Religião é um Coping

13»

Comentários

  • CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Aproveitando a deixa do Sr. Eric que deu sua "tirada" peço licença aos colegas para poder dar minha " entrada" nesta calorosa discussão:
    Concordo com o Fernando de fato deus é mesmo improvavel , pelos limitados sentidos humanos.
    A crença em deus nasce pelo sexto sentido da intuição, por sonhos profeticos e visões de falecidos, tambem por EQMS.
    Assim penso que a crença em deus surigiu junto com humanidade.
    E não se trata de cultura imposta, se fosse possivel desassociar recem nascidos de toda cultura religiosa pelos motivos expostos, fatalmente e naturalmente passariam crer no pós morte em um possivel responsavel por toda essa grandeza e miudezas.
    Os sentidos humanos não são de modo algum, limitados, uma vez que eles detectam tudo o que tem pra ser detectado.

    Limitada no caso, é a capacidade cogntiva humana de processar os dados que são captados pelos sentidos.
    Tanto é assim que há pessoas mais inteligentes que outras, mas não pessoas com mais sentidos do que outras.

    pelo amor do senhor isto não faz o menor sentido....kkkkkkkkkkkkkkk
    é conhecido a limitações dos sentidos humanos para captar algumas frequências audíveis e visíveis, quanto limitação da capacidade cognitiva , concordo!
    Os sentidos captam a luz e o som. O fato do que é captado ser compreendido como frequência se trata de capacidade cognitivan, não de capacidade dos sentidos.
    pode ser que esteja certo, nossos órgãos sensoriais capturam sinais de frequências audíveis e visuais e as codificam em informações eletroquímicas que são enviadas ao cérebro através dos neurônios onde são novamente decodificada em imagens e sons.
    penso que se a parte do cerebro que forma , interpreta imagens for afetada mesmo que sensores e transmissores estiverem funcionando corretamente a pessoa fica cega,mas não tenho certeza se é assim mesmo que funciona.
    Ai sim!

  • Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Aproveitando a deixa do Sr. Eric que deu sua "tirada" peço licença aos colegas para poder dar minha " entrada" nesta calorosa discussão:
    Concordo com o Fernando de fato deus é mesmo improvavel , pelos limitados sentidos humanos.
    A crença em deus nasce pelo sexto sentido da intuição, por sonhos profeticos e visões de falecidos, tambem por EQMS.
    Assim penso que a crença em deus surigiu junto com humanidade.
    E não se trata de cultura imposta, se fosse possivel desassociar recem nascidos de toda cultura religiosa pelos motivos expostos, fatalmente e naturalmente passariam crer no pós morte em um possivel responsavel por toda essa grandeza e miudezas.
    Os sentidos humanos não são de modo algum, limitados, uma vez que eles detectam tudo o que tem pra ser detectado.

    Limitada no caso, é a capacidade cogntiva humana de processar os dados que são captados pelos sentidos.
    Tanto é assim que há pessoas mais inteligentes que outras, mas não pessoas com mais sentidos do que outras.

    pelo amor do senhor isto não faz o menor sentido....kkkkkkkkkkkkkkk
    é conhecido a limitações dos sentidos humanos para captar algumas frequências audíveis e visíveis, quanto limitação da capacidade cognitiva , concordo!
    Os sentidos captam a luz e o som. O fato do que é captado ser compreendido como frequência se trata de capacidade cognitivan, não de capacidade dos sentidos.
    pode ser que esteja certo, nossos órgãos sensoriais capturam sinais de frequências audíveis e visuais e as codificam em informações eletroquímicas que são enviadas ao cérebro através dos neurônios onde são novamente decodificada em imagens e sons.
    penso que se a parte do cerebro que forma , interpreta imagens for afetada mesmo que sensores e transmissores estiverem funcionando corretamente a pessoa fica cega,mas não tenho certeza se é assim mesmo que funciona.
    Ai sim!
    Surpreendente.

  • editado June 2021
    Senhor escreveu: »
    Um sentido humano detecta o que tem que detectar. A audição, por exemplo, detecta sons, não é limitada por alguma circunstancialidade, tipo uma determinada hora do dia, ou um determinada situação, tipo, no recreio ou de férias. Detecta e pronto. E assim é com todos os outros sentidos.
    Detecta o que consegue detectar. O que varia de indivíduo para indivíduo.

    Nossos sentidos são mais limitados que os de muitos animais, só que sobrevivemos como espécie porque compensamos essas deficiências com uma inteligência mais desenvolvida.
  • editado June 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Um sentido humano detecta o que tem que detectar. A audição, por exemplo, detecta sons, não é limitada por alguma circunstancialidade, tipo uma determinada hora do dia, ou um determinada situação, tipo, no recreio ou de férias. Detecta e pronto. E assim é com todos os outros sentidos.
    Detecta o que consegue detectar. O que varia de indivíduo para indivíduo.

    Nossos sentidos são mais limitados que os de muitos animais, só que sobrevivemos como espécie porque compensamos essas deficiências com uma inteligência mais desenvolvida.
    Não se trata de considerar o que os sentidos de outros seres detectam(que são compreendidos pela capacidade cognitiva HUMANA). Também não se trata do que um ou outro(indivíduo humano) detecta, mas do que os sentidos HUMANOS detectam. Detectar"mais" daquilo que já foi detectado se trata então de ter mais capacidade cognitiva(acuidade).

  • editado June 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    Detecta o que consegue detectar. O que varia de indivíduo para indivíduo.

    Nossos sentidos são mais limitados que os de muitos animais, só que sobrevivemos como espécie porque compensamos essas deficiências com uma inteligência mais desenvolvida.

    Exato, qual é o mistério nisso? É o que falei páginas atrás: alcance das capacidades sensitivas.

  • editado June 2021
    Percival escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Detecta o que consegue detectar. O que varia de indivíduo para indivíduo.

    Nossos sentidos são mais limitados que os de muitos animais, só que sobrevivemos como espécie porque compensamos essas deficiências com uma inteligência mais desenvolvida.

    Exato, qual é o mistério nisso? É o que falei páginas atrás: alcance das capacidades sensitivas.
    Nao se trata disso.
    Tome-se como exemplo os sentidos do tato, audição, visão; respectivamente detectam "a experiência" do toque, sons e imagens. O tato não experimenta 'mais' toque, a audição não detecta 'mais' sons, e a visão não detecta 'mais' imagens. Eles detectam o que detectam. Outro exemplo: o sentido detector de 1 detecta 1(ele não detecta 'mais' 1), o detector de 2 detecta 2(ele não detecta 'mais' 2), o detector de 0 detecta 0(ele não detecta 'mais' 0). Os detectores detectam mais do que detectam(como se os detectores/sentidos fossem limitados por não detectarem mais de 1, 2 ou 0).

    O detector detecta a coisa. Já quanto à compreensão da coisa detectada, isso é uma questão relacionada a acuidade cognitiva. Ou seja, limitados não são os detectores, limitada é a capacidade cognitiva para conpreende-los.

  • Perdi o sentido, vou ripar.
  • editado June 2021
    Senhor escreveu: »
    Nao se trata disso.
    Tome-se como exemplo os sentidos do tato, audição, visão; respectivamente detectam "a experiência" do toque, sons e imagens. O tato não experimenta 'mais' toque, a audição não detecta 'mais' sons, e a visão não detecta 'mais' imagens. Eles detectam o que detectam. Outro exemplo: o sentido detector de 1 detecta 1(ele não detecta 'mais' 1), o detector de 2 detecta 2(ele não detecta 'mais' 2), o detector de 0 detecta 0(ele não detecta 'mais' 0). Os detectores detectam mais do que detectam(como se os detectores/sentidos fossem limitados por não detectarem mais de 1, 2 ou 0).

    O detector detecta a coisa. Já quanto à compreensão da coisa detectada, isso é uma questão relacionada a acuidade cognitiva. Ou seja, limitados não são os detectores, limitada é a capacidade cognitiva para conpreende-los.
    Não se trata apenas de ver melhor, ouvir melhor ou farejar melhor.
    Não é só uma questão de detectar mais ou menos e sim de detectar ou não.
    Trata-se também de os animais verem, ouvirem ou farejarem coisas que nem suspeitamos que existem.
    Não podemos compreender algo que não detectamos e, portanto, nem sabemos que existe.

    Por exemplo: como podemos fugir de um terremoto se não somos capazes de pressentir que ele está para acontecer?
  • editado June 2021
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
  • editado June 2021
    Lembrando que os sentidos ocorrem por uma demanda adaptariva de cada indivíduo ao seu meio. Não é pra servir como mera filosofação.
  • Sobre essa questão eu imagino que o cérebro humano, mais desenvolvido que o dos animais, sofre uma restrição no espaço - localização - porque precisa atender a funções muito mais complexas e em maior número que o daqueles.
    Por isso as porções de matéria cerebral, digamos os espaços destinados às Glias e aos Neurônios com suas sinapses, sofrem restrição crítica devida à complexidade de suas funções, o maior número delas e a acurácia de suas respostas.

    Essa restrição limita em parte a filtragem dos sentidos quanto á natureza, intensidade e origem mas estabelece entre eles uma conexão vital e mais intensa, evitando ruídos e perdas do sinal.

    Perde-se em amplitude, ganha-se em qualidade.

    Entre as funções do cérebro em relção às percepções sensoriaiss, além de identificar a natureza dos sinais, , orientar-se pela origem e intensidadeas, atribui-se ao cérebro humano uma função altamente especializada denominada integração.
    Em outras palavras, essa integração é o processamento (análise e síntese) dos estímulos que chegam ao cérebro (tempo presente) e das memórias armazenadas (tempo passado), e correlacionando-as nos dois hemisférios cerebrais, permite respostas adequadas a cada circunstância.

    Ao animal essas resposta dependem do reflexo condicionado ou de evolução específica e limitada, a determinada área cerebral.


  • editado June 2021
    O ser humano talvez num passado remoto tivesse sentidos como o faro ou a audição ou mesmo um radar de morcego, antes muito mais apurados que os hodiernos mas já não são mais demandados em termos "operacionais".
  • editado June 2021
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
  • editado June 2021
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.

  • Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.
    Então neste caso um animal que consegue prever um terremoto como disse o @Fernando, possui maior capacidade cognitiva que um ser humano???????????
  • CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.
    Então neste caso um animal que consegue prever um terremoto como disse o @Fernando, possui maior capacidade cognitiva que um ser humano???????????
    Não sei.

  • Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.
    Então neste caso um animal que consegue prever um terremoto como disse o @Fernando, possui maior capacidade cognitiva que um ser humano???????????
    Não sei.
    Como assim não sabe,
    É sua teoria que propõe maior capacidade cognitiva maior capacidade dos sentidos.
  • CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.
    Então neste caso um animal que consegue prever um terremoto como disse o @Fernando, possui maior capacidade cognitiva que um ser humano???????????
    Não sei.
    Como assim não sabe,
    É sua teoria que propõe maior capacidade cognitiva maior capacidade dos sentidos.
    Não sei do que está falando. ;)

  • Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    Senhor escreveu: »
    Fato 1 -Os sentidos de outros animais não são sentidos dos humanos.

    Fato 2 - Apesar de haverem sentidos de outros seres "ausentes" nos seres humanos, tais sentidos na verdade são compreendidos pelo homem então na pratica pela capacidade cognitiva humana eles se totnam sentidos extras adquiridos.

    Fato 3 se há sentidos desconhecidos pelo homem eles não se devem a algum limite dos sentidos humanos mas pela limitação da capacidade cognitiva humana em compreende-los.

    Em outras palavras não há mais sentidos humanos por não haver mais capacidade cognitiva para operá-los. Logo, não faz sentido um sentido que não seja funcional.
    Senhor de acordo com seus argumentos um vidente possui uma maior capacidade cognitiva para interpretar o sentido da visão????
    Bom, isso depende do sentido da sua pergunta, pois vidente, todo mundo que tem o sentido da visão funcional é.

    Quanto a vidente no sentido de "premonição", sim.
    Então neste caso um animal que consegue prever um terremoto como disse o @Fernando, possui maior capacidade cognitiva que um ser humano???????????
    Não sei.
    Como assim não sabe,
    É sua teoria que propõe maior capacidade cognitiva maior capacidade dos sentidos.
    Não sei do que está falando. ;)

    Eu acho que voce não sabr o que esta falando, isso sim.
    Se contradiz depois desconversa.
  • editado June 2021

    :)


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.