O LADO SOMBRIO DO DNA BRASILEIRO

O LADO SOMBRIO DO DNA BRASILEIRO

A análise do genoma dos brasileiros mostra um desequilíbrio tremendo em nossa herança genética quando se compara o lado materno e o paterno. Neste vídeo, tento fazer a explicação mais completa possível dos processos que moldaram o DNA da população do Brasil.

As principais referências são estes dois trabalhos do professor Sérgio Danilo Pena, da UFMG:
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0017063
«1

Comentários

  • Este quadro se chama "A redenção de Cam"
    001887002019.jpg
    Ele mostra uma avó negra agradecendo aos céus porque a filha mulata lhe deu um neto branco.
    Ou seja, representa o "branqueamento" do povo brasileiro.

    Segundo a Bíblia, Cam se riu de seu pai Noé quando o viu caído no chão bêbado e pelado.
    Como castigo, sua descendência foi condenada a servir como escrava a descendência de seus irmãos, Sem e Jafé.
    Cam seria o antepassado dos africanos, Sem o dos semitas e Jafé, dos europeus, portanto, segundo alguns, a Bíblia apoia a escravidão dos negros.
  • editado December 2021
    Agradeço por me mostrar o Canal desse cara,reverencio muito o modo sério e imparcial que ele trata os temas discutidos em seus vídeos.
  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    Este quadro se chama "A redenção de Cam"
    001887002019.jpg
    Ele mostra uma avó negra agradecendo aos céus porque a filha mulata lhe deu um neto branco.
    Ou seja, representa o "branqueamento" do povo brasileiro.

    Segundo a Bíblia, Cam se riu de seu pai Noé quando o viu caído no chão bêbado e pelado.
    Como castigo, sua descendência foi condenada a servir como escrava a descendência de seus irmãos, Sem e Jafé.
    Cam seria o antepassado dos africanos, Sem o dos semitas e Jafé, dos europeus, portanto, segundo alguns, a Bíblia apoia a escravidão dos negros.

    Sobre esse assunto encontrei a resposta de um site cristão.
    https://logosapologetica.com/a-biblia-afirma-que-os-negros-sao-amaldicoados/

    "A Bíblia afirma que os negros são amaldiçoados?
    11/03/2013 Emerson de Oliveira

    Alguns líderes religiosos respondem que “Sim”. Os clérigos Robert Jamieson, A. R. Fausset e David Brown, em seu comentário bíblico, asseveram: “Maldito seja Canaã [Gênesis 9,25] — esta maldição se tem cumprido na . . . escravização dos africanos, os descendentes de Cão.” — Comentary, Critical and Explanatory, on the Whole Bible (Comentário, Crítico e Explicativo, de Toda a Bíblia).
    Afirma-se que não só a escravização dos negros cumpria tal maldição bíblica, mas que sua cor preta também. Assim, muitos brancos foram levados a presumir que os negros são inferiores, e que Deus propôs que fossem servos dos brancos. Muitos negros ficaram amargurados pelo tratamento recebido, em resultado desta interpretação religiosa. Uma delas observa:

    “Era o verão de 1951 quando eu, menina curiosa de 7 anos, sentei nos degraus da Primeira Igreja Batista em ‘Sheepshead Bay’, Brooklyn, e chorei. Tentara diligentemente esfregar a negritude de minha pele até ela sair, porque minhas coleguinhas brancas tinham comentado que era repulsiva. Esfregá-la com detergente Ajax apenas deixou uma mancha vermelha, inchada, que doía, quase tanto quanto meu coração infantil, quando comecei a ponderar por que um Deus de amor me tinha feito negra, a menos que não me amasse.
    “Tinha ouvido dizer que isso era devido a uma maldição imposta por Deus à nossa raça. Mas, não conseguia entender ou compreender o que havíamos feito a Deus para merecer tal castigo. E acho, refletindo, que no fundo do coração eu sempre nutri um ressentimento particular contra Deus por me fazer negra e me colocar num mundo branco.
    “Nos distúrbios esmagadores das zombarias e epítetos raciais de minhas coleguinhas, tais como: ‘Se é branca, é linda criança; se é morena, só nos dá pena; se negra é, aqui não ponha o pé’, surgiu uma condição marcada, em que comecei a ferver de raiva, especialmente diante de meninas brancas da minha idade.”

    Que dizer dessa maldição bíblica? São negras as pessoas por causa duma maldição imposta por Deus a algum ancestral delas? E sofreram os negros séculos de escravidão em cumprimento desta maldição? Ensina realmente a Bíblia tais coisas? Vejamos. O relato bíblico em pauta reza:

    “E [Noé] bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos os seus irmãos fora. . . . E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” — Gên. 9,21-27, Tradução Almeida.

    Tem-se afirmado que esta maldição bíblica marca os negros para a servidão perpétua. Com efeito, em 1838, o realizador duma cruzada anti-escravista, Theodore Weld, escreveu num tratado popular: A “profecia de Noé [supracitada] é o vade-mécum [companheiro constante] dos senhores de escravos, e eles jamais se aventuram a sair sem ele”. — The Bible Against Slavery (A Bíblia Contra a Escravidão), página 66.
    Mas, primeiro de tudo, queira notar que nada se diz neste relato bíblico sobre alguém ser amaldiçoado com a negritude de pele. A alegada “maldição” é um equívoco. E, observe, também, que foi Canaã, e não seu pai Cã, que foi amaldiçoado. Canaã não tinha pele negra, nem seus descendentes, que se fixaram na terra que se tornou conhecida como Palestina. (Gên. 10,15-19) Os cananeus, com o tempo, foram subjugados pelos israelitas, descendentes de Sem, e, mais tarde, pela Medo-Pérsia, Grécia e Roma, descendentes de Jafé. Tal subjugação dos cananeus cumpriu a maldição profética sobre seu ancestral, Canaã. A maldição, assim, nada teve que ver com a raça negra.
    De onde, então, proveio a raça negra? Dos outros filhos de Cã, Cus e, provavelmente, também de Pute, cujos descendentes se fixaram na África. Mas, como vimos, a Bíblia não diz absolutamente nada sobre os descendentes negros de tais homens serem amaldiçoados! Todavia, presumiu-se incorretamente que assim o foram.
    Todavia, mesmo antes do começo da cristandade, rabinos judeus ensinavam uma estória sobre a origem da pele negra. Afirma a Encyclopœdia Judaica: “O descendente de Cã (Cus) tem pele negra como castigo por Cã ter tido relações sexuais na arca.”
    “Estórias” similares foram inventadas nos tempos modernos. Os defensores da escravidão, tais como John Fletcher, de Luisiana, EUA, por exemplo, ensinavam que o pecado que motivou a maldição de Noé fora o casamento inter-racial. Afirmava que Caim fora assolado com a pele negra por matar seu irmão, Abel, e que Cã pecara por se casar com alguém da raça de Caim. É digno de nota, também, que Nathan Lord, presidente da Faculdade Dartmouth, no último século, atribuiu também a maldição de Noé sobre Canaã, parcialmente, ao “casamento misto proibido [de Cã] com a raça previamente iníqua e amaldiçoada de Caim”.
    Mas, tais ensinos não têm nenhuma base na Bíblia. E houve gente, nos séculos passados, que mostravam que a maldição proferida por Noé estava sendo aplicada erroneamente aos negros. À guisa de exemplo, em junho de 1700, o Juiz Samuel Sewall, de Boston, EUA, explicou: “Pois Canaã é a pessoa amaldiçoada três vezes, sem se mencionar Cã. . . . Ao passo que os da raça negra [em inglês, Blackmores] não descendem de Canaã, mas de Cus.”
    Também, em 1762, certo John Woolman publicou um tratado em que argumentava que a aplicação desta maldição bíblica, de forma a justificar a escravização de pessoas e privá-las de seus direitos naturais, “é uma suposição embrutecida demais para ser admitida pela mente de qualquer pessoa que sinceramente deseje ser governada por sólidos princípios”.

    Quando se lê Gênesis 9,18-29 fica absolutamente claro que não há nenhuma base para uma maldição sobre Cã nesta passagem. A maldição foi para Canaã, e é por causa de seu comportamento, não por causa da etnia. E, a passagem trata com as relações políticas entre os israelitas, os cananeus, e os filisteus em Canaã no século 10 aC, e não com os africanos ou afro brasileiros ou descendentes.

    O mal-entendido e abuso de Gênesis 9,18-29 ilustra o que é a responsabilidade de interpretar corretamente as Escrituras. A ideia errônea de que há uma maldição sobre Cã não é culpa da Bíblia. No mínimo, é uma pobre exegese e reflete a falta de conhecimento dos estudiosos bíblicos. Usado em um sentido racista, essa ideia errônea é um lembrete da ingenuidade e perversidade com que os seres humanos encontram maneiras de justificar para si mesmos e para os outros seu pecado.

    A ideia errônea de uma maldição sobre Cã está em conflito violento com os batimentos cardíacos teológicos da Bíblia que todos nós somos filhos e filhas de Deus, que estamos todos ligados uns aos outros como membros de uma família, que cada um de nós, seja qual for a nossa etnia, raça e nacionalidade, é especial e precioso para Deus, e que fomos criados para o companheirismo com Deus — e comunhão com o outro.

    Imensos danos resultaram da aplicação errônea, por parte de certos religiosos, desta maldição bíblica! A escravização dos negros africanos, e os maus tratos que lhes impuseram, desde os dias da escravidão, não podem de forma alguma ser justificados pela Bíblia. A verdade é: Os negros não são, e jamais foram, amaldiçoados por Deus!"
  • Se os negros não foram amaldiçoados por Deus, temos mais uma profecia biblica que não se cumpriu.
    Precisam decidir se são racistas ou se a biblia é um livro de bosta.
  • Situação complexa.
  • O CRISTIANISMO E A ESCRAVIDÃO

    "O abolicionismo é uma odiosa pestilência infiel".
    (Bispo Stephen Elliott, da Geórgia, co-autor da carta pastoral do Concílio Geral da Igreja Protestante Anglicana Confederada, 01/novembro/1862)
    ----
    "A cruzada fanática, ímpia e ateísta contra a Palavra de Deus e [...] as instituições vitais do Sul" (Rev. Thomas Smyth, ministro da Segunda Igreja Presbiteriana, Charleston, SC, louvando a derrota do Forte Sumter em 1861 e defendendo a escravidão; em outro trecho, ele chamou a Declaração da Independência de documento ateu que encorajava o abolicionismo ateísta)
    ----
    "Nós defendemos nesta grande luta a causa de Deus e da religião. O abolicionismo é inegavelmente ateu. [...] O ateísmo, que não conhece um Deus que tolera o mal, nenhuma Bíblia que lhe dê as leis, e nem uma consciência que possa ser limitada por juramentos e acordos, nos escolheu como vítimas e a escravidão como seu assunto. Já podemos ouvir seus gritos de guerra: 'liberdade, igualdade, fraternidade'" (Rev. Benjamin Morgan Palmer, 29/nov./1860, sermão em New Orleans, La)
    ----
    "Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral" (Rev. Alexander Campbell)
    ----
    "É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la" - sermão do Pe.Antônio Vieira aos escravos
    ----
    "Pessoas que rejeitam a escravidão obviamente rejeitam Deus e sua palavra, porque rejeitam o que Deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão. Este pensamento humanístico era típico dos abolicionistas" (Senador Charles Davidson, do estado do Alabama, mostrando que a Bíblia defende a escravidão - 1996)
    ----
    "O direito a ter escravos está claramente estabelecido nas Escrituras Sagradas, tanto por preceito como pelo exemplo" (Rev. R. Furman, D.D., batista, da Carolina do Sul/EUA)
    ----
    "A Bíblia inteira foi escrita por donos de escravos, para donos de escravos. Não há nenhuma crítica à escravidão em nenhum lugar dela. Jesus também não objetou contra maltratarem-se escravos. Ele até indicou que a venda de devedores como escravos continuaria no seu Reino dos Céus, assim como o direito dos donos de espancá-los e torturá-los (Mateus 18:23-35) " (Merrill Holste, "Slavery and the Bible", artigo de maio/1986 na "American Atheist Magazine")
    ----
    "A causa primordial da escravidão é o pecado... Esta servidão, expiação do pecado, encontra seu lugar pela lei que manda preservar a ordem natural e proíbe perturbá-la...
    Por isso, o Apóstolo recomenda que os escravos se submetam a seus senhores"
    (S.Agostinho, "Cidade de Deus" XIX, 15)
    ----
    "As Escrituras, no Velho e no Novo Testamento, me garantem que eu posso manter escravos em cativeiro" (Rev. Thomas Witherspoon, presbiteriano, do Alabama)
    ----
    "Por volta de 1846, em torno de 1200 ministros metodistas e todos os bispos metodistas episcopais no sul americano possuíam escravos. Com a guerra civil, várias denominações se cindiram em "igreja do norte" e "igreja do sul" devido à resistência dos sulistas a rejeitar a escravidão" (adaptado de Forrest G. Woods, "The Arrogance of Faith: Christianity and Race in America from the Colonia Era to the Twentieth Century")
    ----
    João Crisóstomo, bispo de Alexandria (398-403) citou Tito 2:9-10 para justificar a escravidão: "o escravo deve se sujeitar a sua sorte; obedecendo a seu dono, ele obedece a Deus".

    https://fernandosilvamultiply.blogspot.com/2008/11/cristaos-defendem-intolerancia-e.html
  • ENCOSTO escreveu: »
    Se os negros não foram amaldiçoados por Deus, temos mais uma profecia biblica que não se cumpriu.
    Precisam decidir se são racistas ou se a biblia é um livro de bosta.

    Ou talvez nunca tenha sido uma profecia bíblica é só uma interpretação entre varias outras que a bíblia tem pelo fato de vários grupos a interpretarem de modo diferente de acordo com suas coveniencias pessoais.
  • Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
  • patolino escreveu: »
    Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
    O Novo Testamento defende a escravidão.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
    O Novo Testamento defende a escravidão.
    Não, a ICAR não representa o Cristianismo e sim a ortodoxia católica.

  • editado December 2021
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
    O Novo Testamento defende a escravidão.
    Não, a ICAR não representa o Cristianismo e sim a ortodoxia católica.
    O Novo Testamento defende a escravidão. Independe da ICAR ou do catolicismo.
    É algo aceito por muitas igrejas protestantes, como mostrei acima.

  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
    O Novo Testamento defende a escravidão.
    Não, a ICAR não representa o Cristianismo e sim a ortodoxia católica.
    O Novo Testamento defende a escravidão. Independe da ICAR ou do catolicismo.
    É algo aceito por muitas igrejas protestantes, como mostrei acima.

    Você afirma que o Novo Testamento defende a escravidão,tendo como autoridade a interpretação de várias igrejas protestantes?

    Ou você fez uma afirmação de que o NT defende a escravidão e usou as igrejas protestantes como exemplo de cristãos que aceitam este tipo de interpretação?
  • Não que eu seja destes que conhece o NT, versículo por versículo, mas gostaria que me mostrassem, onde no NT se endossa a escravidão.
    Sei que a mulher era como uma propriedade de seu marido, mas não escrava.
  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    Este quadro se chama "A redenção de Cam"
    001887002019.jpg
    Ele mostra uma avó negra agradecendo aos céus porque a filha mulata lhe deu um neto branco.
    Ou seja, representa o "branqueamento" do povo brasileiro.

    Segundo a Bíblia, Cam se riu de seu pai Noé quando o viu caído no chão bêbado e pelado.
    Como castigo, sua descendência foi condenada a servir como escrava a descendência de seus irmãos, Sem e Jafé.
    Cam seria o antepassado dos africanos, Sem o dos semitas e Jafé, dos europeus, portanto, segundo alguns, a Bíblia apoia a escravidão dos negros.

    negro é uma raça em extinção, mas a África reagiu e ja começa "escravizar" os brancos, agora por la quem esta dando esmolas aos brancos são os negros.
  • Drácula escreveu: »
    ENCOSTO escreveu: »
    Se os negros não foram amaldiçoados por Deus, temos mais uma profecia biblica que não se cumpriu.
    Precisam decidir se são racistas ou se a biblia é um livro de bosta.

    Ou talvez nunca tenha sido uma profecia bíblica é só uma interpretação entre varias outras que a bíblia tem pelo fato de vários grupos a interpretarem de modo diferente de acordo com suas coveniencias pessoais.
    a biblia diz que caim após se tornar irmãocida ganhou uma "marca" para que não fosse morto pelos que o encontrassem (nota que só havia a familia dele na terra)
    essa marca poderia ser, uma cor incomum na epóca, ou então uma algum traço facial como sindrome de down ou então nanismo, claro que isto tudo não passa de especulação .
  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Estaremos sempre diante do fato: A bíblia é composta em duas partes absolutamente distintas, em conteúdo, época e objetivos.
    O novo testamento tem o cunho rigorosamente cristão, mas o antigo testamento serve a qualquer crença extremista e estranha, mesmo o catolicismo ortodoxo.
    Combater os deuses do AT e suas práticas é chutar cachorro morto.
    O Novo Testamento defende a escravidão.
    bobagens, servos na época eram trabalhadores remunerados e mesmo no AT moises fez leis para libertar escravos
    eu acho que voce não entendeu o que significa "amar ao próximo" e seus inimigos.
  • voltando a questão do racismo, resumindo portugueses transaram com as índias e infelizmente herdamos o DNA da corrupção europeia.
  • CRIATURO escreveu: »
    voltando a questão do racismo, resumindo portugueses transaram com as índias e infelizmente herdamos o DNA da corrupção europeia.

    DNA da corrupção européia?
    Pode me explicar melhor esta sua afirmação?
  • Esquenta não, é um delírio dele.

  • Drácula escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    voltando a questão do racismo, resumindo portugueses transaram com as índias e infelizmente herdamos o DNA da corrupção europeia.

    DNA da corrupção européia?
    Pode me explicar melhor esta sua afirmação?
    Devido ao alto risco da viagem a uma terra selvagem, os primeiros colonizadores portugueses na sua maioria era de mercenários gananciosos dispostos a qualquer coisa para enriquecer , dai imagino as barbaridades cometidos contra os índios a começar pela roubo das suas terras, escravidão e miscigenação da raça ,imposição de religião e a briga em querer levar vantagens pela posse de terras deve ter piorado ainda mais o mau mau-caratismo destes mercenários dos quais herdamos DNA fisico e infelizmente tambem o cultural.
    ser colonizado por um paiseco pobre de idioma limitado só pode ser KARMA, nações colonizadas por países mais desenvolvidos como Inglaterra se deram bem como EUA, até as Guianas francesas recebem em euros.
  • Coloquei o vídeo no tópico dos 21 anos, mas aqui teria ficado melhor:

  • Não tenho preconceitos eu gosto das portuguesas.
  • editado December 2021
    Drácula escreveu: »
    Você afirma que o Novo Testamento defende a escravidão,tendo como autoridade a interpretação de várias igrejas protestantes?

    Ou você fez uma afirmação de que o NT defende a escravidão e usou as igrejas protestantes como exemplo de cristãos que aceitam este tipo de interpretação?
    Jesus conta parábolas envolvendo escravidão e nem por um momento se preocupa em condená-la.
    Em Lucas 12:47, ele diz: "Aquele servo (escravo), que sabia a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites."

    Paulo manda que os escravos obedeçam a seus senhores.

    Está escrito. Não depende de interpretação.
    E, como disse o Padre Vieira, um católico, é melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que ser livre na África e perdê-la.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Drácula escreveu: »
    Você afirma que o Novo Testamento defende a escravidão,tendo como autoridade a interpretação de várias igrejas protestantes?

    Ou você fez uma afirmação de que o NT defende a escravidão e usou as igrejas protestantes como exemplo de cristãos que aceitam este tipo de interpretação?
    Jesus conta parábolas envolvendo escravidão e nem por um momento se preocupa em condená-la.
    Em Lucas 12:47, ele diz: "Aquele servo (escravo), que sabia a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites."

    Paulo manda que os escravos obedeçam a seus senhores.

    Está escrito. Não depende de interpretação.
    E, como disse o Padre Vieira, um católico, é melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que ser livre na África e perdê-la.

    Servos eram empregados remunerados, além do que religiosos se dizem servos e não escravos de Deus.
  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    Drácula escreveu: »
    Você afirma que o Novo Testamento defende a escravidão,tendo como autoridade a interpretação de várias igrejas protestantes?

    Ou você fez uma afirmação de que o NT defende a escravidão e usou as igrejas protestantes como exemplo de cristãos que aceitam este tipo de interpretação?
    Jesus conta parábolas envolvendo escravidão e nem por um momento se preocupa em condená-la.
    Paulo manda que os escravos obedeçam a seus senhores.

    Está escrito. Não depende de interpretação.
    E, como disse o Padre Vieira, um católico, é melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que ser livre na África e perdê-la.

    Tem certeza que isso não depende de interpretação?
    Sei que é algo clichê de se dizer,mas não achas que talvez se refira a algum contexto diferente do tempo e espaço em que viviam?
    Porque quando se trata de interpretação bíblica um religioso quase sempre tem uma carta na manga para lhe mostrar que você interpretou errado.
  • CRIATURO escreveu: »
    bobagens, servos na época eram trabalhadores remunerados e mesmo no AT moises fez leis para libertar escravos
    eu acho que voce não entendeu o que significa "amar ao próximo" e seus inimigos.
    Êxodo 21
    20. Se alguém ferir seu escravo ou escrava a pauladas, e o ferido lhe morrer nas mãos, aquele será punido.
    21. Porém, se sobreviver um dia ou dois, não será punido, pois o escravo lhe pertencia.

    I PEDRO 02:18-20 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.

    Levitico 25:44-46 E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.45 Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.46 E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

    Êxodo 21:2-7 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.3 Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;6 então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

    Joel 3:8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.


  • CRIATURO escreveu: »
    ser colonizado por um paiseco pobre de idioma limitado só pode ser KARMA, nações colonizadas por países mais desenvolvidos como Inglaterra se deram bem como EUA, até as Guianas francesas recebem em euros.
    Basta ver a situação lastimável das ex-colônias francesas e inglesas na África para perceber que isto não procede.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    bobagens, servos na época eram trabalhadores remunerados e mesmo no AT moises fez leis para libertar escravos
    eu acho que voce não entendeu o que significa "amar ao próximo" e seus inimigos.
    Êxodo 21
    20. Se alguém ferir seu escravo ou escrava a pauladas, e o ferido lhe morrer nas mãos, aquele será punido.
    21. Porém, se sobreviver um dia ou dois, não será punido, pois o escravo lhe pertencia.

    I PEDRO 02:18-20 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.

    Levitico 25:44-46 E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.45 Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.46 E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

    Êxodo 21:2-7 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.3 Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;6 então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

    Joel 3:8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.

    nesta passagens moises começa a criar leis para libertar escravos, no AT de fato servo era o mesmo que escravo,mas veja que era costume as pessoas se venderem como escravas e jesus não veio para implantar novo código civil.
    mas no NT servos eram assalariados:
    "Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
    E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
    E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
    Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
    Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
    E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
    Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
    E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
    E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
    Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
    Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
    E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
    Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
    Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
    Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
    Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

    Mateus 25:14-30"

    Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.
    Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito.
    Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.
    Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso,
    porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".
    Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.
    Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.
    Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".
    Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé".
    Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.

    Lucas 7:1-10
  • editado December 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    CRIATURO escreveu: »
    ser colonizado por um paiseco pobre de idioma limitado só pode ser KARMA, nações colonizadas por países mais desenvolvidos como Inglaterra se deram bem como EUA, até as Guianas francesas recebem em euros.
    Basta ver a situação lastimável das ex-colônias francesas e inglesas na África para perceber que isto não procede.

    1 real = 5,68$
    1 real = 6,42 euros

    salario minimo = 193,00$
    só fato de saberem falar ingles e frances ja estão melhor do que os brasileiros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.