Isolamento vertical/imunidade de grupo: salvação da economia?

1246

Comentários

  • NadaSei escreveu: »
    Judas escreveu: »
    A rua tá cheia em muitos lugares. Hoje vi ônibus com mais gente do que semana passada.

    Meu amigo me enviou uma foto hoje de manha do calçadão no RJ cheio de gente caminhando no sol, a foto tinha pelo menos 5 idosos que deu pra ver com clareza. Pessoas semi- amontoadas.

    Tem que ver se eram idosos mesmo ou se eram programadores front-end com 21 anos de idade vitimas do estresse da profissão como esse jovem rapaz entrevistado por uma emissora de TV:


    Não vê? E a ideologia etária: idade é uma construção social.
  • OMS responde Loquidoun kissu ej di cume?

    [tweet]

    @Huxley e @Cameron ficam intrigados.
  • Cameron escreveu: »
    FB-IMG-1585637116477.jpg

    KKKKKKKKKKKKKKKK
  • editado March 2020
    Emmedrado escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    FB-IMG-1585637116477.jpg

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Noiz vamu tudu murré.

    Disse Camarão profeta.
  • editado March 2020
    Mas ele falou algo diferente do vídeo? Não. Ele fala que não é contra medidas que evitem aglomerações, só que cada indivíduo é importante. Não só os doentes.

    Cada país deve responder essa questão baseado na sua situação e uma das coisas ditas no vídeo. De modo que ninguém ficasse desamparado com problemas como fome.
  • O que o diretor da OMS disse em vídeo da a entender que ele falava que algumas pessoas precisavam trabalhar no sentido de que elas não tinham escolha e não que ele, o diretor, estava sugerindo .
    Isso porque antes de tudo ele disse que "alguns países tem melhores condições de prestar serviço social que outros".
    É razoável entender que ele falava que de um jeito ou de outro pessoas de países pobres e sem condições de prestar serviço social precisarão trabalhar por falta de escolha.
    Ele tem o direito de se explicar melhor e parece que o fez, mas o que ele disse no vídeo foi isso aí. Está tentando consertar o que foi dito baseado nas reações. É do jogo.
  • editado March 2020
    Darkseid escreveu: »

    Concordo, é triste ver tirarem todas as recomendações de contexto.
    Se você for assistir aos videos completos dos pronunciamentos dados pelo pessoal OMS você verá que eles sempre falam em contextos específicos, como a obvia necessidade de fechar a entrada e saída de uma cidade onde está ocorrendo um SURTO para impedir esse surto de se espalhar para as cidades vizinhas.

    Dai os gado distorce isso aplaude medidas de prefeitos retardados fechando cidades em regiões onde não existe NENHUM caso registrado da doença.

    É patético.

  • É, esse faz juz ao nick.
  • Darkseid escreveu: »
    É, esse faz juz ao nick.

    Volta pra Apokolips.
  • editado March 2020
    Aos 16 minutos o Knowles mostra como na mídia cortaram o gráfico de um estudo mostrando aquilo que todos os especialistas que falam sobre o tema afirmam. O lockdown não achata a curva ele só atrasa e apos a remoção a curva volta a subir.

    PS: Assistam também aos 24 minutos dois pastores pregando contra o vírus de Satã e exigindo que a vacina seja encontrada imediatamente. É hilario pra quem já aprendeu a rir pra não chorar.

  • Darkseid escreveu: »
    É, esse faz juz ao nick.

    Brilhante argumento.
  • Izio Mazur
    8 h ·
    O DESASTRE DA QUARENTENA HORIZONTAL

    Dr. Antony Wong é um respeitado médico toxicologista. Já recorri inúmeras vezes à ele para tirar dúvidas sobre toxicidade de materiais. Ele é sempre muito atencioso e solícito e aprendi muito com ele.

    Antony Wong está na contramão da histeria disseminada no Brasil. Diz que, como não temos vacina, a unica solução é a imunização de rebanho, quando mais da metade da população é infectada, cria imunidade e forma barreira de proteção ao vírus.

    Para ele, a quarentena horizontal visando o tal achatamento da curva da epidemia apenas vai atrasar a explosão dos casos para a pior época, que é o auge do inverno, quando o vírus se transmite mais facilmente e quando ainda teremos a ajuda nefasta do H1N1 para piorar o quadro.

    Segundo ele o ideal é liberar a população aos poucos da quarentena, tomando cuidado com os grupos de risco e mantendo o afastamento social de 1 ou 2 metros.

    Exemplos de sucesso, até de ausência de quarentena, não faltam. Estão aí Suécia, Coreia do Sul, Taiwan, Japão, Austrália, Holanda e outros. Portanto, sem esse papinho boboca e clichê de que "o mundo todo está fazendo quarentena". No mínimo são os que mais estão se ferrando.

    E para os que politizam a crise, afirmo e reafirmo que cabe a um Presidente zelar por toda a população, seja pelos poucos que vão morrer da doença ou os muitos que vão morrer pela crise econômica. Por isso o Presidente está certo em pedir o isolamento vertical, agora já admitido até pela OMS, a mesma organização que serviu de base para as ações tresloucadas de Doria, Witzel & Cia.

    Preparem-se para os próximos capítulos! A testagem em massa vai aumentar a detecção do número de infectados e dar a falsa sensação de que a epidemia explodiu.

    Uma imprensa desonesta, como a que temos no Brasil, usará essas informações como arma política para espalhar mais histeria. Um povo histérico e apavorado terá seu sistema imunológico reduzido e assim a epidemia terá facilidades extras para se expandir. E nem preciso citar os efeitos bombásticos da desnutrição, outro fator que vai fazer a felicidade do covid.

    A solução pelo meio me parece a mais acertada. Vamos aprender com quem deu certo, não com quem deu errado.

    7070
    34 comentários
    25 compartilhamentos
    Curtir
    Comentar
  • Luciano Cabral Vi a entrevista ontem na Record. Realmente pareceu muito tranquilo e com palavras de esperança. Vamos criar imunidade a partir do momento que o pico de transmissão diminuir. Gripe sempre foi maior no Inverno, não será diferente com o Covid-19. O momento é de impedir a disseminação em massa da doença. Quem quer ir para a rua, dar o peito para criar resistência, boa sorte, eu prefiro segurar a onda para que a curva de transmissão se estabilize. O MUNDO todo está em quarentena, com exceção de alguns países como Japão e Alemanha, onde outros fatores estão relacionados. Países completamente diferentes do Brasil, em tudo.
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 4 h · Editado
    Ver mais 1 resposta
    Izio Mazur
    Izio Mazur Luciano Cabral quando o pico de transmissão diminuir pela quarentena será inverno, o pior momento pra criar imunidade e o mais fácil para produzir novos picos, possivelmente devastadores. Foi isso que o Dr. Wong sugeriu. A quarentena tem que ser implementada de acordo com os números de transmissão, segundo o ministro Mandetta. A epidemia pode atravessar o mês de agosto e ter começado uma quarentena radical tão cedo pode ter queimado uma etapa importante da mobilização popular. Temos vozes divergentes na classe médica e científica e o que tenho visto é a imprensa abafar o debate favorecendo apenas um dos lados, e por motivos puramente políticos.
  • Jose Cleomir Tognonato Filho Excelente médico infectologista.
    Ele jamais será entrevistado pela Globo.
    Recentemente em entrevista na CNN Brasil, teve sua fala interrompida por Monalisa Perrone, que pediu para cortar....em seguida ele foi calado com a desculpa que estava havendo um probleminha técnico e ele não conseguia ouvir os apresentadores.
    CNN. Brasil...." Imparcial "... só se for defender os jornalistas tendenciosos e manipuladores das informações.
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Cláudia Bauer
    Cláudia Bauer Eu vou repetir: existe uma pedra no meio do caminho de governadores e prefeitos que se chama funcionalismo público. Nós ficarmos sem salário é mortal pra esse povo, por isso vai acabar a quarentena.
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Margareth Pandolfi
    Margareth Pandolfi Cada um ouve o q quer ouvir Izio Mazur. Eu continuo afirmando: Bolsonaro está certo até Epidemiologicamente.
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Fábio Serafe Soares
    Fábio Serafe Soares Espero que quando os leitos emergenciais e hospitais emergenciais estivem prontos, isso seja colocado em prática.
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h · Editado
    Andreza Calazans
    Andreza Calazans O problema é que se todos ficarem doentes de uma só vez o SUS não vai aguentar, muita gente que poderia sair viva com bons cuidados vai morrer.
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Ver mais 2 respostas
    Izio MazurOnline agora
    Izio Mazur Andreza Calazans aqui no Brasil a maioria ficaria feliz por terem abrigo, atenção e um prato de comida.
    3
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Ver mais 2 respostas
    Marcelo Camargo
    Marcelo Camargo Tem vários fatores a ser considerados nesse post, mas o mais sério é que não sabemos de fato quais os melhores exemplos. Tudo virou motivo de briga política e pouca atenção foi dada a quem emitiu opinião sanitária e epidemiológica. É lógico que os casos vão explodir quando mais testes forem realizados, mas a mortandade tende a diminuir muito,dando razão a quem achava que era uma gripezinha. Tudo vai na forma de interpretar os dados, se o copo está meio cheio ou meio vazio! O isolamento é apenas uma forma de permitir que o sistema de saúde se prepare para o caos que vai vir. O mundo ocidental vai ter um ano difícil, mas tenho certeza de que vai se recuperar, só aqueles que ficarem pelo caminho, seja por doença ou fome é que não vão! Quem tem razão?
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Gil Tomizawa
    Gil Tomizawa Também pensei assim. Estaremos entrando no inverno ... E aí ? Como faremos ?
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Rosangela Espirito Santo
    Rosangela Espirito Santo Adoro seus comentários Izio Mazur tem 6.6 estou trabalhando e sem problemas atendo pacientes Ancologico cabeça pescoço com os devidos cuidados obrigado Mestre você é sábio 🙏🌻🌹Bom dia 🙏🌻🌹
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Evelyn Fried
    Evelyn Fried Izio......se eu fizesse o teste e este desse positivo e daqui a 15 dias nada me acontecesse...isso significa q eu já teria me imunizado?!?!e em relação ao contágio...pra outras pessoas...eu continuaria transmitindo mesmo 15 dias depois ou Não?!
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h · Editado
    Izio MazurOnline agora
    Izio Mazur Evelyn Fried tudo é muito novo ainda. A maioria dos médicos não sabe dizer, até porque estão trabalhando tanto que estão sem tempo para estudar e se atualizar. Na minha opinião, por tudo o que pesquisei até agora, se vc der positivo e não desenvolver sintomas, estará imunizada em 20 dias e provavelmente não estará disseminando mais.
    3
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 7 h
    Ver mais 6 respostas
    Odir Moreira
    Odir Moreira Impressiona como "celebridades" pegam carona na pandemia para quererem evidência. Pouca vergonha, isso sim.
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 6 h
    Carlos Montalván
    Carlos Montalván Os resultados duma epidemia podem ser diferentes, dependendo das variáveis diversas, entre elas localização e idiossincrasias. Por isso os posicionamentos em ou em outro sentido de grandes estudiosos do assunto. Por isso as soluções tem que ser amenizadas segundo a evolução da epidemia. Por isso a atitude um pouco suspeita do Mandetta que se fechou somente numa conduta, a proposta do seus colaboradores e nem sequer sabemos se escutou ou conversou com a postura contrária dos outros especialistas. Ou se os escutou, está agindo assim por questões políticas pessoais e do seu grupo muito vinculado ao Nhonho, ao Dória e ao Caiado. Essa explicação que só está atuando desde o ponto de vista técnico, não colou muito bem!!
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 6 h
    Izio MazurOnline agora
    Izio Mazur Carlos Montalván se o Mandetta for inteligente, e é, ele se afasta das influências políticas e sai muito maior do que entrou.
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 6 h
    Ver mais 1 resposta
    Carlos Montalván
    Carlos Montalván O Brasil tem várias realidades, diferentes regiões, diferentes condições socio-econômicas. A conduta não pode ser padronizada para todo o país. Aí faltou direção ao grande Ministro Mandetta e colaboradores!! Região norte não é igual que a região sul! As diretrizes tem que ser bem claras! A densidade populacional é diferente, por exemplo!
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 6 h
    Roberto Portugal
    Roberto Portugal Show!!!
    Esta claro que tínhamos um monte de especialistas em epidemiologia...
    Pq vcs não perguntam para alguém que trabalha na linha de frente, que atende em hospital do SUS?????
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 6 h
    Lucinda Callero
    Lucinda Callero Sua análise é lógica e sensata!!! Parabéns!!! E estou compartilhando!👏👏👏👏👏👏👏
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 5 h
    Luciano Cabral
    Luciano Cabral Vi a entrevista ontem na Record. Realmente pareceu muito tranquilo e com palavras de esperança. Vamos criar imunidade a partir do momento que o pico de transmissão diminuir. Gripe sempre foi maior no Inverno, não será diferente com o Covid-19. O momento é de impedir a disseminação em massa da doença. Quem quer ir para a rua, dar o peito para criar resistência, boa sorte, eu prefiro segurar a onda para que a curva de transmissão se estabilize. O MUNDO todo está em quarentena, com exceção de alguns países como Japão e Alemanha, onde outros fatores estão relacionados. Países completamente diferentes do Brasil, em tudo.
    2
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 4 h · Editado
    Roberto Portugal
    Roberto Portugal Luciano
    É por isso que sou seu fã
    Abraço
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 4 h
    Izio MazurOnline agora
    Izio Mazur Luciano Cabral quando o pico de transmissão diminuir pela quarentena será inverno, o pior momento pra criar imunidade e o mais fácil para produzir novos picos, possivelmente devastadores. Foi isso que o Dr. Wong sugeriu. A quarentena tem que ser implementada de acordo com os números de transmissão, segundo o ministro Mandetta. A epidemia pode atravessar o mês de agosto e ter começado uma quarentena radical tão cedo pode ter queimado uma etapa importante da mobilização popular. Temos vozes divergentes na classe médica e científica e o que tenho visto é a imprensa abafar o debate favorecendo apenas um dos lados, e por motivos puramente políticos.
    1
    Oculte ou denuncie isso
    Curtir
    · Responder · 1 h · Editado
    Ver mais 2 respostas
    Edson Martins Medrado
    Escreva uma resposta...

    Bira Prado Duarte
    Bira Prado Duarte #iziomazurtemrazao
    Oculte ou denuncie isso
    1
    Curtir
    · Responder · 2 h
  • Hoje o Mandetta flexibilizou, muito em sintonia com a atual postura da OMS.
    Para os que estão dizendo que o inverno chegou, ops. Estamos no outono, a iniciar abril e o inverno começa oficialmente em 20/21 de junho. Até lá o pior já passou.
  • editado March 2020
    Marcelo Camargo
    Marcelo Camargo Tem vários fatores a ser considerados nesse post, mas o mais sério é que não sabemos de fato quais os melhores exemplos. Tudo virou motivo de briga política e pouca atenção foi dada a quem emitiu opinião sanitária e epidemiológica. É lógico que os casos vão explodir quando mais testes forem realizados, mas a mortandade tende a diminuir muito,dando razão a quem achava que era uma gripezinha. Tudo vai na forma de interpretar os dados, se o copo está meio cheio ou meio vazio! O isolamento é apenas uma forma de permitir que o sistema de saúde se prepare para o caos que vai vir. O mundo ocidental vai ter um ano difícil, mas tenho certeza de que vai se recuperar, só aqueles que ficarem pelo caminho, seja por doença ou fome é que não vão! Quem tem razão?

    Talvez seja difícil determinar quem tem razão assim como é difícil saber qual é a verdade.
    No entanto não é tão difícil assim identificar quem está errado e a mentira como dizem tem perna curta, por mais que você não possa identificar a verdade pode identificar a mentira.

    Esse caso não é tão diferente de outros basta ouvir o que os grupos estão falando e também o que NÃO estão falando.

    O grande X dessa discussão é entender 3 fatos científicos simples para saber quem está discutindo ciência e quem foge do debate cientifico apelando a falsas autoridades.

    Fato 1: A taxa de infecção desse vírus é estimada em algo entre 40% e 70%, ele espalha mais do que o vírus da gripe e NÃO TEM COMO SER CONTIDO.

    Fato 2: Como o vírus não pode ser contido a crise só vai se resolver quando a sociedade adquirir imunidade e sem uma vacina isso significa que entre 40% e 70% (a mesma taxa de infecção do vírus) da sociedade precisam ser infectados para pegar a doença e se curar dela, adquirindo assim os anticorpos e se tornando imunes.

    Aqui é preciso entender que não tem como fugir do vírus, não tem como achar que você vai se esconder em casa e se livrar da doença.
    Em frente a esses 2 FATOS o que podemos é traçar uma estrategia para a contenção dos danos e entra ai o 3° fato dessa questão que tem relação com a estrategia de achatar a curva.

    Fato 3: A estrategia de achatar a curva não elimina os fatos 1 e 2, ela NÃO tem por objetivo REDUZIR o número de infectados porque PRECISAMOS que entre 40% e 70% peguem a doença para assim atingirmos a imunidade de rebanho.
    A estratégia visa somente atrasar essa contaminação das pessoas de modo que não fiquem todas doentes ao mesmo tempo para assim evitar o colapso do sistema de saúde pois esse colapso aumenta o número de mortes.

    Aqui é preciso fazer um parenteses. A estratégia TAMBÉM PODE REDUZIR O NUMERO DE MORTOS.
    Se nós protegermos o idosos e vulneráveis e garantirmos que aqueles 40% e 70% de infectados sejam os mais jovens e menos vulneráveis, estaremos reduzindo o número de mortes de idosos e vulneráveis ao reduzir o número de infectados nessa camada demográfica.

    Esses são os 3 fatos.
    Agora que sabemos quais são os fatos para separar o joio do trigo basta saber quem está discutindo a EFICACIA do lockdown em atingir o objetivo da redução da curva de infecção de quem só está berrando "fiquem em casa, a OMS mandou ficar em casa".

    Quando um especialista como o Atila vai a TV falar por 1 hora e 40 minutos e fala sobre um monte de generalidades, mas foge do X da questão e NÃO EXPLICA como um lockdown de 15/30 dias pode achatar a curva, podemos botar ele na lista dos que não tem razão porque a opinião dele não tem base na analise real da questão de se a medida que ele defende é eficaz em atingir o objetivo de achatar a curva.

    Qualquer um pode se dizer contra ou a favor de algo, com diploma ou sem diploma. As opiniões que realmente importam são aquelas das pessoas que estão de fato abordando a questão cientifica real. Se o individuo fugiu da questão a opinião dele vale tanto quanto a de qualquer pastor, pedreiro, macumbeiro, etc...

    Então talvez seja difícil saber se o infectologista Ricardo Zimermann e outros que abordam a mesma questão tem razão ou não, mas a opinião deles é embasada e trata do X da questão. O fato é que ninguém refutou o argumento deles, nem o Atila nem nenhum outro especialista da Globo ou CNN.
    Esses últimos podemos saber que a opinião vale tanto quanto a da Tia do zap. Talvez menos...

    Minha tia no zap da família refutou meu irmão ontem quando ele disse que bastava ficar em casa para evitar a doença que tudo ficaria bem. Ela retrucou dizendo que só ficaria tudo bem quando a maioria já tivesse pegado a doença e se curado e que se esconder não mudaria isso pois quem tivesse que ficar doente iria ficar de qualquer jeito.
    Talvez não esteja totalmente certa, mas estava mais certa do que ele repetindo o mantra da "OMS mandou ficar em casa".
  • "Fato 3: A estrategia de achatar a curva não elimina os fatos 1 e 2, ela NÃO tem por objetivo REDUZIR o número de infectados porque PRECISAMOS que entre 40% e 70% peguem a doença para assim atingirmos a imunidade de rebanho."

    O Mandetta falou isso hoje.

    Disse que quando eles fizerem amostragens com os testes que apontem pra 70% de pessoas com anticorpos o quadro de epidemia estará resolvido. O que haverá depois serão casos e mais casos da doença mas sem mais exigir nenhuma medida especial do sistema de saúde.

    Isso não implicará em testar 70% da população mas com abordagem de modelos matemáticos, parece que vão usar um app pra coletar dados também.

  • Saudações Cameron


    Hahaha. Muito bom !

    [Fraternos]
  • editado April 2020
    Entrevista completa do Átila Iamarino. Dou o seguinte destaque... Em 1:06:23-1:08:00, ele responde à teoria da conspiração “Não se sabe se o lockdown funcionou na China e o número de infectados deve ser muitas vezes maior do que o divulgado pela ditadura chinesa”:

  • editado April 2020
    Peraí, mas ele não recomendava o Loquidaum pra achatar a curva?

    Quanto a China esqueceu esse tweet?

    [tweet] [/tweet]
  • Melhor análise é do Eli Vieira:



    Átila não fez nada, só usou o trabalho dele no seu engodo e ainda omitiu dados.

    Mas ele segundo os Atilianos é Bozonarista. :awesome:
  • As explicações foram todas genéricas. Se o objetivo era detonar teorias da conspiração as respostas não ajudaram em nada.
    -Detectar através dos viajantes que o número era maior que o reportado.
    -Saber pela assinatura do vírus que ele vinha de um lugar diferente.


    Não sou adepto de teoria nenhuma sobre o caso da China especificamente, sou apenas um leigo que, diante das respostas apresentadas, só teria mais perguntas a fazer.

    A mentira é menor e portanto mais fácil de espalhar que a verdade, isso é fato.

    Simplesmente dizer que a China escondeu os dados é mais fácil que ouvir as explicações a respeito.

    O problema é que essas explicações são tão "pequenas" quanto a mentira que se propõe a desfazer.

    As pessoas, mesmo as mais honestas, vão se perguntar como se chega à estas conclusões usando os métodos que ele genericamente aponta como resposta.

  • NadaSei escreveu: »
    Marcelo Camargo
    Marcelo Camargo Tem vários fatores a ser considerados nesse post, mas o mais sério é que não sabemos de fato quais os melhores exemplos. Tudo virou motivo de briga política e pouca atenção foi dada a quem emitiu opinião sanitária e epidemiológica. É lógico que os casos vão explodir quando mais testes forem realizados, mas a mortandade tende a diminuir muito,dando razão a quem achava que era uma gripezinha. Tudo vai na forma de interpretar os dados, se o copo está meio cheio ou meio vazio! O isolamento é apenas uma forma de permitir que o sistema de saúde se prepare para o caos que vai vir. O mundo ocidental vai ter um ano difícil, mas tenho certeza de que vai se recuperar, só aqueles que ficarem pelo caminho, seja por doença ou fome é que não vão! Quem tem razão?

    Talvez seja difícil determinar quem tem razão assim como é difícil saber qual é a verdade.
    No entanto não é tão difícil assim identificar quem está errado e a mentira como dizem tem perna curta, por mais que você não possa identificar a verdade pode identificar a mentira.

    Esse caso não é tão diferente de outros basta ouvir o que os grupos estão falando e também o que NÃO estão falando.

    O grande X dessa discussão é entender 3 fatos científicos simples para saber quem está discutindo ciência e quem foge do debate cientifico apelando a falsas autoridades.

    Fato 1: A taxa de infecção desse vírus é estimada em algo entre 40% e 70%, ele espalha mais do que o vírus da gripe e NÃO TEM COMO SER CONTIDO.

    Fato 2: Como o vírus não pode ser contido a crise só vai se resolver quando a sociedade adquirir imunidade e sem uma vacina isso significa que entre 40% e 70% (a mesma taxa de infecção do vírus) da sociedade precisam ser infectados para pegar a doença e se curar dela, adquirindo assim os anticorpos e se tornando imunes.

    Aqui é preciso entender que não tem como fugir do vírus, não tem como achar que você vai se esconder em casa e se livrar da doença.
    Em frente a esses 2 FATOS o que podemos é traçar uma estrategia para a contenção dos danos e entra ai o 3° fato dessa questão que tem relação com a estrategia de achatar a curva.

    Fato 3: A estrategia de achatar a curva não elimina os fatos 1 e 2, ela NÃO tem por objetivo REDUZIR o número de infectados porque PRECISAMOS que entre 40% e 70% peguem a doença para assim atingirmos a imunidade de rebanho.
    A estratégia visa somente atrasar essa contaminação das pessoas de modo que não fiquem todas doentes ao mesmo tempo para assim evitar o colapso do sistema de saúde pois esse colapso aumenta o número de mortes.

    Aqui é preciso fazer um parenteses. A estratégia TAMBÉM PODE REDUZIR O NUMERO DE MORTOS.
    Se nós protegermos o idosos e vulneráveis e garantirmos que aqueles 40% e 70% de infectados sejam os mais jovens e menos vulneráveis, estaremos reduzindo o número de mortes de idosos e vulneráveis ao reduzir o número de infectados nessa camada demográfica.

    Esses são os 3 fatos.
    Agora que sabemos quais são os fatos para separar o joio do trigo basta saber quem está discutindo a EFICACIA do lockdown em atingir o objetivo da redução da curva de infecção de quem só está berrando "fiquem em casa, a OMS mandou ficar em casa".

    Quando um especialista como o Atila vai a TV falar por 1 hora e 40 minutos e fala sobre um monte de generalidades, mas foge do X da questão e NÃO EXPLICA como um lockdown de 15/30 dias pode achatar a curva, podemos botar ele na lista dos que não tem razão porque a opinião dele não tem base na analise real da questão de se a medida que ele defende é eficaz em atingir o objetivo de achatar a curva.

    Qualquer um pode se dizer contra ou a favor de algo, com diploma ou sem diploma. As opiniões que realmente importam são aquelas das pessoas que estão de fato abordando a questão cientifica real. Se o individuo fugiu da questão a opinião dele vale tanto quanto a de qualquer pastor, pedreiro, macumbeiro, etc...

    Então talvez seja difícil saber se o infectologista Ricardo Zimermann e outros que abordam a mesma questão tem razão ou não, mas a opinião deles é embasada e trata do X da questão. O fato é que ninguém refutou o argumento deles, nem o Atila nem nenhum outro especialista da Globo ou CNN.
    Esses últimos podemos saber que a opinião vale tanto quanto a da Tia do zap. Talvez menos...

    Minha tia no zap da família refutou meu irmão ontem quando ele disse que bastava ficar em casa para evitar a doença que tudo ficaria bem. Ela retrucou dizendo que só ficaria tudo bem quando a maioria já tivesse pegado a doença e se curado e que se esconder não mudaria isso pois quem tivesse que ficar doente iria ficar de qualquer jeito.
    Talvez não esteja totalmente certa, mas estava mais certa do que ele repetindo o mantra da "OMS mandou ficar em casa".

    Pseudofato 1:
    Uma só palavra de cinco letras já põe suposto “fato 1” em xeque: China. É fato que a China conteve a disseminação do vírus, como já mostrou Átila no trecho 1:06:23-1:08:00 no vídeo da entrevista no Roda Viva que está no YouTube, assim como os fatos descritos no meu primeiro post do artigo “Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas” (ver o artigo que acrescentei no fim do post, com destaque para o trecho que fala sobre a China).

    Pseudofato 2

    A tese da “herd immunity” não passa de especulação limitada que tem pressuposições não empíricas e baseadas em simulações de computador. O artigo de Yaneer Bar-Yam e Nassim Taleb da abertura do tópico mostrou cinco ou seis objeções que vários cientistas já demonstraram para a refutar ou por em dúvida a veracidade da tese. Todos esses questionamentos não foram respondidos satisfatoriamente.

    Pseudofato 3:

    A proposta de isolamento de idosos e vulneráveis não foi formalizada, e o que é pior, sequer foi testada, seja com experimentos sociais ou verificação de registros empíricos. A estrutura familiar brasileira parece muito hostil a esse tipo de isolamento e mesmo muitas pessoas de classe média alta não conseguem fazer esse isolamento adequadamente. Não se sabe também se os políticos o fariam adequadamente e também não vi qualquer proposta política de viabilidade disso.

  • Huxley escreveu: »

    A tese da “herd immunity” não passa de especulação limitada que tem pressuposições não empíricas e baseadas em simulações de computador. O artigo de Yaneer Bar-Yam e Nassim Taleb da abertura do tópico mostrou cinco ou seis objeções que vários cientistas já demonstraram para a refutar ou por em dúvida a veracidade da tese. Todos esses questionamentos não foram respondidos satisfatoriamente.


    A doença voltou a cada geração à Europa até ao início do século XVIII. Cada epidemia matava os indivíduos susceptíveis, deixando os restantes imunes. Só quando uma nova geração não imune crescia é que havia novamente suficiente número de pessoas vulneráveis para a infecção se propagar. No entanto nenhuma destas epidemias foi tão mortal como a primeira, devido às modificações de comportamento e à eliminação dos genes (como alguns do MHC- ver sistema imunitário) que davam especial susceptibilidade aos seus portadores.

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Peste_negra

  • editado April 2020
    Judas escreveu: »
    As explicações foram todas genéricas. Se o objetivo era detonar teorias da conspiração as respostas não ajudaram em nada.
    -Detectar através dos viajantes que o número era maior que o reportado.
    -Saber pela assinatura do vírus que ele vinha de um lugar diferente.


    Não sou adepto de teoria nenhuma sobre o caso da China especificamente, sou apenas um leigo que, diante das respostas apresentadas, só teria mais perguntas a fazer.

    A mentira é menor e portanto mais fácil de espalhar que a verdade, isso é fato.

    Simplesmente dizer que a China escondeu os dados é mais fácil que ouvir as explicações a respeito.

    O problema é que essas explicações são tão "pequenas" quanto a mentira que se propõe a desfazer.

    As pessoas, mesmo as mais honestas, vão se perguntar como se chega à estas conclusões usando os métodos que ele genericamente aponta como resposta.

    Eu não acredito muito em teorias da conspiração. Por quê? Os "gênios" no topo provaram uma e outra vez que são estúpidos demais para conseguir algo tão elaborado...

    O Irã foi desmascarado na questão do número de casos de infectados da COVID-19, a China já tinha sido desmascarada na crise envolvendo o abafamento de notícias do Sars (cujo número de infectados era muitíssimo menor do que da doença mais falada atualmente), etc.

    Ademais, já faz mais de uma semana que a China liberou o transporte público em Wuhan, assim como o funcionamento de suas principais indústrias (os satélites e os indicadores de poluição vão demonstrar isso). Se a contenção do vírus foi uma farsa, então, agora ou em breve, a província de Hubei teria uns 22 milhões de infectados e como o Irã poderia ser desmascarado sobre o COVID-19, mas não a China?

  • Por hora eu acho que contiveram o vírus mas não tenho como saber exatamente como fizeram o lockdown deles.
    Capacidade de fazer eles têm, mais que nós. Se o governo realmente quiser tirar todo mundo da rua lá ele consegue, aqui não.

    As ruas por aqui estão com cada vez mais pessoas. Hoje fui aqui perto de casa em uma loja de peças de bike comprar umas coisas. Estava semi aberta. Conseguiram colocar uma espécie de contenção na porta e a atendente me atendeu de dentro da loja e eu estava no passeio.

    Na ida e na volta haviam carros na rua e ônibus circulando com no máximo um terço das cadeiras ocupadas e ninguém de pé.
    No sacolão havia filas e ninguém respeitava a distância de segurança. Haviam idosos nas filas.
    Querendo ou não estamos tomando o caminho do meio ao menos aqui em Belo Horizonte.
  • editado April 2020
    Judas escreveu: »
    Querendo ou não estamos tomando o caminho do meio ao menos aqui em Belo Horizonte.
    Aqui em SP que é o epicentro do surto as pessoas estão bem mais disciplinadas em relação ao isolamento, mas é óbvio que uma solução dessas é temporária e o tempo está se esgotando, mesmo se a tal ajuda prometida pelo governo chegar rápido é apenas paliativa uma vez que o Brasil não conseguirá manter algo assim com a economia em frangalhos, as ações se esfarelando e somos nós que iremos pagar essa conta de qualquer jeito, e se o governo desistir de ajudar as pessoas irão mandar o isolamento social para aquele lugar assim que a despensa ficar vazia.

    Minha maior torcida nesse momento, a única coisa que realmente daria uma luz nessa situação toda, é encontrarem um medicamento muito eficiente bem rápido, vacina nesse curto prazo sem chance, qualquer outra coisa tem prazo de validade bem curto e implementação muito difícil

    Eu manterei a quarentena pelo máximo de tempo que puder.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.