Não é "visão de mundo" nenhuma.
É uma impressão acerca do n° de farmácias existentes nas ruas das cidades. Ou, claro, isso sim: uma "visão" dos letreiros delas
Acabei QUASE me irritando
Não é "visão de mundo" nenhuma.
É uma impressão acerca do n° de farmácias existentes nas ruas das cidades. Ou, claro, isso sim: uma "visão" dos letreiros delas
Acabei QUASE me irritando
Se está usando com base sua experiência é mais visão de mundo do que realidade. Eu trouxe a minha sobre como é em minha região, se você acredita ou não é decisão sua.
Se levar em conta ruas do centro da cidade é natural que tenham mais farmácias, se bem que por aqui muitas dessas lojas se parecem com aquelas que vendem suplementos para musculação e ou produtos naturais o que confundem muitas vezes (aliás farmácias vendem essas coisas). Agora a moda é loja de bolos.
Bom aí o Rio eu conheço e tem muita farmácia NA MINHA IMPRESSÃO.
"Visão de mundo" eu interpreto como juízos acerca do mundo.
Assim quando eu digo que há superpopulação e superconsumo seria uma "visão de mundo".
Quando digo que há muitissíssimas farmácias nas cidades brasileiras, não seria uma "visão de mundo" por não envolver juízos e sim uma impressão acientífica de simples comparação com outros lugares.
Mas tudo bem: que seja.
Bom aí o Rio eu conheço e tem muita farmácia NA MINHA IMPRESSÃO.
"Visão de mundo" eu interpreto como juízos acerca do mundo.
Assim quando eu digo que há superpopulação e superconsumo seria uma "visão de mundo".
Quando digo que há muitissíssimas farmácias nas cidades brasileiras, não seria uma "visão de mundo" por não envolver juízos e sim uma impressão acientífica de simples comparação com outros lugares.
Mas tudo bem: que seja.
Ainda sim é visão de mundo.
Você está usando como base a área onde você tem acesso como amostragem geral, o que não é uma amostra representativa.
A mesma coisa a superpopulação. A concentração de pessoas num local e maior que na outra, eu trabalho num local que é uma cidade pequena tem uma quantidade x de pessoas, no centro de onde moro (Nilópolis) a impressão de ser mais populoso é maior, se usar como base o Centro do Rio de Janeiro então. Além do fator de morar no Centro de um lugar lhe dá maior acesso a serviços e qualidade de vida.
Por isso mesmo: "há superpopulação" é sim uma "visão de mundo" – opinião, juízo acerca das cousas, minha.
Aí e.g. tem tanta gente com tanto carro que vocês nem têm onde porem e acabam pondo até em cima das calçadas, non è vero
Comparação de n° de farmácias é uma impressão. Poderíamos tentar obter estatísticas de área e população daí e (say) NY e n° de farmácias e checar.
Mas não é pra tanto e não farei.
Fica só minha concordância INTUITIVA com o pronunciamento do Sr. Criaturo.
Tudo aquilo que é de grande necessidade e vende muito tem 99,9% de chances de acabar na formação de algum cartel ou máfia, como você disse. Aqui no Brasil formamos médicos que não sabem qual perna é a direita e qual é a esquerda e acaba amputando a perna errada...
As pessoas têm variações múltiplas e tendem ao infinito, o que quer dizer que o remédio X não pode ser usado no cicrano porque ele é alérgico ao principio ativo (eu não posso tomar aspirina, dipirona, diclofenaco e mais trocentos outros medicamentos que tenham essas coisas. Só posso tomar paracetamol se tiver febre e dor de cabeça e cortizoides se tiver inflamação... e agora a artrose resolveu me mandar aviso geral.
Xingaram o Varela porque ele não falou bem de fitoterapia e nem de "remédios naturais". Mas o cara esta certo, pois os estudos sobre isso são muito empíricos e uma planta que produz o princípio ativo na Amazônia não o produz o Rio Grande do Sul. É como a coca: ela só produz cocaína em grandes altitutes e na zona equatorial. Aqui, se for plantada, não dá nada.
Tem muito a ser feito, mas enquanto não formarmos alunos que saibam ao menos ler e escrever em vez de sair dizendo que Marx era profeta, não iremos longe.
devemos nos ater a discursos dos politicamente corretos em ritimo de releição
Exceto por uma meia dúzia de gatos pingados, não sobrou ninguém para fazer discurso politicamente correto sem ter de sentar em cima do próprio rabo e falar do rabo dos outros. O PT fez alianças espúrias com o zolicarcas, com o zempreiteiros, com o zempresários, com o zagropecuaristas, com o zinvestidores... Tudo para garantir a grana que manteria o partido no pudê populá definitivamente. Agora, vamos ter um bando de ladrões querendo ensinar moral a mesmo bando de ladrões.
É uma impressão acerca do n° de farmácias existentes nas ruas das cidades. Ou, claro, isso sim: uma "visão" dos letreiros delas
Acabei QUASE me irritando
Os jovens podem achar excessivo o número de farmácias, mas, depois de uma certa idade, a gente se torna grande consumidor de medicamentos.
Se há tantas farmácias, é porque há clientes, suponho eu, ainda mais em bairros com grande concentração de idosos, como é o caso de Tijuca, Méier e Copacabana.
Também já reparei que elas não são iguais. Às vezes, só uma delas tem um determinado produto ou medicamento. Se eu tivesse que depender de uma única farmácia, teria problemas.
Percival disse: Ainda assim o conjunto de suas impressoes, pensamentos e ideias adotadas fazem parte da visao de mundo.
No caso não...
[Adaptado da Wikipedia] Weltanschauung é a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Essa orientação abrange sua filosofia natural, seus valores fundamentais, existenciais, normativos, seus postulados ou temas, suas emoções e sua ética. Outro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, umaideologia.
Se eu digo que tenho a impressão de que é mais difícil encontar uma farmácia em Frankfurt do que aí, não é "visão de mundo", juízo, ideologia.
É só uma impressão que bem pode não corresponder à realidade, visto que obviamente não procurei nem vou procurar estatísticas.
A Weltanschauung da Coréia do Norte por exemplo é o(a?) Juche. Isso nada tem a ver com a gente caminhar em Pyongyang e ter a impressão de que haja muitas ou poucas farmácias abertas pra rua.
Percival disse: Ainda assim o conjunto de suas impressoes, pensamentos e ideias adotadas fazem parte da visao de mundo.
No caso não...
[Adaptado da Wikipedia] Weltanschauung é a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Essa orientação abrange sua filosofia natural, seus valores fundamentais, existenciais, normativos, seus postulados ou temas, suas emoções e sua ética. Outro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, uma ideologia.
Se eu digo que tenho a impressão de que é mais difícil encontar uma farmácia em Frankfurt do que aí, não é "visão de mundo", juízo, ideologia.
É só uma impressão que bem pode não corresponder à realidade, visto que obviamente não procurei nem vou procurar estatísticas.
Assim como a cognição pode não ser a realidade. Isso vem de uma linha de pensamento, usou de sua forma de pensar. Visão de mundo são valores fundamentais como descrito por você.
Percival disse:Visão de mundo são valores fundamentais como descrito por você.
Exatamente!
Se eu tenho a impressão de que nas cidades alemãs tem menos farmácias que nas cidades brasileiras, isso não é "valor" nenhum. É só uma impressão.
Se eu achasse que a estátua do Cristo Redentor é torta isso seria um "valor" (filosófico) meu
Percival disse:Visão de mundo são valores fundamentais como descrito por você.
Exatamente!
Se eu tenho a impressão de que nas cidades alemãs tem menos farmácias que nas cidades brasileiras, isso não é "valor" nenhum. É só uma impressão.
Se eu achasse que a estátua do Cristo Redentor é torta isso seria um "valor" (filosófico) meu
Mas aí que está: isso é uma avaliação de seu subconsciente sobre algo. Uma intuição como você diz. Isso vem da sua visão de mundo. É soma integrada dos valores fundamentais de um homem. É uma avaliação subconsciente que fazemos do ser humano e da existência, e que estabelece a natureza das nossas reações emocionais e a essência do nosso caráter.
Não vem primeiramente de nossas convicções explícitas - é algo formado subconscientemente, baseado em nossas experiências pessoais, e que pode estar ou não em harmonia com nossas opiniões conscientes.
Mesmo sem entender nada a respeito de filosofia, ao longo da vida um homem tem que fazer escolhas, formar uma opinião a respeito dele próprio e do mundo ao seu redor (em particular de sua capacidade de lidar com o mundo). Através de suas conclusões, ele chega a um sentimento generalizado em relação à existência - uma emoção básica que está por baixo de todas as suas experiências.
Embora suas conclusões sejam baseadas em suas experiências particulares, elas acabam se tornando um sentimento generalizado a respeito do universo como um todo.
É, tenho um conceito diferente de "valores", Weltanschauung.
Como as conceituações são diferentes, não vamos chegar a lugar nenhum.
De Frankfurt já arrumei dados ref. fevereiro 2016: 169 farmácias.
[Fonte: Hessischen Apothekerverbandes e.V.]
733000 habitantes
248 km²
A impressão se relaciona a área e não farmácias por habitante, claro.
É, tenho um conceito diferente de "valores", Weltanschauung.
Como as conceituações são diferentes, não vamos chegar a lugar nenhum.
De Frankfurt já arrumei dados ref. fevereiro 2016: 169 farmácias.
[Fonte: Hessischen Apothekerverbandes e.V.]
733000 habitantes
248 km²
A impressão se relaciona a área e não farmácias por habitante, claro.
Visão de mundo não se discute, se admite.
Agora virou importante comparar número de farmácias, mudou de ideia de ontem pra hoje hein? Lembrando que existem Mercados e outros estabelecimentos com Drogarias (isto nos Estados Unidos), mas tem a política de cada local:
4061 habitantes / farmácia lá em Frankfurt.
[Die Kennzahlen der medizinischen Versorgung weisen in Frankfurt auf eine geringe Versorgungsdichte hin. Bei einer Apothekendichte von 4.061 Einwohnern je Apotheke werden jeweils 129 Einwohner mehr versorgt als im Durchschnitt der kreisfreien Städte (3.932 Einwohner/Apotheke).]
Não mudei de ideia nenhuma. S/Pessoa é que pos essa tal Weltanschauung que nada tem a ver com o tema.
Mas respeito seu entendimento acerca desse conceito, e então não vamos ficar num looping ∞
— é
— não é
— é
...
Ctrl-Alt-Del
Como disse, cada local tem sua política, eu pesquisei por aqui que as farmácias seguem o modelo das Drugstores americanas.
Há no segmento uma preferência pelos pontos de esquina. É o fenômeno das cornershops, uma estratégia para ter maior visibilidade e atrair os consumidores que ziguezagueiam em busca de ofertas e descontos. Nessa disputa, entram também as garrafas de chá e café, as cadeiras de espera, estacionamento e até brinquedoteca. Com 694 farmácias e drogarias, Porto Alegre tem um estabelecimento para cada 2,1 mil habitantes.
O modelo de negócio inspirado nas drugstores norte-americanas é alvo de críticas. O médico José Ruben Bonfim, coordenador da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime), defende que as farmácias e drogarias deixem de ser estabelecimentos comerciais, que também vendem produtos de higiene e beleza, e sejam apenas estabelecimentos de saúde.
É como eu disse visão de mundo não se discute, se admite. Usar contextualização de terceiros também é visão de mundo. Você contextualiza muitas vezes com base na visão de mundo.
Ok, vamos por o causo prático de POA vs Frankfurt...
Esqueça todo resto da minha "impressão" generalizada e faz-de-conta que eu disse ontem ter a impressão de que tem mais farmácias em POA (cuja conheço) que em Frankfurt (cuja conheço tb. claro).
Isso seria uma "visão de mundo" (ou seja: um conceito, valor) minha
Eu digo que NÃO.
Mas vou parar por aqui porque não vou ficar num looping.
Se quiser "ganhar a discussão" por ficar com a última palavra, sem problemas.
Obs: note que não estou tentando "apelar" usando esse caso particular — Frankfurt me veio na cabeça só como um exemplo de cidade não-brasileira pra fixar idéias — e tentando generalizar pra me "dar razão".
Não! M/impressão pode bem estar errada na sua generalização.
Isso seria uma "visão de mundo" (ou seja: um conceito, valor) minhagrey_question.png
Eu digo que NÃO.
Eu digo que o comparativo teria que ter mais avaliações, você está ignorando variáveis diversas. Mas respeito conclusão baseada em visão de mundo, só que não concordo. Mesmo que você conheça ambas as cidades, sair usando ambas não coloca a parte todas. Bem como Nilópolis que conheço bem e vivo, tanto que usei como comparação a sua retórica que no centro é onde tem mais e nos locais mais afastados são poucas. Ainda mostrei um artigo que mostra que elas se concentram no centro por diversos fatores.
Daríamos para discutir horas e horas ao compararamos Brasil com outros países.
Poderia também colocar aqui em pauta a minha experiência com o SUS e medicamentos que o governo supostamente disponibiliza a população.
Usou isso mais por birra mesmo, normal. Não estou aqui para ganhar debate e sim procurar a verdade sobre algo sem interferência de visão de mundo.
Obs: note que não estou tentando "apelar" usando esse caso particular — Frankfurt me veio na cabeça só como um exemplo de cidade não-brasileira pra fixar idéias — e tentando generalizar pra me "dar razão".
Não! M/impressão pode bem estar errada na sua generalização.
Não imagina, tanto que citei os Estados Unidos que tem uma política quanto a estes estabelecimentos diferente e tem bastante Drugstores por lá. Mas ignorou e preferiu concentrar-se no que conhece, normal de qualquer um que fomenta opinião com base numa visão de mundo.
FARMÁCIAS PER CAPITA
Fonte: OECD iLibrary
Health at a Glance 2015
10. Pharmaceutical sector
Pharmacists and pharmacies
(*) estimativa
Spain 2119,992
Japan 2223,21
Belgium 2278,423
Korea 2394,063
Ireland 2665,245
Poland 2801,12
France 2937,72
Turkey 3177,629
Italy 3340,013
Portugal 3573,981
Canada 3739,716
Germany 3976,143
Hungary 4240,882
Austrália 4321,521
United Kingdom 4531,038
Switzerland 4688,233
Áustria 6480,881
Norway 6675,567
Finland 6724,95
Sweden (*) 7535,795
Netherlands (*) 8576,329
United States (*) 9881,423
Israel 16806,72
Denmark 25773,2
Iceland (*) 4940,711462
Engraçado você só citar a Europa cujo são países e comparar com estados.
Mais uma curiosidade do site que tu me passou:
Os sistemas nacionais de saúde em
perspectiva comparada
Alemanha, Inglaterra e Espanha apresentam regimes
de welfare diferenciados 13,22, e na saúde
representam duas modalidades principais de
intervenção estatal: modelos bismarckiano de
seguro social e beveridgiano de serviço nacional
de saúde (Tabela 1).
Na Alemanha, a proteção social à saúde é garantida
pelo Seguro Social de Doença de afilia-
ção compulsória, dependente da participação no
mercado de trabalho e contribuições solidárias
de trabalhadores e empregadores proporcionais
aos salários 23 e, atualmente, cobre 89% da população.
No Reino Unido, o National Health Service
(NHS), criado em 1948, de acesso universal
com base na cidadania e financiamento fiscal,
garante cobertura gratuita a toda população, em
estrutura tradicionalmente pública única e centralizada.
Foi, todavia, descentralizado em 2004
para os quatro países do Reino Unido e os atuais
NHS da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda
do Norte apresentam distintas peculiaridades
24. Assim, o caso analisado neste artigo é o
NHS da Inglaterra. Na Espanha, após longo período
ditatorial, a Constituição promulgada em
1978 definiu o direito universal à atenção à saú-
de e, em 1986, foi criado o Sistema Nacional de
Salud (SNS), um serviço nacional de saúde de
financiamento fiscal e acesso universal, descentralizado
para as 17 Comunidades Autônomas
(esfera estadual) 25,26,27.
Pelo que pude entender o sistema da Alemanha funciona por financiamento obrigatório e é misto entre particular e privado, já o nacional necessita da complementação do sistema privado apesar de tentar ter um sistema de saúde, o que realmente condiz com a realidade.
Engraçado você só citar a Europa cujo são países e comparar com estados.
Opa, não me expressei bem: No caso você citou países Europeus com extensões territoriais menores que o Brasil. Os Estados Unidos seria uma comparação mais justa.
Porém deveria levar em conta o sistema de saúde de cada país, no que ele se apoia regulamentação quanto a medicamentos/ estabelecimentos... É isso que venho tentado apoiar minha narrativa.
Foi a tabela que eu achei. Não se trata de cherry picking, entenda.
Porém deveria levar em conta o sistema de saúde de cada país
Eu só falei que achava o n/ de farmácias absurdo no Brasil me PARECENDO mais que em outros lugares. SÓ ISSO.
Não tinha a mínima intenção de iniciar uma tese a nível de pós doutorado sobre Sistemas de Saúde Nacionais comparados; se o NHS deve continuar reconhecendo homeopatias &c. &c.
E, SIM Sr. Pecival: eu SEI que n'alguns lugares médicos vendem medicamentos diretamente &c.
Foi a tabela que eu achei. Não se trata de cherry picking, entenda.
Porém deveria levar em conta o sistema de saúde de cada país
Eu só falei que achava o n/ de farmácias absurdo no Brasil me PARECENDO mais que em outros lugares. SÓ ISSO.
Não tinha a mínima intenção de iniciar uma tese a nível de pós doutorado sobre Sistemas de Saúde Nacionais comparados.
E, SIM Sr. Pecival: eu SEI que n'alguns lugares médicos vendem medicamentos diretamente &c.
Eu também sei que existem.
Interessante que na postagem da notícia fala mais da região Sul, sem dados concretos de outros estados.
Também da mesma forma que peguei aquele explicando a quantidade de farmácias dos EUA, que tem mais estabelecimentos desse porte que países Europeus devido a sua extensão territorial, entenda.
Engraçado que você não queria discutir isso e até que ponto chegamos.
Obs: achei aqui 74.500 farmácias espalhadas pelo Brasil:
There are approximately 67,000 pharmacies in the United States. Almost half (33,000) are located within drug stores, grocery stores, hospitals, department stores, medical clinics, surgery clinics, universities, nursing homes, prisons, and other facilities. The remaining pharmacies are considered to be independent or privately owned. The top 25 pharmacy chain stores represent about 28,000 pharmacy locations in the U.S. and employ about 46,000 on-staff pharmacists. California has 5,560 pharmacies, the most of any state. Texas, New York, Florida and Pennsylvania round out the top five states for pharmacy locations.[1]
Sua localização não significa necessariamente uma em cada esquina, elas se concentram mais em grandes centros urbanos e em áreas comerciais. E elas não se dedicam somente a venda de medicamentos, como mostrado no outro artigo e como são as daqui . Assim como o modelo Americano de venda de remédios.
Pelo que percebí a matéria é da RBS que é uma rede de comunicações sulista, e o foco era POA e o próprio RS pra comparação.
AMERICA
Então teremos 306000000 (de almas) / 67000 = 4567 habitante / farmácia
Cá teremos 208000000 / 74500 = 2792
Δ +63%
M/IMPRESSÃO tava certa
Simplificadamente acho que pode-se considerar NY + Jersey; Chicago; Boston; S. Francisco; DC... como equivalentes ao Grande Rio, SAO, POA em termos de densidade habitacional. Que é o que causa a "impressão" pro viandante, claro.
Então se se admitir essa proporção média de farmácias por habitante...
Claro que aquele outro tipo típico de cidade americana feita pra andar de carro espraiadas por milhas mais milhas aí não dá pra se comparar visualmente com o as cidades daqui.
Não consegui ler O Globo (tem que ter cadastro) mas seria interessante ver se estão inclusas as farmácias hospitalares/ambulatoriais como é o causo das 67000 americanas. Pois essas evidentemente não influem na "impressão".
Também da mesma forma que peguei aquele explicando a quantidade de farmácias dos EUA, que tem mais estabelecimentos desse porte que países Europeus devido a sua extensão territorial, entenda
Tanto entendí que pus uma tabela pro rata (per capita)
Comentários
É uma impressão acerca do n° de farmácias existentes nas ruas das cidades. Ou, claro, isso sim: uma "visão" dos letreiros delas
Acabei QUASE me irritando
Se está usando com base sua experiência é mais visão de mundo do que realidade. Eu trouxe a minha sobre como é em minha região, se você acredita ou não é decisão sua.
Se levar em conta ruas do centro da cidade é natural que tenham mais farmácias, se bem que por aqui muitas dessas lojas se parecem com aquelas que vendem suplementos para musculação e ou produtos naturais o que confundem muitas vezes (aliás farmácias vendem essas coisas). Agora a moda é loja de bolos.
"Visão de mundo" eu interpreto como juízos acerca do mundo.
Assim quando eu digo que há superpopulação e superconsumo seria uma "visão de mundo".
Quando digo que há muitissíssimas farmácias nas cidades brasileiras, não seria uma "visão de mundo" por não envolver juízos e sim uma impressão acientífica de simples comparação com outros lugares.
Mas tudo bem: que seja.
Ainda sim é visão de mundo.
Você está usando como base a área onde você tem acesso como amostragem geral, o que não é uma amostra representativa.
A mesma coisa a superpopulação. A concentração de pessoas num local e maior que na outra, eu trabalho num local que é uma cidade pequena tem uma quantidade x de pessoas, no centro de onde moro (Nilópolis) a impressão de ser mais populoso é maior, se usar como base o Centro do Rio de Janeiro então. Além do fator de morar no Centro de um lugar lhe dá maior acesso a serviços e qualidade de vida.
Por isso que é visão de mundo.
Aí e.g. tem tanta gente com tanto carro que vocês nem têm onde porem e acabam pondo até em cima das calçadas, non è vero
Comparação de n° de farmácias é uma impressão. Poderíamos tentar obter estatísticas de área e população daí e (say) NY e n° de farmácias e checar.
Mas não é pra tanto e não farei.
Fica só minha concordância INTUITIVA com o pronunciamento do Sr. Criaturo.
Tudo aquilo que é de grande necessidade e vende muito tem 99,9% de chances de acabar na formação de algum cartel ou máfia, como você disse. Aqui no Brasil formamos médicos que não sabem qual perna é a direita e qual é a esquerda e acaba amputando a perna errada...
As pessoas têm variações múltiplas e tendem ao infinito, o que quer dizer que o remédio X não pode ser usado no cicrano porque ele é alérgico ao principio ativo (eu não posso tomar aspirina, dipirona, diclofenaco e mais trocentos outros medicamentos que tenham essas coisas. Só posso tomar paracetamol se tiver febre e dor de cabeça e cortizoides se tiver inflamação... e agora a artrose resolveu me mandar aviso geral.
Xingaram o Varela porque ele não falou bem de fitoterapia e nem de "remédios naturais". Mas o cara esta certo, pois os estudos sobre isso são muito empíricos e uma planta que produz o princípio ativo na Amazônia não o produz o Rio Grande do Sul. É como a coca: ela só produz cocaína em grandes altitutes e na zona equatorial. Aqui, se for plantada, não dá nada.
Tem muito a ser feito, mas enquanto não formarmos alunos que saibam ao menos ler e escrever em vez de sair dizendo que Marx era profeta, não iremos longe.
Exceto por uma meia dúzia de gatos pingados, não sobrou ninguém para fazer discurso politicamente correto sem ter de sentar em cima do próprio rabo e falar do rabo dos outros. O PT fez alianças espúrias com o zolicarcas, com o zempreiteiros, com o zempresários, com o zagropecuaristas, com o zinvestidores... Tudo para garantir a grana que manteria o partido no pudê populá definitivamente. Agora, vamos ter um bando de ladrões querendo ensinar moral a mesmo bando de ladrões.
Se há tantas farmácias, é porque há clientes, suponho eu, ainda mais em bairros com grande concentração de idosos, como é o caso de Tijuca, Méier e Copacabana.
Também já reparei que elas não são iguais. Às vezes, só uma delas tem um determinado produto ou medicamento. Se eu tivesse que depender de uma única farmácia, teria problemas.
No caso não...
[Adaptado da Wikipedia]
Weltanschauung é a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Essa orientação abrange sua filosofia natural, seus valores fundamentais, existenciais, normativos, seus postulados ou temas, suas emoções e sua ética. Outro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, umaideologia.
Se eu digo que tenho a impressão de que é mais difícil encontar uma farmácia em Frankfurt do que aí, não é "visão de mundo", juízo, ideologia.
É só uma impressão que bem pode não corresponder à realidade, visto que obviamente não procurei nem vou procurar estatísticas.
A Weltanschauung da Coréia do Norte por exemplo é o(a?) Juche. Isso nada tem a ver com a gente caminhar em Pyongyang e ter a impressão de que haja muitas ou poucas farmácias abertas pra rua.
Assim como a cognição pode não ser a realidade. Isso vem de uma linha de pensamento, usou de sua forma de pensar. Visão de mundo são valores fundamentais como descrito por você.
Se eu tenho a impressão de que nas cidades alemãs tem menos farmácias que nas cidades brasileiras, isso não é "valor" nenhum. É só uma impressão.
Se eu achasse que a estátua do Cristo Redentor é torta isso seria um "valor" (filosófico) meu
Mas aí que está: isso é uma avaliação de seu subconsciente sobre algo. Uma intuição como você diz. Isso vem da sua visão de mundo. É soma integrada dos valores fundamentais de um homem. É uma avaliação subconsciente que fazemos do ser humano e da existência, e que estabelece a natureza das nossas reações emocionais e a essência do nosso caráter.
Não vem primeiramente de nossas convicções explícitas - é algo formado subconscientemente, baseado em nossas experiências pessoais, e que pode estar ou não em harmonia com nossas opiniões conscientes.
Mesmo sem entender nada a respeito de filosofia, ao longo da vida um homem tem que fazer escolhas, formar uma opinião a respeito dele próprio e do mundo ao seu redor (em particular de sua capacidade de lidar com o mundo). Através de suas conclusões, ele chega a um sentimento generalizado em relação à existência - uma emoção básica que está por baixo de todas as suas experiências.
Embora suas conclusões sejam baseadas em suas experiências particulares, elas acabam se tornando um sentimento generalizado a respeito do universo como um todo.
Como as conceituações são diferentes, não vamos chegar a lugar nenhum.
De Frankfurt já arrumei dados ref. fevereiro 2016: 169 farmácias.
[Fonte: Hessischen Apothekerverbandes e.V.]
733000 habitantes
248 km²
A impressão se relaciona a área e não farmácias por habitante, claro.
Visão de mundo não se discute, se admite.
Agora virou importante comparar número de farmácias, mudou de ideia de ontem pra hoje hein? Lembrando que existem Mercados e outros estabelecimentos com Drogarias (isto nos Estados Unidos), mas tem a política de cada local:
https://en.wikipedia.org/wiki/Pharmacies_in_the_United_States
[Die Kennzahlen der medizinischen Versorgung weisen in Frankfurt auf eine geringe Versorgungsdichte hin. Bei einer Apothekendichte von 4.061 Einwohnern je Apotheke werden jeweils 129 Einwohner mehr versorgt als im Durchschnitt der kreisfreien Städte (3.932 Einwohner/Apotheke).]
Não mudei de ideia nenhuma. S/Pessoa é que pos essa tal Weltanschauung que nada tem a ver com o tema.
Mas respeito seu entendimento acerca desse conceito, e então não vamos ficar num looping ∞
— é
— não é
— é
...
Ctrl-Alt-Del
Há no segmento uma preferência pelos pontos de esquina. É o fenômeno das cornershops, uma estratégia para ter maior visibilidade e atrair os consumidores que ziguezagueiam em busca de ofertas e descontos. Nessa disputa, entram também as garrafas de chá e café, as cadeiras de espera, estacionamento e até brinquedoteca. Com 694 farmácias e drogarias, Porto Alegre tem um estabelecimento para cada 2,1 mil habitantes.
O modelo de negócio inspirado nas drugstores norte-americanas é alvo de críticas. O médico José Ruben Bonfim, coordenador da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime), defende que as farmácias e drogarias deixem de ser estabelecimentos comerciais, que também vendem produtos de higiene e beleza, e sejam apenas estabelecimentos de saúde.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2017/05/entenda-por-que-o-brasil-tem-uma-overdose-de-farmacias-9786800.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2017/05/entenda-por-que-o-brasil-tem-uma-overdose-de-farmacias-9786800.html
É como eu disse visão de mundo não se discute, se admite. Usar contextualização de terceiros também é visão de mundo. Você contextualiza muitas vezes com base na visão de mundo.
Esqueça todo resto da minha "impressão" generalizada e faz-de-conta que eu disse ontem ter a impressão de que tem mais farmácias em POA (cuja conheço) que em Frankfurt (cuja conheço tb. claro).
Isso seria uma "visão de mundo" (ou seja: um conceito, valor) minha
Eu digo que NÃO.
Mas vou parar por aqui porque não vou ficar num looping.
Se quiser "ganhar a discussão" por ficar com a última palavra, sem problemas.
Obs: note que não estou tentando "apelar" usando esse caso particular — Frankfurt me veio na cabeça só como um exemplo de cidade não-brasileira pra fixar idéias — e tentando generalizar pra me "dar razão".
Não! M/impressão pode bem estar errada na sua generalização.
Eu digo que o comparativo teria que ter mais avaliações, você está ignorando variáveis diversas. Mas respeito conclusão baseada em visão de mundo, só que não concordo. Mesmo que você conheça ambas as cidades, sair usando ambas não coloca a parte todas. Bem como Nilópolis que conheço bem e vivo, tanto que usei como comparação a sua retórica que no centro é onde tem mais e nos locais mais afastados são poucas. Ainda mostrei um artigo que mostra que elas se concentram no centro por diversos fatores.
Daríamos para discutir horas e horas ao compararamos Brasil com outros países.
Poderia também colocar aqui em pauta a minha experiência com o SUS e medicamentos que o governo supostamente disponibiliza a população.
Usou isso mais por birra mesmo, normal. Não estou aqui para ganhar debate e sim procurar a verdade sobre algo sem interferência de visão de mundo.
Não imagina, tanto que citei os Estados Unidos que tem uma política quanto a estes estabelecimentos diferente e tem bastante Drugstores por lá. Mas ignorou e preferiu concentrar-se no que conhece, normal de qualquer um que fomenta opinião com base numa visão de mundo.
Fonte: OECD iLibrary
Health at a Glance 2015
10. Pharmaceutical sector
Pharmacists and pharmacies
(*) estimativa
Spain 2119,992
Japan 2223,21
Belgium 2278,423
Korea 2394,063
Ireland 2665,245
Poland 2801,12
France 2937,72
Turkey 3177,629
Italy 3340,013
Portugal 3573,981
Canada 3739,716
Germany 3976,143
Hungary 4240,882
Austrália 4321,521
United Kingdom 4531,038
Switzerland 4688,233
Áustria 6480,881
Norway 6675,567
Finland 6724,95
Sweden (*) 7535,795
Netherlands (*) 8576,329
United States (*) 9881,423
Israel 16806,72
Denmark 25773,2
Iceland (*) 4940,711462
Note que a média espanhola se compara a POA...
Mais uma curiosidade do site que tu me passou:
Os sistemas nacionais de saúde em
perspectiva comparada
Alemanha, Inglaterra e Espanha apresentam regimes
de welfare diferenciados 13,22, e na saúde
representam duas modalidades principais de
intervenção estatal: modelos bismarckiano de
seguro social e beveridgiano de serviço nacional
de saúde (Tabela 1).
Na Alemanha, a proteção social à saúde é garantida
pelo Seguro Social de Doença de afilia-
ção compulsória, dependente da participação no
mercado de trabalho e contribuições solidárias
de trabalhadores e empregadores proporcionais
aos salários 23 e, atualmente, cobre 89% da população.
No Reino Unido, o National Health Service
(NHS), criado em 1948, de acesso universal
com base na cidadania e financiamento fiscal,
garante cobertura gratuita a toda população, em
estrutura tradicionalmente pública única e centralizada.
Foi, todavia, descentralizado em 2004
para os quatro países do Reino Unido e os atuais
NHS da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda
do Norte apresentam distintas peculiaridades
24. Assim, o caso analisado neste artigo é o
NHS da Inglaterra. Na Espanha, após longo período
ditatorial, a Constituição promulgada em
1978 definiu o direito universal à atenção à saú-
de e, em 1986, foi criado o Sistema Nacional de
Salud (SNS), um serviço nacional de saúde de
financiamento fiscal e acesso universal, descentralizado
para as 17 Comunidades Autônomas
(esfera estadual) 25,26,27.
https://economiadeservicos.com/2016/02/25/brasil-possui-o-sistema-de-saude-mais-ineficiente-do-mundo/
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2016
Pelo que pude entender o sistema da Alemanha funciona por financiamento obrigatório e é misto entre particular e privado, já o nacional necessita da complementação do sistema privado apesar de tentar ter um sistema de saúde, o que realmente condiz com a realidade.
Ranking gastos com saúde:
[img]https://i0.wp.com/economiadeservicos.com/wp-content/uploads/2016/02/gráfico6.png[/img]
Opa, não me expressei bem: No caso você citou países Europeus com extensões territoriais menores que o Brasil. Os Estados Unidos seria uma comparação mais justa.
Porém deveria levar em conta o sistema de saúde de cada país, no que ele se apoia regulamentação quanto a medicamentos/ estabelecimentos... É isso que venho tentado apoiar minha narrativa.
SÓ ISSO.
Não tinha a mínima intenção de iniciar uma tese a nível de pós doutorado sobre Sistemas de Saúde Nacionais comparados; se o NHS deve continuar reconhecendo homeopatias &c. &c.
E, SIM Sr. Pecival: eu SEI que n'alguns lugares médicos vendem medicamentos diretamente &c.
Eu também sei que existem.
Interessante que na postagem da notícia fala mais da região Sul, sem dados concretos de outros estados.
Também da mesma forma que peguei aquele explicando a quantidade de farmácias dos EUA, que tem mais estabelecimentos desse porte que países Europeus devido a sua extensão territorial, entenda.
Engraçado que você não queria discutir isso e até que ponto chegamos.
Obs: achei aqui 74.500 farmácias espalhadas pelo Brasil:
blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/o-brasil-tem-74500-farmacias.html
Nos EUA segundo a Wikipedia:
There are approximately 67,000 pharmacies in the United States. Almost half (33,000) are located within drug stores, grocery stores, hospitals, department stores, medical clinics, surgery clinics, universities, nursing homes, prisons, and other facilities. The remaining pharmacies are considered to be independent or privately owned. The top 25 pharmacy chain stores represent about 28,000 pharmacy locations in the U.S. and employ about 46,000 on-staff pharmacists. California has 5,560 pharmacies, the most of any state. Texas, New York, Florida and Pennsylvania round out the top five states for pharmacy locations.[1]
Sua localização não significa necessariamente uma em cada esquina, elas se concentram mais em grandes centros urbanos e em áreas comerciais. E elas não se dedicam somente a venda de medicamentos, como mostrado no outro artigo e como são as daqui . Assim como o modelo Americano de venda de remédios.
AMERICA
Então teremos 306000000 (de almas) / 67000 = 4567 habitante / farmácia
Cá teremos 208000000 / 74500 = 2792
Δ +63%
M/IMPRESSÃO tava certa
Simplificadamente acho que pode-se considerar NY + Jersey; Chicago; Boston; S. Francisco; DC... como equivalentes ao Grande Rio, SAO, POA em termos de densidade habitacional. Que é o que causa a "impressão" pro viandante, claro.
Então se se admitir essa proporção média de farmácias por habitante...
Claro que aquele outro tipo típico de cidade americana feita pra andar de carro espraiadas por milhas mais milhas aí não dá pra se comparar visualmente com o as cidades daqui.
Não consegui ler O Globo (tem que ter cadastro) mas seria interessante ver se estão inclusas as farmácias hospitalares/ambulatoriais como é o causo das 67000 americanas. Pois essas evidentemente não influem na "impressão". Tanto entendí que pus uma tabela pro rata (per capita)