Oquêquié o nazismo, afiná di conta?
O discurso é pronto, nazismo isso, nazismo aquilo... mas nãooooo, que isso é nazismo, mas isso assim é nazismoooo...
Mas, afinal de contas que xongas é o nazismo?
Mas, afinal de contas que xongas é o nazismo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como Facismo define-se como uma ideologia fundamentada no líder carísmático que comanda com poder absoluto um partido estruturado como força paramilitar e prega o nacionalismo extremado, o anticomunismo, a ditadura de partido único e a submissão do indivíduo ao Estado.
No extremo da sua definição, o Nazismo é um coletivismo esotérico, que apresenta um discurso pseudo-científico para ocultar a origem mística de sua ideologia.
Sim, mas tanto quanto mais ampla a definição para nazismo, mais ela incorre em tabu. Um coletivismo esotérico, por exemplo, o comunismo também o é, o que torna a definição anticomunismo algo burlesca, e assim sucessivamente com eugenismo, xenofobia, paramilitarismo, populismo, que não são valores intrisecamente negativos, por mais que sejam combatidos. Nem se quer o fascismo, tão em moda como xingamento hodierno é intrinsecamente espúrio.
http://profissaofilosofo.blogspot.com/2016/11/o-judeu-internacional-livro.html
Dizem que foi a inspiração do Hitler esse escrito de Ford para fez o que fez com os Judeus.
As semelhanças entre nazismo e comunismo predominam sobre suas diferenças.
Tanto uma ideologia quanto a outra são coletivismos que pregam o poder absoluto do Estado comandado pelo partido único.
A diferença básica é que o coletivismo socialista se baseia na Luta de Classes, enquanto o coletivismo nazi-fascista se apoia na nação, raça e sangue.
O esoterismo pode ser enxergado na simbologia comunista, tanto quanto na nazi-fascista, mas no caso do Nazismo sua fundamentação esotérica é muito mais exacerbada, ao ponto de ser óbvia, tanto que pode ser historicamente reconstituída por inúmeras fontes, das leituras de juventude de Hitler, às esquisitices místicas de Himmler e outros pontentados do regime, bastando lembrar que o símbolo das SS eram runas...
O nacional socialismo troca o conflito de classes pelo conflito entre raças e estatiza o próprio cidadão em uma hierarquia militar ao invés de estatizar os meios de produção, convertendo seus antigos donos em meros gerentes a serviço do estado e sujeitos as leis militares de insubordinação caso não obedeçam seus superiores militares.
Isso não me parece socialismo por si mesmo com essa definição de "cidadão" militarizado que lembra mais um estado espartano.
Por muito tempo Hitler se debateu com a ideia de como estatizar a propriedade sem gerar os problemas conhecidos da estatização e ele chegou a conclusão de que deveria estatizar os próprios proprietários de modo a possuir tudo o que eles possuíam.
Dessa forma ele aboliu o capitalismo dum modo mais profundo, o que não foi feito nem mesmo na Itália fascista de Mussolini, convertendo a economia alemã em uma economia de fato socialista na pratica, com a propriedade existindo somente nominalmente como uma ficção.
O texto do Rig Veda menciona arianos que não eram indo-europeus. Ou seja, era só um título.
A confusão surgiu no século 19 com a descoberta de que a maioria dos europeus, os persas e os hindus falavam línguas aparentadas e levou à crença romântica numa super-raça ancestral, os arianos.