ESE- XXIII
11. Será mesmo possível que Jesus, a personificação da doçura e da bondade, Jesus, que não cessou de pregar o amor do próximo, haja dito: “Não vim trazer a paz, mas a espada; vim separar do pai o filho, do esposo a esposa; vim lançar fogo à Terra e tenho pressa de que ele se acenda”? Não estarão essas palavras em contradição flagrante com os seus ensinos? Não haverá blasfêmia em lhe atribuírem a linguagem de um conquistador sanguinário e devastador? Não, não há blasfêmia, nem contradição nessas palavras, pois foi mesmo ele quem as pronunciou, e elas dão testemunho da sua alta sabedoria. Apenas, um pouco equívoca, a forma não lhe exprime com exatidão o pensamento, o que deu lugar a que se enganassem relativamente ao verdadeiro sentido delas. Tomadas à letra, tenderiam a transformar a sua missão, toda de paz, noutra de perturbação e discórdia, consequência absurda, que o bom senso repele, porquanto Jesus não podia desmentir-se. (Cap. XIV, n.º 6.)
Cristãos mainstream podem dizer que não, mas eu entendo que sim: o Kardecismo é 1 Religião Cristã👍
E que o Kardec pessoalmente era cristão é óbvio pelo conjunto da obra.
Cristãos mainstream podem dizer que não, mas eu entendo que sim: o Kardecismo é 1 Religião Cristã👍
E que o Kardec pessoalmente era cristão é óbvio pelo conjunto da obra.
então no caso este papo de reconciliação para evolução a 2 ordem dos espíritos "bons" contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
Nem todo católico é cristão, mas Kardec se torna cristão quando empreende a árdua missão de abraçar e divulgar a DE.
questionei se kardec era cristão por evoluir para 2a ordem dos espíritos bons, contradiz que só há um espírito bom deus n o qual todos devem desapegar para entrarem para unidade deus.
ESE- XXIII
11. Será mesmo possível que Jesus, a personificação da doçura e da bondade, Jesus, que não cessou de pregar o amor do próximo, haja dito: “Não vim trazer a paz, mas a espada; vim separar do pai o filho, do esposo a esposa; vim lançar fogo à Terra e tenho pressa de que ele se acenda”? Não estarão essas palavras em contradição flagrante com os seus ensinos? Não haverá blasfêmia em lhe atribuírem a linguagem de um conquistador sanguinário e devastador? Não, não há blasfêmia, nem contradição nessas palavras, pois foi mesmo ele quem as pronunciou, e elas dão testemunho da sua alta sabedoria. Apenas, um pouco equívoca, a forma não lhe exprime com exatidão o pensamento, o que deu lugar a que se enganassem relativamente ao verdadeiro sentido delas. Tomadas à letra, tenderiam a transformar a sua missão, toda de paz, noutra de perturbação e discórdia, consequência absurda, que o bom senso repele, porquanto Jesus não podia desmentir-se. (Cap. XIV, n.º 6.)
jesus veio para contradizer doutrinas e exploração religiosas, politicas, culturas arcaicas e preconceitos obviamente esta revolução moral não seria aceita pacificamente o primeiro ser assassinado foi ele depois seus discípulos a fora, muitos comidos por leões.
esta espada em nome deuses foi muita usada no AT e ainda hoje temos guerras santas @ terrorismos cometidos em nome de deus, homens se tornam porta voz de deus para escravizar outros homens, o próprio bostonario antes de ser eleito se associou aos mais influentes pastores das ovelhas evangélicas para conseguir chegar ao poder.
sinceramente este tipo de pastor que ignoram o que seria "dar a deus o que é de deus e aos homens o que é dos homens" que não prestaram atenção quando tentaram ploclamar jesus governador dos homens e ele recusou-se (porque bem conhecia a natureza humana) , não são cristãos estão muito mais para mercenarios e empresarios do reino de deus .....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tai uma nova igreja autentica sincera e verdadeira:
Empresários do Reino de Deus ................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SEGUNDA ORDEM. — BONS ESPÍRITOS
107.
[...]
Quando encarnados, são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.
[...]
Por exegese minha, nesse estágio evolutivo, com essas características, já devem ter purgado mágoas/rancores decorrentes de pregressas encarnações...
contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
SEGUNDA ORDEM. — BONS ESPÍRITOS
107.
[...]
Quando encarnados, são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.
[...]
Por exegese minha, nesse estágio evolutivo, com essas características, já devem ter purgado mágoas/rancores decorrentes de pregressas encarnações...
contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
Kardec era maçom ??????
Não que se saiba👎
a contradição é que não há espíritos bons!
ja ouvi isto em uma casa espiririta que alias administras cursos de 4 anos entre evangelho e praticas do espiritismo
creio que possa ser verdade por conta dos seus ensinamento serem muitos próximo ao da R&C
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
🙄
Sr. CRIATURO: existem espíritos designados nas crenças vulgares pelos nomes de bons gênios, gênios protetores, Espíritos do bem, divindades benfazejas... Estes quando encarnados são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem. [LE:107]
No sistema de classificação dele Kardec, ele designou/chamou e essa classe (conjunto) de espíritos 2ª Ordem - Bons Espíritos [SECOND ORDRE. - BONS ESPRITS]
Naturalmente o Sr. ou qualquer outro estudioso tem todo direito de discordar tanto da classificação quanto da denominação escolhida pelo Codificador, e elaborar sistemas de classificação e/ou nomenclaturas alternativo(a)s, ok
100. OBSERVAÇÕES PRELIMINARES. — A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se. Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido. De um grau a outro a transição é insensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nas cores do arco-íris, ou, também, como nos diferentes períodos da vida do homem. Podem, pois, formar-se maior ou menor número de classes, conforme o ponto de vista donde se considere a questão. Dá-se aqui o que se dá com todos os sistemas de classificação científica, que podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência. Sejam, porém, quais forem, em nada alteram as bases da ciência.
contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
Figuras de linguagem; lembre-se: [Mk 10:18] ουδεις αγαθος ει μη εις ο θεος.
[ninguém (é) bom senão só Deus.]
👍
Mas... [Mt 12:35] ο αγαθος ανθρωπος εκ του αγαθου θησαυρου [...]
[o bom homem do seu bom tesouro [...]]
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
E o que exatamente significa este versículo?
Isto mesmo Sr. Conde, há contradições sim, naturalmente devido interpretações dos evangelistas a respeito dos ensinamentos de jesus, na interpretações de quem lê, o ensino básico como amar a todos bom e maus e desapegar da matéria está bem claro, mas se nós aprofundarmos neste sentido ainda há contradições, porque deveríamos nos livrar de um ego natural ?
Obs. Fiz algumas considerações sobre seu texto TEORIA CRÍTICA poderia dar lá seu pitacos?
O ego é como o diabo que nos atenta, uma querida droga que nos faz sofrer, mas sem ego seremos tudo, santos, espíritos puros, tudo menos humanos, eis a questão se Deus prefere santidade a humanidade então por que nos criou humanos imperfeitos?
🙄
Sr. CRIATURO: existem espíritos designados nas crenças vulgares pelos nomes de bons gênios, gênios protetores, Espíritos do bem, divindades benfazejas... Estes quando encarnados são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem. [LE:107]
No sistema de classificação dele Kardec, ele designou/chamou e essa classe (conjunto) de espíritos 2ª Ordem - Bons Espíritos [SECOND ORDRE. - BONS ESPRITS]
Naturalmente o Sr. ou qualquer outro estudioso tem todo direito de discordar tanto da classificação quanto da denominação escolhida pelo Codificador, e elaborar sistemas de classificação e/ou nomenclaturas alternativo(a)s, ok
100. OBSERVAÇÕES PRELIMINARES. — A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se. Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido. De um grau a outro a transição é insensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nas cores do arco-íris, ou, também, como nos diferentes períodos da vida do homem. Podem, pois, formar-se maior ou menor número de classes, conforme o ponto de vista donde se considere a questão. Dá-se aqui o que se dá com todos os sistemas de classificação científica, que podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência. Sejam, porém, quais forem, em nada alteram as bases da ciência.
contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
Figuras de linguagem; lembre-se: [Mk 10:18] ουδεις αγαθος ει μη εις ο θεος.
[ninguém (é) bom senão só Deus.]
👍
Mas... [Mt 12:35] ο αγαθος ανθρωπος εκ του αγαθου θησαυρου [...]
[o bom homem do seu bom tesouro [...]]
Nossa seu Gorducho, longe de mim querer ser o novo codificador da DE, estou mais para decodificador.
Como gostaria de poder questionar a vida pessoalmente com jesus.
R&C Ordem Rosa Cruz
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
Como bem salientou o nosso Conde, "só deus é bom"
Se jesus não se considera bom temos que rever nossos conceitos de bondade.
"Após cumprir com todas suas obrigações diga ainda sou um servo inútil porque não faço além da obrigações"
A expressão mais recorrente nas várias versões deste versículo, principalmente em Marcos e Lucas é: Bom Mestre, quê devo fazer para entrar no Reino do céu?
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Sr. @Criaturo, este é mais um aforismo que está longe da verdade, segundo o Espiritismo.
O quê conta no julgamento entre o Bem e o Mal é a intenção sincera, ou seja, o quê diz a consciência.
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
E o que exatamente significa este versículo?
esta versão ta mais explicita:
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos."
Mateus 19:17
essa expressão entrar na vida no sentido de entrar para o céu contradiz o sentido dessa aqui :
"Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.
E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno".
Mateus 18:7-9
oras! o céu é local de pessoas felizes e não de mutilados masoquistas, entrar e continuar sendo aleijado no céu não faz sentido, mas se interpretarmos literalmente "entrar na vida" no sentido da reencarnação faz todo sentido ou seja auto limitar no corpo partes que contribuem com novos tropeços para alma, por exemplo cegos terão mais dificuldades para poderem estuprar , roubar....
Dai que, melhor nascer cego e não voltar cometer os erros de vidas mal passadas do que nascer sadio e reincidir nos mesmos erros e voltar para o inferno.
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
E o que exatamente significa este versículo?
Isto mesmo Sr. Conde, há contradições sim, naturalmente devido interpretações dos evangelistas a respeito dos ensinamentos de jesus, na interpretações de quem lê, o ensino básico como amar a todos bom e maus e desapegar da matéria está bem claro, mas se nós aprofundarmos neste sentido ainda há contradições, porque deveríamos nos livrar de um ego natural ?
Obs. Fiz algumas considerações sobre seu texto TEORIA CRÍTICA poderia dar lá seu pitacos?
Queira desculpar-me por fazer-lhe pensar que aquele texto era meu,coloquei o link do site logo abaixo do texto que é do autor original e se quiser é só acessar o site e comentar que geralmente o autor responde.
Quem tem estudado os Evangelhos de Jesus percebe uma linha de ensinamentos que permanecem coerentes e que se encontram no Sermão do Monte.
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
E o que exatamente significa este versículo?
Isto mesmo Sr. Conde, há contradições sim, naturalmente devido interpretações dos evangelistas a respeito dos ensinamentos de jesus, na interpretações de quem lê, o ensino básico como amar a todos bom e maus e desapegar da matéria está bem claro, mas se nós aprofundarmos neste sentido ainda há contradições, porque deveríamos nos livrar de um ego natural ?
Obs. Fiz algumas considerações sobre seu texto TEORIA CRÍTICA poderia dar lá seu pitacos?
Queira desculpar-me por fazer-lhe pensar que aquele texto era meu,coloquei o link do site logo abaixo do texto que é do autor original e se quiser é só acessar o site e comentar que geralmente o autor responde.
não ha nada a desculpar,mas se postou deve ser simpático a Teoria então por que não discuti la?
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Sr. @Criaturo, este é mais um aforismo que está longe da verdade, segundo o Espiritismo.
O quê conta no julgamento entre o Bem e o Mal é a intenção sincera, ou seja, o quê diz a consciência.
Paulo Maluf diz que quando morrer vai direto para o céu, pessoas tendem crer no céu para si e que o inferno só existe para outros.
veja só temos pessoas defendendo as boas intenções de boslsonaro , de hitler , do anjo lucifer todos acreditam sinceramente que são pessoas boas tentando fazer o bem para os outros.
isto me lembrou uma novela em que uma mulher vivia prejudicando os outros e dizendo que só fazia aquilo por que era uma pessoa boa, era engraçado, se não me engano era a dona de uma pensão em : O TEMPO NÃO PARA.
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Sr. @Criaturo, este é mais um aforismo que está longe da verdade, segundo o Espiritismo.
O quê conta no julgamento entre o Bem e o Mal é a intenção sincera, ou seja, o quê diz a consciência.
Paulo Maluf diz que quando morrer vai direto para o céu, pessoas tendem crer no céu para si e que o inferno só existe para outros.
veja só temos pessoas defendendo as boas intenções de boslsonaro , de hitler , do anjo lucifer todos acreditam sinceramente que são pessoas boas tentando fazer o bem para os outros.
isto me lembrou uma novela em que uma mulher vivia prejudicando os outros e dizendo que só fazia aquilo por que era uma pessoa boa, era engraçado, se não me engano era a dona de uma pensão em : O TEMPO NÃO PARA.
A questão é definir o que seja "boa intenção sincera", pois não são as pessoas que julgarão, mas uma justiça superior que conhece nossos mais íntimos pensamentos
Só que me parece mais útil a comparação [Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Sr. @Criaturo, este é mais um aforismo que está longe da verdade, segundo o Espiritismo.
O quê conta no julgamento entre o Bem e o Mal é a intenção sincera, ou seja, o quê diz a consciência.
Paulo Maluf diz que quando morrer vai direto para o céu, pessoas tendem crer no céu para si e que o inferno só existe para outros.
veja só temos pessoas defendendo as boas intenções de boslsonaro , de hitler , do anjo lucifer todos acreditam sinceramente que são pessoas boas tentando fazer o bem para os outros.
isto me lembrou uma novela em que uma mulher vivia prejudicando os outros e dizendo que só fazia aquilo por que era uma pessoa boa, era engraçado, se não me engano era a dona de uma pensão em : O TEMPO NÃO PARA.
A questão é definir o que seja "boa intenção sincera", pois não são as pessoas que julgarão, mas uma justiça superior que conhece nossos mais íntimos pensamentos
OK, mas qual tem maior relevância, intenção ou ação e seus resultados???
Relevância em que sentido, pois não se pode esquecer que estamos falando da vida eterna.
algumas questões são muito complicadas:
por que deus nos deu vontade própria se quer que façamos a vontade dele?
Um ser tem o direito de subjugar a vontade do outro?
tudo indica que a natureza divina preza pela interatividade entre os seres e que sim que uns cuide da vida do outro, mas até que ponto devemos interferir na vontade dos outros, alias o que nos da esse direito?
achismos?
tanto lá quanto aqui os mais velhos se nomeiam tutores dos mais novos, que tenham mais experiência e conhecimentos que nós ainda não temos, mas quem garante que a tutelas deles esta no caminho certo que é o mais eficiente para nosso caso?
não creio em um paraíso onde tudo é o certo, onde não há insatisfação, frustrações, desejos e trabalho, a não ser que todo esse nosso mundo seja uma grande ilusão um sonho que quando acordamos no mundo real ele deixará de fazer o menor sentido.
dia deste sonhei que estava em outro mundo não muito diferente deste, não era o céu nem o inferno e sim muito parecido com a terra.
Era um lugar onde todos precisavam trabalhar para si e para os outros, neste lugar também a haviam espíritos perturbados mutilados terrivelmente por guerras.
mas o que mais me chamou atenção neste sonho foi o sentimento de solidariedade que todos compartilhavam , diferente daqui la era possível sentirmos que o outro estava sentindo o mesmo que voce, "desejo de ajudar os próximos".
aqui podemos apenas deduzir por observações que tal sentimento de solidariedade seja reciproco a diferença que la voce pode realmente SENTIR o que os outros SENTEM e isto gera uma sensação de alegria a mais.
acho que céu e inferno deve ser bem assim , nada de mágicas voce simplesmente vai se ajuntar aos que compartilham das mesmas afinidades sejam elas boas ou más será conforme seus desejos.
Comentários
11. Será mesmo possível que Jesus, a personificação da doçura e da bondade, Jesus, que não cessou de pregar o amor do próximo, haja dito: “Não vim trazer a paz, mas a espada; vim separar do pai o filho, do esposo a esposa; vim lançar fogo à Terra e tenho pressa de que ele se acenda”? Não estarão essas palavras em contradição flagrante com os seus ensinos? Não haverá blasfêmia em lhe atribuírem a linguagem de um conquistador sanguinário e devastador? Não, não há blasfêmia, nem contradição nessas palavras, pois foi mesmo ele quem as pronunciou, e elas dão testemunho da sua alta sabedoria. Apenas, um pouco equívoca, a forma não lhe exprime com exatidão o pensamento, o que deu lugar a que se enganassem relativamente ao verdadeiro sentido delas. Tomadas à letra, tenderiam a transformar a sua missão, toda de paz, noutra de perturbação e discórdia, consequência absurda, que o bom senso repele, porquanto Jesus não podia desmentir-se. (Cap. XIV, n.º 6.)
E que o Kardec pessoalmente era cristão é óbvio pelo conjunto da obra.
então no caso este papo de reconciliação para evolução a 2 ordem dos espíritos "bons" contradiz que jesus ensinou que só ha um espírito bom Deus.
Kardec era maçom ??????
questionei se kardec era cristão por evoluir para 2a ordem dos espíritos bons, contradiz que só há um espírito bom deus n o qual todos devem desapegar para entrarem para unidade deus.
esta espada em nome deuses foi muita usada no AT e ainda hoje temos guerras santas @ terrorismos cometidos em nome de deus, homens se tornam porta voz de deus para escravizar outros homens, o próprio bostonario antes de ser eleito se associou aos mais influentes pastores das ovelhas evangélicas para conseguir chegar ao poder.
sinceramente este tipo de pastor que ignoram o que seria "dar a deus o que é de deus e aos homens o que é dos homens" que não prestaram atenção quando tentaram ploclamar jesus governador dos homens e ele recusou-se (porque bem conhecia a natureza humana) , não são cristãos estão muito mais para mercenarios e empresarios do reino de deus .....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tai uma nova igreja autentica sincera e verdadeira:
Empresários do Reino de Deus ................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a contradição é que não há espíritos bons!
ja ouvi isto em uma casa espiririta que alias administras cursos de 4 anos entre evangelho e praticas do espiritismo
creio que possa ser verdade por conta dos seus ensinamento serem muitos próximo ao da R&C
Palavras que contrariem aquelas predicações, ou não foram pronunciadas por ele ou há equívoco na sua interpretação.
Ele ressalta a bondade na Parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37. Como poderia ensinar que só Deus é bom?
16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Disse-lhe Jesus:
17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.
E o que exatamente significa este versículo?
Sr. CRIATURO: existem espíritos designados nas crenças vulgares pelos nomes de bons gênios, gênios protetores, Espíritos do bem, divindades benfazejas... Estes quando encarnados são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem. [LE:107]
No sistema de classificação dele Kardec, ele designou/chamou e essa classe (conjunto) de espíritos
2ª Ordem - Bons Espíritos [SECOND ORDRE. - BONS ESPRITS]
Naturalmente o Sr. ou qualquer outro estudioso tem todo direito de discordar tanto da classificação quanto da denominação escolhida pelo Codificador, e elaborar sistemas de classificação e/ou nomenclaturas alternativo(a)s, ok
Figuras de linguagem; lembre-se:
[Mk 10:18] ουδεις αγαθος ει μη εις ο θεος.
[ninguém (é) bom senão só Deus.]
👍
Mas...
[Mt 12:35] ο αγαθος ανθρωπος εκ του αγαθου θησαυρου [...]
[o bom homem do seu bom tesouro [...]]
Isto mesmo Sr. Conde, há contradições sim, naturalmente devido interpretações dos evangelistas a respeito dos ensinamentos de jesus, na interpretações de quem lê, o ensino básico como amar a todos bom e maus e desapegar da matéria está bem claro, mas se nós aprofundarmos neste sentido ainda há contradições, porque deveríamos nos livrar de um ego natural ?
Obs. Fiz algumas considerações sobre seu texto TEORIA CRÍTICA poderia dar lá seu pitacos?
Nossa seu Gorducho, longe de mim querer ser o novo codificador da DE, estou mais para decodificador.
Como gostaria de poder questionar a vida pessoalmente com jesus.
R&C Ordem Rosa Cruz
Claro que haveria questões muito mais profundas.
Como bem salientou o nosso Conde, "só deus é bom"
Se jesus não se considera bom temos que rever nossos conceitos de bondade.
"Após cumprir com todas suas obrigações diga ainda sou um servo inútil porque não faço além da obrigações"
[Mk 10:18] só Deus é bom x [Mt 12:35] o bom homem.
Então tá claro que era figura de linguagem num sentido de só Deus constitui Bondade Absoluta. Mas é evidente que existem pessoas boas e espíritos bons, num sentido relativo. Correta portanto a Codificação.
concordo, alias como dizem no popular " de boas intenções o inferno esta cheio"
Sr. @Criaturo, este é mais um aforismo que está longe da verdade, segundo o Espiritismo.
O quê conta no julgamento entre o Bem e o Mal é a intenção sincera, ou seja, o quê diz a consciência.
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos."
Mateus 19:17
essa expressão entrar na vida no sentido de entrar para o céu contradiz o sentido dessa aqui :
"Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.
E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno".
Mateus 18:7-9
oras! o céu é local de pessoas felizes e não de mutilados masoquistas, entrar e continuar sendo aleijado no céu não faz sentido, mas se interpretarmos literalmente "entrar na vida" no sentido da reencarnação faz todo sentido ou seja auto limitar no corpo partes que contribuem com novos tropeços para alma, por exemplo cegos terão mais dificuldades para poderem estuprar , roubar....
Dai que, melhor nascer cego e não voltar cometer os erros de vidas mal passadas do que nascer sadio e reincidir nos mesmos erros e voltar para o inferno.
Queira desculpar-me por fazer-lhe pensar que aquele texto era meu,coloquei o link do site logo abaixo do texto que é do autor original e se quiser é só acessar o site e comentar que geralmente o autor responde.
não ha nada a desculpar,mas se postou deve ser simpático a Teoria então por que não discuti la?
Paulo Maluf diz que quando morrer vai direto para o céu, pessoas tendem crer no céu para si e que o inferno só existe para outros.
veja só temos pessoas defendendo as boas intenções de boslsonaro , de hitler , do anjo lucifer todos acreditam sinceramente que são pessoas boas tentando fazer o bem para os outros.
isto me lembrou uma novela em que uma mulher vivia prejudicando os outros e dizendo que só fazia aquilo por que era uma pessoa boa, era engraçado, se não me engano era a dona de uma pensão em : O TEMPO NÃO PARA.
A questão é definir o que seja "boa intenção sincera", pois não são as pessoas que julgarão, mas uma justiça superior que conhece nossos mais íntimos pensamentos
E.g. LE #670; 672; 747; 954.
algumas questões são muito complicadas:
por que deus nos deu vontade própria se quer que façamos a vontade dele?
Um ser tem o direito de subjugar a vontade do outro?
tudo indica que a natureza divina preza pela interatividade entre os seres e que sim que uns cuide da vida do outro, mas até que ponto devemos interferir na vontade dos outros, alias o que nos da esse direito?
achismos?
tanto lá quanto aqui os mais velhos se nomeiam tutores dos mais novos, que tenham mais experiência e conhecimentos que nós ainda não temos, mas quem garante que a tutelas deles esta no caminho certo que é o mais eficiente para nosso caso?
não creio em um paraíso onde tudo é o certo, onde não há insatisfação, frustrações, desejos e trabalho, a não ser que todo esse nosso mundo seja uma grande ilusão um sonho que quando acordamos no mundo real ele deixará de fazer o menor sentido.
dia deste sonhei que estava em outro mundo não muito diferente deste, não era o céu nem o inferno e sim muito parecido com a terra.
Era um lugar onde todos precisavam trabalhar para si e para os outros, neste lugar também a haviam espíritos perturbados mutilados terrivelmente por guerras.
mas o que mais me chamou atenção neste sonho foi o sentimento de solidariedade que todos compartilhavam , diferente daqui la era possível sentirmos que o outro estava sentindo o mesmo que voce, "desejo de ajudar os próximos".
aqui podemos apenas deduzir por observações que tal sentimento de solidariedade seja reciproco a diferença que la voce pode realmente SENTIR o que os outros SENTEM e isto gera uma sensação de alegria a mais.
acho que céu e inferno deve ser bem assim , nada de mágicas voce simplesmente vai se ajuntar aos que compartilham das mesmas afinidades sejam elas boas ou más será conforme seus desejos.