Ainu,o povo Aborigene do Japão


ainu-11.jpg
No Periodo glacial 18.000 anos atras, Hokkaido estava ligada por pontes de terra a Ásia e os antepassados ​​do povo Ainu numa longa peregrinacao cruzaram para Hokkaido em busca de alimentos e la ficaram .

Existem poucos agora,no entanto, é impossível olhar para estes rios e montanhas, sem pensar na visão sagrada do lugar para eles.Os Ainus percorriam essas terras em razão da vida de coleta, ou iwor, onde pescavam o salmão, caçavam urso, e juntavam madeira e bagas. As coisas vivas que os sustentavam,para eles eram deuses disfarçados, espíritos visitantes do mundo terreno. Kamuy(deus) tambem eram objetos inanimados : facas de caça e casas de bambu entre outras. Para o Kamuy retornar ao mundo espiritual, os Ainu realizavam rituais, com doações de alimento e oração. Sua cerimônia principal homenageava o urso-provedor de alimentos, pele, ossos e ferramentas. Eles chamaram o pico Dake Asahi de Nutap-kamui-shir, que significa “montanha do deus, que contém a área dentro da curva do rio.”

Na aparência física , os homens tinham barbas e bigodes cheios. Ambos os sexos mantinham o cabelo na altura dos ombros. As mulheres tatuavam a boca e os lábios na idade precoce de 10-12 anos. Uma vez que o processo de tatuagem fosse concluída, normalmente em torno de 14-15 anos de idade, ela então considerado como uma mulher e se preparava para o casamento.Uma das inumeras tradicoes que foram proibidas.

Ainu, que em sua língua nativa significa “humano”,foi inicialmente o povo nativo do norte do Japão que tem uma cultura com raízes que remontam a mais de dez mil anos. Eles habitavam as Ilhas Kurile, no sul de Sakhalin, e parte do norte de Honshu, mas hoje vivem apenas em Hokkaido. Os Ainu dominavam as vias marítimas, tanto como caçadores e comerciantes, e nos seculos 14 a 17 serviram como importantes intermediários entre os mercados do Japão, Coréia, Rússia, China, Manchúria, e Holanda, no entanto, o predominio dos Ainu logo declinou. Em 1868 a agitação política no Japão trouxe a Restauração Meiji. O novo governo progressista incentivou os cidadãos japoneses a ir a Hokkaido para explorar seus recursos naturais. Uma inundação de imigrantes trouxe uma nova forma de vida para a ilha, que até então tinha sido a única província Ainu. O governo Meiji e os recém-chegados japoneses viram a vida tradicional Ainu como um obstáculo ao progresso, e eles instituíram políticas de “civilizar” os Ainu. Dentro de alguns anos a maioria das terras , recursos e direitos tinham sido tomados, e em 1899 essas ações foram codificados como um “ato de proteção”, cuja real intenção era a de suprimir a cultura e forçar essas pessoas a assimilar a sociedade japonesa. Apesar dessas pressões, a cultura sobreviveu, e em 1997 uma nova mudanca de legislação, o Shinpo Ainu, tornou-se a primeira lei japonesa a apoiar a cultura Ainu e língua.Crescente número de japoneses estão enfrentando o estigma social,que tambem e o caso dos Burakumins e admitem agora que são descendentes de Ainus.

https://hinouye.wordpress.com/2012/11/17/ainuo-povo-aborigene-do-japao/

Comentários

  • editado March 2017
    Os ainu são um povo siberiano. Os japoneses descendem deles, mas também dos coreanos, malaios e indochineses (Camboja / Vietnam).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.