Aqui onde eu moro é mais leve, mas não neguei que existem lugares mais perigosos.
Vc mora na parte da baixada onde fica o rio Nilo...rs
Tenho uma grande amiga que mora e tem comércio por lá... Ela já foi assaltada no comércio dela no ano passado umas 4 vezes.
A baixada atualmente não está tão violenta como falavam os noticiários de outrora, um local que sempre estava nos noticiários difamatórios era a terra do falecido Joca.. A coisa lá sempre funcionava por grupo de extermínio..
Percival, creio que agora os bairros luxuosos do centro do Rio próximos ou não as favelas, só estão vendo aflorar a desigualdade social... E a ineficiência do estado em oferecer contingente favorável em segurança pública.
[fraternos]
Comercio é complicado: a incidência de assaltos tem sido frequênte mesmo, eu não sou de fazer estimativas, mas escuto daqui acolá.
Pobreza sempre existiu por aqui, violência também. Porém quando sua visão de mundo que nunca vivênciou a violência de um assalto tem sua primeira vez, passa a ficar com mais medo.
O mais irônico de tudo é que estava com meu tenis velho com a sola mais gasta possível e uma mochila com os bolsos laterais furados, mas não hesitaram em levar meu celular e quando viram minha carteira ,que tem uns 5 anos e totalmente rasgada somente com uma nota de 2 reais, desistiram e devolveram ela.
Mas me deixaram sem meu celular velho que era de 2 mao da minha esposa que tinha uns 3 anos de uso.
O mais irônico de tudo é que estava com meu tenis velho com a sola mais gasta possível e uma mochila com os bolsos laterais furados, mas não hesitaram em levar meu celular e quando viram minha carteira ,que tem uns 5 anos e totalmente rasgada somente com uma nota de 2 reais, desistiram e devolveram ela.
Puxa, e o pior que isso que falou é recorrente ultimamente, já ouvi falar de arrastão dentro do trem de Japeri, dizem que é uma turma de jovens que se agrupam e quando começam vão furtando dentro dos vagões e passando de um vagão para outro... Eu nunca tinha ouvido falar nisso.. A coisa está ficando feia... Pobre roubando pobre.
Claro que isso só dá para ocorrer nos horários em que o trem não vem que nem lata de sardinha...rs
Isso me fez lembrar outro dia de mim numa fila de ônibus em uma cidade vizinha a minha aqui na baixada... Quase na entrada de acesso fui abordada por um homem que me ofereceu a maior das vantagens.
Disse ele:
- "Moça estou vendo que a senhora está com dinheiro na mão para pagar a passagem, vamos fazer uma troca". Só para entendimento, a passagem custa R$ 4,00.
Então continuo a dizer o rapaz...
- "A senhora pega meu cartão e me paga só três reais, ou seja, a senhora vai ficar com 1 (um) real... Depois que a senhora passar na roleta me devolve o cartão pela janela.
Pergutou o rapaz ao finalizar sua oferta... - " Pode ser ?"
Eu disse: Olha não me leve a mal... rs Eu sei quais os motivos que te levam a me fazer essa oferta tentadora...rs Mais vou ter de recusar... E dei um sorriso triste. Doeu em mim.
Sabe o motivo ?
Pelo simples fato de que estamos vendo hj a degradação de um povo que tem tudo para ser o mais rico em muitos campos sociais... E por conta dessa mentalidade da propina, da vantagem (Lei de Gerson), passa pela maior dificuldade em muitos anos, justamente por conta dessas vantagens (como a que ele me ofereceu) que levou a muitas outras pessoas que estavam na fila atrás de mim a dividirem o produto do roubo com ele que, roubou (ou foi receptador de roubo) de outro pobre trabalhador que ficou sem aquele cartão de passagen de ônibus.
Percival. não sei dizer mais o que me assuta na baixada... O engraçado é que no mesmo dia que acnteceu isso estava pensando nisso... Quando eu cheguei no meu bairro vinda dessa outra cidade da baixada, eu olhei com nostalgia, pois sou nascida e criada na baixada fluminense, numa cidade em que sempre foi terra de pessoas humildes... Gosto daqui... Não me pergunte o motivo..
Me lembrei do tempo em que se deixava a bicicleta encostada num muro perto de casa para irmos beber água e quando voltávamos ela ainda estava lá.
É eu vivi essa época...
Todos os pobres tinham em igual suas coisinhas em casa, hj as coisas mudaram anda muito complicado.
Pug II disse:
Do meio disto tudo pergunto - há alguém limpo e capaz de governar o Brasil?
Pergunta de milhares de dolares... rs
E essa simples pergunta deveria fazer qualquer um deixar de ser esquerdista porque a resposta é NÃO.
O bom governo não é aquele em que um "santo enviado dos céus" possa governar fazendo um bom trabalho, um bom governo é aquele onde um "Hitler saído do inferno" pode governar sem fazer mal.
Isso significa um sistema onde os governantes tenham pouco poder e a população esteja protegida dos mandos e desmandos deles.
social democracia é esquerda no mundo inteiro e você fica ridículo negando isso.
Por ser falso.
O partido social democrata de Portugal é de direita. Ao passo que na Alemanha é de esquerda.
Sendo o da Alemanha que fez as reformas neoliberais e o de Portugal o que implementou o maior corte de gastos e destruição do Estado-social de sempre em Portugal.
Não estou a julgar se eles fizeram bem ou não. Estou a constatar que vc não se fundamenta pelos factos da realidade. Provavelmente, esta minha constatação factual será rejeitada, pois é um problema da sua percepção admitir os factos que contrariam a sua certeza.
PugII disse:
Quando comentarem sobre a Europa, exigirei um certificado de terem permanecido pelo menos 1 anos, caso contrário não sabem do que falam.
Você só está parcialmente certo. Há muito mais informação sobre o mundo disponível aos brasileiros que vice-versa.
Já são folclóricas as crenças de que há cobras e macacos nas avenidas do Rio de Janeiro. Ou que nossa capital é Buenos Aires e que aqui se fala espanhol.
Claro que isto é, de certa forma, culpa dos governos que vendem aos turistas uma imagem de "país do carnaval, samba, mulatas nuas e futebol".
Ou das esquerdas que promovem no exterior aberrações como o MST, que lá fora ainda é visto como um movimento heróico em vez dos terroristas que são.
Costumo assistir ao noticiário da TV5 francesa. Muitas vezes eles apresentam manifestações de esquerdistas no Rio ou S.Paulo defendendo os bandidos do PT. Se um estrangeiro se basear apenas no que é mostrado e descrito, vai chegar à conclusão de que houve um golpe de estado e que o ditador no poder está perseguindo os coitadinhos do governo anterior. As explicações são sumárias e só se entrevistam os manifestantes de esquerda. Daí eles pulam para a violência na Venezuela e um espectador que não buscar por mais detalhes vai achar que é tudo a mesma coisa.
Sempre haverá um defeito qualquer para apontar. A verdade é que vc não sabe o que eu sei nem o que aqui se sabe acerca do Brasil. Especula e pronto. Tud bem, aceitemos essa especulação como possibilidade...
PugII disse:
De notar. Vc assume que o Lula deu certo, isto já é de si um problema.
Não importa se as condições eram favoráveis, a verdade é que deu certo. Isto está na psique colectiva.
Lula não deu certo por seus méritos e sim porque recebeu um país saneado pelo presidente anterior e governou durante uma fase de condições internacionais favoráveis.
Seu único mérito foi continuar a política econômica do antecessor por alguns anos (embora a criticasse e sabotasse quando era oposição). Só que, depois que se firmou no poder e se auto-convenceu da própria capacidade, mudou tudo e preparou o cenário para o "poste" quebrar o país.
Na época, eu comentei que Lula não estava construindo o futuro e sim esbanjando dinheiro a rodo sem resolver os problemas e você me chamou de pessimista.
O dinheiro acabou, acabou a festa.
Vc é um maldito velho do restelo haha ( brincadeira). Pena que estava certo, porque a dor agora é geral.
Atente, vc diz que tem mérito, depois nega o mérito de Lula. Ainda diz que o mérito dele é ter seguido a política anterior ( de direita? ).
Decida-se - teve ou não teve mérito.
Ser inteligente para dar continuidade é mérito - não acha?
Hum, a política anterior foi continuada e o país acabou ferrado - curioso, isso, não acha?
Sempre há um modo de retirar méritos a uns e dar a outros, conforme o nosso interesse pessoal - hilariante, não acha?
O buraco será mais profundo, o próprio sistema capitalista, mas isso fica para outro dia...
Puxa, e o pior que isso que falou é recorrente ultimamente, já ouvi falar de arrastão dentro do trem de Japeri, dizem que é uma turma de jovens que se agrupam e quando começam vão furtando dentro dos vagões e passando de um vagão para outro... Eu nunca tinha ouvido falar nisso.. A coisa está ficando feia... Pobre roubando pobre.
Isto não é resultado da desigualdade e sim da impunidade.
PugIIDecida-se - teve ou não teve mérito.
Ser inteligente para dar continuidade é mérito - não acha?
Hum, a política anterior foi continuada e o país acabou ferrado - curioso, isso, não acha?
Você não entendeu. Ou não leu tudo.
Lula defendia uma revolução comunista no Brasil. Sabotou tudo o que os outros governos tentavam fazer.
Perdeu 3 eleições em seguida, duas no primeiro turno.
Contratou marqueteiros (com dinheiro roubado, soube-se mais tarde) e vendeu uma imagem de "Lulinha Paz e Amor" prometendo manter o que estava dando certo.
Ganhou a eleição e, por algum tempo, não mudou nada, mas, logo que sentiu que tinha poder para isto, aplicou os métodos idiotas da esquerda. Sua sucessora foi ainda mais longe e o resultado está aí: um país quebrado.
Ele foi inteligente para conseguir os votos, isto sim.
As investigações da Lava Jato estão agora mostrando que não era apenas incompetência: roubaram bilhões.
Transformaram uma corrupção endêmica, mas pontual, em estratégia de governo. Uma corrupção oficial, centralizada, que atingiu a tudo e todos. Se não tivessem sido detidos, acabaríamos como a Venezuela.
Deixando a especulação de fora, pois os factos são uma coisa e imaginação do que poderia ter sido não são factos.
Lula com o PT foram eficientes, é isso que vc está dizendo?
Haha estou brincando.
No Brasil, actualmente, só rindo, para não chorar.
Oxalá, a corrupção, por ser tão funda e tão endêmica, não acabe caindo em saco roto. Afinal de contas, não se pode prender a todos.
Muito a sério. Que todos esses canalhas sejam presos. A purga deve ir a fundo. Não olho se são de direita ou esquerda. A cadeia para todos eles é pouco.
Vou confessar. Para mim, Lula deve ser tratado de um modo especial. Por ter ocupado o cargo que teve, a punição deve ser maior.
Você nem sabe o que fala: mostrei um vídeo de um muçulmano violentando uma mendiga em Portugal e você simplesmente ignorou.
Vamos lá universalizar isso.
Isso não nega o que aconteceu e o que foi registrado. Será preciso quantas vezes que a realidade te mostre o que ocorre pra cair na real?
PugII disse:
social democracia é esquerda no mundo inteiro e você fica ridículo negando isso.
Por ser falso.
O partido social democrata de Portugal é de direita. Ao passo que na Alemanha é de esquerda.
Sendo o da Alemanha que fez as reformas neoliberais e o de Portugal o que implementou o maior corte de gastos e destruição do Estado-social de sempre em Portugal.
Não estou a julgar se eles fizeram bem ou não. Estou a constatar que vc não se fundamenta pelos factos da realidade. Provavelmente, esta minha constatação factual será rejeitada, pois é um problema da sua percepção admitir os factos que contrariam a sua certeza.
Porque democrata é de direita. Eles se definem como centro direita.
Pelo simples fato de que estamos vendo hj a degradação de um povo que tem tudo para ser o mais rico em muitos campos sociais... E por conta dessa mentalidade da propina, da vantagem (Lei de Gerson), passa pela maior dificuldade em muitos anos, justamente por conta dessas vantagens (como a que ele me ofereceu) que levou a muitas outras pessoas que estavam na fila atrás de mim a dividirem o produto do roubo com ele que, roubou (ou foi receptador de roubo) de outro pobre trabalhador que ficou sem aquele cartão de passagen de ônibus.
Percival. não sei dizer mais o que me assuta na baixada... O engraçado é que no mesmo dia que acnteceu isso estava pensando nisso... Quando eu cheguei no meu bairro vinda dessa outra cidade da baixada, eu olhei com nostalgia, pois sou nascida e criada na baixada fluminense, numa cidade em que sempre foi terra de pessoas humildes... Gosto daqui... Não me pergunte o motivo..
Me lembrei do tempo em que se deixava a bicicleta encostada num muro perto de casa para irmos beber água e quando voltávamos ela ainda estava lá.
É eu vivi essa época...
Todos os pobres tinham em igual suas coisinhas em casa, hj as coisas mudaram anda muito complicado.
[fraternos]
Maldade sempre existiu, o que acontece hoje é a impunidade, mas porque o mal existe não devemos sempre buscar o melhor? Conversa muito manequeísta pro meu gosto.
social democracia é esquerda no mundo inteiro e você fica ridículo negando isso.
Por ser falso.
O partido social democrata de Portugal é de direita. Ao passo que na Alemanha é de esquerda.
Sendo o da Alemanha que fez as reformas neoliberais e o de Portugal o que implementou o maior corte de gastos e destruição do Estado-social de sempre em Portugal.
Não estou a julgar se eles fizeram bem ou não. Estou a constatar que vc não se fundamenta pelos factos da realidade. Provavelmente, esta minha constatação factual será rejeitada, pois é um problema da sua percepção admitir os factos que contrariam a sua certeza.
Ou por ser verdadeiro, mas no seu viés de extrema esquerda parecer falso.
O fato é que no estatuto do partido está claro que são o que dizem ser, um partido social democrata que por definição é de esquerda, com defesa da "justiça social" e da "reforma do capitalismo".
Social democracia é e sempre foi esquerda no mundo inteiro, trata-se da noção de chegar ao comunismo por meio demoratico e passa a representar reformar o capitalismo para torna-lo mais igualitario.
É díficil pensar fora de uma pre-concepção. Do vosso lado esta pre-compreensão inclui a mim mesmo, o que é hilariante.
Terminando: Notem se na vossa percepção, não há uma dicotomia - o que gostam é bom ( direita) e o que não gostam mau ( esquerda). Sem espaço para o meio termo. Sintoma de uma raciocinio incorrecto.
Reparem que ainda hoje debatem se o nazismo é de esquerda ( próximo do socialismo/comunismo). É não entender o que foi o nazismo ou o comunismo. Num modo mais abrangente,incluímos o fascismo. Estas ideologias foram resposta dada ao liberalismo. É importante contextualizar. Este liberalismo, na actualidade, assume a forma de neoliberalismo, um modelo (ainda mais) nocivo para a sociedade.
E, se forem mais do que marxistas (sim, vcs são como Marx, reduzem tudo à economia, com uu sem plano - hilariante se derem conta), poderão compreender ir mais fundo no problema.
O que eu penso estar em falta: Sentido de Vida.
O individualismo trouxe a liberdade, só que nos fez perder o Sentido de Vida. Desconectou as pessoas umas das outras e do território, das tradições, etc.
Usamos a razão como mero instrumento, para aumentar a eficiência produtiva como um fim em si. Nós vivemos produzindo por produzir. A financeirização da economia é isto levado ao extremo.
Sem termos mais a noção de quem somos ( comunidade), também se torna complicado a vida individual. Não deverá espantar ninguém, que tenha consciência disto que aqui escrevo, haver cada vez mais doenças neuronais. Entre vcs deve haver quem esteja ou tenha estado medicado com algum medicamento psi...
Nenhuma pessoa consciente, se surpreende com a ascensão dos partidos de extrema direita. De novo, busca-se alternativas a este desintegração social trazida pelo individualismo.
Não há perigos iminentes de invasões. Meus caros, o que há muita falta de esclarecimento do que se deseja para o futuro. Deixou de haver um elo entre passado, presente e projecção no futuro. Causa as doenças neuronais.
Depressão é doença de quem só olha o passado. A ansiedade é quem olha para o futuro ( antecipa). Entre uma e outra deixa de haver presente, lugar de actualização constante da vida.
Não preciso que concordem comigo, já seria bom, acredito, que pensassem o assunto segundo o vosso modo de estar na vida.
PugII disse: Quando comentarem sobre a Europa, exigirei um certificado de terem permanecido pelo menos 1 anos, caso contrário não sabem do que falam.
A bem dizer acho esse argument muito provinciano.
Não é não...
Europa é um lugar muito bem documentado sobre o que aconteceu e acontece, com abundância de fontes de qualidade.
Fontes sobre o Brasil, amplas e confiáveis é muito difícil para o europeu comum, que possivelmente vai se perder no emaranhado ideológico das versões e narrativas sobre o momento brasileiro.
O bom governo não é aquele em que um "santo enviado dos céus" possa governar fazendo um bom trabalho, um bom governo é aquele onde um "Hitler saído do inferno" pode governar sem fazer mal.
Desculpe Nada Sei... Esse modelo governamental... Não existe.
Mesmo em um parlamentarismo... Se fosse um homem como Hitler (imagem inicial de salvador da pátria), ele (homens como ele muito carismáticos, mas autoritários) dariam um jeito de moldar o governo a seu modo... E acredite... O Povo iria apoiar...rs
Veja o exemplo aqui na américa do sul como a Venezuela... O que o povo de lá está esperando ???
Isso significa um sistema onde os governantes tenham pouco poder e a população esteja protegida dos mandos e desmandos deles.
Observe... A Venezuela está classificada como República...rs
Olhe CUBA na lista tbm...rs
O Problema com a tríade (base) da República funcionaria bem se nenhuma das partes precisasse negociar ("moeda de voto") para a outra parte conseguir aprovar suas medidas de governo... Por causa disso vem os problemas de corrupção.
Nas Repúblicas o modelo que funciona é proporcionalmente ligado a quantidade dos políticos elegidos no legislativo, estes ligados a bancadas que o governo tem para votação... rs
Isso vira moeda de poder e troca.
Esse modelo de governo que citou seria o ideal, mas ainda é utópia...
A não ser que vc consiga me apontar um que seja modelo para o Brasil (pense nas mentes do povo que no fundo é populista e gosta do assistencialismo, aqui o negócio já é cultural... rs
A maioria do povo quer o assitencialismo para viver sendo sustentado pela outra parte que trabalha....rs
Sabemos onde esse processo assistencialista vai dar aqui no Brasil... rs
A Venezuela tem se rebelado contra a tirania de Maduro, ao menos essa passividade e apoio popular a tiranias é que vem se ruindo.
Observe... A Venezuela está classificada como República...rs
Olhe CUBA na lista tbm...rs
Pode estar até descrito, mas não é.
Não é tão utópico assim o modelo proposto pelo @NadaSei . O problema é que as pessoas tem um pensamento malevolente de não dar certo e subestimar o povo.
Sem termos mais a noção de quem somos ( comunidade), também se torna complicado a vida individual. Não deverá espantar ninguém, que tenha consciência disto que aqui escrevo, haver cada vez mais doenças neuronais. Entre vcs deve haver quem esteja ou tenha estado medicado com algum medicamento psi...
Olá Pug, entrei para fazer uma pequena ponderação...
Doenças degenerativas diferem em sua patologia das que resultam da psiquê embora ambas estejam ligadas ao sistema limbico (emoções)...
Alguns autores seguem correntes diversas para diagnosticar as Síndromes...
Porém, é interessante pautar aqui que existem variações morfologicas...
Assim, não sei se vc colocou de forma generalizada.
Certas escolas altamente credenciadas admitem que os rendimentos psíquicos podem claudicar, não só por lesões cerebrais comprovadas, mas por labilidade funcional de sistemas (chamar-se-ia sistema ao conjunto de campos citoarquitetônicos cerebrais, de morfología, tamanho e distribuição idêntica ou não, correlacionados entre si e prepostos a uma função). Esta labilidade funcional "sistêmica" seria responsável, na etapa passageira da claudicação, por uma sintomatologia específica mas transitória; se o sistema se altera degenerativamente, a sintomatologia é a mesma, com a diferença de ser definitiva. Com isto, Kleist reivindica para o cérebro, e em acepção claramente localística, a responsabilidade por doenças mentais para as quais não se encontrou até hoje substrato lesional ("psicoses marginais" da esquizofrenia, epilepsia e psicose maníaco-depressiva). SÃO TODAS CURÁVEIS, endógenas e o mais das vêzes recidivantes. Êste gênero de disfunção patofisiológica somática - QUE NÃO É DESTRUTIVO LESIONAL e não verificável necroscòpicamente - ganha cada vez maior aceitação. Tem símiles em tôda a patologia funcional e credencia-se como admissível ao raciocínio por analogia, por exemplo, com a fisiopatologia do sistema endócrino, do vascular, do sistema neurovegetativo, etc.
Jaspers dissera: "Es ist charakteristisch, dass Symptome, die man auf bestimmte Stellen des Gehirns beziehen kann, solche sind, deren eigentlich psychischer Charakter zweifelhaft ist. Es sind immer Werkzeugstörungen oder motorisch-sensorisch Reiz und Ausfallerseheinungen verwickelter Art, die im Erieben gegenwartiges als stoff des Erlebens nicht Selber zum ursprunglisch Sealisehen gehoren" (Jaspers - Allgemeine Psychopathologie, ed. 5, Springer, Berlim e Heidelberg, 1948, pág. 405), isto é: "E' característico que sintomas que se podem relacionar com determinados lugares do cérebro, são aquêles cujo caráter pròpriamente psíquico ê duvidoso. São sempre, além disso, distúrbios instrumentais ou ocorrências por excitação ou lesões sensitivo-motoras confusas, que estão, no vivenciar, presentes como matéria de vivência, mas não pertencem ao próprio psíquico, originàriamente".
Nesta ponderação específica... Influencia do coletivo X individual
Daí vamos cair em Leontiev (Alexis Leontiev)...
" Leontiev, integrante e colaborador da Escola de Vigotski, a partir do marxismo, defende uma compreensão sócio-histórica acerca da natureza do psiquismo humano.
Depressão é doença de quem só olha o passado. A ansiedade é quem olha para o futuro ( antecipa). Entre uma e outra deixa de haver presente, lugar de actualização constante da vida.
Boa ponderação.
Só que se o sujeito está com alguma disfunção fisiológica, não existe presente e isso independe de fatores externos...
O Alzheimer por exemplo... Lembra do passado e por isso desconhece o presente.
Mas, vc está certo na raiz...
Descobri que a partir do cérebro podemos conectar e desconectar alguns processos mentais... Esses que integram a psiquê, resultam da genética, do ambiente e... De um outro eixo que falta...
Esse é o elo perdido... Aquele que faz com que percamos as antigas conexões, espaciais e temporais.
É esse eixo que guarda todas as lembranças de todas as vivências que já tivemos...
Por estarnos presos numa falseabilidade de tempo...
Ficamos perdidos num ciclo giratório que é estrangulado pelo espaço reservado ao processo presente...
Não sei se vc ou outros daqui já perceberam que estar focado somente no presente também é angustiante... Bom as vezes lembrar do passado, do bom passado..
Este falso presente (permitam-me)... Embora seja o momento da construção de nossa história, é também como se fosse uma cortina de fumaça em nossa mente que guarda a eternidade em si, onde dela só podemos perceber que nem presente possuímos (para os mais sensíveis), pois ele passa a todo o momento conforme estamos vivendo, eis aí a contraditória ilusão do presente...
Pug, é por isso que existem os que olham para trás e os que querem o futuro...
Nem sempre esses são doentes...
Poderia contar a vc e aos demais uma longa história sobre isso... Pode ajudar muita gente... Mais por enquanto estou presa numa das fractais dos meus estudos...
Desculpe Nada Sei... Esse modelo governamental... Não existe.
Silvana disse:
Mesmo em um parlamentarismo... Se fosse um homem como Hitler (imagem inicial de salvador da pátria), ele (homens como ele muito carismáticos, mas autoritários) dariam um jeito de moldar o governo a seu modo... E acredite... O Povo iria apoiar...rs
Veja o exemplo aqui na américa do sul como a Venezuela... O que o povo de lá está esperando ???
Não existe de modo pleno, mas a humanidade já avançou nessa direção e os EUA são o melhor exemplo disso.
O governo atual nos EUA já é uma decadência de um governo que no passado estava ainda mais próximos disso, mas embora o governo atual dos EUA tenha se agigantado, ainda lá não é possível ocorrer o que se passou na Venezuela.
Por exemplo, lá a separação entre os 3 poderes funciona como não funciona na América latina. Lá um Chaves e um Maduro da vida não teriam poder para fazer o que fizeram na Venezuela.
Temos é que aprender com os erros e acertos dos EUA e fazer melhor do que foi feito até aqui.
Os EUA são ainda hoje um inegável farol de liberdade e prosperidade únicos nos 6 mil anos de historia humana. São um ponto fora da curva e a razão pra isso é clara: A minarquia capitalista.
Um governo pequeno onde os poderes são divididos e onde os cidadãos tem resguardados na constituição direitos inalienáveis que governo nenhum pode negar, protegendo indivíduos e minorias contra os mandos e desmandos do estado, uma separação entre estado e igreja, e, uma separação entre estado e mercado que um dia já foi maior. (esse é o principal ponto onde os EUA regrediram).
O exemplo americano é inegável e é um farol acesso em milênios escuridão de uma historia sangrenta de estados totalitarios.
Não é não...
Europa é um lugar muito bem documentado sobre o que aconteceu e acontece, com abundância de fontes de qualidade.
Fontes sobre o Brasil, amplas e confiáveis é muito difícil para o europeu comum, que possivelmente vai se perder no emaranhado ideológico das versões e narrativas sobre o momento brasileiro.
Os EUA são ainda hoje um inegável farol de liberdade e prosperidade únicos nos 6 mil anos de historia humana. São um ponto fora da curva e a razão pra isso é clara: A minarquia capitalista.
hilariante. Quando se pensa desse modo, quaisquer factos são descartáveis.
Comentários
Pergunta de milhares de dolares... rs
Sério, sem piadas embora possa parecer... O Brasil ainda tem muito político elegível... rs
[fraternos]
Comercio é complicado: a incidência de assaltos tem sido frequênte mesmo, eu não sou de fazer estimativas, mas escuto daqui acolá.
Pobreza sempre existiu por aqui, violência também. Porém quando sua visão de mundo que nunca vivênciou a violência de um assalto tem sua primeira vez, passa a ficar com mais medo.
O mais irônico de tudo é que estava com meu tenis velho com a sola mais gasta possível e uma mochila com os bolsos laterais furados, mas não hesitaram em levar meu celular e quando viram minha carteira ,que tem uns 5 anos e totalmente rasgada somente com uma nota de 2 reais, desistiram e devolveram ela.
Mas me deixaram sem meu celular velho que era de 2 mao da minha esposa que tinha uns 3 anos de uso.
Puxa, e o pior que isso que falou é recorrente ultimamente, já ouvi falar de arrastão dentro do trem de Japeri, dizem que é uma turma de jovens que se agrupam e quando começam vão furtando dentro dos vagões e passando de um vagão para outro... Eu nunca tinha ouvido falar nisso.. A coisa está ficando feia... Pobre roubando pobre.
Claro que isso só dá para ocorrer nos horários em que o trem não vem que nem lata de sardinha...rs
Isso me fez lembrar outro dia de mim numa fila de ônibus em uma cidade vizinha a minha aqui na baixada... Quase na entrada de acesso fui abordada por um homem que me ofereceu a maior das vantagens.
Disse ele:
- "Moça estou vendo que a senhora está com dinheiro na mão para pagar a passagem, vamos fazer uma troca". Só para entendimento, a passagem custa R$ 4,00.
Então continuo a dizer o rapaz...
- "A senhora pega meu cartão e me paga só três reais, ou seja, a senhora vai ficar com 1 (um) real... Depois que a senhora passar na roleta me devolve o cartão pela janela.
Pergutou o rapaz ao finalizar sua oferta... - " Pode ser ?"
Eu disse: Olha não me leve a mal... rs Eu sei quais os motivos que te levam a me fazer essa oferta tentadora...rs Mais vou ter de recusar... E dei um sorriso triste. Doeu em mim.
Sabe o motivo ?
Pelo simples fato de que estamos vendo hj a degradação de um povo que tem tudo para ser o mais rico em muitos campos sociais... E por conta dessa mentalidade da propina, da vantagem (Lei de Gerson), passa pela maior dificuldade em muitos anos, justamente por conta dessas vantagens (como a que ele me ofereceu) que levou a muitas outras pessoas que estavam na fila atrás de mim a dividirem o produto do roubo com ele que, roubou (ou foi receptador de roubo) de outro pobre trabalhador que ficou sem aquele cartão de passagen de ônibus.
Percival. não sei dizer mais o que me assuta na baixada... O engraçado é que no mesmo dia que acnteceu isso estava pensando nisso... Quando eu cheguei no meu bairro vinda dessa outra cidade da baixada, eu olhei com nostalgia, pois sou nascida e criada na baixada fluminense, numa cidade em que sempre foi terra de pessoas humildes... Gosto daqui... Não me pergunte o motivo..
Me lembrei do tempo em que se deixava a bicicleta encostada num muro perto de casa para irmos beber água e quando voltávamos ela ainda estava lá.
É eu vivi essa época...
Todos os pobres tinham em igual suas coisinhas em casa, hj as coisas mudaram anda muito complicado.
[fraternos]
E essa simples pergunta deveria fazer qualquer um deixar de ser esquerdista porque a resposta é NÃO.
O bom governo não é aquele em que um "santo enviado dos céus" possa governar fazendo um bom trabalho, um bom governo é aquele onde um "Hitler saído do inferno" pode governar sem fazer mal.
Isso significa um sistema onde os governantes tenham pouco poder e a população esteja protegida dos mandos e desmandos deles.
Vamos lá universalizar isso.
ainda bem
Por ser falso.
O partido social democrata de Portugal é de direita. Ao passo que na Alemanha é de esquerda.
Sendo o da Alemanha que fez as reformas neoliberais e o de Portugal o que implementou o maior corte de gastos e destruição do Estado-social de sempre em Portugal.
Não estou a julgar se eles fizeram bem ou não. Estou a constatar que vc não se fundamenta pelos factos da realidade. Provavelmente, esta minha constatação factual será rejeitada, pois é um problema da sua percepção admitir os factos que contrariam a sua certeza.
Sempre haverá um defeito qualquer para apontar. A verdade é que vc não sabe o que eu sei nem o que aqui se sabe acerca do Brasil. Especula e pronto. Tud bem, aceitemos essa especulação como possibilidade...
Vc é um maldito velho do restelo haha ( brincadeira). Pena que estava certo, porque a dor agora é geral.
Atente, vc diz que tem mérito, depois nega o mérito de Lula. Ainda diz que o mérito dele é ter seguido a política anterior ( de direita? ).
Decida-se - teve ou não teve mérito.
Ser inteligente para dar continuidade é mérito - não acha?
Hum, a política anterior foi continuada e o país acabou ferrado - curioso, isso, não acha?
Sempre há um modo de retirar méritos a uns e dar a outros, conforme o nosso interesse pessoal - hilariante, não acha?
O buraco será mais profundo, o próprio sistema capitalista, mas isso fica para outro dia...
Lula defendia uma revolução comunista no Brasil. Sabotou tudo o que os outros governos tentavam fazer.
Perdeu 3 eleições em seguida, duas no primeiro turno.
Contratou marqueteiros (com dinheiro roubado, soube-se mais tarde) e vendeu uma imagem de "Lulinha Paz e Amor" prometendo manter o que estava dando certo.
Ganhou a eleição e, por algum tempo, não mudou nada, mas, logo que sentiu que tinha poder para isto, aplicou os métodos idiotas da esquerda. Sua sucessora foi ainda mais longe e o resultado está aí: um país quebrado.
Ele foi inteligente para conseguir os votos, isto sim.
As investigações da Lava Jato estão agora mostrando que não era apenas incompetência: roubaram bilhões.
Transformaram uma corrupção endêmica, mas pontual, em estratégia de governo. Uma corrupção oficial, centralizada, que atingiu a tudo e todos. Se não tivessem sido detidos, acabaríamos como a Venezuela.
Deixando a especulação de fora, pois os factos são uma coisa e imaginação do que poderia ter sido não são factos.
Lula com o PT foram eficientes, é isso que vc está dizendo?
Haha estou brincando.
No Brasil, actualmente, só rindo, para não chorar.
Oxalá, a corrupção, por ser tão funda e tão endêmica, não acabe caindo em saco roto. Afinal de contas, não se pode prender a todos.
Muito a sério. Que todos esses canalhas sejam presos. A purga deve ir a fundo. Não olho se são de direita ou esquerda. A cadeia para todos eles é pouco.
Vou confessar. Para mim, Lula deve ser tratado de um modo especial. Por ter ocupado o cargo que teve, a punição deve ser maior.
Isso não nega o que aconteceu e o que foi registrado. Será preciso quantas vezes que a realidade te mostre o que ocorre pra cair na real?
Porque democrata é de direita. Eles se definem como centro direita.
Pesquisa antes de bostejar seu senso de vida.
O Partido Social Democrata (PPD / PSD) é um partido político português de centro-direita fundado em 6 de maio de 1974 por Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota sob o nome Partido Popular Democrático (PPD).
https://www.google.com.br/search?q=partido+social+democrata+portugal&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&ei=yFUgWZaoA4WZwgTw6onYCw
Tá vendo porque ninguém te leva a sério?
Maldade sempre existiu, o que acontece hoje é a impunidade, mas porque o mal existe não devemos sempre buscar o melhor? Conversa muito manequeísta pro meu gosto.
Ou por ser verdadeiro, mas no seu viés de extrema esquerda parecer falso.
O PSD pela pouca pesquisa que fiz nasceu como um partido de centro esquerda desdeo principio e assim como o PMDB é acusado de ter mudado pra direita:
http://observador.pt/especiais/as-guinadas-do-psd-esquerda-direita/
O fato é que no estatuto do partido está claro que são o que dizem ser, um partido social democrata que por definição é de esquerda, com defesa da "justiça social" e da "reforma do capitalismo".
Social democracia é e sempre foi esquerda no mundo inteiro, trata-se da noção de chegar ao comunismo por meio demoratico e passa a representar reformar o capitalismo para torna-lo mais igualitario.
É díficil pensar fora de uma pre-concepção. Do vosso lado esta pre-compreensão inclui a mim mesmo, o que é hilariante.
Terminando: Notem se na vossa percepção, não há uma dicotomia - o que gostam é bom ( direita) e o que não gostam mau ( esquerda). Sem espaço para o meio termo. Sintoma de uma raciocinio incorrecto.
Reparem que ainda hoje debatem se o nazismo é de esquerda ( próximo do socialismo/comunismo). É não entender o que foi o nazismo ou o comunismo. Num modo mais abrangente,incluímos o fascismo. Estas ideologias foram resposta dada ao liberalismo. É importante contextualizar. Este liberalismo, na actualidade, assume a forma de neoliberalismo, um modelo (ainda mais) nocivo para a sociedade.
E, se forem mais do que marxistas (sim, vcs são como Marx, reduzem tudo à economia, com uu sem plano - hilariante se derem conta), poderão compreender ir mais fundo no problema.
O que eu penso estar em falta: Sentido de Vida.
O individualismo trouxe a liberdade, só que nos fez perder o Sentido de Vida. Desconectou as pessoas umas das outras e do território, das tradições, etc.
Usamos a razão como mero instrumento, para aumentar a eficiência produtiva como um fim em si. Nós vivemos produzindo por produzir. A financeirização da economia é isto levado ao extremo.
Sem termos mais a noção de quem somos ( comunidade), também se torna complicado a vida individual. Não deverá espantar ninguém, que tenha consciência disto que aqui escrevo, haver cada vez mais doenças neuronais. Entre vcs deve haver quem esteja ou tenha estado medicado com algum medicamento psi...
Nenhuma pessoa consciente, se surpreende com a ascensão dos partidos de extrema direita. De novo, busca-se alternativas a este desintegração social trazida pelo individualismo.
Não há perigos iminentes de invasões. Meus caros, o que há muita falta de esclarecimento do que se deseja para o futuro. Deixou de haver um elo entre passado, presente e projecção no futuro. Causa as doenças neuronais.
Depressão é doença de quem só olha o passado. A ansiedade é quem olha para o futuro ( antecipa). Entre uma e outra deixa de haver presente, lugar de actualização constante da vida.
Não preciso que concordem comigo, já seria bom, acredito, que pensassem o assunto segundo o vosso modo de estar na vida.
E você é muito burro mesmo.
Quem defende o Livre Mercado são os LIBERAIS.
Falou o cara que se converteu a uma religião estupida e exotica para Portugal, como o maometanismo.
Não é não...
Europa é um lugar muito bem documentado sobre o que aconteceu e acontece, com abundância de fontes de qualidade.
Fontes sobre o Brasil, amplas e confiáveis é muito difícil para o europeu comum, que possivelmente vai se perder no emaranhado ideológico das versões e narrativas sobre o momento brasileiro.
Desculpe Nada Sei... Esse modelo governamental... Não existe.
Mesmo em um parlamentarismo... Se fosse um homem como Hitler (imagem inicial de salvador da pátria), ele (homens como ele muito carismáticos, mas autoritários) dariam um jeito de moldar o governo a seu modo... E acredite... O Povo iria apoiar...rs
Veja o exemplo aqui na américa do sul como a Venezuela... O que o povo de lá está esperando ???
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_por_sistema_de_governo
Observe... A Venezuela está classificada como República...rs
Olhe CUBA na lista tbm...rs
O Problema com a tríade (base) da República funcionaria bem se nenhuma das partes precisasse negociar ("moeda de voto") para a outra parte conseguir aprovar suas medidas de governo... Por causa disso vem os problemas de corrupção.
Nas Repúblicas o modelo que funciona é proporcionalmente ligado a quantidade dos políticos elegidos no legislativo, estes ligados a bancadas que o governo tem para votação... rs
Isso vira moeda de poder e troca.
Esse modelo de governo que citou seria o ideal, mas ainda é utópia...
A não ser que vc consiga me apontar um que seja modelo para o Brasil (pense nas mentes do povo que no fundo é populista e gosta do assistencialismo, aqui o negócio já é cultural... rs
A maioria do povo quer o assitencialismo para viver sendo sustentado pela outra parte que trabalha....rs
Sabemos onde esse processo assistencialista vai dar aqui no Brasil... rs
Em países da Europa funciona... Já aqui...
[fraternos]
Pode estar até descrito, mas não é.
Não é tão utópico assim o modelo proposto pelo @NadaSei . O problema é que as pessoas tem um pensamento malevolente de não dar certo e subestimar o povo.
Olá Pug, entrei para fazer uma pequena ponderação...
Doenças degenerativas diferem em sua patologia das que resultam da psiquê embora ambas estejam ligadas ao sistema limbico (emoções)...
Alguns autores seguem correntes diversas para diagnosticar as Síndromes...
Porém, é interessante pautar aqui que existem variações morfologicas...
Assim, não sei se vc colocou de forma generalizada.
Jaspers dissera: "Es ist charakteristisch, dass Symptome, die man auf bestimmte Stellen des Gehirns beziehen kann, solche sind, deren eigentlich psychischer Charakter zweifelhaft ist. Es sind immer Werkzeugstörungen oder motorisch-sensorisch Reiz und Ausfallerseheinungen verwickelter Art, die im Erieben gegenwartiges als stoff des Erlebens nicht Selber zum ursprunglisch Sealisehen gehoren" (Jaspers - Allgemeine Psychopathologie, ed. 5, Springer, Berlim e Heidelberg, 1948, pág. 405), isto é: "E' característico que sintomas que se podem relacionar com determinados lugares do cérebro, são aquêles cujo caráter pròpriamente psíquico ê duvidoso. São sempre, além disso, distúrbios instrumentais ou ocorrências por excitação ou lesões sensitivo-motoras confusas, que estão, no vivenciar, presentes como matéria de vivência, mas não pertencem ao próprio psíquico, originàriamente".
Nesta ponderação específica... Influencia do coletivo X individual
Daí vamos cair em Leontiev (Alexis Leontiev)...
" Leontiev, integrante e colaborador da Escola de Vigotski, a partir do marxismo, defende uma compreensão sócio-histórica acerca da natureza do psiquismo humano.
CID enquanto "classificação"
https://pt.wikipedia.org/wiki/CID-10_Capítulo_V:_Transtornos_mentais_e_comportamentais
Só para pontuar... Existem diferenças entre os processos bilógicos que influenciam e diferem questões sobre:
Comportamento derivado de uma doença degenerativa X Um comportamento decorrente de distrubios na Psiquê.
[fraternos]
Boa ponderação.
Só que se o sujeito está com alguma disfunção fisiológica, não existe presente e isso independe de fatores externos...
O Alzheimer por exemplo... Lembra do passado e por isso desconhece o presente.
Mas, vc está certo na raiz...
Descobri que a partir do cérebro podemos conectar e desconectar alguns processos mentais... Esses que integram a psiquê, resultam da genética, do ambiente e... De um outro eixo que falta...
Esse é o elo perdido... Aquele que faz com que percamos as antigas conexões, espaciais e temporais.
É esse eixo que guarda todas as lembranças de todas as vivências que já tivemos...
Por estarnos presos numa falseabilidade de tempo...
Ficamos perdidos num ciclo giratório que é estrangulado pelo espaço reservado ao processo presente...
Não sei se vc ou outros daqui já perceberam que estar focado somente no presente também é angustiante... Bom as vezes lembrar do passado, do bom passado..
Este falso presente (permitam-me)... Embora seja o momento da construção de nossa história, é também como se fosse uma cortina de fumaça em nossa mente que guarda a eternidade em si, onde dela só podemos perceber que nem presente possuímos (para os mais sensíveis), pois ele passa a todo o momento conforme estamos vivendo, eis aí a contraditória ilusão do presente...
Pug, é por isso que existem os que olham para trás e os que querem o futuro...
Nem sempre esses são doentes...
Poderia contar a vc e aos demais uma longa história sobre isso... Pode ajudar muita gente... Mais por enquanto estou presa numa das fractais dos meus estudos...
[fraternos]
Não existe de modo pleno, mas a humanidade já avançou nessa direção e os EUA são o melhor exemplo disso.
O governo atual nos EUA já é uma decadência de um governo que no passado estava ainda mais próximos disso, mas embora o governo atual dos EUA tenha se agigantado, ainda lá não é possível ocorrer o que se passou na Venezuela.
Por exemplo, lá a separação entre os 3 poderes funciona como não funciona na América latina. Lá um Chaves e um Maduro da vida não teriam poder para fazer o que fizeram na Venezuela.
Temos é que aprender com os erros e acertos dos EUA e fazer melhor do que foi feito até aqui.
Um governo pequeno onde os poderes são divididos e onde os cidadãos tem resguardados na constituição direitos inalienáveis que governo nenhum pode negar, protegendo indivíduos e minorias contra os mandos e desmandos do estado, uma separação entre estado e igreja, e, uma separação entre estado e mercado que um dia já foi maior. (esse é o principal ponto onde os EUA regrediram).
O exemplo americano é inegável e é um farol acesso em milênios escuridão de uma historia sangrenta de estados totalitarios.
Sua opinião.
hilariante. Quando se pensa desse modo, quaisquer factos são descartáveis.