Amostragem Datafolha vs realidade dia 2
Datafolha publica na quinta a pesquisa com maior amostragem das eleições presidenciais até aqui
Instituto também vai divulgar levantamentos das disputas pelos governos de quatro estados: BA, MG, RJ e SP
Redação
Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) | 20 de Setembro de 2022 às 13:32
O Datafolha vai divulgar na próxima quinta-feira (22) uma nova rodada das pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. O instituto registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informou que serão ouvidas 6.754 pessoas em 393 cidades do país. Essa é a maior amostragem entre os levantamentos realizados pelo Datafolha até aqui na atual corrida eleitoral.
Na pesquisa divulgada na última semana, foram ouvidas 5.926 pessoas em 300 municípios, enquanto o levantamento da semana anterior teve 2.676 pessoas, em 191 municípios. Apesar do maior volume de entrevistados, a margem de erro seguirá a mesma: 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e foi registrado no TSE com o número BR-04180/2022.
Última pesquisa
O levantamento mais recente do Datafolha, publicado na última quinta-feira (15) mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto, seguido pelo atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) teve 8%, contra 5% de Simone Tebet (MDB) e 2% de Soraya Thronicke (União Brasil). Os demais candidatos não pontuaram.
:: Ipec: Lula oscila para cima e pode vencer no primeiro turno ::
As intenções de voto de Lula, no levantamento, ficaram abaixo da soma do total de intenções de votos dos outros candidatos (45% a 48%), o que indica segundo turno. Na simulação para a segunda rodada, Lula somou 53% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro.
Levantamentos estaduais
O Datafolha prevê, ainda, a divulgação de pesquisas sobre as corridas pelos governos estaduais em quatro dos maiores colégios eleitorais do país: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A pesquisa para a Bahia será publicada na quarta-feira (21) e foi contratada pela Rádio Metrópoles. Já os levantamentos para os maiores estados do sudeste também foram contratados pela Globo e pela Folha e sairão na quinta (22). Assim como nas semanas anteriores, a divulgação dos levantamentos acontecerá à noite, nos programas jornalísticos da rede de televisão.
Edição: Rodrigo Durão Coelho
https://www.brasildefato.com.br/2022/09/20/datafolha-publica-na-quinta-a-pesquisa-com-maior-amostragem-das-eleicoes-presidenciais-ate-aqui
Sobre os dados do datafolha:
2.676 pessoas, em 191 municípios num Brasil de 5500 municípios.
Isso significa uma amostragem cobrindo 4% dos municipios brasileiros onde somente 11 pessoas por município foram entrevistadas.
No melhor cenário onde dizem que a amostragem será de "6.754 pessoas em 393 cidades do país" temos uma amostragem onde 8% dos municipios brasileiros são consultados e no máximo 18 pessoas em cada município é entrevistada.
Da pra confiar nessa metodologia?
Você chega em uma cidade, entrevista 18 pessoas e diz que ali você tem uma amostragem da opinião daquela cidade?
Amanhã, no domingo do dia 2 de outubro de 2022 saberemos a verdade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
demorou!
Ainda que o Lula vire, os institutos já se provaram uma completa fraude pois colocavam o Lula com 51% e o Bolsonaro com 38%, uma diferença de mais de 10% a favor do Lula.
E eles estavam com diferença maior inicialmente, como se fosse uma sova que o Lula ia dar.
Parece que a tendência é mesmo o Lula virar.
Sim, os petistas mais crédulos já estavam contando com a vitória no primeiro turno.
A impressão que você tinha era de um universo muito maior, sem comparação. O Papai Noel Ancap falou que o que pode ter ocorrido foi compra de votos do Loola.
Sim. E com 70% das urnas apuradas o Lula virou.
PT vence por uns 5 milhões de votos no segundo turno.
A maioria do povo não tem vergonha na cara.
Se ele vencer por até uns 3% ainda tem chance de escapar do PT no segundo turno.
Tem 4% da Tebet e 3% do Ciro que podem ir majoritariamente para o Bolsonaro e virar o jogo.
O Brasil agora precisa acordar. Tem muito isentão idiota e histéricos da pandemia fingindo que tanto faz Lula ou Bolsonaro, incluindo os palhaços do MBL.
Apesar dele ter virado o Sérgio "morno", eu espero que ele ganhe mesmo lá no Sul.
Aqui eu votei na Janaina Paschoal por falta de opção melhor.
Sim, foram eles que ajudaram a campanha pelo voto "idiota útil" que tirou os votos do Ciro e deixou ele atrás da Tebet. Sem os institutos de pesquisa daria Bolsonaro no primeiro turno.
Fizeram pior.
Normalizaram o Lula, deixaram a entender que como ele estava na frente nas pesquisas então não havia nada de absurdo votar nele só por antipatia ao Bolsonaro.
Eles manipularam a consciência das pessoas.
Fosse o contrário isso não aconteceria jamais. Não dá pra imaginar pessoas voltando a votar no Bolsonaro caso fosse ele o ladrão que corrompeu a república e esteve dentro da cadeia.
Agora mais uma vez o ladrão pegará o país arrumado depois de uma grave crise e falar que foi ele que fez tudo quando a recuperação vier.
Se eu pudesse me mudava daqui amanhã.
pais arrumado com inflação massacrante, desemprego e miseria espalhadas pelas ruas ?
A merda é essa, normalizaram um ex criminoso na presidência.
Deputados = 22.
Senador = 22.
Governador = 22.
Presidente = 13???
Quem diabos vota em todos os indicados pelo Bolsonaro em todos os cargos, mas vota em Lula para presidente?
Será interessante ver o que se vai passar, pois nada está decidido.