Espaço para as religiões

17678808182

Comentários

  • ‘Jejum para conhecer Jesus’: ‘culto da fome’ incentivado por pastor deixa 58 mortos no Quênia

    Ao todo, número de desaparecidos chega a 112; líder da igreja, Paul Makenzie Nthenge foi preso e acusado de estimular a prática

    Por O Globo — Quênia 24/04/2023


    whatsapp-image-2023-04-24-at-07.58.50.jpeg
    Membros da seita teriam feito jejum até morrer; seguidores da igreja ainda estão desaparecidos Reprodução

    A polícia do Quênia exumou 58 corpos e busca por outros 112 desaparecidos perto da cidade costeira de Malindi. A investigação teve início no começo deste mês, quando as autoridades receberam a denúncia de que havia uma possível “vala comum” na região. De acordo com os oficiais, eles teriam morrido de fome para “encontrar Jesus”.

    Ainda segundo a polícia, o pastor Paul Makenzie Nthenge teria dito aos seguidores que eles deveriam realizar o jejum com este propósito. Ele foi preso no dia 15 de abril. Em março, o líder da Igreja Internacional da Boa Nova já havia sido detido e indiciado, mas pagou uma fiança de 100 mil xelins quenianos (R$ 3,7 mil) e foi liberado.

    Na ocasião, duas crianças da seita foram encontradas mortas. Agora, o número de vítimas ainda pode aumentar, já que, de acordo com a Cruz Vermelha do Quênia, ao menos 112 pessoas foram dadas como desaparecidas. Muitos adeptos da igreja ainda estão escondidos em uma área de mata para fazer o jejum.

    As covas rasas onde os corpos foram encontrados estavam na floresta de Shakahola. Neste domingo, uma mulher foi resgatada e levada ao hospital pelas autoridades. Ela sentia fraqueza e se recusava a ingerir alimentos. Além disso, outros 11 fiéis — sete homens e quatro mulheres, entre 17 e 49 anos — foram hospitalizados na semana passada.

    Uma fonte policial afirmou que o pastor iniciou uma greve de fome e que tem “orado e jejuado” enquanto permanece preso. Segundo a imprensa local, seis seguidores de Nthenge também foram detidos. Em relatório, a polícia indicou ter recebido informações de que as pessoas morreram de fome “com o pretexto de conhecer Jesus” após o religioso ter feito uma “lavagem cerebral”.
    https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/04/jejum-para-conhecer-jesus-culto-da-fome-incentivado-por-pastor-deixa-58-mortos-no-quenia.ghtml
  • Como lidar com filhos rebeldes:

    Deuteronômio 21:18-21 - "Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
    Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
    E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
    Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá."


    Ou:

    Êxodo 21:17 - "E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto."

    Ou ainda:

    Deuteronômio 13:6-10 - "Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais;
    Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;
    Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;
    Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo.
    E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;"
  • Mais um, também do Quênia. O pior é que a polícia prende os "pastores", mas os otários seguidores continuam se negando a comer, achando que vão "encontrar Jesus".
    Second Kenyan pastor accused of mass killing of followers

    Ezekiel Odero arrested and more than 100 people evacuated from church, days after discovery of bodies linked to another church

    Agence France-Presse in Nairobi 27 Apr 2023


    1608.jpg?width=620&quality=85&dpr=1&s=none

    Kenya said on Thursday that one of the country’s highest-profile pastors would face charges over the “mass killing” of his followers, just days after the discovery of dozens of bodies in mass graves linked to another church.

    Ezekiel Odero, the head of the New Life Prayer Centre and Church, “has been arrested and is being processed to face criminal charges related to the mass killing of his followers,” the country’s interior minister, Kithure Kindiki, said in a statement.

    “The said church has been shut down. The over 103 people who were holed up at the premises have been evacuated and will be required to record statements,” he added.

    Odero’s arrest coincides with an investigation into Paul Mackenzie Nthenge, a cult leader accused of the deaths of more than 100 followers in a forest near the coastal town of Malindi.
    [...]
    A wealthy televangelist who has amassed a huge following – one of his churches south of Malindi can seat 40,000 people and his YouTube channel has half a million subscribers – Odero has described himself as “God’s chosen one”.

    At his mega-rallies attended by tens of thousands of devotees, the charismatic preacher sells vials of “holy” water and scraps of cloth for 100 shillings (£0.60) he claims heal all manner of illnesses, including HIV.
    https://www.theguardian.com/world/2023/apr/27/second-kenyan-pastor-accused-of-mass-killing-of-followers
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Como lidar com filhos rebeldes:

    Deuteronômio 21:18-21 - "Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
    Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
    E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
    Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá."

    Atualmente estamos precisando de um juiz deste! para tirar o mal dentre nós!
  • editado May 2023
    O pior é que os otários insistiram em continuar com o jejum mesmo depois de prenderem o "pastor" ...
    Quênia: autópsia de vítimas de seita aponta falta de órgãos e tráfico

    Análise foi feita em mais de 100 corpos encontrados em floresta onde integrantes de seita de jejum se reuniam

    iG Último Segundo 09/05/2023


    Autópsias feitas nos corpos de pessoas que participaram de uma seita de jejum no Quênia revelaram ausência de órgãos e indícios de tráfico, conforme documento judicial divulgado nesta terça-feira (9) pela agência de notícias AFP .

    "Laudos de autópsia revelaram que faltavam órgãos em alguns corpos das vítimas que foram exumados até agora", informou o documento. A nota ainda cita " tráfico de órgãos humanos bem coordenado que envolve vários atores".

    Mais de cem corpos foram encontrados no mês de abril na floresta onde os fiéis se encontravam para a seite, que recomendava o jejum extremo para "conhecer Jesus". A floresta de Shakahola fica perto da cidade costeira de Malindi. Segundo a Cruz Vermelha, 212 pessoas foram registradas como desaparecidas. Entre os cadáveres descobertos pelos investigadores, a maioria é de crianças.

    Após a repercussão do caso, o presidente do Quênia, William Ruto, disse que vai agir contra aqueles que "usam a religião para promover uma ideologia obscura e inaceitável", os comparando com "terroristas".

    Autópsias realizadas em 112 corpos mostraram que a maioria das vítimas da seita morreram de fome após ter seguido os conselhos do pastor da Igreja Internacional das Boas Novas, Paul Nthenge Mackenzie.

    No entanto, o laudo também apontou que algumas das vítimas foram estranguladas, golpeadas e afogadas.

    Paul Nthenge Mackenzie foi preso e será processado por "terrorismo", informaram os promotores.
    https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2023-05-09/quenia-autopsia-vitimas-seita-jejum-falta-orgaos-trafico.html
  • editado May 2023
    Sempre fui contra as igrejas evangélicas, por conta da impressão inescrupulosa que passam no trato com seus seguidores, mormente os mais pobres e humildes.
    Eu estava enganado.

    Neste site, o tema é tratado em nível acadêmico por antropólogos, sociólogos e historiadores
    Vale muito a pena, pelo menos ameniza as nossas críticas.
    "O que é, ser evangélico"

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62551290
  • É um texto longo, cita vários autores, e rico de informações. Vale a pena copiar par ler fora da internet
  • patolino escreveu: »
    É um texto longo, cita vários autores, e rico de informações. Vale a pena copiar par ler fora da internet

    Não.
  • Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
  • Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.

  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".

    Não, Sr. @Fernando; como pessoa interessada no tema Religião, certamente leu sobre a vida de Jesus sabe que ele arrebanhou apóstolos e discípulos para a divulgação de sua mensagem de o amor ao semelhante e o perdão aos inimigos, e seria um despropósito incentivar o sacrifício de suas vidas mal iniciada a missão, que subsiste até os dias de hoje.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".

    a mensagem é bem clara, seguir os ensinamentos de Jesus tem um preço muito alto
  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".

    Não, Sr. @Fernando; como pessoa interessada no tema Religião, certamente leu sobre a vida de Jesus sabe que ele arrebanhou apóstolos e discípulos para a divulgação de sua mensagem de o amor ao semelhante e o perdão aos inimigos, e seria um despropósito incentivar o sacrifício de suas vidas mal iniciada a missão, que subsiste até os dias de hoje.

    "todo aquele que der sua vida por mim irá reencontra-la"
    alias Estevão , Paulo de tarso, morreram por jesus e alguns dos seus apóstolos se não me engano acabaram crucificados!
  • CRIATURO escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".

    Não, Sr. @Fernando; como pessoa interessada no tema Religião, certamente leu sobre a vida de Jesus sabe que ele arrebanhou apóstolos e discípulos para a divulgação de sua mensagem de o amor ao semelhante e o perdão aos inimigos, e seria um despropósito incentivar o sacrifício de suas vidas mal iniciada a missão, que subsiste até os dias de hoje.

    "todo aquele que der sua vida por mim irá reencontra-la"
    alias Estevão , Paulo de tarso, morreram por jesus e alguns dos seus apóstolos se não me engano acabaram crucificados!
    Assim como os homens-bomba.
  • editado May 2023
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    Como Jesus pode ter dito "Quem quiser vir após mim tome sua cruz e siga-me" se ainda não havia sido crucificado?
    Antes de sua morte ele já havia falado sobre ela, até mesmo como se daria.

    Mateus 20:17-28 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”

    O que eu não tenho certeza é, se desde então ou mesmo, se antes de sua morte, a palavra cruz já representava sacrifício, renúncia.
    Duvido muito, ainda mais porque ele disse "tome sua cruz" em Mateus 16:24, ou seja, antes da tal profecia.
    O mais provável é que tenham interpretado "tome sua cruz" como "seja crucificado também".

    Não, Sr. @Fernando; como pessoa interessada no tema Religião, certamente leu sobre a vida de Jesus sabe que ele arrebanhou apóstolos e discípulos para a divulgação de sua mensagem de o amor ao semelhante e o perdão aos inimigos, e seria um despropósito incentivar o sacrifício de suas vidas mal iniciada a missão, que subsiste até os dias de hoje.
    Não esquecendo que:
    O nascimento de Jesus foi anunciado com "paz na terra", e no entanto Jesus
    disse: "Não penseis que vim trazer paz à Terra: não vim trazer paz, mas uma espada." (Mateus 10:34).
    "Aquele que não tem espada, que venda sua capa e compre uma." (Lucas 22:36).
    "Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu
    reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença." (Lucas 19:27).

    Nota: na verdade, este trecho era parte de uma parábola, mas termina sem maiores
    explicações).

    A queima de hereges durante a Inquisição se baseou nas palavras de Jesus: "Se
    alguém não permanecer em mim, será jogado fora como um ramo de árvore, e
    secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam." (João 15:6).
    "Explicação" esperada: "Ah, mas ele queria dizer a espada da fé blá-blá-blá ..."

    Nós temos que perdoar nossos inimigos, perdoar 70 vezes 70, mas Jesus não precisa?
    Pisou na bola, queima no inferno eternamente?

    Não adianta dizer que no espiritismo não é assim. Está na Bíblia e pronto.
  • Se Jesus nasceu de "imaculada conceição" e Maria concebeu virgem e permaneceu virgem, então todas as mães são maculadas, sujas, emporcalhadas pela maternidade.
  • Um homem jamais será julgado nos tribunais eternos pela sua crença ou descrença, mas sim pelo que fez delas.

  • patolino escreveu: »
    Um homem jamais será julgado nos tribunais eternos pela sua crença ou descrença, mas sim pelo que fez delas.
    Se Deus é justo, os ateus sinceros não precisam temê-lo.
    Se Deus é injusto, é mais provável que os crentes sinceros sejam castigados.
    Em resumo: dane-se. Mesmo porque nossos conceitos de bondade e justiça podem não ter nada a ver com os de um possível deus incompreensível.
  • Desde 2001, mais de cem padres católicos foram acusados de abuso sexual de menores no Brasil

    Em duas décadas, mostra livro com levantamento inédito, Justiça condenou 60 sacerdotes por molestarem crianças e adolescentes

    Por Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga — Rio de Janeiro 28/05/2023


    Nos últimos 20 anos, a Igreja Católica tem passado por seguidos escândalos de abusos sexuais de crianças e adolescentes cometidos por integrantes do clero. Desde o terremoto causado na Arquidiocese de Boston, nos Estados Unidos, pela série de reportagens do time Spotlight do jornal “The Boston Globe”, denunciando não só abusos de religiosos mas o acobertamento dos crimes pela Igreja, décadas de pedofilia envolvendo padres vieram à tona, um país após o outro. Um lugar, porém, vinha escapando ileso: maior país católico do mundo, o Brasil viveu sob um silêncio que encobriu boa parte das histórias de abusos da fé.

    Ao contrário do resto do mundo, as notícias sobre vítimas brasileiras surgiram de forma esparsa. Em contraposição, nos últimos anos, países como Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, México, Espanha, Irlanda, Portugal, Itália, França e Canadá tiveram sacerdotes expostos por molestar menores, em relatórios produzidos a partir do trabalho de jornalistas, de comissões independentes e a pedido da própria Igreja.

    — Quando você acha que já viu tudo, no dia seguinte cai do cavalo. É infinita a perversidade — dispara Roberto Tardelli, advogado e ex-promotor de Justiça que representou vítimas de abusos sexuais na Diocese de Limeira pelo padre Pedro Leandro Ricardo, que foi condenado, em maio do ano passado, a 21 anos de prisão por atentado violento ao pudor.

    O livro “Pedofilia na Igreja — um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil” (Máquina de Livros, 2023) reúne pela primeira vez os crimes sexuais cometidos por religiosos contra menores de idade no país. Após três anos de trabalho, foram reunidos casos de 108 sacerdotes acusados de abusar de pelo menos 148 crianças e adolescentes. Sessenta deles foram condenados.

    Os abusos descritos no livro revelam a prática criminosa de sacerdotes de 80 dioceses e arquidioceses, em 23 estados e no Distrito Federal. Há padres, monsenhores (um título de honra concedido a padres), bispos e arcebispos, além de uma freira. Há abusos cometidos tanto por padres diocesanos — que não pertencem a uma ordem religiosa — quanto por frades franciscanos, salesianos, beneditinos e jesuítas, entre outros.
    https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/05/desde-2001-mais-de-cem-padres-catolicos-foram-acusados-de-abuso-sexual-de-menores-no-brasil.ghtml
  • editado May 2023
    Ex-pastor acusa Igreja Universal de 'esterilização forçada' e pede indenização de R$ 200 mil

    Ele e sua mulher passaram por procedimentos após o nascimento da primeira filha do casal

    Por Nelson Lima Neto 28/05/2023


    Esterilização forçada. É assim que um ex-pastor define a prática adotada pela Igreja Universal do Reino de Deus, comandada por Edir Macedo, para ingresso e crescimento dentro dos quadros do grupo religioso.

    O religioso pede que a Justiça condene o grupo religioso a pagar indenização de R$ 200 mil pelos "pelos procedimentos e práticas abusivas", assim como realize o reembolso do que foi gasto com a "reversão da vasectomia e com procedimentos de fertilização".

    Segundo o ex-pastor, que atuou como funcionário da igreja de 1989 a 2022, seus superiores "exigiram" que ele e sua mulher passassem por procedimentos de esterilização. O fato aconteceu após o nascimento da primeira filha do casal, em 1999.

    Ainda segundo o religioso, "tal imposição de se submeter era exigência, mas tinha por trás o intuito de gerar entre os pastores obediência às normas da igreja, uma vez que pastores com filhos não eram bem vindos ou bem vistos, pois poderiam ser desobedientes em nome dos filhos".

    Na petição inicial, há a explicação de que o casal passou pelos procedimentos "exigidos". Na ocasião, foram chamados a "um local determinado pela igreja: uma sala, totalmente precária e sem anestesia".

    Os advogados do ex-pastor também listam em dezenas de páginas algumas transcrições de pregações e matérias jornalísticas dando conta da política da igreja. O caso está em andamento no Tribunal de Justiça de SP.
    https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2023/05/ex-pastor-acusa-igreja-universal-de-esterilizacao-forcada-e-pede-indenizacao-de-r-200-mil.ghtml
  • editado May 2023
    1. Jesus deixou bem claro que voltaria quando "alguns dos que o ouviam ainda estivessem vivos".

    Mateus 16
    28 Com toda a certeza vos afirmo que alguns dos que aqui se encontram não experimentarão a morte até que vejam o Filho do homem vindo em seu Reino”.
    Lucas 21:
    31 Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.
    32 "Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.


    2. Jesus disse que voltaria antes que seus discípulos, em fuga, tivessem percorrido todas as cidades de Israel:

    Mateus 10:22-23 - Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Eu garanto que vocês não acabarão de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

    Não havia tantas cidades em Israel para que fossem necessários 2 mil anos para percorrê-las.

    3. Paulo também diz:

    1 Coríntios 7:29-31 - Uma coisa eu digo a vocês, irmãos: o tempo se tornou breve.
    De agora em diante, aqueles que têm esposa, comportem-se como se não a tivessem;
    Aqueles que choram, como se não chorassem; aqueles que se alegram, como se não se alegrassem; aqueles que compram, como se não possuíssem;
    Os que tiram partido deste mundo, como se não desfrutassem. Porque a aparência deste mundo é passageira.


    Ele não fala de acontecimentos num futuro distante, fala de coisas que acontecerão num futuro tão próximo que os discípulos já poderiam abandonar totalmente a vida normal, ignorando esposa, alegrias, preocupações e coisas materiais e passar a viver num estado de espera.

    I João 2
    18. Filhinhos, já chegou a última hora. Vocês não ouviram dizer que o Anticristo devia chegar? Pois vejam quantos anticristos já vieram! Daí reconhecemos que a última hora já chegou.

    4. Jesus só veio salvar os judeus:

    Hebreus 2
    16 Pois é evidente que Ele não auxilia os anjos, mas sim a descendência de Abraão.

    Mateus 10
    5 Assim, a esses doze homens, enviou Jesus com as seguintes recomendações: “Não vos encaminheis aos gentios, nem entreis em cidade alguma dos samaritanos.
    6 Antes, porém, buscai as ovelhas perdidas da casa de Israel.


    Mateus 15:22-26
    Uma mulher cananeia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".
    Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".
    A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! "
    Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".

  • Tudo é pecado. Inclusive isso aí que você pensou agora.
    KqjM5Dq.jpeg
  • Dixit Jesus: Ho Fernandus, quousque tandem abutere patientia mea
  • editado May 2023
    patolino escreveu: »
    Dixit Jesus: Ho Fernandus, quousque tandem abutere patientia mea
    Se esse tal de "Jesus" tiver algo de importante a me dizer, que venha falar comigo diretamente em vez de mandar recadinhos obscuros e contraditórios por meio de gente esquisita.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Dixit Jesus: Ho Fernandus, quousque tandem abutere patientia mea
    Se esse tal de "Jesus" tiver algo de importante a me dizer, que venha falar comigo diretamente em vez de mandar recadinhos obscuros e contraditórios por meio de gente esquisita.

    preste mais atenção na sua vida que conseguirá ver os "recados espirituais"
  • 'Cadeira elétrica', fome e cena de pedinte: ex-seguidores e funcionários da Arte de Viver denunciam à Justiça abusos em série

    Pessoas que fizeram parte de instituição do guru Ravi Shankar dizem que dinâmicas envolviam humilhações e pedir esmola como moradores de rua; eles querem reparação por danos morais

    Por Pâmela Dias — Rio de Janeiro 02/06/2023


    Deprimido com o fim de um noivado de sete anos, D.P. foi bater na porta da Arte de Viver, que ensina filosofia indiana em 156 países. Ele descobriu que a meditação acalmava sua mente e, ao longo de uma década, passou de frequentador dos cursos a coordenador-administrativo da unidade do Rio de Janeiro. Em meados do ano passado, a instituição foi denunciada por mulheres que alegaram ter sofrido abusos sexuais. A descoberta foi um “gatilho” que levou D., e outros 15 ex-voluntários e funcionários da obra do guru Ravi Shankar a entrarem com ações trabalhistas e cíveis contra a ADV.

    Entre outras coisas, os ex-funcionários — alguns sob contrato e outros de graça, de acordo com os autos — pedem reparação por danos morais. Eles dizem que sofriam humilhações com dinâmicas que teriam como objetivo fortalecê-los espiritualmente. No método da “cadeira elétrica”, por exemplo, eles afirmam que ficavam sentados ouvindo xingamentos insuportáveis para testar a resiliência do grupo. Era comum também, de acordo com as acusações, exigir que os seguidores pedissem esmolas nas ruas.

    — Ninguém te ama, corrupto, criminoso, gordo, feio, triste, burro, sonso, sujo, arrogante, falso — enumera D.P., hoje com 40 anos. — A gente começa a mergulhar na experiência e quando vê está entregue. Foi uma das piores experiências da minha vida, com humilhação e privação de sono porque são mais de 12 horas de curso por dia. Se uma pessoa erra uma técnica de respiração, todos pagam ficando sem comer. E nós aceitamos porque eles nos manipulavam dizendo que tudo era para o nosso bem.

    Os denunciantes — a maioria alega ter começado como seguidores de Ravi — tentam provar na Justiça a tese de “estelionato religioso” e exploração de mão de obra. Seis deles deram entrevistas exclusivas ao GLOBO, afirmando que a manipulação mental era a base de uma rotina exaustiva e de restrições alimentares.

    [...]

    D.P. conta que, além dele, dezenas de pessoas que participavam do curso Divya Samaj Nirman (DSN) — em português, Criando uma Sociedade Divina —, em 2014, também passaram pela “cadeira elétrica”. A ideia era que uns humilhassem os outros para se “despirem do ego”, mas o resultado, conta o ex-voluntário, foram pessoas desmaiando ou urinando de desespero. O curso também punia quem errasse a respiração iogue, reduzindo o tempo de sono e a quantidade de comida.

    [...]

    Vestidos de sem-teto

    Em outra dinâmica, a gerente de projetos Débora Parreiras, de 35 anos, descreve a forma agressiva com que foi deixada nas ruas de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com roupas rasgadas e sujas para mendigar. Ela deveria se passar por moradora de rua, o que era parte das atividades do curso Teacher Training Program (TTP), ou Programa de Formação de Instrutores na tradução, que dura 15 dias. Apesar de ter se sentido desrespeitada com o episódio, ocorrido em 2019, Débora acredita não ter se afastado da ADV por ter sofrido “lavagem cerebral”.

    — Avisaram que era para retornarmos ao mesmo lugar no pôr do sol. Éramos cerca de oitenta pessoas brancas com dinheiro e travestidas de moradores de rua. As pessoas da região ameaçaram nos espancar, e eu fui salva por fiéis de uma igreja evangélica. Algumas amigas chegaram a ter armas apontadas para a cabeça. No fim, a gente acreditava que tinha que sofrer para evoluir, como prega Ravi — recorda-se Débora, que se desligou de vez da seita no ano passado.
    https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/06/cadeira-eletrica-fome-e-cena-de-pedinte-ex-seguidores-e-funcionarios-da-arte-de-viver-denunciam-a-justica-abusos-em-serie.ghtml
  • Finalmente perceberam ...
    As escolas americanas que proibiram a Bíblia por ser 'vulgar e violenta'

    Max Matza - BBC News - 3 junho 2023

    Um distrito escolar no Estado americano de Utah removeu a Bíblia das escolas primárias e secundárias por conter "vulgaridade e violência".

    A mudança acontece após uma reclamação de um pai. Ele defendeu que a Bíblia do Rei Jaime (a versão usada pela Igreja Anglicana) contém material inadequado para as crianças.

    O governo republicano de Utah aprovou uma lei em 2022 que proíbe livros "pornográficos ou indecentes" nas escolas.

    A maioria das obras que foram banidas até agora referem-se a temas como orientação sexual e identidade.

    A proibição da Bíblia no distrito ocorre em meio a um esforço maior dos conservadores americanos nos Estados para proibir ensinamentos sobre tópicos considerados controversos, como direitos LGBT e identidade racial.

    O veto a certos livros considerados ofensivos também está em vigor em locais como Texas, Flórida, Missouri e Carolina do Sul.

    Alguns Estados liberais também baniram obras em escolas e bibliotecas, dizendo que elas traziam conteúdos racialmente ofensivos.

    A decisão em Utah foi tomada esta semana pelo Distrito Escolar de Davis, ao norte de Salt Lake City, após uma reclamação apresentada em dezembro de 2022.

    As autoridades dizem que já removeram as sete ou oito cópias da Bíblia que eram mantidas no local. Elas ponderaram que o texto nunca fez parte do currículo dos alunos.

    O comitê não detalhou os motivos da decisão ou quais passagens continham "vulgaridade ou violência".

    De acordo com o jornal Salt Lake Tribune, o pai que reclamou disse que a Bíblia "não traz valores sérios para os menores de idade porque é pornográfica de acordo com as novas definições", referindo-se à lei de proibição de livros aprovada em 2022.

    Ken Ivory, autor da lei de 2022 em voga no Estado de Utah, já havia classificado o pedido de remoção da Bíblia como uma “zombaria”, mas mudou de rumo esta semana depois de classificá-la como uma “leitura desafiadora” para crianças mais novas.

    “Tradicionalmente, na América, a Bíblia é melhor ensinada e compreendida em casa e em família”, escreveu ele no Facebook.

    A decisão do distrito determinou que o conteúdo da Bíblia não viola a lei de 2022, mas inclui "vulgaridade ou violência inadequada para estudantes mais jovens".

    O livro permanecerá à disposição para alunos mais velhos do Ensino Médio.

    Bob Johnson, pai de um aluno da escola primária no Davis School District, disse à CBS News que se opõe à remoção da Bíblia.

    "Não consigo pensar o que há na Bíblia que precise ser retirado. Não é como se ela possuísse figuras ou imagens", disse ele.

    O distrito de Utah não é o primeiro a remover a Bíblia das prateleiras de escolas e bibliotecas.

    No ano passado, um distrito escolar do Texas retirou a Bíblia após reclamações de indivíduos que se opunham aos esforços dos conservadores para banir algumas obras.

    No mês passado, alunos do Kansas também solicitaram a remoção da Bíblia da biblioteca da escola onde estudam.
    https://www.bbc.com/portuguese/articles/c6p34rd5x7po
  • "Todas as faculdades existem no homem em estado rudimentar ou
    latente e se desenvolvem segundo as circunstâncias mais ou menos favoráveis.
    O desenvolvimento excessivo de umas impede ou neutraliza o
    de outras. A superexcitação dos instintos materiais sufoca, por assim
    dizer, o senso moral, como o desenvolvimento deste enfraquece pouco
    a pouco as faculdades puramente animais. "

    O Livre Arbítrio na sua mais clara expressão!
  • editado June 2023
    patolino escreveu: »
    "Todas as faculdades existem no homem em estado rudimentar ou
    latente e se desenvolvem segundo as circunstâncias mais ou menos favoráveis.
    O desenvolvimento excessivo de umas impede ou neutraliza o
    de outras. A superexcitação dos instintos materiais sufoca, por assim
    dizer, o senso moral, como o desenvolvimento deste enfraquece pouco
    a pouco as faculdades puramente animais. "

    O Livre Arbítrio na sua mais clara expressão!
    Isto não é livre arbítrio. Mostra apenas as limitações a que estamos sujeitos.
    Mostra apenas que fomos criados imperfeitos.
Esta discussão está fechada.