja lá quando isso venha a acontecer.

    Essa notícia de Manaus não é nada animadora neste sentido.

    Transporte público é um problema pro qual não vejo solução além de usar máscaras e torcer pra filtrarem o vírus. Claro, não tocar o rosto e lavar as mãos.

    A importância de um tratamento agora é esta, cuidar dos descuidados que vão acabar contraindo a doença na volta ao trabalho que em alguns casos já ocorreu por falta de opção. Os aplicativos de mobilidade aqui em BH estão a todo vapor. Eu abro pra sondar os carros na região e sempre tem pelo menos 2.

    Um protocolo oficial precisa ser pensado e então exigido. O problema de manter o "faz de conta" é este. Pessoas vão fazer do seu jeito.
    Sobre a questão de máscaras.
    Tem país aí que tem lei que impõe o uso de máscaras em supermercados. Tem outro aí em que a máscara já é obrigatória ao sair de casa. Não vejo porque os legisladores não teriam a ideia de colocarem uma lei para uso de máscara em transporte público. Parece ser uma nova tendência...
  • Que vírus desgraçado !
  • A partir desta sexta feira o uso de máscaras em público será obrigatório em BH. O prefeito Alexandre Kalil informou.
  • Um grande amigo meu está infectado , palavras dele :
    Mandaram eu pedir Cloroquina para o Bolsonaro .
  • Judas escreveu: »
    A partir desta sexta feira o uso de máscaras em público será obrigatório em BH. O prefeito Alexandre Kalil informou.
    Se alguém for interpelado pelo não uso da máscara basta dizer que não existe para comprar... ou até mesmo que não tem dinheiro pois está desempregado pelo lockdown
  • Emmedrado escreveu: »
    Um grande amigo meu está infectado , palavras dele :
    Mandaram eu pedir Cloroquina para o Bolsonaro .

    REPITO... ISSO É FATO !
  • Emmedrado escreveu: »
    Emmedrado escreveu: »
    Um grande amigo meu está infectado , palavras dele :
    Mandaram eu pedir Cloroquina para o Bolsonaro .

    REPITO... ISSO É FATO !

    Quero resposta para isso !!!
    Opiniões sobre isso !
  • Emmedrado escreveu: »
    Emmedrado escreveu: »
    Um grande amigo meu está infectado , palavras dele :
    Mandaram eu pedir Cloroquina para o Bolsonaro .

    REPITO... ISSO É FATO !
    Emmedrado escreveu: »
    Emmedrado escreveu: »
    Emmedrado escreveu: »
    Um grande amigo meu está infectado , palavras dele :
    Mandaram eu pedir Cloroquina para o Bolsonaro .

    REPITO... ISSO É FATO !

    Quero resposta para isso !!!
    Opiniões sobre isso !

    Esperando ...
  • editado April 2020
    Saudações Judas

    Desculpe a demora Judas...
    Hj estive um pouco ocupada durante o dia.

    Vamos a questão... Para a compreensão de todos que eventualmente leiam este post.
    Judas disse:
    A @Silvana pode explicar melhor a diferença se tiver tempo. É bom que isso conste aqui.
    É uma peculiaridade técnica.

    Sim. Bem lembrado...

    Vou colocar o ponto central. Bem simplificado. Para que todos entendam.

    A diferença principal do Difosfato de Cloroquina para a Cloridrato de Hidroxicloroquina está na solubilidade em àgua. (* - vídeo abaixo aos 6 minutos).

    O que isso significa... Que a diferença básica entre as duas é a solubilidade, distribuição e menor efeito colateral.

    Vantagens e desvantagens entre as duas:

    A cloroquina: É mais eficaz no tratamento ao qual ela é utilizada (antimalárico, por exemplo) o problema é que possui mais efeitos adversos; a cloroquina faz um depósito maior em muitos tecidos do corpo, entre os quais o olho (retinopatia) e tbm no canal auditivo. O que confere a Cloroquina, efeitos colaterais mais significativos... Principalmente quando em uso prolongado.
    Destaco ainda... Que não são alterações agressivas e normalmente desaparecem com a suspensão da medicação.

    A Hidroxicloroquina: Pode apresentar quase as mesmas variações quanto aos efeitos colaterais... Sendo que os efeitos colaterais são BEM menores devido a sua SOLUBILIDADE em àgua. Por conta de sua configuração química.

    Agora...
    O legal (para uns cientistas e para outros nem tanto em tempos de Covid-19), é o tempo de meia vida...

    O tempo de meia-vida da Hidroxicloroquina leva a uma excreção lenta, sendo a meia-vida de eliminação terminal de aproximadamente 50 dias no sangue total ou de 32 dias no plasma.

    Isso ao meu ver é interessante...

    Pois, alguns estudos de Wuhan informam que o tempo do vírus (infecção) circulando no organismo é bem maior que 14 dias, podendo variar de 20 a 39 dias, até que o organismo consiga o antígeno para o Sars-Cov-2 (Covid-19).


    Segundo o fabricante:

    Propriedades Farmacocinéticas

    A Hidroxicloroquina é rapidamente absorvida após administração oral, com uma biodisponibilidade média de 74%. Distribui-se amplamente pelo organismo, sendo acumulada nas hemácias e em alguns órgãos como os olhos, rins, fígado e pulmões, onde pode se armazenar por tempo prolongado. Conforme o mencionado anteriormente.

    O que andam discutindo sobre a Hidroxicloroquina...

    Distúrbios cardíacos
    Desconhecida
    Cardiomiopatia que pode resultar em insuficiência cardíaca e em alguns casos com desfecho fatal. Toxicidade crônica deve ser considerada quando ocorrerem distúrbios de condução (bloqueio de ramo/bloqueio átrio-ventricular) bem como hipertrofia biventricular. A suspensão do tratamento leva à recuperação.

    Prolongamento do intervalo QT em pacientes com fatores de risco específicos, que podem causar arritmia (torsade de pointes, taquicardia ventricular).

    https://consultaremedios.com.br/hidroxicloroquina/bula

    Síndrome de QT

    O diagnóstico é realizado por ECG. O tratamento é com magnésio IV, medidas para encurtar o intervalo QT e desfibrilação elétrica quando a fibrilação ventricular é precipitada. O intervalo QT longo responsável por torsades de pointes pode ser congênito ou induzido por fármacos.

    Comentário: Este é o ponto que alguns especialistas estão "batendo" sobre a Cloroquina.

    Um protocolo para estabelecerem a o uso de uma dosagem para eficácia e segurança do uso mesmo de curta duração como o é neste caso da Covid-19.

    Judas disse;
    Alguns antibióticos por exemplo têm as formas Cefalexina e Cefalexima Monohidratada.

    Em alguns casos a diferença pode ser pequena e outros bem maior apenas por conta dessas nomenclaturas e fórmulas aparentemente iguais.

    Isso é coisa de farmacêutico mesmo

    Sim. A configuração química das moléculas pode potencializar o tempo de meia-vida de alguns fármacos, alterar questões como solubilidade e distribuição de outros...

    Essas variações nas moléculas servem para potencializar ou inativar certos efeitos das medicações.



    A quimica da Cloroquina e Hidroxicloroquina. (Tempo aos 6 minutos)

    (*)


    [Fraternos]
  • Saudações Judas

    Judas disse:
    Aproveitando pra explorar ainda mais a @Silvana, esta entrevista fala sobre o uso de corticoides no tratamento pra conter o processo inflamatório que acaba por tomar a capacidade dos pulmões antes do organismo gerar a resposta imune pra destruir o vírus. Silvana escreveu sobre isso dias atrás e agora teve esta notoriedade. Corticoides tem por natureza diinuir a imunidade do organismo. Parece contra intuitivo mas não é, entrevista esclarece porque pode funcionar.

    Judas, não estás de maneira nenhuma me explorando.

    Tenho sempre disponibilidade em falar sobre esse assunto. Meu intuito é auxíliar na compreensão do problema.

    Na linha: 'Informação é poder ! '

    Vamos ao assunto...

    Legal que eles (alguns cientistas) estão achando outras maneiras de olhar para essa infecção...

    O problema com o Covid-19 é que o mesmo evolui à 'cascata inflamatória', de forma que descompensa o organismo. Muito provavelmente pacientes que vão a forma grave da infecção, seus organismos não combatem mais o vírus, estão antes totalmente descompensados... Batalha já está praticamente perdida .. Se antivirais não forem usados, e a isso associados outros recursos terapêuticos a morte é certa. Pois deixar o paciente sem recursos externos (combate sistêmico), só no respirador mecânico, esperando o organismo reagir ao vírus...

    É decretar a morte desses pacientes.

    O organismo já está em total batalha da infecção o que não dá chance ao organismo de responder satisfatóriamente a infecção antes de avançar ao processo agudo da inflamação....

    Quando falei sobre isso anteriormente Judas, me referi ao fato de que em algumas pessoas a infecção evolui mais rápido, pois já estão em constante processo inflamatório em seu organismo...

    E quem são as pessoas que já estão assim ?

    Grupos de risco: Diabéticos, obesos, hipertensos, cardiopatas, pacientes autoimunes... E tbm como já vinha acompanhando de observar is estudos em Wuhan... Pacientes com deficiência de vit.D.

    Ou seja, esse vírus invade e já encontra ambiente muito saturado.... Evolui então para a 'cascata inflamatória aguda' onde é produzido secreção inflamatórias que se depositam nos pulmões.

    Por isso mencionei (estou defendendo) o mesmo que citou a Dra. Nise Yamagushi (Hidroxicloroquina), pois nessa situação os pacientes deviam ir logo para a tal DOSE DE ATAQUE ainda nos primeiros sintomas.

    Evitando a cascara inflamatória (tempestade inflamatória) que normalmente está levando esses pacientes ao óbito.

    Compreendes ?


    Muito bom o vídeo. Vamos torcer para que a melhor solução venha logo.




    Obs.: Claro que a Hidroxicloroquina tem algum potencial efeito colateral. Mas, o uso não é prolongado e já devia estar sendo usada em todos os hospitais para os casos muito graves. Sem isso é enxugar gelo.


    [Fraternos]
  • Vírus afastou as pessoas, fará revolucionar o capitalismo de novo - amanhã o mundo digital terá ganhado a predominância.

    Será possível ainda existir profissionalmente fora do digital?
    Tirando aqueles trabalhos que implicam necessariamente em presença física, penso que poucos conseguirão. Talvez, a robotização elimine esses empregos também.

    Pessoas dóceis, auto-isoladas - eis uma visão do futuro possível.

  • editado April 2020
    silvana escreveu: »
    Saudações Judas...



    Obrigado pelas contribuições. O tópico está muito bom e será legal revisitar quando tudo isso passar.

    Bom saber que entre nós tem gente pensando o problema e produzindo conteúdo útil que inclusive será corroborado nem que seja em parte através de soluções aplicadas que foram também consideradas aqui entre nós.

    E é bom sinal também porque se por aqui estamos bem de longe vislumbrando soluções significa que há um infinito de especialistas fazendo o mesmo em campo.

    O vírus não tem chance.

  • editado April 2020
    Vi no Jornal Nacional ontem que Trump está prestes a entrar em conflito com os governadores dos estados americanos, pois o primeiro quer reabrir tudo até o fim de abril, mas um bom número dos últimos não quer. Parece que a disputa vai acabar na Suprema Corte.
  • patolino escreveu: »
    Judas escreveu: »
    A partir desta sexta feira o uso de máscaras em público será obrigatório em BH. O prefeito Alexandre Kalil informou.
    Se alguém for interpelado pelo não uso da máscara basta dizer que não existe para comprar... ou até mesmo que não tem dinheiro pois está desempregado pelo lockdown
    A farmácia não tem, mas a banca de jornais aqui em frente está vendendo. Só não sei qual a procedência e qualidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.