ATILA - Boiologo que salvou o planeta

Comentários

  • editado April 2020
    Só o fim da pandemia, quando não houver nenhum novo caso, nova morte ou nova descoberta dirá o quão errado ele estava nas previsões, tomara que esse erro seja por escalas de grandeza.

    O fato inegável no entanto é que essa doença assusta, seja os especialistas ou as pessoas leigas, pelo menos o primeiro vídeo dele que viralizou tinha todas as justificativas para as previsões catastróficas, os outros já são outra história.

    Um outro ponto que eu gosto de lembrar nesse tipo de discussão é o julgar em retrospecto, aquelas pessoas que não agem, ficam em silêncio, esperam o desenrolar dos fatos para só então criticar e sair apontando o dedo para os erros e acertos...

    Assim é muito fácil KATSO!!!

    É moleza ver os acertos e os erros até das apostas na loteria desse jeito, o problema é quando decisões precisam ser tomadas hoje com cada uma delas tendo consequências severas no futuro a respeito de algo desconhecido e incerto, em todos os episódios da História, para o bem e para o mal, as pessoas que se arriscam a dizer e agir nos momentos de incerteza são as que fazem a diferença, não os críticos que nunca saem da zona de conforto.

    Esse tipo de atitude lembra muito os profissionais de investimentos, aqueles que sabem destrinchar e apontar com precisão e eloquência todas as causas das crises passadas mas falham miseravelmente em proteger o dinheiro das pessoas que confiam a eles suas economias na crise seguinte. >_>
  • Cameron escreveu: »
    Um outro ponto que eu gosto de lembrar nesse tipo de discussão é o julgar em retrospecto, aquelas pessoas que não agem, ficam em silêncio, esperam o desenrolar dos fatos para só então criticar e sair apontando o dedo para os erros e acertos...
    Assim é muito fácil KATSO!!!

    A tal estimativa de milhões de mortos soava alarmismo desde que foi lançada e muita gente denunciou isto.
    Ah... mas foi o Imperial College que...
    Que se corrigiu pouco depois.

  • editado April 2020
    Acauan escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Um outro ponto que eu gosto de lembrar nesse tipo de discussão é o julgar em retrospecto, aquelas pessoas que não agem, ficam em silêncio, esperam o desenrolar dos fatos para só então criticar e sair apontando o dedo para os erros e acertos...
    Assim é muito fácil KATSO!!!

    A tal estimativa de milhões de mortos soava alarmismo desde que foi lançada e muita gente denunciou isto.
    Ah... mas foi o Imperial College que...
    Que se corrigiu pouco depois.

    É lamentável ter que dizer isso, mas ninguém refutou a hipótese de que o Brasil tem chance não-desprezível de alcançar 1 milhão de mortes até o fim da pandemia, mesmo os governadores e prefeitos tendo feito alguma intervenção atípica até aqui (e olhe que o cenário hipotético do Imperial College era meramente para a situação que os governos do Brasil fariam nada) ... Se os governos estaduais e prefeituras sabotarem o distanciamento social até a primeira metade de maio como muitos vem prometendo, se o governo Bolsonaro abrir as fronteiras internacionais precocemente, se a capacidade do sistema hospitalar brasileiro saturar e colapsar, se for verdade que uma parcela grande dos já infectados e curados são infecciosos e até sofrem reincidência, se a vacina de COVID-19 segura e eficaz não surgir até a metade de 2021, etc., enfim... o conjunto de todos esses "ses" não tem uma probabilidade estimada confiável... O teto da margem de erro que inclui o pior cenário pode ser muito alto e ninguém desmentiu isso até aqui. Apesar de tudo, é claro que o cenário muito otimista pode acontecer, mas quem diabos vai saber disso com muita antecedência?
  • Huxley escreveu: »
    Apesar de tudo, é claro que o cenário muito otimista pode acontecer, mas quem diabos vai saber disso com muita antecedência?
    Tem isso também, muita gente dizendo que ele errou como se a pandemia já houvesse acabado enquanto não temos a mais remota ideia de quando isso será e em quais condições.

  • Pela primeira vez desde que esse pesadelo todo começou eu vi algo que me animou e me deixou mais confiante em relação ao futuro, fui ao mercado hoje e todas as pessoas estavam usando máscaras, elas eram distribuídas para quem não tinha na entrada, se esse tipo de atitude ganhar força em todas as regiões do Brasil eu consigo ver uma luz no fim do túnel e provavelmente não veremos aqui os mesmos eventos que assolam NY.
  • editado April 2020
    Essas estimativas que apontam números da ordem de 2 milhões de mortes no Brasil, são tirados daonde? 12% da populacão brasileira tem o perfil do principal grupo de risco, que são as pessoas com mais de 65 anos, o que corresponde a 22 milhões de pessoas, o que significaria 10% de mortes se absolutamente todos ae infectarem, blá blá blá... Um número já de cara cabeludo que a cada vez que se ponderam diferentes plausibilidades vai ficando cadavez mais cabeludo fran ca men te!
  • editado April 2020
    Senhor escreveu: »
    Essas estimativas que apontam números da ordem de 2 milhões de mortes no Brasil, são tirados daonde? 12% da populacão brasileira tem o perfil do principal grupo de risco, que são as pessoas com mais de 65 anos, o que corresponde a 22 milhões de pessoas, o que significaria 10% de mortes se absolutamente todos ae infectarem, blá blá blá... Um número já de cara cabeludo que a cada vez que se ponderam diferentes plausibilidades vai ficando cadavez mais cabeludo fran ca men te!

    O número de pessoas entre 45 anos e 60 anos que morrem não são estatisticamente irrelevantes, são minoria mas não irrelevantes, se mais de 70% da população se infectar em um cenário de colapso de sistema de saúde (que é quando as mortes disparam) o cenário de 1 milhão de mortos caso não surjam vacinas e remédios eficientes no decorrer de 2 ou 3 anos não parece assim tão "cabeludo".
  • editado April 2020
    Cameron escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Essas estimativas que apontam números da ordem de 2 milhões de mortes no Brasil, são tirados daonde? 12% da populacão brasileira tem o perfil do principal grupo de risco, que são as pessoas com mais de 65 anos, o que corresponde a 22 milhões de pessoas, o que significaria 10% de mortes se absolutamente todos ae infectarem, blá blá blá... Um número já de cara cabeludo que a cada vez que se ponderam diferentes plausibilidades vai ficando cadavez mais cabeludo fran ca men te!

    O número de pessoas entre 45 anos e 60 anos que morrem não são estatisticamente irrelevantes, são minoria mas não irrelevantes, se mais de 70% da população se infectar em um cenário de colapso de sistema de saúde (que é quando as mortes disparam) o cenário de 1 milhão de mortos caso não surjam vacinas e remédios eficientes no decorrer de 2 ou 3 anos não parece assim tão "cabeludo".
    Seguiria sendo um cenário de difícil verossimilhança, dada uma quantidade enorme de variantes atenuantes que incidiriam aí. Desde o tal do número mágico de 80% de contaminados para cessar a contaminação até o fato de cidades inteiras passarem incólumes sem nenhum caso.

  • Estudos do tipo "caçamba" onde da pra jogar qualquer coisa pra dentro devem ser evitados no futuro.



  • Cameron escreveu: »

    Um outro ponto que eu gosto de lembrar nesse tipo de discussão é o julgar em retrospecto, aquelas pessoas que não agem, ficam em silêncio, esperam o desenrolar dos fatos para só então criticar e sair apontando o dedo para os erros e acertos...

    Não é o meu caso. Eu mesmo alertei, aqui mesmo no RV, que esse corongavirus é uma gripezinha que só mata velho, gordo ou doentes no geral, como outras gripes.

    Pessoas com historico de atleta (meu caso) sentem, no máximo, um resfriadinho.

    O tópico tá ai aberto pra todo mundo ver.

  • É o que tenho dito também, Encosto.
    O Brasil vai receber em cheio o impacto deste vírus, mas vai se sair bem melhor que a maioria dos outros países, mesmo com nossa proverbial desorganização.
    Vale o mantra: o Brasil não é para principiantes, rs rs
  • ENCOSTO escreveu: »
    Cameron escreveu: »

    Um outro ponto que eu gosto de lembrar nesse tipo de discussão é o julgar em retrospecto, aquelas pessoas que não agem, ficam em silêncio, esperam o desenrolar dos fatos para só então criticar e sair apontando o dedo para os erros e acertos...

    Não é o meu caso. Eu mesmo alertei, aqui mesmo no RV, que esse corongavirus é uma gripezinha que só mata velho, gordo ou doentes no geral, como outras gripes.

    Pessoas com historico de atleta (meu caso) sentem, no máximo, um resfriadinho.

    O tópico tá ai aberto pra todo mundo ver.

    Estava me referindo aos jornalistas e comentaristas do vídeo e principalmente sobre a enxurrada de oportunistas que haverá no final da pandemia caso o cenário mais pessimista não se concretize que irão atacar e zombar do Átila para se promover.

    Quem critica ou defende desde sempre, esteja certo(a) ou errado(a) não pode ser acusado(a) de apenas julgar em retrospecto.
  • E o Atila irá falar agora que a previsão catastrofica não ocorreu graças ao seu alerta.
  • Cameron escreveu: »
    Pela primeira vez desde que esse pesadelo todo começou eu vi algo que me animou e me deixou mais confiante em relação ao futuro, fui ao mercado hoje e todas as pessoas estavam usando máscaras, elas eram distribuídas para quem não tinha na entrada, se esse tipo de atitude ganhar força em todas as regiões do Brasil eu consigo ver uma luz no fim do túnel e provavelmente não veremos aqui os mesmos eventos que assolam NY.
    No hortifruti aqui perto, uma funcionária fica na entrada borrifando as mãos de quem entra com álcool.
    E só se pode entrar no hortifruti e no supermercado de máscara.
    Nas farmácias, a fila é na rua e só entram uns poucos de cada vez.
    Os botequins e restaurantes ainda funcionando também não deixam ninguém entrar. Você faz a encomenda e espera na rua ou eles levam em casa depois.
  • patolino escreveu: »
    O Brasil vai receber em cheio o impacto deste vírus, mas vai se sair bem melhor que a maioria dos outros países, mesmo com nossa proverbial desorganização.
    Ou não.
  • ENCOSTO escreveu: »

    Não é o meu caso. Eu mesmo alertei, aqui mesmo no RV, que esse corongavirus é uma gripezinha que só mata velho, gordo ou doentes no geral, como outras gripes.

    Pessoas com historico de atleta (meu caso) sentem, no máximo, um resfriadinho.

    O tópico tá ai aberto pra todo mundo ver.

    Não é bem assim. O problema do Covid-19, e o que difere ele de outras gripes como H1N1, por exemplo, é a facilidade de contaminação, o que satura o sistema de saúde. Você pode estar bem, mas se tiver um problema ou sofrer um acidente não vai ter hospital para você por que vai estar lotado. Esse é outro problema dessa doença: as mortes indiretas que ela causa.
  • Volpiceli escreveu: »
    ENCOSTO escreveu: »

    Não é o meu caso. Eu mesmo alertei, aqui mesmo no RV, que esse corongavirus é uma gripezinha que só mata velho, gordo ou doentes no geral, como outras gripes.

    Pessoas com historico de atleta (meu caso) sentem, no máximo, um resfriadinho.

    O tópico tá ai aberto pra todo mundo ver.

    Não é bem assim. O problema do Covid-19, e o que difere ele de outras gripes como H1N1, por exemplo, é a facilidade de contaminação, o que satura o sistema de saúde. Você pode estar bem, mas se tiver um problema ou sofrer um acidente não vai ter hospital para você por que vai estar lotado. Esse é outro problema dessa doença: as mortes indiretas que ela causa.

    - Era uma ironia.

    Abraços,

  • editado April 2020
    Morrem cerca de 2.000 norte americanos todos os dias, e hoje não foi exceção, e isso já persiste por um tempo, difícil descartar previsões catastróficas com alguma segurança enquanto esse cenário perdurar.

    Por enquanto não temos evidências para afirmar com certeza que o mesmo não pode acontecer aqui.
  • Cameron escreveu: »

    Por enquanto não temos evidências para afirmar com certeza que o mesmo não pode acontecer aqui.

    - Pelo andar da carruagem, vai acontecer.

    Abraços,

  • Lembrando que Átila é um blogueiro com bons diplomas, mas ainda um blogueiro.
    Não é o professor doutor, não é o diretor de instituto, não é o chefe de equipe de pesquisas.
    No Linkedin, ele se apresenta como Explicador do Mundo...
    Até aí não teria problema, cada um que siga a carreira que quiser.
    O problema é quando ele fala com a autoridade de quem ganhou o Prêmio Nobel de Palpitologia, quando então temos que lembrar que ele é um blogueiro.
  • editado May 2020
    Acauan escreveu: »
    O problema é quando ele fala com a autoridade de quem ganhou o Prêmio Nobel de Palpitologia...
    Já ouviu aquele ditado "Em terra de cego quem tem um olho é rei."? Em um país que elegemos figuras que não serviriam nem para síndicos de condomínio como Dilma e Bolsonaro como os líderes maiores da nação um blogueiro diplomado falando com a autoridade de ganhador de prêmio Nobel não é assim tão estranho ou o fundo do poço.

  • Cameron escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    O problema é quando ele fala com a autoridade de quem ganhou o Prêmio Nobel de Palpitologia...
    Já ouviu aquele ditado "Em terra de cego quem tem um olho é rei."? Em um país que elegemos figuras que não serviriam nem para síndicos de condomínio como Dilma e Bolsonaro como os líderes maiores da nação um blogueiro diplomado falando com a autoridade de ganhador de prêmio Nobel não é assim tão estranho ou o fundo do poço.

    O que é verdadeiro e assustador.

  • editado May 2020
    Nós temos um problema conjuntural que infelizmente só a renovação da mentalidade de nosso povo pode solucionar.
    Um país, quase um continente que lembra a Africa.
    Neste, esparsos os desassistidos, pobres e sem os recursos de uma melhor educação, muitas vezes esfomeados e miseráveis: - Povo Brasileiro.
    A gritante desigualdade social torna essa gente refém de uma minoria sagaz, egoísta e gananciosa. Político Brasileiro.
    Os currais eleitorais surgem naturalmente desse elenco de fatores.
    Persiste o coronelato, hoje, até nos grandes centros pois a miséria não tem residência fixa; ela grassa como um surto viral.
    Poderíamos culpar esse povo, por trocar uma cesta básica por um voto?
  • editado May 2020
    patolino escreveu: »
    Nós temos um problema conjuntural que infelizmente só a renovação da mentalidade de nosso povo pode solucionar.
    Um país, quase um continente que lembra a Africa.
    Neste, esparsos os desassistidos, pobres e sem os recursos de uma melhor educação, muitas vezes esfomeados e miseráveis: - Povo Brasileiro.
    A gritante desigualdade social torna essa gente refém de uma minoria sagaz, egoísta e gananciosa. Político Brasileiro.
    Os currais eleitorais surgem naturalmente desse elenco de fatores.
    Persiste o coronelato, hoje, até nos grandes centros pois a miséria não tem residência fixa; ela grassa como um surto viral.
    Poderíamos culpar esse povo, por trocar uma cesta básica por um voto?

    Li esse texto na voz do Patolino(Daffy Duck).
  • Senhor escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Nós temos um problema conjuntural que infelizmente só a renovação da mentalidade de nosso povo pode solucionar.
    Um país, quase um continente que lembra a Africa.
    Neste, esparsos os desassistidos, pobres e sem os recursos de uma melhor educação, muitas vezes esfomeados e miseráveis: - Povo Brasileiro.
    A gritante desigualdade social torna essa gente refém de uma minoria sagaz, egoísta e gananciosa. Político Brasileiro.
    Os currais eleitorais surgem naturalmente desse elenco de fatores.
    Persiste o coronelato, hoje, até nos grandes centros pois a miséria não tem residência fixa; ela grassa como um surto viral.
    Poderíamos culpar esse povo, por trocar uma cesta básica por um voto?

    Li esse texto na voz do Patolino(Daffy Duck).

    Oh, Senhor! Sempre inesperado.
  • editado May 2020
    patolino escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Nós temos um problema conjuntural que infelizmente só a renovação da mentalidade de nosso povo pode solucionar.
    Um país, quase um continente que lembra a Africa.
    Neste, esparsos os desassistidos, pobres e sem os recursos de uma melhor educação, muitas vezes esfomeados e miseráveis: - Povo Brasileiro.
    A gritante desigualdade social torna essa gente refém de uma minoria sagaz, egoísta e gananciosa. Político Brasileiro.
    Os currais eleitorais surgem naturalmente desse elenco de fatores.
    Persiste o coronelato, hoje, até nos grandes centros pois a miséria não tem residência fixa; ela grassa como um surto viral.
    Poderíamos culpar esse povo, por trocar uma cesta básica por um voto?

    Li esse texto na voz do Patolino(Daffy Duck).

    Oh, Senhor! Sempre inesperado.

    E na do Marcelo Rezende e do Tiririca. Qual é a sua preferida?
  • Acauan escreveu: »
    Cameron escreveu: »
    Acauan escreveu: »
    O problema é quando ele fala com a autoridade de quem ganhou o Prêmio Nobel de Palpitologia...
    Já ouviu aquele ditado "Em terra de cego quem tem um olho é rei."? Em um país que elegemos figuras que não serviriam nem para síndicos de condomínio como Dilma e Bolsonaro como os líderes maiores da nação um blogueiro diplomado falando com a autoridade de ganhador de prêmio Nobel não é assim tão estranho ou o fundo do poço.

    O que é verdadeiro e assustador.

    Ou seja Prêmio Nobel não é parâmetro pra nada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.