Durante CPI do BNDES, deputada Paula Belmonte interroga Paulo Coutinho sobre os empréstimos bilionários sem nenhuma chance de retorno que foram feitos a países como Cuba, Venezuela, Moçambique etc., sem exigir nenhuma das garantias que a lei prevê. Ele enrolou, enrolou e não respondeu:
Rússia aprova lei que isola país do restante da internet
O presidente russo Vladimir Putin sancionou nesta quarta-feira (1º) uma lei que obriga os provedores a filtrarem todo o tráfego de servidores de outros países. A partir de 1º de novembro de 2019, quando as regras entrarão em vigor, os russos terão uma “internet soberana”, nas palavras do Kremlin. Mas a Rússia corre o risco de se tornar uma nova China no acesso à internet.
Pesquisadora admite "falha" em currículo, mas não se desculpa com jornal
Joana D’Arc Félix de Sousa acusou O Estado de São Paulo de racismo após reportagem descobrir que ela mentiu sobre um pós-doutorado em Harvard
A professora e pesquisadora Joana D'Arc Félix de Souza admitiu, em entrevista ao jornal O Globo, que mentiu em seu currículo na plataforma digital Lattes ao dizer que concluiu um pós-doutorado em Harvard. A cientista também já havia citado o suposto curso em palestras e entrevistas.
[...]
A professora também não pediu desculpas ao jornalista ou ao Estado de São Paulo . Na terça-feira (14), quando a primeira matéria foi vinculada, ela acusou a publicação de racismo.
"Porque tenho certeza que ainda estão achando que negros e negras ainda têm que viver na senzala, ou seja, estão achando que os negros não podem estudar”, atacou Joana D'Arc Félix em entrevista à revista Veja.
Um dos muitos detalhes legais de Logan é a presença de caminhões autônomos, essencialmente plataformas para containers cruzando as estradas. É algo que a maioria das pessoas não presta atenção, mas talvez seja aonde os veículos autônomos vão primeiro se estabelecer, por necessidade econômica e fisiológica.
Caminhoneiro sempre foi uma profissão ingrata e estafante, os prazos cada vez mais apertados, estradas cheias de carros, tendo que dormir na boléia, motoristas apelando pra drogas pra conseguir chegar no horário, enfrentando chuva, neve, tempestades, e o mundo pós-internet só aumentou essas exigências.
Nos EUA a entrega de correspondências cai a cada dia, e a entrega de encomendas só aumentam. Mesmo com as grandes empresas do setor, o USPS - United States Postal Service, o Correio deles não consegue suprir a demanda de entregas.
A solução aparente seria contratar mais caminhoneiros, mas nos EUA isso está se tornando um problema. A Economia indo bem das pernas afasta as pessoas dos trabalhos mais insalubres e que pagam menos, e como as carteiras de motorista do México não são válidas nos EUA, os Correios têm um problema.
A solução pode vir dos veículos autônomos, e um teste será feito com caminhões da TuSimple, uma startup que está desenvolvendo esse tipo de caminhão. Essa semana eles farão cinco viagens entre Phoenix, Arizona e Dallas, Texas, uma distância de 1700Km.
Óbvio que nessa fase inicial os caminhões não serão 100% autônomos, essa tecnologia sequer existe. Como os Teslas eles terão motoristas de prontidão caso o computador tenha algum problema, mas só isso já vai ser um senhor avanço, sem ter que dirigir o stress é bem menor (se o cara confiar no computador, claro)
Nos EUA os Correios gastam em serviços terceirizados de transportes US$4 bilhões por ano. Uma frota autônoma transportando pacotes entre centrais de distribuição, 24 horas por dia, sem preocupações como comer, dormir, descansar e confraternizar com damas que trocam favores por dinheiro significará uma economia imensa e -melhor ainda- menores prazos de entrega.
E antes que alguém reclame, esses caminhões autônomos significam menos motoristas mas mais mecânicos, técnicos, gente monitorando e gente recebendo e despachando a carga. Quando abandonamos os cavalos em prol do automóvel um monte de cocheiros e cavalariços ficaram desempregados, mas quantos empregos de mecânicos, funileiros, eletricistas e flanelinhas surgiram?
EUA: Apple, Google, Amazon e Facebook enfrentarão investigações antitruste
O tempo está fechando no Vale do Silício: o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão Federal de Comércio (FTC) concordaram nesta segunda-feira (03) dividir entre si as investigações antitruste contra Apple, Google, Facebook e Amazon, todas acusadas por práticas anticompetitivas, o que pode se transformar no primeiro grande processo antitruste do país em décadas.
As queixas contra as quatro grandes companhias norte-americanas não são novas. No caso da Apple, o processo movido contra ela diz sobre a taxa de 30% que a empresa cobra dos desenvolvedores de apps, aliado ao fato que a maçã não permite nenhuma outra loja de aplicativos em seus dispositivos, o que leva a preços mais altos. O Spotify é uma das empresas que lidera as reclamações contra Cupertino.
Já o Facebook vem por anos a fio se envolvendo em uma polêmica atrás da outra, ao não lidar apropriadamente com os dados pessoais de seus usuários, e usa-los para fazer dinheiro e não zelar por sua segurança. O caso mais cabal foi o da Cambridge Analytica, onde dados de mais de 50 milhões usuários foram coletados e usados em campanhas políticas.
Google e Amazon, cada uma à sua maneira, seriam empresas que se tornaram grandes demais ao adquirirem concorrentes e serviços de terceiros (algo que Apple e Facebook também fazem), de modo a privilegiar seus produtos e esmagar a concorrência, prejudicando o livre comércio e a inovação. A senadora Elizabeth Warren (DEM-Massachussets), pré-candidata a presidente dos Estados Unidos, já prometeu que se eleita irá desmembrar as quatro companhias, mas a política em questão não é a única a pensar que elas são empresas poderosas demais.
Em maio, a Suprema Corte decidiu que a Apple pode ser processada por práticas anticompetitivas relacionadas à App Store, e não demorou muito, novas investigações foram abertas contra Google, Facebook e Amazon, por motivos semelhantes. Há uma pressão crescente no Congresso, vindo tanto do Partido Democrata quanto do Republicano, para que a FTC e o DoJ escrutinem as gigantes mais de perto.
O presidente Donald Trump tem um interesse especial no processo contra a Amazon, empresa que ele acusa de sonegar impostos e depreciar o serviço postal nacional; na prática ele odeia o CEO Jeff Bezos, por este usar o The Washington Post para publicar editoriais contra o governo.
Neste fim de semana, os dois órgãos entraram em um acordo sobre quem vai supervisionar o quê: a FTC iria inicialmente supervisionar a investigação contra a Amazon, enquanto o FTC cuidaria da contra o Google, mas segundo a Reuters, ambos assumiram também os processos contra Facebook e Apple, respectivamente.
O resultado foi imediato: as ações da Alphabet Inc., holding do Google despencaram 7,2%, as do Facebook, 9,3%, as da Amazon, 5,4%, e as da Apple caíram menos, 2,7%; é possível que os anúncios da WWDC 2019 possam ter minimizado os danos.
Após o fechamento do pregão, foi a vez do Comitê Judiciário da Casa dos Representantes anunciar que conduzirá uma investigação independente, sobre a concorrência em mercados digitais, o que vai incluir várias audiências e solicitação de dados precisos de empresas tech (que pode ou não se limitar às quatro companhias já investigadas), em busca de qualquer tipo de violação das leis antitruste e abuso de poder econômico.
Se considerarmos que Google e Apple já enfrentam processos na Europa, e os políticos em casa já não mais os vêem com bons olhos, é muito provável que nos próximos anos, tais investigações acabem se desdobrando em processos antitruste grandes, semelhantes ao que desmembrou a antiga AT&T em 1982. Ainda que as quatro não acabem sendo fragmentadas, é possível que novas regras e leis sejam criadas para frear o crescimento desenfreado de empresas de tecnologia, para que o mercado e a concorrência livre não sejam prejudicados.
De qualquer forma, o ano eleitoral de 2020 nos Estados Unidos será bastante movimentado.
Com informações: The New York Times, The Wall Street Journal, Reuters.
ÓLEO DE LAVANDA PODE CAUSAR O CRESCIMENTO DAS MAMAS EM MENINOS, DIZ ESTUDO
Três meninos desenvolveram ginecomastia após uso de óleo de lavanda e o problema sumiu quando o uso do óleo foi cessado
Um estudo de casos publicado na revista científica The New England Journal of Medicine analisou três meninos que desenvolveram ginecomastia, crescimento exagerado das mamas, após o uso do óleo de lavanda e de produtos à base de óleo de óleo de lavanda, como sabonetes e loções corporais.
Os meninos tinham 4, 7 e 10 anos e usaram o óleo de lavanda com frequência seja como um componente de produtos de higiene ou em sua versão pura, e então começaram a desenvolver ginecomastia. Após sugestão médica o uso do óleo de lavanda e dos produtos à base de óleo de lavanda foi cessado pelos meninos e pouco tempo depois a ginecomastia sumiu.
Após analisarem os três casos e realizarem alguns testes com componentes do óleo de lavanda, os pesquisadores acreditam que ele pode conter uma substância que afeta os hormônios estrógeno e androgênio e provoca um desequilíbrio entre eles, o que fez os meninos desenvolverem a ginecomastia. Os pesquisadores afirmam que ainda são necessárias mais pesquisas para entender melhor os efeitos do óleo de lavanda.
No início da web, lá nos anos 90, havia um site chamado lyrics.ch (se eu não me engano) que publicava letras de música. Na época, deu muita confusão pois o acusavam de violar direitos autorais.
Aliás, lembro que a minha primeira busca na Internet, em 1995, foi para encontrar uma letra do Pink Floyd.
Sabe aqueles enormes “atacarejos” às margens da Via Dutra? Um dos maiores, o Shopping Vida (de roupas e tecidos), na altura de São João de Meriti (RJ), está fazendo um processo seletivo em que exige que o candidato seja membro de igreja evangélica — “favor entregar currículo carimbado pela igreja” (veja o documento). Para o MP Federal e o MP do Trabalho, trata-se de “racismo religioso” por “discriminar pessoas de outros religiões”. Durante as investigações do inquérito que apura os crescentes casos de ataques a templos de religiões de matriz africana na Baixada, sacerdotes já tinham relatado ao MPF “vários casos de discriminação no mercado de trabalho naquela região”.
MPF e MPT propuseram um Termo de Ajustamento de Conduta ao Shopping Vida, em que a empresa se comprometeria a “assegurar a igualdade na oferta de vagas, em respeito à liberdade religiosa”, além de um demonstrado “compromisso de valorização das comunidades religiosas de matriz africana”. O shopping tem até segunda para responder.
Como é que alguém se diverte com um lança-chamas?!
Projeto de lei pode banir o Not-A-Flamethrowers, da The Boring Company, de Elon Musk
Os nova-iorquinos não poderão mais usar seus lança-chamas para se divertir. O Senado Estadual americano recentemente aprovou um projeto que proíbe a posse desses objetos para fins recreativos.
Isso porque Elon Musk, CEO da Tesla e fundador da The Boring Company, criou e começou a vender seus Not-A-Flamethrowers (na tradução seria Não-é-um-Lança-Chamas), em outubro do ano passado. Os legisladores usaram seu produto como exemplo de que deveria ser proibido.
Jornaleiros querem transformar Marte em Themyscira
A trope de planetas só de mulheres é bem antiga, está presente em todo tipo de ficção, da mais rasteira e sexista à mais bem-intencionada, apareceu em sátiras, como o maravilhoso Mulheres Amazonas na Lua, e em Star Trek, no episódio Anjo 1, Aonde Nenhum Beta Biscoiteiro Jamais Esteve, mas as complicações biológicas de manter uma sociedade com um sexo só pareciam intransponíveis mas agora uma pesquisa mudou isso.
O trabalho concluiu de forma preliminar que "esperma congelado permanece viável depois de exposto a condições do espaço profundo", o que é uma senhora afirmação, mas a parte que animou os jornaleiros foi dizerem que o experimento "abre a possibilidade de transportar com segurança gametas masculinos para o espaço e considera a possibilidade de criar um banco de esperma humano fora da Terra".
Isso foi rapidamente extrapolado para a idéia de uma tripulação 100% feminina, e logo evoluiu para uma colônia marciana só de mulheres:
Uma das matérias chegou a citar a primeira astronauta britânica, Helen Sharman, que mencionou estudos da NASA aonde equipes só de homens ou só de mulheres funcionam melhor, o que é uma imensa bobagem, a Competição Intrasexual Feminina só piora se só há mulher no grupo, e quando só tem homem o resultado é um festival da salsicha com todo mundo resmungando o tempo todo.
A idéia de missões tripuladas só com mulheres já foi levantada várias vezes, e faz sentido, se você for da turma que acredita em biologia, que diz que em média mulheres são menores do que homens e comem menos, o que significa uma economia de várias toneladas de suprimentos em uma missão para Marte. Já uma colônia, aí não faz muita diferença.
Quando uma colônia estiver grande o suficiente pra se pensar em reprodução, não fará mais sentido essa preocupação com o consumo de suprimentos. Fora que a menos que haja todo um processo de seleção de embriões, as chances são que a Ilha Paraíso ganhe vários habitantes masculinos já no primeiro lote de inseminações artificiais.
O próprio estudo, apresentado por Montserrat Boada, da Universidade Politécnica de Barcelona está longe de ser conclusivo. As tais "condições de espaço profundo"? Nem tanto. Eles analisaram 10 amostras de esperma de doadores saudáveis que passaram por 20 vôos em um Mudry CAP 10, isto aqui:
Pois é. Um avião de acrobacias que fez 20 vôos parabólicos, com um total de 8 segundos em microgravidade em cada um. Tempo mínimo, irrelevante. É uma pesquisa do nível "aranha sem perna fica surda", mas gerou dezenas de posts sensacionalistas, e gerará outros mais.
A parte importante foi esquecida por quase todo mundo: A idéia de enviar espermatozóides -e óvulos- para Marte faz bastante sentido, independente dos delírios sexistas de quem quer um planeta só pro seu sexo favorito. Diversidade genética é essencial, e o mínimo necessário pra garantir estabilidade genética e evitar cruzamentos consanguíneos é de 500 indivíduos.
Se uma colônia quiser começar a se reproduzir com menos que isso, ou se quiser dar um gás na diversidade genética, importar gametas da Terra faz bastante sentido, mas aí não rola manchete...
O nome deste site é uma contradição. Deveriam é questionar esse amontoado de baboseiras, algumas delas criminosas, como dizer que são as vacinas que provocam a Zica.
A alma entra no feto após 49 dias
Dr. Rick Strassman sugere em seu livro DMT: The Spirit Molecule, uma hipótese fascinante: que a alma humana é incorporada no corpo na sétima semana após a concepção, usando a glândula pineal como um canal espiritual e molécula dimetiltriptamina (DMT) como catalisador. Strassman é um médico americano especializado em psiquiatria, com uma bolsa de pesquisa na clínica psicofarmacologia.
É uma substância psicodélica poderosa que ocorre naturalmente na glândula pineal, algo que foi recentemente mostrado, e que também pode estar ligado a experiências de quase morte
De fato, a pesquisa publicada na revista Biomedical Chromatography documenta a presença de DMT nas glândulas de ratos vivos.
Segundo os pesquisadores, a descoberta da glândula pineal como fonte de DMT "reforça a idéia do enigmático papel estelar em estados incomuns de consciência".
Tem sido relacionado com a geração de imagens em sonhos, com os estados de consciência que geram experiências de quase morte e todos os tipos de experiências místicas.
O engraçado é que a glândula pineal se torna visível no feto humano em 49 dias, que é o número de dias necessários para ser reencarnado alma de acordo com o Bardo Thodol (Livro Tibetano dos Mortos). Essas coincidências levaram Strassman a afirmar que a alma está encarnada no corpo na sétima semana de gravidez.
Seguindo os relatos de experiências de quase morte em que momentos de consciência fora do corpo são descritos, Strassman lariza que é o DMT que torna esses estados de consciência acessíveis.
Embora muitas pessoas não acreditem na existência da alma, outras a consideram imaterial: Platão e os neoplatônicos acreditam, por exemplo, que a alma cria o corpo. E há aqueles que conseguiram fotografá-lo. René Descartes localizou a sede da alma na glândula pineal, algo que agora poderia ser testado. De qualquer forma, a coincidência encontrada por Strassman nos surpreende.
Os demais tópicos do site mostram a seriedade deles:
Os três sinais de que as profecias bíblicas sobre o fim do mundo e o Messias estão se tornando realidade
Estudiosos dizem qual a cor que o Planeta Nibiru realmente tem
"Papa Francisco alerta cristãos de todo mundo: Estamos no fim dos tempos, preparem-se para o apocalipse"
"Médicos ficam sem respostas: Jovem em coma é curado de morte cerebral após oração"
"Fotos secretas de aviões carregados com agentes químicos que são espalhados nos céus diariamente são finalmente reveladas"
"Três torres perfeitamente alinhadas são descobertas em Marte e Nasa se mantem em silêncio"
Ex-Gerente da NASA quebra o silencio e diz: ''Bases alienígenas, naves e estruturas gigantes foi o que encontramos lá'
"Cientistas provam que a alma existe e dizem: A alma não morre, mas retorna ao universo
"Médicos confirmam e a mídia se cala: Gengibre elimina o câncer de ovário e o câncer de próstata melhor do que a quimioterapia!"
"Turista flagra momento assustador onde santa morta há mais de 300 anos abre os olhos em igreja no México!"
Doutor quebra o silêncio e diz que as pessoas morrem de quimioterapia, não de câncer. Professor de Berkeley encontrou provas que a quimioterapia não funciona.
Leite de aranha é mais nutritivo que leite de vaca...
Urgente: Depois de vacinarem 48 milhões de pessoas, descobriram que a VACINA DA GRIPE é um VENENO MORTAL!
URGENTE: Vítima do ebola ressuscita dos mortos na África e OMS tenta abafar o caso
Confirmado: Urina e sêmen do Touro são os ingredientes secretos usados no Red Bull e outras bebidas energéticas!
''Microcefalia não é causada pelo Zika vírus e sim por vacinas vencidas''
O mundo inteiro comemora este artigo: Médicos cubanos conseguem curar o vitiligo!
Os demais tópicos do site mostram a seriedade deles:
A primeira reação minha foi rir. Depois refletir se há ou não malucos assim em quantidade suficiente pra ferrar com a vida dos demais. A julgar pela quantidade de gente que questiona a importância das vacinas eu diria que sim.
Facebook vai combater curas “milagrosas” divulgadas na rede social
Posts com conteúdo sensacionalista sobre saúde terão alcance reduzido no Facebook
O Facebook vem mudando o algoritmo do feed de notícias para combater conteúdo sensacionalista. Nesta terça-feira (2), a empresa anunciou uma alteração para lidar especificamente com saúde: publicações que tentarem vender curas milagrosas ou que contiverem afirmações exageradas terão o alcance reduzido na rede social.
Thanks, Darwin: estamos selecionando baratas cada vez mais resistentes
A Seleção Natural não perdoa: estudo mostra que gerações de baratas podem apresentar resistência a mais de um novo inseticida de uma vez
Todo mundo já ouviu aquela história de se a humanidade acabar num holocausto nuclear, as baratas herdarão a Terra. As espécies domésticas convivem conosco desde sempre, comendo o nosso lixo e transmitindo doenças em troca, enquanto nossos esforços em controla-las não vêm dando muito resultado.
Agora, um novo estudo demonstra algo que muitos já vinham apontando por décadas: graças ao nosso velho amigo Charles Darwin, a Natureza está selecionando novas gerações cada vez mais resistentes a inseticidas, chegando a um ponto em que elas podem vir a se tornar imunes a venenos.
Comentários
https://meiobit.com/401021/em-50-anos-facebook-virara-the-walking-dead/
Ou pra shooters como esses:
O presidente russo Vladimir Putin sancionou nesta quarta-feira (1º) uma lei que obriga os provedores a filtrarem todo o tráfego de servidores de outros países. A partir de 1º de novembro de 2019, quando as regras entrarão em vigor, os russos terão uma “internet soberana”, nas palavras do Kremlin. Mas a Rússia corre o risco de se tornar uma nova China no acesso à internet.
https://tecnoblog.net/288295/russia-lei-isolamento-internet/
O sonho da esquerda brasileira.
"Ministra Damares Alves pede a Bolsonaro para deixar o governo
Cansada, com problemas de saúde e ameaçada de morte, a estrela mais vistosa entre os evangélicos da gestão já avisou ao presidente que quer sair"
https://veja.abril.com.br/politica/ministra-damares-alves-pede-a-bolsonaro-para-deixar-o-governo/
Ministra:
Carai.
Um dos muitos detalhes legais de Logan é a presença de caminhões autônomos, essencialmente plataformas para containers cruzando as estradas. É algo que a maioria das pessoas não presta atenção, mas talvez seja aonde os veículos autônomos vão primeiro se estabelecer, por necessidade econômica e fisiológica.
Caminhoneiro sempre foi uma profissão ingrata e estafante, os prazos cada vez mais apertados, estradas cheias de carros, tendo que dormir na boléia, motoristas apelando pra drogas pra conseguir chegar no horário, enfrentando chuva, neve, tempestades, e o mundo pós-internet só aumentou essas exigências.
Nos EUA a entrega de correspondências cai a cada dia, e a entrega de encomendas só aumentam. Mesmo com as grandes empresas do setor, o USPS - United States Postal Service, o Correio deles não consegue suprir a demanda de entregas.
A solução aparente seria contratar mais caminhoneiros, mas nos EUA isso está se tornando um problema. A Economia indo bem das pernas afasta as pessoas dos trabalhos mais insalubres e que pagam menos, e como as carteiras de motorista do México não são válidas nos EUA, os Correios têm um problema.
A solução pode vir dos veículos autônomos, e um teste será feito com caminhões da TuSimple, uma startup que está desenvolvendo esse tipo de caminhão. Essa semana eles farão cinco viagens entre Phoenix, Arizona e Dallas, Texas, uma distância de 1700Km.
Óbvio que nessa fase inicial os caminhões não serão 100% autônomos, essa tecnologia sequer existe. Como os Teslas eles terão motoristas de prontidão caso o computador tenha algum problema, mas só isso já vai ser um senhor avanço, sem ter que dirigir o stress é bem menor (se o cara confiar no computador, claro)
Nos EUA os Correios gastam em serviços terceirizados de transportes US$4 bilhões por ano. Uma frota autônoma transportando pacotes entre centrais de distribuição, 24 horas por dia, sem preocupações como comer, dormir, descansar e confraternizar com damas que trocam favores por dinheiro significará uma economia imensa e -melhor ainda- menores prazos de entrega.
E antes que alguém reclame, esses caminhões autônomos significam menos motoristas mas mais mecânicos, técnicos, gente monitorando e gente recebendo e despachando a carga. Quando abandonamos os cavalos em prol do automóvel um monte de cocheiros e cavalariços ficaram desempregados, mas quantos empregos de mecânicos, funileiros, eletricistas e flanelinhas surgiram?
Fonte: Bloomberg
https://meiobit.com/401998/correio-dos-eua-vai-testar-caminhoes-autonomos/
O tempo está fechando no Vale do Silício: o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão Federal de Comércio (FTC) concordaram nesta segunda-feira (03) dividir entre si as investigações antitruste contra Apple, Google, Facebook e Amazon, todas acusadas por práticas anticompetitivas, o que pode se transformar no primeiro grande processo antitruste do país em décadas.
As queixas contra as quatro grandes companhias norte-americanas não são novas. No caso da Apple, o processo movido contra ela diz sobre a taxa de 30% que a empresa cobra dos desenvolvedores de apps, aliado ao fato que a maçã não permite nenhuma outra loja de aplicativos em seus dispositivos, o que leva a preços mais altos. O Spotify é uma das empresas que lidera as reclamações contra Cupertino.
Já o Facebook vem por anos a fio se envolvendo em uma polêmica atrás da outra, ao não lidar apropriadamente com os dados pessoais de seus usuários, e usa-los para fazer dinheiro e não zelar por sua segurança. O caso mais cabal foi o da Cambridge Analytica, onde dados de mais de 50 milhões usuários foram coletados e usados em campanhas políticas.
Google e Amazon, cada uma à sua maneira, seriam empresas que se tornaram grandes demais ao adquirirem concorrentes e serviços de terceiros (algo que Apple e Facebook também fazem), de modo a privilegiar seus produtos e esmagar a concorrência, prejudicando o livre comércio e a inovação. A senadora Elizabeth Warren (DEM-Massachussets), pré-candidata a presidente dos Estados Unidos, já prometeu que se eleita irá desmembrar as quatro companhias, mas a política em questão não é a única a pensar que elas são empresas poderosas demais.
Em maio, a Suprema Corte decidiu que a Apple pode ser processada por práticas anticompetitivas relacionadas à App Store, e não demorou muito, novas investigações foram abertas contra Google, Facebook e Amazon, por motivos semelhantes. Há uma pressão crescente no Congresso, vindo tanto do Partido Democrata quanto do Republicano, para que a FTC e o DoJ escrutinem as gigantes mais de perto.
O presidente Donald Trump tem um interesse especial no processo contra a Amazon, empresa que ele acusa de sonegar impostos e depreciar o serviço postal nacional; na prática ele odeia o CEO Jeff Bezos, por este usar o The Washington Post para publicar editoriais contra o governo.
Neste fim de semana, os dois órgãos entraram em um acordo sobre quem vai supervisionar o quê: a FTC iria inicialmente supervisionar a investigação contra a Amazon, enquanto o FTC cuidaria da contra o Google, mas segundo a Reuters, ambos assumiram também os processos contra Facebook e Apple, respectivamente.
O resultado foi imediato: as ações da Alphabet Inc., holding do Google despencaram 7,2%, as do Facebook, 9,3%, as da Amazon, 5,4%, e as da Apple caíram menos, 2,7%; é possível que os anúncios da WWDC 2019 possam ter minimizado os danos.
Após o fechamento do pregão, foi a vez do Comitê Judiciário da Casa dos Representantes anunciar que conduzirá uma investigação independente, sobre a concorrência em mercados digitais, o que vai incluir várias audiências e solicitação de dados precisos de empresas tech (que pode ou não se limitar às quatro companhias já investigadas), em busca de qualquer tipo de violação das leis antitruste e abuso de poder econômico.
Se considerarmos que Google e Apple já enfrentam processos na Europa, e os políticos em casa já não mais os vêem com bons olhos, é muito provável que nos próximos anos, tais investigações acabem se desdobrando em processos antitruste grandes, semelhantes ao que desmembrou a antiga AT&T em 1982. Ainda que as quatro não acabem sendo fragmentadas, é possível que novas regras e leis sejam criadas para frear o crescimento desenfreado de empresas de tecnologia, para que o mercado e a concorrência livre não sejam prejudicados.
De qualquer forma, o ano eleitoral de 2020 nos Estados Unidos será bastante movimentado.
Com informações: The New York Times, The Wall Street Journal, Reuters.
https://meiobit.com/402321/eua-apple-google-amazon-facebook-processos-antitruste/
Três meninos desenvolveram ginecomastia após uso de óleo de lavanda e o problema sumiu quando o uso do óleo foi cessado
Um estudo de casos publicado na revista científica The New England Journal of Medicine analisou três meninos que desenvolveram ginecomastia, crescimento exagerado das mamas, após o uso do óleo de lavanda e de produtos à base de óleo de óleo de lavanda, como sabonetes e loções corporais.
Os meninos tinham 4, 7 e 10 anos e usaram o óleo de lavanda com frequência seja como um componente de produtos de higiene ou em sua versão pura, e então começaram a desenvolver ginecomastia. Após sugestão médica o uso do óleo de lavanda e dos produtos à base de óleo de lavanda foi cessado pelos meninos e pouco tempo depois a ginecomastia sumiu.
Após analisarem os três casos e realizarem alguns testes com componentes do óleo de lavanda, os pesquisadores acreditam que ele pode conter uma substância que afeta os hormônios estrógeno e androgênio e provoca um desequilíbrio entre eles, o que fez os meninos desenvolverem a ginecomastia. Os pesquisadores afirmam que ainda são necessárias mais pesquisas para entender melhor os efeitos do óleo de lavanda.
https://bebemamae.com/higiene-do-bebe/oleo-de-lavanda-pode-causar-o-crescimento-dos-seios-em-meninos-diz-estudo
Site pega Google na mão grande roubando letras de músicas
https://meiobit.com/402656/site-pega-google-na-mao-grande-roubando-letras-de-musicas/
Aliás, lembro que a minha primeira busca na Internet, em 1995, foi para encontrar uma letra do Pink Floyd.
A trope de planetas só de mulheres é bem antiga, está presente em todo tipo de ficção, da mais rasteira e sexista à mais bem-intencionada, apareceu em sátiras, como o maravilhoso Mulheres Amazonas na Lua, e em Star Trek, no episódio Anjo 1, Aonde Nenhum Beta Biscoiteiro Jamais Esteve, mas as complicações biológicas de manter uma sociedade com um sexo só pareciam intransponíveis mas agora uma pesquisa mudou isso.
O trabalho concluiu de forma preliminar que "esperma congelado permanece viável depois de exposto a condições do espaço profundo", o que é uma senhora afirmação, mas a parte que animou os jornaleiros foi dizerem que o experimento "abre a possibilidade de transportar com segurança gametas masculinos para o espaço e considera a possibilidade de criar um banco de esperma humano fora da Terra".
Isso foi rapidamente extrapolado para a idéia de uma tripulação 100% feminina, e logo evoluiu para uma colônia marciana só de mulheres:
Uma das matérias chegou a citar a primeira astronauta britânica, Helen Sharman, que mencionou estudos da NASA aonde equipes só de homens ou só de mulheres funcionam melhor, o que é uma imensa bobagem, a Competição Intrasexual Feminina só piora se só há mulher no grupo, e quando só tem homem o resultado é um festival da salsicha com todo mundo resmungando o tempo todo.
A idéia de missões tripuladas só com mulheres já foi levantada várias vezes, e faz sentido, se você for da turma que acredita em biologia, que diz que em média mulheres são menores do que homens e comem menos, o que significa uma economia de várias toneladas de suprimentos em uma missão para Marte. Já uma colônia, aí não faz muita diferença.
Quando uma colônia estiver grande o suficiente pra se pensar em reprodução, não fará mais sentido essa preocupação com o consumo de suprimentos. Fora que a menos que haja todo um processo de seleção de embriões, as chances são que a Ilha Paraíso ganhe vários habitantes masculinos já no primeiro lote de inseminações artificiais.
O próprio estudo, apresentado por Montserrat Boada, da Universidade Politécnica de Barcelona está longe de ser conclusivo. As tais "condições de espaço profundo"? Nem tanto. Eles analisaram 10 amostras de esperma de doadores saudáveis que passaram por 20 vôos em um Mudry CAP 10, isto aqui:
Pois é. Um avião de acrobacias que fez 20 vôos parabólicos, com um total de 8 segundos em microgravidade em cada um. Tempo mínimo, irrelevante. É uma pesquisa do nível "aranha sem perna fica surda", mas gerou dezenas de posts sensacionalistas, e gerará outros mais.
A parte importante foi esquecida por quase todo mundo: A idéia de enviar espermatozóides -e óvulos- para Marte faz bastante sentido, independente dos delírios sexistas de quem quer um planeta só pro seu sexo favorito. Diversidade genética é essencial, e o mínimo necessário pra garantir estabilidade genética e evitar cruzamentos consanguíneos é de 500 indivíduos.
Se uma colônia quiser começar a se reproduzir com menos que isso, ou se quiser dar um gás na diversidade genética, importar gametas da Terra faz bastante sentido, mas aí não rola manchete...
https://meiobit.com/402912/jornaleiros-querem-transformar-marte-em-themyscira/
http://www.semprequestione.com/2018/12/a-alma-entra-no-feto-apos-49-dias.html
Posts com conteúdo sensacionalista sobre saúde terão alcance reduzido no Facebook
O Facebook vem mudando o algoritmo do feed de notícias para combater conteúdo sensacionalista. Nesta terça-feira (2), a empresa anunciou uma alteração para lidar especificamente com saúde: publicações que tentarem vender curas milagrosas ou que contiverem afirmações exageradas terão o alcance reduzido na rede social.
https://tecnoblog.net/297144/facebook-vai-combater-conteudo-sensacionalista-saude/
@Silvana vai perder muito conteúdo desse no FB.
A Seleção Natural não perdoa: estudo mostra que gerações de baratas podem apresentar resistência a mais de um novo inseticida de uma vez
Todo mundo já ouviu aquela história de se a humanidade acabar num holocausto nuclear, as baratas herdarão a Terra. As espécies domésticas convivem conosco desde sempre, comendo o nosso lixo e transmitindo doenças em troca, enquanto nossos esforços em controla-las não vêm dando muito resultado.
Agora, um novo estudo demonstra algo que muitos já vinham apontando por décadas: graças ao nosso velho amigo Charles Darwin, a Natureza está selecionando novas gerações cada vez mais resistentes a inseticidas, chegando a um ponto em que elas podem vir a se tornar imunes a venenos.
https://meiobit.com/403301/baratas-resistencia-varios-inseticidas-estudo/