Coronavirus - Perguntas e respostas sobre a nova ameaça

1323335373874

Comentários

  • Senhor escreveu: »
    Francamente esse epiecentro estatístico não corrobora algures o que foi dito em termos de factualidade em âmbitos distintos numa margem de interpretação razoável o que seguramente denota o grau de politicagem enviesado que toma de assalto as diretrizes que deveriam perfazer o cerne do processo todo.

    As autoridades se deixam levar por diversos factóides inevitáveis que tomam de assalto a opinião publica e teimam em dizer que estão imbuídos de merito nas decisões que tomam sem a mínima complacência com a verdade dos fatos; e assim vão construindo essas incongruências narrativas erráticas, estáticas, e sem fundamentação. Quem genericamente responde por tudo isso é a sociedade, o povão no dia a dia que arca com o maior ônus.

    Era melhor ter uma democracia direta para dirimir os parâmetros pari passu a cada atualização dos dados faria mais jus à conplexidade organizacional demandada pela sociedade, sendo esse o momento que pode ser a oportunidade de quebra de paradigmas para amadurecer essa idéia como um novo começo, algo como um reset nesse modus operandi de fundo, pode se dizer, atávico.

    Concordo plenamente. Eu adicionaria ainda uma critica ao populismo jogado de ambos os lados em meio a essas narrativas. Seja do Bolsonaro completamente irresponsável dizendo que tudo não passa de uma "gripezinha" e se preparando para jogar toda a culpa no colo dos governadores, ao mesmo tempo em que vai poder se isentar de toda a catástrofe econômica que se seguirá, seja do lado dos governadores ditadores como o Dória que se mostrou um verdadeiro psicopata nessa crise, ao vestir o uniforme de "líder preocupado com a crise" jogando com a histeria e surfando no anti-bolsonarismo.

    A imprensa é outra que adotou uma narrativa unica e não informa a população sobre os fatos.

    Eu estava me tornando muito conservador de uns tempo pra cá, mas essa crise está me jogando pro lado do liertarianismo/anarcocapitalismo novamente.

    Eu nunca vi tanta incompetência junta como nessa crise, por parte dos governos locais eu já esperava, mas ela também atinge governos que eu achava menor patético e atinge também a comunidade cientifica e a imprensa mundo a fora.

    Eu acho o fenômeno do comportamento humano em meio a essa pandemia muito mais assustador do que o próprio vírus.
  • Saudações Judas
    NadaSei disse:
    Eu nunca vi tanta incompetência junta como nessa crise, por parte dos governos locais eu já esperava, mas ela também atinge governos que eu achava menor patético e atinge também a comunidade cientifica e a imprensa mundo a fora.

    Eu acho o fenômeno do comportamento humano em meio a essa pandemia muito mais assustador do que o próprio vírus.

    Concordo com vc.

    Começou pela OMS.

    Já no Brasil...

    Total incapacidade de liderança em gestão de crise na àrea de saúde. Além da polarização política em torno do assunto que envolve biossegurança nacional. Sim, pois o País parou...

    Vimos o exercício da mitigação da informação e conhecimento... Total falta da compreensão de logística nacional...

    Demora para o uso de máscaras em um esquema de educação/social (por parte do ministério) para toda a população, inclusive com informação segura para descontaminação desse material...

    Importação de sanitizantes vindos da China. Sinceramente ... Importar sanitizantes ??? Afffff

    Não houve preocupação em se criar locais para triagem e seleção dos pacientes, com informação segura à população, evitando assim que pacientes com Covid-19 ficassem misturados ao restante dos pacientes nos ambientes de atendimento de saúde básica...

    Triagem é um local estratégico... A mitigação/supressão começa nesse ponto... Ninguém foi capaz de pensar nisso...

    Mas o pior e disparado foi a falta de senso logístico de hierarquias institucionais...

    A autoridade máxima nesse caso, deveria ter sido criado um gabinete central de crise (MS) orientando estados e municípios para a logística e informação...

    Daí o que fatalmente vimos...

    As Secretarias dos estados levantando pelos hospitais públicos quantos leitos em UTI com respiradores haviam disponíveis... Triste, bem triste.

    Mas, esperado...


    Por isso torci para o isolamento inicialmente praticado pelos políticos de cada cidade... Mesmo sabendo que era só para "segurar" o Impacto inicial...

    Alguns de nós da saúde que possuem o minímo da senso de gestão e biossegurança, torcia(m) para que esse tempinho inicial de quarentena fosse realmente SÓ um tempinho para organizar a casa... Ledo engano.

    Entrou em ação o absoluto despreparo para compreensão da situação de guerra pela qual outros países já vinham atravessando...

    O mundo teve uma pequena amostra para o ensaio sobre a cegueira do Saramago.


    O pior é que sabemos por lógica que outras situações de Pandêmia podem surgir cada vez em menor espaço de tempo...

    A OMS já fala que esta Pandêmia só será totalmente controlada em um período minímo de 5 anos.


    [Fraternos]
  • Alguém comentou que o que o governo federal faz ou deixa de fazer não está afetando muita a crise, embora ganhe as manchetes, porque o problema e as decisões acabam na mão dos governadores e prefeitos.
    E eles estão, em muitos casos, ignorando solenemente o que Brasília decide.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Alguém comentou que o que o governo federal faz ou deixa de fazer não está afetando muita a crise, embora ganhe as manchetes, porque o problema e as decisões acabam na mão dos governadores e prefeitos.
    E eles estão, em muitos casos, ignorando solenemente o que Brasília decide.

    Os governadores e prefeitos geralmente tem tido desempenho pífio, mas o comportamento do governo federal tem sido sim o principal catalisador da epidemia. Em primeiro lugar, a autonomia dos estados e municípios não significa que o Poder Executivo Federal não possa emitir decretos nacionais antipandemia ainda mais duros que os dessas entidades federativas. Se assim não fosse, então o governo federal não teria tido autonomia de fechar as fronteiras internacionais por causa da COVID-19, como fez recentemente; também, não faria sentido o congresso nacional, por meio de um projeto de lei do deputado Pedro Lucas, está discutindo um decreto federal para uso obrigatório de máscaras em locais públicos; ademais, não faria sentido os decretos estaduais antipandemia sobrepujarem os decretos municipais. A autonomia aos estados e municípios foi dada pelo STF no contexto da omissão do governo federal. Além disso, mesmo que fosse verdade que a responsabilidade da saúde pública fosse exclusiva dos estados e municípios, é bom lembrar que tais entidades precisam de recursos federais para comprar medidas caras como testagem em massa e a fiscalização do distanciamento social. Para ver um exemplo de como tem sido a agilidade do governo federal (Executivo ou Legislativo) nesse quesito, basta ver a carta enviada pelos 27 secretários estaduais de Fazenda ao governo federal:
    https://www.oantagonista.com/brasil/em-carta-a-bolsonaro-secretarios-da-fazenda-cobram-sancao-a-projeto-de-socorro/
  • Saudações a todos

    Veja publicou:
    Com doses mais baixas, cloroquina deve ganhar um novo protocolo na terça.

    Medida deve ser anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, que vem insistindo em novas regras para o uso do medicamento em estágios iniciais da Covid-19.

    Por Mariana Zylberkan
    18 maio 2020, 19h30 - Publicado em 18 maio 2020, 17h32

    https://veja.abril.com.br/brasil/com-doses-mais-baixas-cloroquina-deve-ganhar-um-novo-protocolo-amanha/

    O novo protocolo do Ministério da Saúde para o uso da cloroquina em pacientes em estágios iniciais de infecção pela Covid-19 deve ser anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento oficial nesta terça-feira, 19. O anúncio estava programado para o último sábado, 16, mas foi adiado.

    [...]

    O novo protocolo, que deve propor doses mais baixas para pacientes ambulatoriais diante do risco de complicações cardíacas como efeitos colaterais, está sendo elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde, chefiada até algumas semanas pelo técnico Denizar Viana, considerado um especialista no assunto. Viana deixou a secretaria para se tornar assessor especial do ex-ministro Nelson Teich. Para se tornar válido, o protocolo deve ser assinado por um responsável técnico, um médico, e pelo ministro da Saúde interino, o general Eduardo Pazuello.


    [Fraternos]
  • Chegamos nos 4 dígitos em um dia só. :(
  • editado May 2020
    Saudacões a todos

    COALIZÃO COVID BRASIL INICIA PESQUISAS COM MEDICAMENTOS

    Maio 2020.

    Uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet), junto com com o Ministério da Saúde, inicia pesquisas para avaliar a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Com o apoio na pesquisa da farmacêutica EMS fornecendo os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina.

    Participarão do estudo entre 40 e 60 hospitais.

    A iniciativa foi nomeada de Coalizão COVID Brasil, e contará com 40 a 60 hospitais do País para realizar três pesquisas.

    Coalizão I, a primeira pesquisa, envolverá pacientes de menor gravidade internados por COVID-19. Nestes pacientes será avaliado se a hidroxicloroquina é eficaz em melhorar o quadro respiratório. Também será avaliado se adicionar o medicamento azitromicina, que pode potencializar a ação da hidroxicloroquina, terá efeito benéfico adicional. Serão incluídos nesta primeira fase 630 pacientes.

    A Coalizão II,
    Segunda pesquisa, envolverá casos mais graves, que necessitam de maior suporte respiratório. Nesta, todos os pacientes receberão o medicamento hidroxicloroquina, com o objetivo de verificar se a azitromicina tem efeito benéfico adicional, com potencial de melhorar os problemas respiratórios causados pelo novo coronavírus. Os centros participantes são os mesmos e serão incluídos em torno de 440 pacientes.

    O terceiro estudo, Coalizão III,
    avaliará a efetividade da dexametasona, uma medicação com ação anti-inflamatória, para pacientes com insuficiência respiratória grave, que necessitam de suporte de aparelhos (ventilador mecânico) para respirar.
    Nesta pesquisa serão incluídos 284 pacientes.

    Todos estas pesquisas serão liderados de forma simultânea pelas instituições Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet). Os resultados, que deverão estar disponíveis em 60 a 90 dias, são essenciais para fornecer o melhor tratamento aos pacientes com a COVID-19 no Brasil.

    https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/eficacia-da-hidroxicloroquina-azitromicina-e-corticoides/


    ***

    COMITÊ DE SEGURANÇA VALIDA ESTUDO DA COALIZÃO COVID BRASIL. PARA TRATAMENTO DA INFECÇÃO CAUSADA PELO NOVO CORONAVIRUS.

    7 de Maio 2020.

    Esta COALIZÃO COVID BRASIL está (ão) divididas em 7.

    COALIZÃO I: Avaliação da eficácia e segurança da Hidroxicloroquina (HCQ) em monoterapia ou em associação com a Azitromicina em pacientes hospitalizados com quadros leves a moderados;

    COALIZÃO 2: Avaliação da eficácia e segurança da Hidroxicloroquina (HCQ) em monoterapia ou em associação com a Azitromicina em pacientes hospitalizados com quadros graves;

    COALIZÃO 3: Avaliação da eficácia e segurança da Dexametasona em pacientes hospitalizados com síndrome da angústia respiratória aguda (SARA);

    COALIZÃO 4: Avaliação da eficácia e segurança da anticoagulação a pleno em pacientes hospitalizados com quadros leves a moderados;

    COALIZÃO 5: Avaliação da eficácia e segurança da Hidroxicloroquina (HCQ) em monoterapia em pacientes ambulatoriais;

    COALIZÃO 6: Avaliação da eficácia e segurança do Tocilizumabe em pacientes hospitalizados com fatores de risco para desenvolvimento de formas graves;

    COALIZÃO 7: Avaliação da qualidade e desfechos de longo prazo em pacientes sobreviventes de hospitalização por COVID-19.


    https://setorsaude.com.br/comite-de-seguranca-valida-estudo-da-coalizao-covid-brasil-para-tratamento-da-infeccao-causada-pelo-novo-coronavirus/


    [Fraternos]
  • O que, exatamente, significa "quantidade de infectados"?
    Quando estes dados são publicados os que já se recuperaram ainda estão incluídos?
    Por exemplo, o Brasil tem mais de duzentos mil infectados, mas apresenta quase cem mil de recuperados, teremos então aproximadamente cem mil internamentos?
  • editado May 2020
    Saudações Patolino

    Dados oficiais da Covid-19 no Brasil. Data 20/05/2020

    Lembrando que esses dados são baseados em notificações fornecidas pelos organismos de saúde em todo o país. E como os testes ainda não possuem um amplo alcance. Mesmo esses dados sendo oficiais, podem sofrer variações, pesando aí as subnotificações.

    Mesmo assim, temos uma base.

    Coronavírus Brasil.

    Casos recuperados: 116.683
    Casos em acompanhamento: 156.037
    Total: 272.720

    Casos confirmados: 291.579
    Casos novos: 19.951

    CC (1) - [CR + CA ] (2)
    291.579 - 272.720 = 18.859

    Óbitos confirmados: 18.859


    Na sequência da página ficam os gráficos por região.


    https://covid.saude.gov.br/


    Comentário:
    Patolino, sobre a sua pergunta...

    Leitos e internações a nível nacional. Temos de pensar que existe(m) o SUS e a rede privada de saúde. Mesmo a rede privada faz notificações às secretarias de saúde que reportam ao MS (Ministério da Saúde).

    O link abaixo sobre transparência... Mesmo assim fica complicado ter dados sobre leitos e internações a nível nacional, pois essas informações são muito voláteis.

    Fica mais por estimativa...

    https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46643-transparencia-saude-lanca-painel-com-dados-de-leitos-e-equipamentos-no-pais

    * Se vc ou mais alguém conseguir dados atualizados, seria legal colocar por aqui.

    Obs.:
    (1) CC (Casos Confirmados) - (2) CR + CA (Casos em Acompanhamento + Casos Recuperados).


    [Fraternos]
  • Governo autoriza uso da cloroquina a todos os pacientes com Covid-19

    No mesmo dia em que a Organização Mundial da Saúde alertou que a cloroquina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e pode causar efeitos colaterais, o Ministério da Saúde liberou o uso do medicamento para todos os pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus. A mudança de protocolo foi autorizada pelo Ministério da Saúde, sem assinatura de responsáveis médicos.

    Entenda: o protocolo anterior, de abril, autorizava o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina somente para pacientes em estado grave. A nova recomendação amplia para quem tiver sintomas leves e condiciona o uso à responsabilidade do médico.

    O que foi dito: o Ministério da Saúde argumentou ter liberado a cloroquina motivado pelo “clamor da sociedade”. O presidente Jair Bolsonaro, defensor da substância, justificou a decisão afirmando que “estamos em guerra”.

    Repercussão: médicos e cientistas divulgaram um documento contra o uso ampliado da cloroquina. Na comunidade científica, prevalece o entendimento de que a substância deve ficar restrita à pesquisa. Eles alertaram que os efeitos colaterais são graves.

    Analítico: o governo transfere para o paciente toda a responsabilidade pelos problemas que a cloroquina pode causar, afirma Ana Lucia Azevedo.
    https://oglobo.globo.com/sociedade/sem-assinatura-de-medicos-governo-libera-uso-de-cloroquina-para-todos-estagios-da-covid-24436283
  • Ziu, o pais do futibó, da manemolência, da malandraji, do carnavau... e do covídio.
  • editado May 2020
    100.000 mortos nos EUA e as pessoas continuam morrendo aos montes todos os dias e tudo indica que teremos algo bem semelhante por aqui.

    E aí? A previsão de 1 milhão de mortos até o final da pandemia, que ninguém sabe quando será, continua tão absurda, alarmista e impossível como diziam?
  • No Brasil mais de 1.100 mortes em um único dia, continuar nesse passo 1 milhão de mortos teria sido uma previsão otimista que não se concretizou...
  • Favelas de uns ao lado do luxo de outros, podem ser um motivo subtil para o despreparo político-social do Brasil.

    Uma classe média alta, demasiado preocupada consigo mesma, incapaz de perceber a importância de equilíbrio.

    ...

    Seja como for, a cada dia o Brasil se enterra mais, num show dispensável e evitável de ver. Bastaria acordar para a necessidade de 'todos' terem condições de vida, especialmente, sanitárias.

    Um confinamento parcial para pessoa a viver em buracos, já é meio caminho para o fracasso.


  • Portugal tem aproximadamente 11 milhões de habitantes e 1277 mortes por Covid19
    O Estado de Minas Gerais, Brasil, tem 21 milhões de habitantes e 156 mortes por Covid19.

    Poderíamos concluir que Minas Gerais, Brasil, tem governo melhor que Portugal, povo mais disciplinado e ordeiro que Portugal, sistema de saúde melhor que Portugal?

  • patolino escreveu: »
    Portugal tem aproximadamente 11 milhões de habitantes e 1277 mortes por Covid19
    O Estado de Minas Gerais, Brasil, tem 21 milhões de habitantes e 156 mortes por Covid19.

    Poderíamos concluir que Minas Gerais, Brasil, tem governo melhor que Portugal, povo mais disciplinado e ordeiro que Portugal, sistema de saúde melhor que Portugal?

    Portugal é um país com má capacidade em recursos e com resultados medianos na gestão da crise. Mas estou satisfeito....

    Brasil tem péssima gestão, resultados terríveis. Estou insatisfeito com a estupidez daí...
  • editado May 2020
    Pensar: O meu pai é melhor do que o teu - é uma infantilidade que perdura nas mentes de muitos adultos.

    Comparar, só se, para aprender com os outros.

    Portugal do qual tenho orgulho não é o melhor. Sei disto, prefiro aceitar isto. Assim, fica-se disponível para lidar com os problemas com racionalidade. - verdade acerca da realidade em que se está

    Brasil é dos piores modelos, lutando pelo título de pior. Liderado por um conflituoso infantiloide.
    No fundo, um gajo desses que diz que o carro dele é melhor do que o do vizinho.

    ++
    &&
    Se Portugal vier a piorar estarei na linha da frente para criticar. Oxalá não ocorra.
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
  • PugII escreveu: »
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
    Muitos, talvez a maioria, votou no Bolsonaro porque não aceitava a ideia de que o Condenado voltasse ao poder.
    Pois anteontem o Condenado disse que estava feliz com as mortes causadas por esse monstro que a Natureza criou porque serviu para mostrar que tudo deve ficar sob controle do Estado.
  • editado May 2020
    Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
    Muitos, talvez a maioria, votou no Bolsonaro porque não aceitava a ideia de que o Condenado voltasse ao poder.
    Pois anteontem o Condenado disse que estava feliz com as mortes causadas por esse monstro que a Natureza criou porque serviu para mostrar que tudo deve ficar sob controle do Estado.

    Esse motivo é um equívoco de raciocínio.


    Acaso o Condenado concorreu?
    Acaso houve somente dois candidatos?

    Recorde-me o resultado do Bolsonaro no primeiro turno.
  • editado May 2020
    PugII escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
    Muitos, talvez a maioria, votou no Bolsonaro porque não aceitava a ideia de que o Condenado voltasse ao poder.
    Pois anteontem o Condenado disse que estava feliz com as mortes causadas por esse monstro que a Natureza criou porque serviu para mostrar que tudo deve ficar sob controle do Estado.

    Esse motivo é um equívoco de raciocínio.


    Acaso o Condenado concorreu?
    Acaso houve somente dois candidatos?

    Recorde-me o resultado do Bolsonaro no primeiro turno.
    Parece que o colega luso não entendeu.

    É sempre bom lembrar que quando se está a conversar com portugas é preciso cuidar que nem sempre certas figuras de linguagem e algumas sintaxes são intelegíveis pra eles. Há muita anedota sobre isso, inclusive.

  • editado May 2020
    PugII escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
    Muitos, talvez a maioria, votou no Bolsonaro porque não aceitava a ideia de que o Condenado voltasse ao poder.
    Pois anteontem o Condenado disse que estava feliz com as mortes causadas por esse monstro que a Natureza criou porque serviu para mostrar que tudo deve ficar sob controle do Estado.

    Esse motivo é um equívoco de raciocínio.


    Acaso o Condenado concorreu?
    Acaso houve somente dois candidatos?

    Recorde-me o resultado do Bolsonaro no primeiro turno.

    Reforçar.

    Bolsonaro é o 'incompetente presidente incompetente' que escolheram. Um homem sem moral escolhido por supostamente ir mudar o nível moral na política brasileira.

    Condenado estava fora... aliás, está fora.
    O que diz é irrelevante.

    Bolsonaro com a sua política está matando hoje. No mundo real não especulativo onde os Condenados não contam...

    Persistir em lembrar que elegeram esta abominação para vosso líder, tem intenção junto de pessoas pensantes na próxima agirem melhor.

    Na primeira todos podem cair, na segunda só os imbecis caiem...
  • Brasil é agora o segundo país do mundo com mais contaminados. Ainda, desorganizado, sem estratégia racional científica para lidar com a pandemia.

    Liderado por um tipo que defende oração para Deus como método. Mais o uso de um medicamento inútil.

  • editado May 2020
    PugII escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    PugII escreveu: »
    Se o Brasil por passe de mágica sar da crise em que se enforcou ao votar Bolsonaro ficarei agradado.
    Muitos, talvez a maioria, votou no Bolsonaro porque não aceitava a ideia de que o Condenado voltasse ao poder.
    Pois anteontem o Condenado disse que estava feliz com as mortes causadas por esse monstro que a Natureza criou porque serviu para mostrar que tudo deve ficar sob controle do Estado.
    Esse motivo é um equívoco de raciocínio.
    Acaso o Condenado concorreu?
    Acaso houve somente dois candidatos?

    Recorde-me o resultado do Bolsonaro no primeiro turno.
    O único outro candidato com chances de ganhar era marionete do Condenado.
    Mais um poste, assim como a Anta, que veio antes e sofreu impeachment.

    Nota: as eleições presidenciais nos EUA não têm apenas 2 candidatos, mas os outros nem são levados em consideração.
  • Estudo com mais de 90 mil pacientes mostra que hidroxicloroquina não é eficiente contra a covid-19 e pode causar arritmia cardiaca

    Uma pesquisa científica publicada na renomada revista "The Lancet" com 96 mil pacientes aponta que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios no tratamento da Covid-19. Os resultados divulgados nesta sexta-feira (22) mostram que também não há melhora na recuperação dos infectados, mas existe um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo Sars CoV-2.

    Dados do estudo:
    96.032 pacientes internados foram observados;
    Idade média de 53,8 anos com 46,3% de mulheres;
    Pacientes são de 671 hospitais em 6 continentes;
    14.888 pacientes receberam 4 tipos de tratamentos diferentes com a cloroquina e a hidroxicloroquina;
    As hospitalizações ocorreram entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020.

    O grupo de cientistas comparou os resultados de 1.868 pessoas que receberam apenas cloroquina, 3.016 que receberam só hidroxicloroquina, 3.783 que tomaram a combinação de cloroquina e macrólidos (uma classe de antibióticos), e mais 6.221 pacientes com hidroxicloroquina e macrólidos. O grupo controle, que serve para comparação e não fez uso
    dos medicamentos, é formado por 81.144 pacientes.

    No final do período, 1 a cada 11 pacientes do grupo controle haviam morrido - 7.530 pessoas (9,3%). Todos os quatro tipos de tratamento foram associados com um risco maior de morrer no hospital:

    Dos que apenas usaram cloroquina ou hidroxicloroquina, cerca de 1 a cada 6 pacientes morreram. Foram 307 pessoas que tomaram cloroquina (16,4%) e 543 que tomaram hidroxicloroquina (18%). Dos que tomaram cloroquina ou hidroxicloroquina com macrólidos, cerca de 1 a cada 5 pacientes morreram. Houve 839 mortes (22,2%) no caso de uso de cloroquina com antibiótico e 1.479 (23,8%) na combinação de hidroxicloroquina com antibiótico.

    Fonte:

    https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31180-6/fulltext
    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/22/estudo-com-mais-de-90-mil-pacientes-mostra-que-hidroxicloroquina-nao-e-eficiente-contra-a-covid-19-e-pode-causar-arritmia-cardiaca.ghtml
  • Saudações a todos

    Existe um material do Ministério da Saúde e está em .pdf

    Para àqueles colegas que gostam de ler e conhecer um pouco de tudo...

    Esse material fala sobre a questão de interação medicamentosa da Hidroxicloroquina e da Cloroquina.

    VALE A PENA DAR UMA OLHADA.

    Fala da preocupação sobre pessoas com anemia... Por fator óbvio.


    O título para busca:

    ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA MANUSEIO MEDICAMENTOSO PRECOCE DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DA COVID-19.


    Obs.: As vezes esses materiais não ficam muito tempo disponíveis... Se acaso alguém procurar em outra data posterior a está postagem.


    [Fraternos]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.