Coronavirus - Perguntas e respostas sobre a nova ameaça

1282931333474

Comentários

  • editado May 2020
    Huxley escreveu: »
    A instituição de um isolamento forçado que paralise a economia é que constitui uma ação sabidamente de dano irreversível.
    Esse isolamento está sendo feito sem critério cientifico que o suporte com base em achismos sobre uma letalidade do vírus que já caiu por terra.

    Afirmações sem provas que tentam prever "o que teria acontecido se..." não são argumento.
    Mesmo porque ninguém disse que não deveria ser feito nada e sim que a ação a ser tomada deveria se basear em fatos, em ciência e na PRUDENCIA.
    Huxley escreveu: »
    E aqui o sujeito prova que é um imbecil acusando os outros daquilo que ele próprio faz ao contrapor as medidas draconianas e imprudentes com o não fazer nada... Como se não existisse nada no meio do caminho como a Coreia do Sul ou própria Suécia fizeram, Suécia alias que agora se torna um dos modelos de combate ao Corona vírus exaltado pelo OMS.

    https://istoe.com.br/oms-afirma-que-suecia-que-nao-fez-lockdown-e-modelo-a-ser-seguido/
    Huxley escreveu: »
    Devemos presumir então que se não tivesse fechado antes o sistema de distribuição de comida não teria sido afetado? Puxa, esse cara nunca deixa de me surpreender...
    Huxley escreveu: »
    "Surpresas da covid-19: mesmo sem quarentena, economia da Suécia despenca." (Banco Central da Suécia projeta crescimento anual de PIB entre -6,6% e -10%, que é pior do que a estimativa até de países que fizeram lockdown, como a China):
    https://www.exame.abril.com.br/economia/surpresas-da-covid-19-mesmo-sem-quarentena-economia-da-suecia-despenca/
    Sim, seguindo a tendencia mundial de uma crise global onde todo o resto do mundo fez lockdown.
    Mas as economias locais embora prejudicadas, não vão sofres com o mesmo número de falências e desemprego que o resto do mundo que seguiu o caminho oposto.
    Huxley escreveu: »
    3 - Outras nações que entraram antes na crise já estão saindo o que nos permite estimar que não estamos longes do fim. A epidemia tem tido um tempo médio de duração similar em diferentes nações.

    Falso! De forma geral, os países que estão perto do fim da crise são os que OU agiram muito cedo em medidas governamentais moderadas de restrição (Vietnã) OU, no caso de resposta um pouco tardia ou mais, são justamente os que fazem o oposto do que você sugere (Veja o caso da Austrália, Nova Zelândia, Grécia, etc. ) . A Suécia, por exemplo, está fazendo o que você está sugerindo (poucas e/ou leves restrições de distanciamento social) e está se FERRANDO por causa disso. 124 mortes por COVID-19 em 24 horas na Suécia, segundo o Worldometers de ontem. Em termos proporcionais, isso seria equivalente aos Estados Unidos terem cerca de 3700 mortes por COVID-19 num único dia. Por outro lado, os vizinhos da Suécia como Noruega, Dinamarca e Finlândia estão em outro patamar na crise epidemiológica. O governo da Suécia está escolhendo entre pandemia e recessão, mas parece que está colhendo os dois de forma plena.
    O sistema de saúde sueco entrou em colapso?
    A quarentena nunca se propôs a reduzir o numero de mortes inevitáveis pelo vírus, mas somente as mortes que poderiam ser evitadas com atendimento medico e que ocorreriam caso o sistema de saúde entrasse em colapso.

    Quanto você simplesmente cita um numero de mortes alto em uma nação nórdica de inverso rigoroso, está somente provando que não entendeu nem o ponto mais básico da questão.

    O número de mortos pelo vírus é absolutamente irrelevante para o que estamos discutindo. Se estivéssemos falando de mortos por FALTA DE ATENDIMENTO MEDICO, ai sim você teria razão.
    Mas como não estamos você está errado e como confirma a OMS a Suécia é um modelo a ser seguido:
    “Se não queremos uma sociedade que necessite de lockdowns, devemos olhar para a Suécia como representante de um modelo [de ação]”, complementou Ryan.
    https://istoe.com.br/oms-afirma-que-suecia-que-nao-fez-lockdown-e-modelo-a-ser-seguido/
    Huxley escreveu: »
    4 - Já ficou demonstrado pelos EUA que o corona vírus não causa a sobrecarga prevista no sistema de saúde.

    Paródias "Já ficou demonstrado por uma foto do ex-casal Nicole Kidman e Tom Cruise que homem não supera a altura de mulher". (Autor: indutivista seletivo) "Já ficou demonstrado que roleta russa não mata" (Autor: homem ultraconfiante depois sobreviver a um disparo de roleta russa e decidir por repetir a experiência).






    Mesmo New York que é o grande epicentro da doença nos EUA devido a densidade demográfica, não entrou em colapso e o Navio hospital enviado pelo Trump está vazio, assim como o hospital de campanha criado em um ginásio.
    Casos pontuais de mortes ocorrendo em um ou outro hospital são evidencia anedota e não mudam a realidade, em especial porque os EUA estão fazendo o lockdown e isso só provaria que ele não foi capaz de mudar a situação.

    Essa noticia é do dia 17, mais recente do que todos os seus twittes e mostra que 90% dos hospitais da marinha estão vagos.
    Um dos navios com 500 leitos no total, só tinha 71 leitos ocupados:

    https://www.cnbc.com/2020/04/17/nearly-90percent-of-the-us-navy-hospital-ship-in-new-york-is-empty-amid-coronavirus-fight.html

    O Tucker inclusive mostra a febre que se tornou no TikTok as dancinhas ensaiadas feitas por enfermeiros desocupados:



    Os EUA são um dos melhores exemplos de como o vírus não só não era tão letal quanto estavam afirmando, como também demonstra que as nações que entraram em colapso foram aquelas com um sistema UNIVERSAL de saúde mal gerido pelo estado.

    Não foi o vírus que causou o colapso em certas nações, foi a má gestão estatal.
  • Alias alguém já postou aqui o vídeo do Atila falando do sistema de saúde americano, que não é perfeito, mas é sem duvida um dos melhores do mundo.

    Enquanto a Itália que se orgulha de ser a primeira nação a considerar a saúde um direito universal e criou um dos primeiros sistemas universais de saúde viu seu sistema entrar em colapso, os EUA com seu sistema privado estão tirando a crise de letra ainda que tenham feito a besteira politica de entrar nesse lockdown inútil.

    Eles estão desmentindo lindamente as objeções feitas pelo profeta do apocalipse nesse vídeo:

  • Senhor escreveu: »
    O princípio é o da cautela. É cautela que diante de uma pandemia com características desconhecidas o melhor a se fazer seja não repetir os mesmos erros do passado. Historicamente muitas pandemias poderiam ter sido evitadas se tivessem sido tomadas medidas de isolamento. Mas e quanto aos efeitos de uma ação de isolamento sobre a ecoomia e a vida social? Bem, essa resposta é menos óbvia, na verdade só ha especulações, até por não haver muita epistemologia a respeito historicamente inclusive. A cautela pende claramente para a ação de isolamento.

    A questão dos efeitos do isolamento é outra história, envolve outras assertividades e ponderações, esse e que é o fato.

    Você está tentando argumentar que a cautela é usar da força e do poder de coerção do estado para impedir o funcionamento das empresas de milhões de pessoas, impedir milhões de ir trabalhar, ou ir a escola, sair para tomar um sorte ou ir ao parque, contrariando os direitos individuais das pessoas e alterando o funcionamento natural de toda a sociedade com base numa noção vaga de "e se o vírus for tão forte quanto outros que já vimos no passado quando as pessoas não conheciam princípios de higiene básica"?

    Isso é o oposto da prudencia.

    Prudencia é você se preparar para uma crise anunciada de modo racional, sem subestimar nem superestimar o problema.

    Eu não entendo a dificuldade das pessoas em entender que superestimar o problema é tão ruim quanto subestimar e pode ter consequências até mais severas.
  • editado May 2020
    NadaSei escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    O princípio é o da cautela. É cautela que diante de uma pandemia com características desconhecidas o melhor a se fazer seja não repetir os mesmos erros do passado. Historicamente muitas pandemias poderiam ter sido evitadas se tivessem sido tomadas medidas de isolamento. Mas e quanto aos efeitos de uma ação de isolamento sobre a ecoomia e a vida social? Bem, essa resposta é menos óbvia, na verdade só ha especulações, até por não haver muita epistemologia a respeito historicamente inclusive. A cautela pende claramente para a ação de isolamento.

    A questão dos efeitos do isolamento é outra história, envolve outras assertividades e ponderações, esse e que é o fato.

    Você está tentando argumentar que a cautela é usar da força e do poder de coerção do estado para impedir o funcionamento das empresas de milhões de pessoas, impedir milhões de ir trabalhar, ou ir a escola, sair para tomar um sorte ou ir ao parque, contrariando os direitos individuais das pessoas e alterando o funcionamento natural de toda a sociedade com base numa noção vaga de "e se o vírus for tão forte quanto outros que já vimos no passado quando as pessoas não conheciam princípios de higiene básica"?

    Isso é o oposto da prudencia.

    Prudencia é você se preparar para uma crise anunciada de modo racional, sem subestimar nem superestimar o problema.

    Eu não entendo a dificuldade das pessoas em entender que superestimar o problema é tão ruim quanto subestimar e pode ter consequências até mais severas.
    Estou falando só do que é ou não cautela não tem nada a ver com especulações. Nem tem relação com juízos de valor nem divagações de natureza eminentemente circular.

    O processo todo é um algoritmo

    Contaminação em massa
    Apreensão e dúvidas sobre medidas a tomar
    Percepção de que isolamento social é lenitivo
    Ação de isolamento produz efeitos desejados
    Fim.

    Os próximos algoritmos agora tratarão do que vai suceder após a adoção ou não do algoritimo anterior.

  • editado May 2020
    NadaSei escreveu:

    Falou, falou, falou, mas não justificou a base da argumentação que motivou minha crítica que é "A instituição de um isolamento forçado que paralise a economia é que constitui uma ação sabidamente de dano irreversível. Esse isolamento está sendo feito sem critério cientifico". NÃO HÁ desaceleração do crescimento econômico por conta da ação governamental de redução forçada de conectividade social, a evidência empírica mostra justamente o contrário: combater a pandemia INTENSAMENTE por meios políticos e sem meias medidas MELHORA a situação econômica no meio de uma pandemia. Como a reportagem da Exame mostrou, a Suécia esteve fazendo pouco ou quase nada e a economia está desabando do mesmo jeito. A nação economicamente influente mundialmente que mais tem perspectiva de crescimento econômico em 2020 provavelmente é a aquela que fez o lockdown mais rígido conhecido, que é a China. A expectativa de crescimento de PIB da Suécia em 2020 não é ruim apenas comparado a China, mas também comparado aos seus vizinhos escandinavos geográfica e socio-economicamente semelhantes. Esses últimos se localizam geograficamente longe do epicentro do início da epidemia na Europa, mas se prepararam melhor e vão sair da crise - econômica e epidemiológica - mais rápido por causa disso.

    Levando tudo isso em conta, qual país seria melhor o Brasil ter imitado o tanto quanto possível, a Noruega ou a Suécia?
  • Notícias recentes dão conta de que o Remdesivir está obtendo resultados surpreendentes. O presidente Trump anda eufórico com a informação.
  • patolino escreveu: »
    Notícias recentes dão conta de que o Remdesivir está obtendo resultados surpreendentes. O presidente Trump anda eufórico com a informação.
    Tomara, precisamos de um medicamento com resultados surpreendentes para o mês passado. \o/

  • A tragédia é tão grande, os factos tão evidentes, que persistir a falar no assunto com pessoas que não querem enxergar é no mínimo desperdiçar energia.

    Brasil foi avisado, ouviu quem quis...agora sofrem os mesmos de sempre...

  • Saudações a todos

    Assistam a esse vídeo - Documentário.

    Observem como os organismos de pesquisa mundial conseguem o sequênciamento do vírus... Por vias não convêncionais...

    Como milhares de pessoas em Wuhan literalmente evacuam a cidade ao mesmo tempo num período de 24h antes do isolamento decretado pelo Partido Chinês.

    Observem como a OMS se comporta lamentávelmente de forma muito letárgica... E a questão de Taiwan...

    E o principal... O mundo vai sim, sair dessa Guerra. Com certeza isso Vai passar...

    Mas ..

    Se estaremos em um mundo mais colaborativo entre os povos, mais sábios quanto a proteção individual, capaz de entender o que é realmente a administração de crises epidemiológicas em sincronia (Secretárias de crise) ???

    Ou podemos descobrir tbm...

    Que o vírus estava circulando como transmissão comunitária (exportado para todo o mundo) muito antes de qualquer isolamento... Inclusive o iniciado na própria China.

    Como saber se os Países souberam como lidar com a estratégias de que os lockdowns foram subestimados ou super-estimados ?

    Se a própria China (PCC) ficou em estado de negação... Até mesmo perseguindo quem falava sobre o assunto...

    Vamos observar no vídeo como o povo chinês começa a se manifestar contra a liberdade de expressão...


    TIMELINE - COVID-19





    [Fraternos]
  • Saudações a todos

    Notícia e tbm informação...

    Meu conhecido que estava recebendo cuidados intensivos por contágio da Covid-19, recebeu alta hj... :)

    Ele e outro paciente no mesmo hospital e enfermaria estavam em estado grave e ambos com complicações cardíacas pré-existentes.

    O tratamento em ambos (junta médica de pesquisa decidiram), utilizou (aram) anticoagulantes em associação com antimicrobianos.

    Estou mais tranquila. Bom que ele conseguiu... Bom que vamos observando alguns protocolos terapêuticos mesmo em situações dos quadros muito graves da Covid-19.


    [Fraternos]
  • editado May 2020
    Saudações Pug ll
    Pug ll disse:
    Brasil foi avisado, ouviu quem quis...agora sofrem os mesmos de sempre...

    Pug, concordo com vc no sentido que a tragédia de uma Pandêmia era eminente... E que não só o Brasil ficou em negação...

    É aquele momento em que avaliamos de olhar o céu que vem uma tempestade, quando na verdade está vindo um tornado... E ficamos achando que o guarda-chuva que trouxemos vai nos proteger...rs

    Primeiro, creio que enquanto mundo nunca vimos nessas gerações uma Pandemia.

    Quem imaginaria um caos assim ???

    Só eu mesma que coloquei no início do tópico, nas primeiras páginas um vídeo final de Janeiro sobre leitura astrológica do ponto de Lillith em Àries e que ficaria até Setembro, exatos nove meses... O vídeo acho que nem está mais ativo.

    Isso na astrológica serve para o bem e para o mal, depende de como vc se prepara.

    Vc têm razão quando fala sobre medidas de cuidados sanitários.

    Por exemplo...

    Existem nos aeroportos medidas de rastreio para várias situações sanitárias.

    Gente que vem para o Brasil trazendo comidas regionais para os parentes, mudas de plantas alegando ter sido solicitado por alguém, insetos guardados dentro de frascos para colecionadores. E as autoridades já fazem rastreio disso.

    Enfim. Tem um programa de uma TV aberta aqui que passa esse assunto.

    Então...

    O mundo começa a receber alertas de um vírus respiratório totalmente Novo e com certa letalidade, que leva a necessidade de UTI com ventilação invasiva, não há medicação muito menos vacina... Lógico que a grande maioria da população pobre vai parar no SUS, aqui no Brasil.

    E ninguém, repito, ninguém em nenhum País nos meses em que só ficávamos assistindo os coitados dos chineses e depois os Italianos, morrendo como moscas (perdoem está expressão), faziam atenção em aeroportos...

    Nem uma simples testagem de temperatura...rs

    Nenhuma recomendação de quarentena ou monitoramento aos estrangeiros que vinham dos países onde a epidemia estava descontrolada...

    Por exemplo...

    Minha irmã veio me visitar tempos atrás, e na época eu pedi a ela que lá na França fizesse a vacina da Febre Amarela... Eu pedi pois fiquei preocupada com a saúde dela e do cunhado. O Brasil e o Rio de Janeiro na época estava atravessando uma epidemia.

    Ela chegou aqui perguntei... Alguém cobrou antes do desembarque de vc o cartão de vacina para a Febre Amarela ?

    Ela deu de ombros...
    Com aquele jeitinho Português de...
    Não !!! E completou...
    Só tu que ficastes me cobrando isso...rs

    Hahaha. Pois é...

    Eu sei que sou mesmo a "louca" da prevenção...rs

    Queria que ela ficasse tranquila nas semanas que círculamos pelo Rio...

    Entendes, Pug.

    Os cuidados sanitários devem ser constantes, mas não só do estado...

    O indivíduo tbm é co-responsável por sua proteção.

    Eu por exemplo se viajo para algum lugar, antes me conecto ao local e pesquiso o que está ocorrendo a nível sanitário e social, como doenças endêmicas, clima, violência, etc, etc...rs

    Mas, eu sou assim desde sempre.

    As pessoas devem assumir para si a responsabilidade de sua segurança e vidas.

    No mundo não cabe mais essa ideia da dependência total do estado, quando se quer e pensamos dentro da democracia, liberdade de cidadão, etc...

    Porém, existem os que querem o bônus srm pensar no ônus ...

    Tipo: " ah, chegando lá se precisar eles me vacinam"; "ah, o estado tem de me cuidar"; "ah, se o País lá onde fui em viagem fechar as fronteiras em plena Pandêmia, eu vou pra internet e peço que um avião fretado pelo meu País venha me buscar"...

    Compreendes ?

    Se vc saí para viajar a um outro País por exemplo, mesmo em tempos de não epidemia... Procure por albergues que possam te abrigar em casos extremos, leve dinheiro o mais que suficiente para imprevistos...

    É tipo... As pessoas querem achar que o estado têm de ser liberal, liberdade em tudo, posso ir e vir sem nenhuma consequência...

    Mas, quando o "calo" aperta, a obrigação de cuidar do cidadão é tem sempre de ser do estado.

    E nem sempre podemos exigir nada em meio a um caos...

    O que aconteceu com os Países, principalmente do ocidente...

    Foi mais ou menos isso.

    O que vimos foi o reflexo da incapacidade de gestão de crise sanitária. Cada país tem sua própria crise sanitária todos os anos.

    Aqui antes do Sars-Cov-2 chegar já tinhamos, surto de Sarampo, Dengue, Chikungunhia, Zika, Tuberculose, fora as gripes sazonais circulantes.

    Espero que as pessoas agora reflitam e assumam para si a responsabilidade dos cuidados individuais, srm ficarem esperando o que Uma agência de Saúde Internacional fique dizendo...

    Faça isso, faça àquilo...

    E o pior... Fizemos tudo sempre como disseram, ninguém, repito, ninguém (Nenhum País, indivíduos ou autoridades sanitárias e Secretarias) deu um passo se o organismo Internacional não dissesse... :(

    Claro, salvo os indivíduos virginianos...rs.

    Esses não precisam de ninguém para dizer como tentar se preparar para algo.

    Brincadeira ! Eh eh eh.

    Agora, Pug o jeito é orar, para que isso tudo passe logo e que nossos piores prognósticos estejam errados.


    [Fraternos]
  • editado May 2020
    Saudações a todos
    Silvana disse:
    Fizemos tudo sempre como disseram, ninguém, repito, ninguém (Nenhum País, indivíduos ou autoridades sanitárias e Secretarias) deu um passo se o organismo Internacional não dissesse...

    O Ninguém no caso... Me refero mais sobre países de cultura ocidental.. rs

    Não citei o exemplo de Países como Coréia do Sul, que antecipam suas próprias iniciativas sanitárias internas, sem esperar as autoridades sanitárias internacionais, pois essas culturas pensam mais no sentido do coletivo para o individual.

    E sobre os organismos sanitários internacionais...

    São importantes organismos de informação... Devem ser respeitados enquanto referência técnico/científica.

    Mas, em casos assim como observamos agora, um único discurso de ações preventivas..

    Para um alcance de entendimento sócio multicultural, financeiro e logístico...

    O discurso ficará...

    Desconexo para uns por conta de cada realidade nacional; já para outros se torna efetivo, pois esses poucos países já sabem gerir melhor crises desse tipo; mas, para os pobres países emergentes...

    Normalmente atrapalha a tomada de decisão interna entre os órgãos sanitários... Literalmente, faz com que a simples decisão de se indicar o uso de máscaras individuais confeccionadas em tecido, seja postergada... Que medidas sanitárias preventivas em aeroportos fiquem sem a devida antecipação...

    É perfeitamente compreensível que depois escutemos troca de acusações entre países e seus pares numa infinita discussão de culpabilidade.

    Essa Pandêmia fará com que muitos países reavaliem suas próprias deficiências de comunicação, estratégias e entendimento de biossegurança...

    E alguns indivíduos que desconheciam o verdadeiro sentido de conectividade...

    Começaram a entender o que é pensar no coletivo sendo um indivíduo...

    O verdadeiro significado da compreensão de pertencer a um coletivo, para assim saber assimilar melhor os sinais de se estar em um mundo globalizado, onde as decisões negligenciadas do outro lado do mundo, chegarão aqui na mesma velocidade de um simples espirro...

    E por fim...

    Aprendendo a ter empatia por todas as criaturas e seres vivos...

    Nessa Pandêmia estamos aprendendo a sentir falta das flores, do abraço, do aperto de mão... Ficamos sensibilizados (pelo menos a maioria), com os animais silvestres "passeando" tranquilamente pelas praças de grandes cidades, nos espantamos com a visão de golfinhos brincando em àguas antes poluídas...

    Do ar purificado entrando por nossas janelas...

    E uma das maiores aprendizagens tbm estamos vivenciando em meio ao caos...

    Estamos tendo de aprender a olharmos para dentro de nós mesmos... E ressignificarmos nossa existência enquanto seres humanos.

    São muitas situações que sem uma Pandêmia não teríamos como assistir ou mesmo refletir... Olharmos os outros seres e percebermos o quanto os mesmos preenchem a existência de poesia e significado para humanidade...


    Alguns males podem ser oportunidades desde que se consiga ressignificar o sentido e aproveitar o momento único...



    [Fraternos a todos]
  • Novos sintomas da Covid-19 enganam médicos e mostram outra face da doença

    Especialistas relatam manifestações que vão bem além da falta de ar e do cansaço, incluindo complicações que podem ser potencialmente fatais

    Dores lombares, desorientação, extremo cansaço e uma sinistra falta de oxigênio agora estão entre os sintomas da infecção pelo coronavírus.
    Novos sintomas:
    xsintomas-covid-01.jpg.pagespeed.ic.ubJriDkHwE.jpg

    Os primeiros sintomas detectados, como dificuldade para respirar, febre e tosse, permanecem. Mas, entre as manifestações que se observam, além de perda total de olfato e paladar, estão os chamados “dedos de Covid” (dos pés, inchados e inflamados), conjuntivite, erupções na pele, toda sorte de dores musculares e articulares e sinais neurológicos, como perda de equilíbrio.

    Onde o vírus se instala:
    xsintomas-covid-02.jpg.pagespeed.ic.iOgXy2bhZT.jpg
    https://oglobo.globo.com/sociedade/novos-sintomas-da-covid-19-enganam-medicos-mostram-outra-face-da-doenca-24407704
  • editado May 2020
    Modo teoria da conspiração ligado


    O mundo já está cheio demais e como nenhum argumento surtiu efeito, foi criado esse vírus que vai limpar o planeta pra nunca mais.

  • editado May 2020
    Huxley escreveu: »
    NadaSei escreveu:

    Falou, falou, falou, mas não justificou a base da argumentação que motivou minha crítica que é "A instituição de um isolamento forçado que paralise a economia é que constitui uma ação sabidamente de dano irreversível. Esse isolamento está sendo feito sem critério cientifico". NÃO HÁ desaceleração do crescimento econômico por conta da ação governamental de redução forçada de conectividade social, a evidência empírica mostra justamente o contrário: combater a pandemia INTENSAMENTE por meios políticos e sem meias medidas MELHORA a situação econômica no meio de uma pandemia. Como a reportagem da Exame mostrou, a Suécia esteve fazendo pouco ou quase nada e a economia está desabando do mesmo jeito. A nação economicamente influente mundialmente que mais tem perspectiva de crescimento econômico em 2020 provavelmente é a aquela que fez o lockdown mais rígido conhecido, que é a China. A expectativa de crescimento de PIB da Suécia em 2020 não é ruim apenas comparado a China, mas também comparado aos seus vizinhos escandinavos geográfica e socio-economicamente semelhantes. Esses últimos se localizam geograficamente longe do epicentro do início da epidemia na Europa, mas se prepararam melhor e vão sair da crise - econômica e epidemiológica - mais rápido por causa disso.

    Levando tudo isso em conta, qual país seria melhor o Brasil ter imitado o tanto quanto possível, a Noruega ou a Suécia?

    A reportagem não mostrou nada disso, só mostrou que vivemos em um mundo onde 90% das mais importantes economias do mundo foram atingidas pelo vírus e decidiram erroneamente paralisar suas economias, gerando uma crise econômica global que afeta mesmo quem não seguiu o mesmo caminho.

    Ainda assim você pode ter certeza que as empregadas domesticas, babas, caixas de restaurante e outros tantos tipos de serviços da economia local da Suécia, estão tendo muito menos problema do que no resto do mundo. Idem para o número de falências desse tipo de negocio.

    Quanto a China ela não é parâmetro para nada já que está ganhando rios de dinheiro vendendo equipamento medico para lidar com o vírus, mas ainda assim eles já encolheram quase 7% no primeiro semestre.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/16/pib-na-china-tem-primeira-contracao-desde-1976.ghtml

    E eu desmontei sim o seu argumento original da prudencia.
    Você inverteu o ônus da prova e está defendendo ações que não só paralisam a economia, como atentam aos direitos individuais, sem ter nenhuma base cientifica para justificar essas ações.
  • Direitos individuais não existem em estados de exceção.
  • editado May 2020
    NadaSei escreveu: »
    Huxley escreveu: »
    NadaSei escreveu:

    Falou, falou, falou, mas não justificou a base da argumentação que motivou minha crítica que é "A instituição de um isolamento forçado que paralise a economia é que constitui uma ação sabidamente de dano irreversível. Esse isolamento está sendo feito sem critério cientifico". NÃO HÁ desaceleração do crescimento econômico por conta da ação governamental de redução forçada de conectividade social, a evidência empírica mostra justamente o contrário: combater a pandemia INTENSAMENTE por meios políticos e sem meias medidas MELHORA a situação econômica no meio de uma pandemia. Como a reportagem da Exame mostrou, a Suécia esteve fazendo pouco ou quase nada e a economia está desabando do mesmo jeito. A nação economicamente influente mundialmente que mais tem perspectiva de crescimento econômico em 2020 provavelmente é a aquela que fez o lockdown mais rígido conhecido, que é a China. A expectativa de crescimento de PIB da Suécia em 2020 não é ruim apenas comparado a China, mas também comparado aos seus vizinhos escandinavos geográfica e socio-economicamente semelhantes. Esses últimos se localizam geograficamente longe do epicentro do início da epidemia na Europa, mas se prepararam melhor e vão sair da crise - econômica e epidemiológica - mais rápido por causa disso.

    Levando tudo isso em conta, qual país seria melhor o Brasil ter imitado o tanto quanto possível, a Noruega ou a Suécia?

    A reportagem não mostrou nada disso, só mostrou que vivemos em um mundo onde 90% das mais importantes economias do mundo foram atingidas pelo vírus e decidiram erroneamente paralisar suas economias, gerando uma crise econômica global que afeta mesmo quem não seguiu o mesmo caminho.

    Ainda assim você pode ter certeza que as empregadas domesticas, babas, caixas de restaurante e outros tantos tipos de serviços da economia local da Suécia, estão tendo muito menos problema do que no resto do mundo. Idem para o número de falências desse tipo de negocio.

    Quanto a China ela não é parâmetro para nada já que está ganhando rios de dinheiro vendendo equipamento medico para lidar com o vírus, mas ainda assim eles já encolheram quase 7% no primeiro semestre.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/16/pib-na-china-tem-primeira-contracao-desde-1976.ghtml

    E eu desmontei sim o seu argumento original da prudencia.
    Você inverteu o ônus da prova e está defendendo ações que não só paralisam a economia, como atentam aos direitos individuais, sem ter nenhuma base cientifica para justificar essas ações.

    Para escapar do argumento do princípio da precaução, você reverteu o ônus da prova sem usar evidência válida. Só isso.

    Eu já publiquei aqui no RéV um artigo que citou um estudo econômico que demonstrou que as cidades e estados dos EUA que mais respeitaram o distanciamento social (essa medida inclui a tempestividade de sua adoção) na gripe espanhola de 1918 foram os que tiveram menor queda na atividade econômica: https://maovisivel.blogspot.com/2020/04/pandemia-vs-recessao.html

    Ademais, a queda do PIB do primeiro trimestre da China não quer dizer quase nada para o ano de 2020 inteiro. Wuhan, a cidade-epicentro da epidemia, já está em situação de quase normalidade econômica há algumas semanas. Idem para Pequim e muitas outras cidades grandes da China. Já a Suécia ainda vai se arrastar temporalmente na recessão (provavelmente mais até do que a Islândia, Nova Zelândia e Vietnã, que seguiram caminhos opostos em termos de decisões políticas). A epidemia chegou mais tarde lá e por isso o número da Suécia deverá ser mais parecido com a recessão americana do primeiro trimestre do que a da China. Mas o próprio Banco Central da Suécia projetou crescimento econômico sueco entre -6,9% e -10% em 2020. A China perdeu o primeiro trimestre com uma contração no PIB de 6,8%, mas vai se recuperar nos outros trimestres. Já a Suécia... O próprio BC de lá reconheceu que eles vão ter em todo 2020 uma recessão igual ou maior do que a que China teve e terá apenas no primeiro trimestre (provavelmente). O próprio BC sueco reconhece que o distanciamento social voluntário de lá é bem recessivo. Mesmo que não se tivesse esse reconhecimento, já há a relação entre pandemia e recessão observada na gripe espanhola. Sendo assim, o ônus da prova está com quem diz que o relaxamento da Suécia não produzirá uma catástrofe econômica pior do que a que alegam tentar evitar.

    Chamar de “prudência“ defender algo que as melhores evidências mostram ser algo que provoca mais mortes e mais queda de atividade econômica é qualquer coisa, menos adoção do princípio da precaução.
  • editado May 2020


    Espero que alguma coisa surja (tratamento ou vacina) antes que 1 milhão de mortos deixe de ser o cenário catastrófico para se tornar o cenário otimista. :(

    Se depender da competência e honestidade dos nossos governantes ou da disciplina dos cidadãos estamos condenados.
  • Estudo: maioria dos contaminados por coronavírus no Brasil têm de 20 a 39 anos

    O Brasil rejuvenesceu a Covid-19, alerta a epidemiologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz. A maioria dos contaminados tem entre 20 e 39 anos, e o país tem percentual maior de mortes para pessoas com menos de 50 anos do que outras nações largamente afetadas pelo novo coronavírus, como Itália, Espanha e Estados Unidos. A face jovem do vírus se destaca no município do Rio de Janeiro, onde 43% das internações são de pessoas entre 30 e 49 anos.

    Por que isso acontece: o fenômeno é resultado da combinação da pirâmide etária brasileira com o baixo grau de distanciamento social. O fator socioeconômico também influencia: “Os jovens em maior risco são os de classes mais baixas, que precisam sair para trabalhar. A doença espelha nossa demografia e nossa disparidade social”, afirma Dalcolmo.

    Mais detalhes: o coronavírus também tem vitimado crianças. Apesar de não ser expressivo, o número de casos em menores de idade tem alertado especialistas. No Rio, 12% dos infectados têm menos de 9 anos.
    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/no-brasil-coronavirus-afeta-mais-os-jovens-faixa-de-20-49-anos-concentra-casos-diz-estudo-24410435
  • O governo brasileiro ficou de fora de uma aliança mundial para dar uma resposta à pandemia e acelerar a produção de uma vacina. Nesta segunda-feira, convocados pela UE e pela ONU, governos de todo o mundo anunciaram doações de 7,4 bilhões de euros e o compromisso de agir de forma conjunta. A ideia é de que a comunidade internacional apenas conseguirá se proteger do vírus quando uma vacina for produzida e distribuído Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, comemorou os resultados da reunião. "Líderes de mais de 40 países se uniram", indicou. Segundo ele, o que os governos fizeram foi "demonstrar solidariedade global". O etíope, porém, alerta que existe o potencial de "ondas con... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/05/04/brasil-fica-de-fora-de-acao-mundial-para-acelerar-vacina-e-apoiar-oms.htm?cmpid=copiaecola&fbclid=IwAR18CLs3M0GqTVrWQWK7ChRYdCg32u3RrXesdYYyireGj_ezqL9pzgQFmgo&cmpid=copiaecola

    https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/05/04/brasil-fica-de-fora-de-acao-mundial-para-acelerar-vacina-e-apoiar-oms.htm?cmpid=copiaecola&fbclid=IwAR18CLs3M0GqTVrWQWK7ChRYdCg32u3RrXesdYYyireGj_ezqL9pzgQFmgo
  • editado May 2020
    Estão fazendo isolamentos e lockdownses meias-bocas. Aqui ni Belorizonte o prefeito adotou medidas de restrição ao funcionamento de empresas e impôs o mascaramento obrigatório das pessoas en ambientes públicos, mas já está querendo relaxar algumas restrições.

  • E as pessoas no geral? Se não passa sesapercebido a ninguém o perigo desse vírus isso nao parece se refletir no conportamento da maioria. O que tem de gente perambulando pra cima e pra baixo e ainda mais não se preocupando em evitar relar umas nas outras ou pelo menos manter alguma distância é uma grandeza.
  • Senhor escreveu: »
    E as pessoas no geral? Se não passa sesapercebido a ninguém o perigo desse vírus isso nao parece se refletir no comportamento da maioria. O que tem de gente perambulando pra cima e pra baixo e ainda mais não se preocupando em evitar relar umas nas outras ou pelo menos manter alguma distância é uma grandeza.

    O uso de máscaras deveria ser obrigatório pra entrar em qualquer ambiente. Por enquanto está assim ao menos os supermercados que eu tenho ido.

    Acho que na rua também deveria ser usada a máscara mas aí fica mais difícil exigir porque teria que ou dar uma máscara pra pessoa ou a conduzir pra casa a força, então essa parte fica com a sociedade mesmo.

    E ao andar na rua deveriam sim manter certa distância, embora eu ache(chute mesmo) que se uma pessoa espirra na rua o vírus não cai no chão como chumbo, deve voar por tempo suficiente pra contaminar outra pessoa que passe no local.

    Se todo mundo usar máscara eu acho que ajuda bastante. Eu tenho usado sempre pra sair, não custa nada.
  • A
    Judas escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    E as pessoas no geral? Se não passa sesapercebido a ninguém o perigo desse vírus isso nao parece se refletir no comportamento da maioria. O que tem de gente perambulando pra cima e pra baixo e ainda mais não se preocupando em evitar relar umas nas outras ou pelo menos manter alguma distância é uma grandeza.

    O uso de máscaras deveria ser obrigatório pra entrar em qualquer ambiente. Por enquanto está assim ao menos os supermercados que eu tenho ido.

    Acho que na rua também deveria ser usada a máscara mas aí fica mais difícil exigir porque teria que ou dar uma máscara pra pessoa ou a conduzir pra casa a força, então essa parte fica com a sociedade mesmo.

    E ao andar na rua deveriam sim manter certa distância, embora eu ache(chute mesmo) que se uma pessoa espirra na rua o vírus não cai no chão como chumbo, deve voar por tempo suficiente pra contaminar outra pessoa que passe no local.

    Se todo mundo usar máscara eu acho que ajuda bastante. Eu tenho usado sempre pra sair, não custa nada.

    Tem vírus até nos esgotos
    Com o objetivo de mapear a incidência da COVID-19 na Região

    Metropolitana de Belo Horizonte, pesquisadores iniciaram análise do sistema de esgoto da capital e de Contagem. Segundo boletim publicado nesta segunda-feira, o novo coronavírus foi detectado em oito das 26 amostras (31%) já coletadas. Estudos anteriores mostram que o vírus pode ser encontrado nas fezes dos infectados. Por isso, a avaliação dos esgotos pode ajudar a identificar quais bairros e regiões dessas cidades são as mais afetadas pela doença

    https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/04/interna_gerais,1144327/pesquisadores-encontram-coronavirus-em-esgotos-de-bh-e-contagem.shtml
  • Senhor escreveu: »

    Tem vírus até nos esgotos


    Xiiiii, fudeu pra todo mundo então...

    tmnt-movie-reboot.jpg



  • Senhor escreveu: »
    Direitos individuais não existem em estados de exceção.
    E o que justifica caracterizar isso como um estado de exceção se tudo se baseou em superestimar o vírus?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.