Paulo Freire
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
(Paulo Freire)
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/332297fe-a0
(Paulo Freire)
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/332297fe-a0
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Freud foi muito mais citado e reverenciado no meio acadêmico, e por muito mais tempo, até que um dia caiu a ficha de que quase tudo que ele escreveu era besteira pseudocientífica e fraude intelectual.
Sobre Freire, a Panacéia de Angicos narra eventos, tal qual os Evangelhos, relatados apenas pelos discípulos, o que não contesta a veracidade, mas nega a imparcialidade.
Reproduções controladas por pares isentos que evidenciem a eficácia do método, cadê?
E quanto a funcionar, grande coisa...
O bê + a = ba sempre funcionou e dizer que usar elementos do cotidiano no processo de alfabetização é alguma ideia revolucionária só pode vir de gente que nunca deu uma aula ou é desonesta mesmo.
Também tem as abobrinhas da "Educação Bancária" ou coisa parecida, que a turma louva como se fosse obra de gênio dizer que o professor não pode ser doador do saber, enquanto o aluno apenas recebe, tem que haver uma troca sem distinção de nível.
Babaquice.
No processo de ensino aprendizado o aluno aprende o conteúdo e o professor aprende a ensinar.
Quem ensina analfabetos a ler pode aprender deles alguma coisa sobre melhores métodos de alfabetização, mas é absurdo esperar que o professor saia melhor alfabetizado porque deu aulas para gente que não sabe fazer "o" com um copo.
Professor de verdade domina os conteúdos que ensina e os repasssa sim, de uma posição intelectual hierárquica sim, estabelecida pelo desnível autoevidente entre quem sabe e quem não sabe.
"A Pedagogia do Oprimido, um dos livros para morrer antes de ler".
Excelente!
Bando de idiotas.
Eles acham que não deve haver nenhuma insinuação de superioridade.
O quadro negro ficava mais alto e facilitava a vida de todos. Tiraram e ficou uma bosta
Hoje vamos estudar hidrostática e demonstrar o Teorema de Stevin, se discordarem da minha demonstração por favor se manifestem, afinal não é porque sou professor de Mecânica dos Fluídos que eu entendo mais do assunto que vocês, se tiverem uma outra visão sobre hidrostática, talvez até uma visão não matemática do Teorema, por favor coloquem e vamos debater.
Mas remanesce o juízo das demais ciências sobre a psicanálise, enaltecendo sua correção quanto ao diagnóstico mas criticando a precariedade do tratamento.
DEUS VAI TE PEGAR, MEPBOY!
ASSASSINO, NÃO SEJA UM!
Freud sequer deu originalmente os nomes de Id, Ego e Supergo para as entidades místicas que citava, usou os pronomes diretos do idioma Alemão mesmo, nas revisões posteriores, seguindo conselhos comerciais, mudou os nomes para equivalentes gregos para dar um ar mais erudito prá papagaiada.
E o fundamento das doutrinas Freudianas que seria a diferenciação cerebral entre o consciente e o inconsciente nunca foi neurologicamente demonstrada.
E as demais Ciências consideram Psicanálise uma picaretagem, embora nem sempre digam isto com todas as letras porque tem muita gente ganhando muito dinheiro com esta vigarice até hoje.
Tava sumido Fedidovisk (ou não tenho te visto por aqui). Bem vindo de volta.
Essa fase não cheguei a presenciar quando somente era espectador daqui.
Ideologia é veneno e realidade.org (talvez até mais) foram um dos espaços mais livres e democráticos de sua época.
Os consultórios se multiplicam na proporção em que a necessidade das pessoas em compreenderem a si mesmas, suas neuroses, traumas e complexos surge como uma nova incógnita na complexa equação das relações sociais.
Já a questão do consciente e inconsciente ganhou destaque e relevância com as terapias de regressão de memória, que alcançou foros de método científico a partir das experiências do Dr. Brian Weiss documentadas em sua obra Muitas Vidas Muitos Mestres e nas técnicas de hipnose.
Trata-se de vasto campo a ser pesquisado e compreendido.