Notícias E Variedades.

1131416181934

Comentários

  • Méxi...co Cu....ba lançando..., tudo pertinente.


  • editado December 2019
    Deve ser tudo "galeguinho dos zôio azul" ...
    Pesquisa identifica célula neonazista com até 14 membros em Niterói

    Grupo criado em 2013 atua hoje na deep web propagando conteúdo de supremacia racial branca da Ku Klux Klan

    Leonardo Sodré 08/12/2019

    NITERÓI - A atuação de uma célula do grupo supremacista racial Ku Klux Klan em Niterói, com até 14 membros, foi identificada numa pesquisa desenvolvida pela doutora em antropologia social da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ) Adriana Dias, que investigou 334 grupos de inspiração nazista em atividade no país. Os detalhes e números completos da investigação, que serão publicados em livro ainda sem data a ser lançado, mostram que o grupo se formou há cerca de seis anos e ainda hoje usa fóruns na internet e na deep web para cooptar membros.

    A fundação da organização em Niterói, segundo a pesquisa, ocorreu no mesmo período que cinco homens agrediram um nordestino com um taco de beisebol na Praça Araribóia, em 2013 . Eles tinham tatuagens com símbolos nazistas.

    — Nessa época, (eles) ainda não tinham organizado de fato a célula Klan. Em Niterói havia apenas duas ou três pessoas da célula hitlerista que se mobilizaram no período anterior à Copa do Mundo e às Olimpíadas porque pretendiam se fortalecer do que consideravam uma ameaça, que era a presença de nordestinos, negros e imigrantes de outros países vindos para os jogos. Eles se incomodaram muito também com a Paraolímpiada, por conta dos deficientes físicos, que eles consideram o lixo humano — conta Adriana Dias.

    A antropóloga, que estuda o discurso neonazista e supremacista branco nas redes há 16 anos, monitora os grupos através de técnicas de programação para identificar quem baixa grande quantidade de material na internet, participa de fóruns e redes sociais voltadas ao tema ou que são líderes que propagam o conteúdo na deep web. Sua investigação identificou até 17 movimentos no país, entre hitleristas, supremacistas/separatistas, de negação do holocausto e apenas três seções da Ku Klux Klan — considerado o mais radical — uma em Niterói e duas em Blumenau (SC).

    Pena em liberdade

    Do grupo preso em 2013 na Praça Araibóia — formado por Thiago Borges Pita, com 28 anos na época, Carlos Luiz Bastos Neto com 33, Caio Souza Prado, 23, Davi Ribeiro Morais, 39, e Philipe Ferreira Ferro Lima, 21 — segundo declarou a Justiça, nenhum deles reside mais em Niterói. Eles responderam por crimes de intolerância de cor, raça, etnia, religião e origem; e fabricação, comercialização ou veiculação de símbolos, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou a gamada para fins de divulgação do nazismo; além de lesão corporal, formação de quadrilha e corrupção de menores. Eles foram condenados a três anos e dez dias, em agosto, mas cumprem pena em liberdade após pagamento de multa.

    Dois anos depois da prisão, a célula de Niterói, já denominada Imperial Klans of America Brasil, espalhou cartazes com mensagens de intolerância racial, religiosa e sexual coladas em postes da Praça Juscelino Kubitschek , no Caminho Niemeyer, com ameaças a muçulmanos, homossexuais e judeus, entre outros grupos: “Comunista, gay, judeu, muçulmano, negro, antifa, traficante, pedófilo, anarquista. Estamos de olho em você”, diziam os cartazes.

    — Aquilo foi o trabalho de duas ou três pessoas da célula hitlerista que virou uma célula de Klan. Eles organizaram tudo e discutiram a repercussão da ação num fórum que pude acompanhar. Eles começaram a organizar a formação da Klan nas Olimpíadas e escolheram a Klan Imperial, porque achavam que não havia nenhuma célula do tipo no país e seriam a primeira, mas já haviam outras. Atualmente, eles se comunicam mais pela deep web — conta Adriana Dias.

    A Polícia Civil não respondeu se tem alguma investigação em curso sobre a atuação de grupos neonazistas em Niterói e a disseminação, por eles, de conteúdo na internet, o que é considerado crime.
    https://oglobo.globo.com/rio/bairros/pesquisa-identifica-celula-neonazista-com-ate-14-membros-em-niteroi-24121581
  • Lembrei daquele grupo que tentou contacto com a KKK dos EUA anos atrás e foi recusado porque "Não aceitamos latinos".
  • Kim Jong-un recebeu Moção de Louvor na Câmara Municipal do Rio

    Homenagem foi apresentada no fim de novembro pelo vereador Leonel Brizola (PSOL); Coreia do Norte é acusada de graves violações dos direitos humanos

    "Por todo esforço de seu povo e de seu Máximo Dirigente, Excelentíssimo Senhor Kim Jong-un, na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial", diz a Moção de Louvor e Reconhecimento, datada do dia 29 de novembro. Uma homenagem semelhante foi feita ao embaixador do país em Brasília, Kim Chol-hok .
    [...]
    A KCNA afirma que a homenagem se deu por conta de "sua contribuição à reunificação independente da Coreia, à paz e segurança no mundo e a seus feitos para esmagar as sanções hostis impostas por forças violentas para abalar a Coreia do Norte, além de fornecer felicidade ao povo".
    https://oglobo.globo.com/mundo/kim-jong-un-recebeu-mocao-de-louvor-na-camara-municipal-do-rio-24132048
  • Na França, o Exame de Paternidade é Proibido

    Homens franceses que enviarem material genético às escondidas para laboratórios nos países vizinhos, se descobertos, podem pegar até 1 ano de prisão e uma multa de 15.000 Euros.

    Segundo o Governo, o que motiva a proibição do exame é a "preservação da paz dentro das famílias francesas". De acordo com alguns artigos online, a Alemanha também pretende banir o teste de paternidade por razões similares. Psicólogos franceses sugerem que a paternidade é determinada pela sociedade, e não pela biologia.

    Nos Estados Unidos, kits para o teste são vendidos nas farmácias.

    Laboratórios Estrangeiros

    Algumas estatísticas do Nantes Atlantique Genetic Institute revelam que todo ano algo na faixa de 15.000 homens franceses compram kits de teste paternal pela Internet. Um laboratório suíço recentemente disse que 60% de seus testes vêm de franceses. Um laboratório espanhol conta que 80% de sua clientela vem da França.

    Embora o teste particular seja ilegal na França, os testes oficiais não o são. Porém, a cada ano apenas 1.500 testes são realizados sob ordem judicial. Uma gota no oceano de testes realizados clandestinamente por particulares. De acordo com o Lancet, um jornal médico britânico, 1 em cada 30 bebês é filho do urso e o pai não sabe. Já um estudo da Universidade de Leicester sugere que seja 1 em cada 25.

    https://www.ibdna.com/paternity-test...eld-in-france/

    http://www.dailymail.co.uk/sciencete...tually-25.html

    Just for teh lulz, peguei uns dados demográficos aqui, de 2016.

    Na França a população é de 67 milhões de pessoas.

    A taxa de natalidade foi de 12,3 em cada 1000, o que dá 822.000 nascidos em 2016.

    Usando o índice da Univ. de Leicester (1 em 25), desses 822.000 bebês, 33.000 são filhos ilegítimos.

    O judiciário francês só autorizou 1.500 exames. Faça as contas.
  • Percival disse:
    Segundo o Governo, o que motiva a proibição do exame é a "preservação da paz dentro das famílias francesas". De acordo com alguns artigos online, a Alemanha também pretende banir o teste de paternidade por razões similares. Psicólogos franceses sugerem que a paternidade é determinada pela sociedade, e não pela biologia.
    Se a verdade é dura, vamos ficar com a ilusão.

  • Verdade seja dita, se um teste desses é necessário é porque o relacionamento já foi para o vinagre faz tempo, independente do resultado...
  • Cameron disse: Verdade seja dita, se um teste desses é necessário é porque o relacionamento já foi para o vinagre faz tempo, independente do resultado...
    Tem gente que prefere fingir que nada aconteceu e continuar com o relacionamento por motivos psicológicos ou para manter as aparências diante da sociedade.

  • Deputado pastor propõe que aluno possa faltar na escola para ir à igreja

    "A educação formal não poderá obstar a convivência, a harmonia e a prática religiosa de cada família", afirma o deputado pastor Eurico (Patriota-PE)

    O deputado pastor Eurico (Patriota-PE) propôs na Câmara dos Deputados a criação de um Projeto de Lei para instituir um " estatuto da família" . Proposto no último dia 4, o PL ainda está em fase inicial, mas, caso aprovado com o texto original, permitirá que alunos faltem a aulas extracurriculares ou que aconteçam no contraturno escolar para que possam realizar práticas religiosas.

    "A educação formal não poderá obstar a convivência, a harmonia e a prática religiosa de cada família", afirma o primeiro parágrafo do artigo 5 do PL 6309/ 2019. "Fica facultada a presença do aluno no contraturno escolar nos dias em que sua presença cause prejuízo ao convívio, harmonia e prática religiosa familiar".

    Segundo o deputado pastor, as escolas estão ampliando cada vez mais o número de atividades extracurriculares, o que, na sua visão, não acrescenta na educação das crianças, apenas atrapalha que elas passem tempo com suas famílias.
    [...]
    O pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus também propõe que famílias com quatro ou mais filhos tenham isenção de impostos. O pastor defende que "uma vez que essas famílias, valorizando a vida como um dom gratuito de Deus, merecem todo apoio do Estado".
    https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2019-12-13/deputado-pastor-propoe-que-aluno-possa-faltar-na-escola-para-ir-a-igreja.html
  • "Vinde a mim", pregou pastor antes de morrer eletrocutado por microfone em culto

    Marcos Antônio Laurencio de Araújo, de 47 anos, foi vítima de um choque elétrico. O caso aconteceu na Colônia Antônio Aleixo, em Manaus

    O pastor Marcos Antônio Laurencio de Araújo, de 47 anos, morreu eletrocutado na noite de quinta-feira, em Manaus, enquanto usava um microfone para ministrar um culto evangélico. Ele foi vítima de um choque elétrico . O caso aconteceu na Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, no Amazonas.

    A esposa de Marcos tentou socorrê-lo e chegou a tomar um choque , segundo testemunhas. O pastor foi levado para uma unidade hospitalar da Colônia Antônio Aleixo, mas não resistiu. Marcos Antônio Laurencio de Araújo deixa uma filha e uma neta.

    Segundo os presentes no culto , o pastor havia tratado do versículo do livro de Mateus: 'Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei", completou. O velório do pastor acontecerá na casa da mãe, na Zona Norte de Manaus.
    https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-12-27/vinde-a-mim-pregou-pastor-antes-de-morrer-eletrocutado-por-microfone-em-culto.html
  • “Não é cabelo de crente”, diz pastor ao recusar batizar menina com cabelo crespo

    “A situação foi humilhante e em nenhum momento ele pediu desculpas”, relatou uma amiga da vítima. Caso aconteceu em Jacobina, interior da Bahia

    Um pastor da igreja “ Assembleia de Deus” de Jacobina (BA) negou batizar uma jovem de 16 anos no dia 11 de novembro devido ela ter cabelo crespo . “Não é cabelo de crente ”, disse o líder religioso. As informações são do Bahia Notícias .

    Segundo uma amiga da vítima, Martha Miranda, após a repercussão negativa do caso, o pastor deixou que a menina assinasse o formulário de batismo. “A situação foi humilhante e em nenhum momento ele pediu desculpas”, disse.
    https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-12-20/nao-e-cabelo-de-crente-diz-pastor-ao-recusar-batizar-menina-com-cabelo-crespo.html
  • editado January 2020
    O problema é que tem gente demais e os recursos do planeta são finitos.
    De volta aos anos 20

    Cora Rónai 02-01-2020

    Estamos em novos tempos, e 2020 tem uma altitude que causa vertigem vista daqui, desse momento bruto e esquisito, dessa margem de fim do mundo

    Tento ser otimista.

    O mundo nunca esteve melhor, e há dados para comprovar isso. Nos velhos anos 20, o mundo só era mais glamouroso do que hoje porque as personagens que sobraram como emblemas da década são mais glamourosas: Coco Chanel, a geração perdida flanando em Paris, Gatsby, as melindrosas, os rapazes audaciosos ao volante das suas máquinas poderosas.

    As ruas eram vazias, praticamente não existiam guardas de trânsito e havia estacionamento para todos.

    Exausto por uma guerra medonha, o mundo tentava espairecer — ou, pelo menos, aquela parte do mundo que podia se dar a esse luxo.

    Mas na vida real, quase 70% da população do planeta viviam em condições de extrema pobreza; hoje são 10%. Naqueles anos 20, apenas 30% das pessoas sabiam ler; hoje são 86%.


    Eu sei que olhando os comentários das redes sociais ninguém diz, mas pensem: 86% de alfabetização mundial! E isso é uma média, que ainda pega gente velha vinda de um tempo pior.

    Saúde, saneamento, condições sociais como um todo — tudo melhorou. O próprio fato de percebermos como o mundo é desigual e nos afligirmos com isso é um gigantesco passo a frente.
    https://oglobo.globo.com/cultura/de-volta-aos-anos-20-24167634
  • Não tem nada a ver todo mundo querendo viver nos centros urbanos, sei...
  • Percival disse: Não tem nada a ver todo mundo querendo viver nos centros urbanos, sei...
    Todo mundo concentrado nos centros urbanos torna mais fácil fornecer água, luz, gás, telefone/internet, transporte, comida, esgoto, hospital, escola etc.

    Muito mais fácil do que com uma população dispersa pela região rural.

    Além do quê, com 7,5 bilhões de pessoas, a terra não pode ser mais desperdiçada com moradia. Tem que produzir da maneira mais eficiente possível, muita mecanização e o mínimo de gente.
  • editado January 2020
    Fernando_Silva disse:
    Percival disse: Não tem nada a ver todo mundo querendo viver nos centros urbanos, sei...
    Todo mundo concentrado nos centros urbanos torna mais fácil fornecer água, luz, gás, telefone/internet, transporte, comida, esgoto, hospital, escola etc.

    Muito mais fácil do que com uma população dispersa pela região rural.

    Além do quê, com 7,5 bilhões de pessoas, a terra não pode ser mais desperdiçada com moradia. Tem que produzir da maneira mais eficiente possível, muita mecanização e o mínimo de gente.


    Depende, moro no centro do município de Nilópolis e tive durante muitos anos com problemas quanto ao abastecimento de água na rua onde moro.

    Em Xerém, que é distrito de Caxias eles não tem problemas com falta de água.
  • editado January 2020
    Nem 8 nem 80,17. Eu por exemplo, moro em Belo Horizonte, uma cidade con 2,5 milhões de habitantes que não é espalhada demais nem concentrada demais, nem populosa demais nem pouco habitada, ideal para uma boa administração e manutenção com bom comércio e serviços. Uma cidade relativamente limpa com poluição controlada, e com boa infra estrutura.

    A Alemanha serve como exemplo de nação onde as as cidades seguem um padrão de porte médio. Próximas uma das outras, bem planejadas, cujas populações tem mais representatividade e influência nas decisões políticas.
  • Senhor disse: Nem 8 nem 80,17. Eu por exemplo, moro em Belo Horizonte, uma cidade con 2,5 milhões de habitantes que não é espalhada demais nem concentrada demais, nem populosa demais nem pouco habitada, ideal para uma boa administração e manutenção com bom comércio e serviços. Uma cidade relativamente limpa com poluição controlada, e com boa infra estrutura.

    Opa, então vai ter encontro do ReV aqui na minha roça grande?
  • Judas disse:
    Senhor disse: Nem 8 nem 80,17. Eu por exemplo, moro em Belo Horizonte, uma cidade con 2,5 milhões de habitantes que não é espalhada demais nem concentrada demais, nem populosa demais nem pouco habitada, ideal para uma boa administração e manutenção com bom comércio e serviços. Uma cidade relativamente limpa com poluição controlada, e com boa infra estrutura.

    Opa, então vai ter encontro do ReV aqui na minha roça grande?
    Ué, num sei não.

  • Percival disse:
    Fernando_Silva disse:
    Todo mundo concentrado nos centros urbanos torna mais fácil fornecer água, luz, gás, telefone/internet, transporte, comida, esgoto, hospital, escola etc.

    Muito mais fácil do que com uma população dispersa pela região rural.

    Além do quê, com 7,5 bilhões de pessoas, a terra não pode ser mais desperdiçada com moradia. Tem que produzir da maneira mais eficiente possível, muita mecanização e o mínimo de gente.
    Depende, moro no centro do município de Nilópolis e tive durante muitos anos com problemas quanto ao abastecimento de água na rua onde moro.

    Em Xerém, que é distrito de Caxias eles não tem problemas com falta de água.
    Ser mais fácil não significa que o governo vai fazer o que deve.
    Se ele não consegue fornecer água para todo mundo junto num lugar, muito menos se essas pessoas estiverem espalhadas na região rural.

  • editado January 2020
    Fernando_Silva disse:
    Ser mais fácil não significa que o governo vai fazer o que deve.
    Se ele não consegue fornecer água para todo mundo junto num lugar, muito menos se essas pessoas estiverem espalhadas na região rural.

    Essa é a questão, tanto que culturalmente temos o hábito de encher cisternas por aqui, pois mesmo com a falta tem dias que não cai água. Tanto que temos por hábito automático de fechar a torneira quando se lava louça, quando recebíamos parentes vindos do centro eles deixavam a torneira ligada e alertávamos que a política da casa era de economia por conta disso.

    Isso quando tínhamos irregularidade no abastecimento. Isso no verão, a Cedae sempre priorizou a cidade do Rio de Janeiro (principalmente a Zona Sul) que a Baixada, outras localidades tem o mesmo problema ou tem o mesmo esquema de abastecimento.

    Alguns da minha rua desistiram de reclamar e fizeram poços artesianos.







  • Teclado que utiliza a câmera frontal será exibido pela Samsung na CES

    Na CES deste ano, que rola semana que vem em Las Vegas, a Samsung vai levar cinco projetos que nasceram dentro de sua incubadora de ideias chamada de C-Lab, incluindo um teclado virtual que sabe o que você digitou ao ler os movimentos dos dedos com a câmera frontal de um smartphone.

    20200102selfietyper-680x379.jpg

    O C-Lab é uma área dentro da Samsung que recebe ajuda (moral, financeira e o que mais precisar) da própria empresa para que ideias de seus funcionários possam virar produtos de verdade em algum momento, sem nenhuma distinção de quem é o colaborador ou qual área a pessoa trabalha - basicamente o fulano apresenta a ideia, as pessoas votam nela e a Samsung ajuda no restante. Eu explico como o C-Lab funciona neste post que escrevi quando fui para a Coreia do Sul, eu clicaria neste link se fosse você.

    SelfieType
    Neste ano, enquanto carros não voam, algumas ideias que cresceram lá dentro serão apresentadas pela Samsung em seu gigantesco estande dentro da feira. O que chama mais atenção é o SelfieType, que utiliza a câmera frontal de um smartphone para criar um teclado virtual em uma superfície.

    Ele utiliza uma engine de inteligência artificial chamada SelfieType AI, que analisa o movimento dos dedos da pessoa e recria o que seria um teclado QWERTY completo, igual ao que você utiliza no seu computador. A Samsung diz que a ideia não exige nenhum hardware extra para o smartphone e pode ser utilizada em tablets, celulares e até computadores.

    Eu só acho que seria bacana ter um teclado impresso, numa folha A4 mesmo e que servisse de gabarito pra você saber qual a distância correta entre as teclas, pra saber se um movimento para direita depois do “D” vai levar pro “G” ou direto pro “L”.




  • 20200102hyler-samsung-680x471.jpg

    A segunda ideia tem o nome que está na linha acima e funciona como uma caneta digitalizadora. Ela armazena o texto que a ponta tipo-marca-texto viu ao passar pela linha que foi marcada. Parece algo bacana, mas ainda faltam informações sobre a utilidade, como se é a ponta que “vê” o texto, ou se a digitalização acontece de outra forma.

    Becon
    Este produto é um hardware que consegue analisar a condição da careca de um fulano ou uma fulana. A ideia é de ajudar no acompanhamento do problema de casa mesmo, com sugestão para solução e um gráfico que ajuda ao usuário entender quanto de cabelo já perdeu. O gadget é capaz de analisar dez detalhes diferentes, como densidade dos folículos, quantidade de pele morta, sensibilidade da área, temperatura e umidade, tudo com ajuda de aprendizado de máquina.

    SunnySide

    20200102sunnyside-samsung-680x382.jpg

    Este projeto é uma espécie de janela que tem uma faixa de LEDs que ajuda qualquer serumaninho que precisa de alguma luz natural, mas não tem nenhuma onde está - quando faltam janelas, por exemplo. A fita analisa a luz solar do local (não sei como, a Samsung não explicou isso) e replica o que sabe pra dentro, acompanhando a quantidade de luz e até as cores - indo do branco do da hora do almoço, pro amarelo do entardecer e avermelhado do fim do dia.

    O mais bacana e importante é que quem criou o projeto diz que a luz emitida consegue ajudar na produção de vitamina D pelo corpo, que precisa de luz ultravioleta B pra ser sintetizada pelo corpitcho. Tudo isso sem o problema que é a queimadura solar pra quem é sensível, ou a luz solar pros góticos mesmo. Curti.

    Ultra V
    O último projeto é uma pulseira que é capaz de monitorar a exposição do corpo aos raios UV do solzinho lá do céu, que ajuda o pessoal como falei o parágrafo acima, mas queima como também falei no parágrafo anterior. A pulseira faz a leitura da luz ultravioleta e sabe até mesmo quanto dessa luz foi utilizada pelo corpo para sintetizar a vitamina D. Parece bobeira, mas é ótimo pra quem precisa dessa vitamina e detesta luz solar, tipo eu.

    A Samsung também deu a mão (entenda como recursos humanos ou dinheiro) pra ajudar quatro ideias que vieram de fora e nasceram em forma de startup, colocando a gigante coreana como incubadora mesmo. A lista inclui um robô que interage com pessoas e é chamado de piBo, um aplicativo que faz controle de exercícios físicos e tem o nome de FITT.

    20200102pibo-samsung-680x382.jpg

    Um sensor que pode ser colocado em qualquer coisa que tem uma interface de uso e que transforma o movimento das mãos das pessoas, assim como o dos olhos, pra mover o que está na tela e isso tem nome de Vtouch. Por fim o Smoothy é um aplicativo que faz chamada de vídeo em grupo e com uso dos AR Emoji, que a Samsung inventou no Galaxy S9 e que não são tão famosos como a origem dessa ideia, lá na Apple com os iPhones.

    Todas as ideias, projetos, gadgets e apps serão exibidos na CES, que acontece semana que vem em Las Vegas.

    https://meiobit.com/416025/teclado-utiliza-camera-frontal-samsung-na-ces/
  • Percival disse: 20200102hyler-samsung-680x471.jpg

    A segunda ideia tem o nome que está na linha acima e funciona como uma caneta digitalizadora. Ela armazena o texto que a ponta tipo-marca-texto viu ao passar pela linha que foi marcada. Parece algo bacana, mas ainda faltam informações sobre a utilidade, como se é a ponta que “vê” o texto, ou se a digitalização acontece de outra forma.
    Talvez seja melhor ou menor que modelos anteriores, mas não chega a ser uma novidade.

    Artigo de 2013:
    https://www.tecmundo.com.br/scanner/36064-uma-caneta-scanner-a-la-james-bond.htm
  • Percival disse: Sobre a CES 2020 https://meiobit.com/416261/ces-2020-creme-com-ia-ate-gato-robo-sem-cabeca/

    Ballie, um BB-8 menos legal




    Meu sonho de consumo infantil :

    Robô Ar-Tur da Estrela (1982)

  • editado January 2020
    Caramba agora que postou essa coisa sonho de consumo infantil me ocorre que nunca tive disso. Inclusive acho que nem juvenil nem adulto. O mais perto disso talvez quando criança era achar alguns carrinhos mais ainda caminhões e carretas de brinquedo uito legais, e só.

    Desses robozim e coisas do tipo sempre tive uma visão muito crítica desde possivelmente, uns 3 anos de idade. Achava que eram muito toscos para o que eu esperaria para os ter como algo divertido(muito embora eu hoje reconheça, mais do que antes, que brincar depende da natural capacidade de abstrair e da forma com a qual se se dá
    a abstração
    de cada um mais do que o apelo venal do brinquedo em em si) , na verdade deve ser mais por que eu costumava fazer muitos dos meus brinquedos, como tratores articulados de todo tipo para brincar em monturos de terra ou areia. Gostava, também de observar e interagir com bichinhos como formigas, borboletas, joaninhas, besouros.
Esta discussão está fechada.