Espaço para as religiões

1585961636482

Comentários

  • Os links abaixo descrevem as origens não judaicas dos deuses El e Javé.
    El era o deus principal. Ele teve 70 filhos com Asherah, entre eles Baal e Javé. Cada um ficou responsável por uma nação da Terra.
    Javé, que era também o deus dos exércitos e das tempestades, recebeu Israel.

    "8. Quando o Altíssimo (El) dividia os povos e dispersava os filhos dos homens, fixou limites aos povos, segundo o número dos filhos de Deus.
    9. Entretanto, a parte do Senhor (Javé) era o seu povo, e Jacó, a porção de sua herança.
    10. Em terra deserta o encontrou, entre bramidos de regiões desoladas, e o cercou de cuidados e o acalentou, e o guardou como a menina dos olhos!
    11. Tal qual águia vigilante sobre o ninho, voando sobre os filhotes, ele estendeu as asas e o tomou e o transportou sobre sua plumagem.
    12. Só o Senhor foi o seu guia; nenhum outro deus estava com ele."
    (Deuteronômio, 32:08-12 - Bíblia Católica Online)

    O Salmo 82:01 ainda mostra El como o chefe dos outros deuses:

    "É Deus quem preside na assembléia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz".
    (Salmos 82:1)

    https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/82

    Mais tarde, quando os judeus começaram a adotar o monoteísmo por volta do século 7aC, Asherah e os outros deuses foram proibidos:

    "14. Quebrou as estátuas, cortou os ídolos asserás e encheu o lugar com ossos humanos.
    15. Destruiu também o altar de Betel e o lugar alto que tinha edificado Jeroboão, filho de Nabat, que arrastara Israel ao pecado. Ele os destruiu, queimou e reduziu a cinzas o lugar alto, incendiando igualmente a asserá"
    (II Reis, 23:14-15 - Bíblia Católica Online)

    https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/ii-reis/23/

    Leia mais em:

    https://en.wikipedia.org/wiki/El_(deity)

    https://en.wikipedia.org/wiki/Yahweh

  • Historicidade de Maomé

    Os documentos quanto à vida de Maomé datam, em sua maioria, dos séculos após sua morte. Devido à escassez de relatos confiáveis da época em que teria vivido e às contradições entre os poucos existentes, historiadores divergem quanto à sua historicidade.

    Há várias hipóteses:

    - Maomé existiu, mas pouco do que se conta sobre ele se baseia em evidências e mesmo estas são contraditórias. Por exemplo, não há consenso quanto ao número de esposas (de algumas poucas a dezenas). Ou o número de filhos.

    - O Maomé oficialmente aceito pode ser a fusão de dois ou mais personagens, cada um contribuindo com uma parte da doutrina.

    - Maomé significa "bendito" e seria apenas um título, comprovadamente atribuído a Jesus nos países de língua árabe.

    - O islamismo surgiu aos poucos, bem antes de Maomé, como uma dissidência do cristianismo que não aceitava o dogma da Santíssima Trindade. E que havia judeus entre os seguidores. Foi só mais tarde que surgiu a preocupação em se distanciar dos cristãos.

    - As fontes não islâmicas da época relatam que "árabes" - e não "islamitas" - começaram a atacar e exterminar os povos vizinhos. Maomé seria seu rei, não um profeta ou líder religioso. Alguns historiadores acham que outros líderes precederam Maomé, porém foram apagados dos relatos. Um bispo da Armênia relata que os invasores acreditavam que as terras prometidas aos descendentes de Abraão foram tomadas dos judeus, que teriam rompido a aliança com Deus, e dadas aos árabes, descendentes de Ismael, um outro filho de Abraão.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Historicity_of_Muhammad


  • 1452-55: quando Portugal e a Igreja Católica se uniram para reduzir [praticamente] todos os africanos à escravatura perpétua

    03/08/2009

    Em 8 de janeiro de 1455, o papa Nicolau V concedeu a Afonso V, entre outros direitos, o de reduzir à escravatura perpétua os habitantes de todos os territórios africanos a sul do Cabo Bojador. A "Dum Diversas" é uma bula papal dirigida a D. Afonso V de Portugal e publicada em 18 de junho de 1452 pelo Papa Nicolau V. Através desta Bula, o Papa afirma:

    (…) nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades (…) e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão, e apropriar e converter em seu uso e proveito e de seus sucessores, os reis de Portugal, em perpétuo, os supramencionados reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades, possessões e bens semelhantes (…).

    Em 8 de janeiro de 1554, estes poderes foram estendidos aos reis da Espanha.

    Em 1455 Nicolau V publicou uma outra bula dirigida a D. Afonso V, a “Romanus Pontifex” que reafirma o texto da bula "Dum Diversas" ao dizer: “Guinéus e negros tomados pela força, outros legitimamente adquiridos foram trazidos ao reino, o que esperamos progrida até a conversão do povo ou ao menos de muitos mais. Por isso nós, tudo pensando com devida ponderação concedemos ao dito rei Afonso a plena e livre faculdade, entre outras, de invadir, conquistar, subjugar a quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à servidão e tudo praticar em utilidade própria e dos seus aos mesmos D. Afonso e seus sucessores, e ao infante. Se alguém, indivíduo ou colectividade, infringir essas determinações, seja excomungado”.
    https://www.geledes.org.br/1452-55-quando-portugal-e-igreja-catolica-se-uniram-para-reduzir-praticamente-todos-os-africanos-escravatura-perpetua/
  • A cada minuto nasce mais um otário monte de otários.
    Polícia resgata 77 pessoas presas por pastor em igreja para 'esperar vinda de Jesus' na Nigéria

    Dois líderes religiosos foram detidos e as autoridades investigam o caso

    Por O Globo, Agências Internacionais — Ondo, Nigéria 03/07/2022


    A polícia da Nigéria resgatou 77 pessoas, incluindo crianças, que foram presas em um igreja no estado de Ondo, sudoeste do país. Conforme as autoridades locais, alguns integrantes do grupo estavam no local há meses sob a justificativa de que deviam esperar a Segunda Vinda de Jesus Cristo para a Terra.

    — A investigação preliminar revelou que Josiah Peter Asumosa, pastor assistente da igreja, foi quem disse aos membros que o Arrebatamento cristão ocorreria em abril, mas depois disse que foi alterado para setembro de 2022 e obrigou os jovens membros que obedecessem 'apenas seus pais no Senhor' — disse a assessora de imprensa da polícia Funmilayo Odunlami neste sábado, conforme a BBC.

    A Segunda Vinda é uma crença cristã no retorno de Jesus Cristo após sua ascensão bíblica ao céu. Já arrebatamento é a ideia de que os cristãos serão levados para o Céu após a chegada do Salvador.

    A polícia encontrou o grupo depois que pais e mães procuraram as autoridades dizendo que os filhos estavam desaparecidos e acreditavam que eles estavam na igreja. Ao todo, os agentes resgataram 26 crianças, oito adolescentes e 43 adultos num apartamento no subsolo do templo.

    — Uma família que também estava por perto durante o resgate disse que a filha abandonou a escola devido aos ensinamentos duvidosos do pastor e saiu de casa em janeiro para começar a viver na igreja — revelou Odunlami.

    O pastor da igreja pentecostal, David Anifowoshe, e seu assistente foram presos, enquanto as vítimas foram levadas aos cuidados das autoridades. A dupla será investigada e deve responder pelo caso criminalmente.
    https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/policia-resgata-77-pessoas-presas-por-pastor-em-igreja-para-esperar-vinda-de-jesus-na-nigeria.ghtml

    https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2022-07-03/policia-resgata-pessoas-presas-pastor-nigeria-esperavam-volta-jesus.html
  • editado July 2022
    Não importa o assunto do tópico: aparece sempre um babaca para despejar suas baboseiras.
    Por exemplo, se o assunto é astronomia, lá vem o mala falar que "a criação de Deus é uma maravilha".
    file.php?id=587&t=1
  • Chute no saco.
  • Não procure médicos, não tome remédios. Só Deus cura.
    Membros de seita são presos por envolvimento em morte de menina diabética proibida de tomar insulina

    Pai e mãe de Elizabeth Struhs, de 8 anos, já haviam sido acusados pelo assassinato da filha no início do ano

    Menina morreu após seus pais se recusarem a medicá-la

    Por O Globo 05/07/2022


    Doze membros de uma seita religiosa de Queensland, na Austrália, foram presos nesta terça-feira acusados de envolvimento na morte da menina Elizabeth Struhs, de 8 anos, em janeiro deste ano. Elizabeth tinha diabetes e teve negada suas doses de insulina, segundo a polícia. O caso aconteceu na cidade de Toowoomba.

    A irmã mais velha da jovem descreveu o grupo do qual os pais faziam parte como um culto "movido pelo medo" que levou a religião aos seus extremos. Segundo o jornal local Courrier Mail, os membros do grupo acreditavam que a menina seria ressuscitada.

    No início do ano, o pai e mãe da menina, Jason e Kerrie Struhs, já haviam sido acusados pelos crimes de homicídio, tortura e falha em prover necessidades básicas, nas investigações da morte da jovem. Eles se encontram presos.

    Os novos doze acusados de envolvimento na morte de Elizabeth têm idades que variam entre 19 e 64 anos. Segundo nota da polícia de Queensland, os membros do grupo sabiam dos problemas de saúde da criança, mas não buscaram ajuda médica.

    Os pais e membros da seita apenas teriam rezado pela recuperação da jovem, e as autoridades só foram acionadas um dia após ela ter morrido.

    — Nos meus 40 anos de polícia, nunca enfrentei um assunto como esse — disse o detetive Garry Watts
    https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/membros-de-seita-sao-presos-por-envolvimento-em-morte-de-menina-diabetica-proibida-de-tomar-insulina.ghtml
  • "Aquele que te convence a acreditar em absurdos também te convence a cometer atrocidades" - Voltaire

    Quem prostitui sua mente ao aceitar afirmações sem prova, coisas que sua inteligência sabe que são mentiras, está pronto a aceitar qualquer imoralidade, qualquer absurdo, cometer qualquer crime. Entrega a outros a decisão sobre o que é certo ou errado. Justifica-se pela fé e despreza as evidências em contrário.
  • Cosmologia hebraica
    cfa7d4b5d3b0b50445c0e152d67ab782832a7463.pnj

    É a "sabedoria dos antigos", então deve ser verdade.
  • Demônio de igrejeca evangélica virou profissão.
    file.php?id=598&t=1
  • Militarizando as igrejecas evangélicas. Vão sair dali achando que podem impor suas superstições de bosta aos outros.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Demônio de igrejeca evangélica virou profissão.
    file.php?id=598&t=1

    Caraca! LOL!
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Demônio de igrejeca evangélica virou profissão.
    file.php?id=598&t=1

    Minha chance.
  • "Tem que dar até doer"
    Edir Macedo pede que fiéis deixem bens para a igreja antes de morrer: 'Temos certeza de que Deus se agrada'

    Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus chegou aos assuntos mais comentados do Twitter após vídeo viralizar

    Por O GLOBO — Rio de Janeiro 26/07/2022


    97641098-30-10-2018-edir-macedo-foto-reproducao-facebook.jpg
    Edir Macedo pede que fiéis deixem bens para a igreja antes de morrer: 'Temos certeza de que Deus se agrada'
    O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus Reprodução / Facebook


    Circula nas redes sociais um vídeo em que o bispo Edir Macedo pede aos fiéis que doem, antes de morrer, todos os seus bens para a Igreja Universal do Reino de Deus, instituição da qual é fundador. A fala levou o nome do líder religioso aos assuntos mais comentados do Twitter na noite de segunda-feira e já nesta terça.

    “Você, minha amiga, você, meu amigo, senhor, senhora, pessoas que têm bens, que têm propriedades, que têm riquezas: ora, preste atenção, se você quer fazer algo que agrade a Deus, que vai beneficiar outras pessoas, antes de você morrer, antes de você passar para a eternidade, deixa o que você tem para a igreja envolver o trabalho, ou melhor, estimular ou avançar com o trabalho de evangelização com esse ministério,com essa missão de levar o evangelho a todas as criaturas”, diz Macedo.

    Na sequência, o bispo da Universal disse não ter nenhum bem pessoal. Segundo ele, o que é “supostamente” seu, já está “preparado para dar continuidade a esse trabalho de evangelização no mundo inteiro”.

    “Porque tudo o que eu tenho, tudo, tudo, tudo que supostamente é meu, não é meu. Eu não tenho nada. É tudo já preparado para dar continuidade a esse trabalho de evangelização no mundo inteiro. Já está determinado, já está definido”, prosseguiu o líder religioso.

    "Minha amiga, meu amigo, essa é a minha fé. Nós fazemos isso porque nós cremos, nós temos certeza de que Deus se agrada dessa oferta”, disse ainda Macedo.

    Não há, no entanto, informações de quando o vídeo foi publicado pelo líder religioso.

    https://oglobo.globo.com/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/post/2022/07/edir-macedo-pede-que-fieis-deixem-bens-para-a-igreja-antes-de-morrer-temos-certeza-de-que-deus-se-agrada.ghtml
  • editado July 2022
    Judas escreveu: »
    Acho ridícula essa história. Uma igreja desaba ou pega fogo, mata um monte de gente, destrói um monte de imagens e pinturas, mas os idiotas encontram um pedaço de gesso pintado que ficou intacto no meio da desgraça geral e dizem que foi milagre ...
  • Os crentelhos dão mais valor ao "coitadinho pecador" que aceitou Jesus do que a quem sempre foi santo.
    Evangélicos comparam Guilherme de Pádua com Jesus e minimizam crime

    O ex-ator tem recebido o apoio dos fiéis de sua igreja após o lançamento do documentário Pacto Brutal

    Por Gabriel Perline 30/07/2022


    5awsbhzfjty3mol5w1qdxiwa3.jpg
    Guilherme de Pádua assassinou Daniella Perez com 18 punhaladas; 12 perfuraram o coração da atriz

    O documentário Pacto Brutal, recém-lançado pela HBO Max, colocou o nome de Guilherme de Pádua no centro das discussões virtuais 30 anos após assassinar a atriz Daniella Perez, filha da autora Gloria Perez. O criminoso ficou menos de 7 anos na cadeia e hoje trabalha como pastor em uma igreja em Minas Gerais. Achincalhado por milhares de pessoas, o "religioso" passou a contar com a ajuda de um grupo de evangélicos, que tem feito de tudo para defender a imagem do assassino confesso. Há até quem o compare a Jesus Cristo!

    [...]

    Desde que a série foi lançada, Guilherme de Pádua gravou alguns vídeos em suas redes sociais colocando-se no papel de vítima. Além de tentar descredibilizar o documentário, ainda passou a adotar um discurso vitimista, dizendo que ficou muito abalado com todos os ataques virtuais que passou a receber nos últimos 15 dias.

    Mas por incrível que pareça, existem muitas pessoas defendendo o criminoso. Muitas mesmo! A coluna visitou dezenas de perfis que vêm demonstrando apoio ao assassino, e todas as pessoas são declaradamente evangélicas. No meio das defesas, encontramos frases do tipo: "Ele encontrou Jesus" ou "Ele já pagou por seus erros".

    [...]

    "Não é nada fácil voltar à vida normal. Você já pediu perdão a Deus e se arrependeu. Força e fé na sua caminhada", escreveu Alexandre da Silva Lemos. "Deus abençoe você e sua família! Que Ele possa continuar te curando! Porque Ele é poderoso pra completar a boa obra que Ele começou em você", defendeu Priscila Melo.

    Naira Rodrigues foi ainda mais longe e comparou o criminoso a Jesus Cristo: "As pessoas nunca vão entender o que é perdão. Vejo ainda aquela multidão crucificando pessoas e isso nunca acabou, quando Jesus foi pra cruz tinha uma multidão de pessoas acusando. Eu ainda acredito em pessoas e na transformação de vidas em Cristo Jesus. Seja forte!"

    "Deus te justifica diante seus acusadores, você é a pessoa mais justa, sensata, honesta, cheia de amor e piedade que já conheci", declarou Maury Faria. "Parem de julgar! Em nenhum momento ele quer se esquivar do que fez, mas ele já pagou! A vida transformada é o reflexo de Deus na vida de uma pessoa. Deus seja louvado pela sua vida, Guilherme!", defendeu Maristela Magno.
    https://gente.ig.com.br/colunas/gabriel-perline/2022-07-30/evangelicos-comparam-guilherme-de-padua-com-jesus-e-minimizam-crime.html
  • “Os deuses nos invejam. Eles nos invejam porque somos mortais, porque qualquer momento pode ser o nosso último. Tudo é mais bonito porque estamos condenados. Você nunca vai ser mais bonita do que você é agora. Nós nunca estaremos aqui novamente.”
    Filme Tróia
  • Fernando_Silva escreveu: »
    file.php?id=597&t=1
    matar para evitar mortes..........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • O livre arbítrio pressupõe que haja opções a se escolher.
    Isto significa que, no Céu, ou não existe livre arbítrio ou existe a possibilidade de os "eleitos" se voltarem para o Mal.

    Se houver e ninguém pecar, fica provado que Deus poderia ter criado o Universo com livre arbítrio e sem pecado.
    Se houver e os eleitos pecarem, serão mandados para o inferno?
    Mas, se não houver, os eleitos não serão livres. E fica provado que livre arbítrio é uma coisa ruim.

    Afinal, logo na primeira vez que Adão e Eva usaram seu livre arbítrio, foram castigados.
    Assim como Lúcifer, que foi expulso do Céu.
  • editado August 2022
    Fernando_Silva escreveu: »
    O livre arbítrio pressupõe que haja opções a se escolher.
    Isto significa que, no Céu, ou não existe livre arbítrio ou existe a possibilidade de os "eleitos" se voltarem para o Mal.

    Se houver e ninguém pecar, fica provado que Deus poderia ter criado o Universo com livre arbítrio e sem pecado.
    Se houver e os eleitos pecarem, serão mandados para o inferno?
    Mas, se não houver, os eleitos não serão livres. E fica provado que livre arbítrio é uma coisa ruim.

    Afinal, logo na primeira vez que Adão e Eva usaram seu livre arbítrio, foram castigados.
    Assim como Lúcifer, que foi expulso do Céu.
    Falsas premissas geram conclusões incorretas.
    para considerarmos sofrimento como castigo teríamos igualmente que considerar prazer como premio!
    Se seguirmos a nossa vontade é pecar então pecamos o tempo todo e com a permissão de deus que nos deu essa vontade.

    obs, os eleitos sempre serão livres em caso de duvidas consultar o lula!
  • Tradução (ou melhor, reinterpretação) de frase da série "The Orville", episódio "Shadows Realms" (terceira temporada)

    "Religiões são difíceis de entender. Se não fossem, os sacerdotes perderiam seus empregos".

    "All religions are confusing. How do you think priests stay in business?"
  • Sandman e Lúcifer
    qx_sandman_lucifer.jpg
  • Eleição em Angola definirá futuro de Record e Universal no país

    Os 14 milhões de angolanos que foram às urnas nesta quarta-feira (24) vão definir não só os rumos de seu país, mas também os da Igreja Universal e da RecordTV por lá. Por isso, a cúpula da igreja e da emissora de TV estão atentíssimas ao resultado, pois ele pode selar o destino dessas duas "marcas" ou instituições não só em Angola, mas em toda a África.

    Nos últimos dois anos, a Universal e a "subsidiária" da RecordTV local foram alvo da ira angolana e sofreram várias acusações graves de fiéis e pastores (como lavagem de dinheiro). A emissora lá foi fechada. A igreja sempre negou qualquer irregularidade.

    A liderança e os templos foram tomados por pastores angolanos. Os brasileiros foram basicamente retirados do poder. Houve inclusive ameaças de confronto entre os fiéis pró e contra a liderança de líder Edir Macedo.

    No entanto, a Justiça de lá absolveu quase todos os acusados, exceto o bispo Honorilton Gonçalves (ex-chefão da Record no Brasil). Mas, mesmo a sentença dele foi superficial. Apesar disso, os religiosos brasileiros continuaram sem voltar ao poder e tampouco puderam reabrir a RecordTV.

    A eleição angolana vai definir que estratégia os emissários de Edir Macedo usarão para tentar retomar o poder que foi tirado. Afinal, a igreja é uma entidade estabelecida com sua liturgia e hierarquia, e foi alvo de um "motim" em outro país.

    Só há duas candidaturas com chances à Presidência de Angola: o atual presidente, João Lourenço, candidato à reeleição (MPLA); e Adalberto Costa Jr., da Unita. O MPLA está no poder há quase cinco décadas, mas pela primeira vez a oposição tem chances de vencer, segundo pesquisas. O problema para os brasileiros é que nem Costa Jr. e nem Lourenço parecem nutrir simpatia pela organização religiosa brasileira.

    Mas o pós-eleição pode ser a chance de uma reabertura de diálogo e aceitação da igreja, que se diz discriminada e alvo de xenofobia de seus fiéis locais. Por décadas, a Universal floresceu em Angola graças à ótima relação que manteve com o ditador José Eduardo dos Santos (também MPLA). Com sua queda, e a subida de Lourenço, as coisas começaram a desandar.

    Só em receitas, os promotores angolanos estimaram que a Universal tirava do país cerca de US$ 120 milhões anuais (a igreja sempre negou isso). A verdade é que Angola era importante também para a RecordTV, segundo fontes ouvidas pela coluna nos últimos meses. Parte do dinheiro de Angola vinha sendo usado justamente pela igreja para investir em meios de comunicação no Brasil -inclusive na sua própria emissora, na Barra Funda. São muitas coisas e negócios brasileiros em jogo em uma única eleição acontecendo em outro país.

    https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/08/24/eleicao-em-angola-definira-futuro-de-record-e-universal-no-pais.htm
Esta discussão está fechada.