Pelo que percebí a matéria é da RBS que é uma rede de comunicações sulista, e o foco era POA e o próprio RS pra comparação.
AMERICA
Então teremos 306000000 (de almas) / 67000 = 4567 habitante / farmácia
Cá teremos 208000000 / 74500 = 2792
Δ +63%
M/IMPRESSÃO tava certa
Simplificadamente acho que pode-se considerar NY + New Jersey; Chicago; Boston; S. Francisco... como equivalentes ao Grande Rio, SAO, POA em termos de densidade habitacional. Que é o que causa a "impressão" pro viandante, claro.
Então se se admitir essa proporção média de farmácias por habitante...
Claro que aquele outro tipo típico de cidade americana feita pra andar de carro espraiadas por milhas mais milhas aí não dá pra se cpomparar visualmente com o Brasil.
Também da mesma forma que peguei aquele explicando a quantidade de farmácias dos EUA, que tem mais estabelecimentos desse porte que países Europeus devido a sua extensão territorial, entenda
Tanto entendí que pus uma tabela pro rata (per capita)
Exatamente seu raciocínio fica melhor quando levamos em contra os EUA devido a extensão territorial e sua política de saúde melhor que a Brasileira, somente copiamos o modelo de negócio. Lembrando que bairros afastados do centro não tem tanta farmácia. Aqui onde trabalho (Figueira) tem 2. Enquanto o Centro de Duque de Caxias tem mais estabelecimentos. Assim como citei Nilópolis onde bairros mais afastados do centro tem Drograrias em alguns pontos, mas dificeis de serem encontradas. Estão ali pra suprir quem não pode se descolar ao centro e tem pressa em obter algum medicamento em falta. Isso sem contar os entregadores em domicilio que facilitam justamente os que não podem sair de casa e moram longe.
Não: meu "raciocínio" se baseou mesmo no causo alemão — não necessariamente em Frankfurt, bien sûr...— pois eu em precisando duma farmácia lembro de ter vagado algum tempo e depois acabei perguntando na portaria do hotel.
Não me lembro onde se sucedeu isso. Frankfurt foi só porque me veio na cabeça pra dar "concretude" à exemplificação abstrata.
Aí não precisa: se sai à toa e já se tropeça em várias.
Mas repito: só IMPRESSÃO SEM QUALQUER TIPO DE PRETENSÕES À CIENTIFICIDADE.
Mas pelo que vejo as matérias são unânimes em confirmar que tem "muita farmácia" por cá, certo
Ainda desconfio, até porque sabemos que os EUA é grande e tem mais o menos o número de farmácias quanto ao Brasil.
Ainda assim era uma visão de mundo sua, assim como tinha a minha exemplificação. Quanto a ter demais ou de menos dentro do sistema que vivemos é algo até essencial nos casos de necessidade de um medicamento mesmo que seja um Vick da vida, aliás só encontramos isso em farmácias certo? Aliás acredito que muitos aqui dependeram de farmácias nos momentos de enfermidade até porque nunca se supriu essa deficiência de medicamentos vindo do governo, ainda mais quem era criança nos anos 80, 90.
Mesmo com o número excessivo de estabelecimentos, eles não se parecem em nada com os que tinha antigamente em sua maioria: vendem de tudo um pouco - produtos de higiene pessoal, alguns snacks, suplementos alimentares para atletas... varia de acordo com a política do estabelecimento como disse o @Fernando_Silva .
É impressionante mesmo!
Em outros lugares pra achar uma farmácia só pedindo endereço na portaria do hotel ou lobrigando na INTERNET. Cá se caminha alguns passos aleatoriamente e já tropeça n'alguma farmácia!
Tudo aquilo que é de grande necessidade e vende muito tem 99,9% de chances de acabar na formação de algum cartel ou máfia, como você disse. Aqui no Brasil formamos médicos que não sabem qual perna é a direita e qual é a esquerda e acaba amputando a perna errada...
As pessoas têm variações múltiplas e tendem ao infinito, o que quer dizer que o remédio X não pode ser usado no cicrano porque ele é alérgico ao principio ativo (eu não posso tomar aspirina, dipirona, diclofenaco e mais trocentos outros medicamentos que tenham essas coisas. Só posso tomar paracetamol se tiver febre e dor de cabeça e cortizoides se tiver inflamação... e agora a artrose resolveu me mandar aviso geral.
Xingaram o Varela porque ele não falou bem de fitoterapia e nem de "remédios naturais". Mas o cara esta certo, pois os estudos sobre isso são muito empíricos e uma planta que produz o princípio ativo na Amazônia não o produz o Rio Grande do Sul. É como a coca: ela só produz cocaína em grandes altitutes e na zona equatorial. Aqui, se for plantada, não dá nada.
Tem muito a ser feito, mas enquanto não formarmos alunos que saibam ao menos ler e escrever em vez de sair dizendo que Marx era profeta, não iremos longe.
temos varios niveis de profissionais alguns medicoi de fato não entendem nada da composição do medicamento que indicam, apenas confiam no que , os representantes dos laboratórios lhes dizem.
ja outros tem sim conhecimentos bioquimicos e sabem de que forma atuam tais medicamentos!
ja a questão da educação é simples, participoamos de uma sociedade "permissiva sem limites" desde o berço tudo pode, baseado na conspiraçõa do falso vitimismo.
resultado não ha regras , nem respeito e nenhuma motivação para "querer" aprender e o resultado óbvio é a miséria e violencia atual, caminhando para o fundo do poço!
devemos nos ater a discursos dos politicamente corretos em ritimo de releição
Exceto por uma meia dúzia de gatos pingados, não sobrou ninguém para fazer discurso politicamente correto sem ter de sentar em cima do próprio rabo e falar do rabo dos outros. O PT fez alianças espúrias com o zolicarcas, com o zempreiteiros, com o zempresários, com o zagropecuaristas, com o zinvestidores... Tudo para garantir a grana que manteria o partido no pudê populá definitivamente. Agora, vamos ter um bando de ladrões querendo ensinar moral a mesmo bando de ladrões.
perderam a vergonha de vez, é triste ver pessoas aceitando o errado como se fosse uma coisa natural.
por exemplo ontem um jornalista entrevistando o Rodrigo Maia quis ser ironico dizendo que os que o acusam de falta de parceria com o governo Temer estavam sendo injusto!
quando na verdade deveria dizer que ele sempre foi conivente com o presidente corrupto, que estamos vivenciando a era de um governo ladrão governando e fazendo leis para beneficiar ladrões.
no programa 3x1 da JP, discutian quem deveria financiar a próxima campanha dos atuais corruptos, se o dinheiro publico ou dos empresarios?
Fala sério! pagarmos impostos para Financiar campanha de ladrões que só parasitam a sociedade? ou vender o governo aceitando finacimento dos empresarios? a que nivel chegamos na aceitação do absurdo como "sendo normal"!
a midia deveria sim é estar divulgando o nome dos politicos safados que vendem seus votos para manter a corrupção Temer, em detrimento de uma melhor economia e mais dignidade para seus contribuintes!
precisamos é de uma campanha contra toda essa quadrilha ser expulsa do congresso nacional nas proximas eleições!
outro absurdo o ministerio publico resolveu por fim na roubalheira do seu Aéisso (mesmo) do psdb punindo com a pesada pena de não poder continuar chefiando sua quadrilha dentro do senado, apenas recebendo seu modesto salario de senador descansando na sua residencia.
no que o senado logo tomou partido em defender um ladrão comprovado, sob alegação de "presunção de inocência"
é o que eu digo governo de ladrões fazendo leis para se auto protegerem, ou seja tiram do ministério o poder de punir bandidos sejam eles eleitos ou não, alias se fossemos um pais serio a pena deveria ser exemplar para funcionarios publicos e eleitos!
outra coisa absurda é a forma "natural" como se divulga que o presidente corrupto Temer usa dinheiro publico para comprar votos de deputados corruptos!
vi um deles no jornal afirmando que havia trocado o seu voto por liberação de verbas para sua cidade e vai saber se mente apenas pensando na releição! ou seja ganha votos na sua cidade e ainda enfia todo dinheirro no bolso!
Esta organizaçõa criminosa governamental simplesmente esta legalizando o crime politico do tipo comprar votos, vender o governo para empresarios.
sem falar que um condenado só ira ser preso na após 100a instancia de recurso, tai o Romero Jucá com trocentos processos, o Dep Paulo Maluco ja condenado que irão ficar livres e impunes recorrendo até prescrever seus assaltos aos cofres publicos!
Esta constituição caduca deve ser reformulada urgentemente, fala sério Brasil!
Fernando_Silva disse: É uma impressão acerca do n° de farmácias existentes nas ruas das cidades. Ou, claro, isso sim: uma "visão" dos letreiros delas
Acabei QUASE me irritando
Os jovens podem achar excessivo o número de farmácias, mas, depois de uma certa idade, a gente se torna grande consumidor de medicamentos.
Se há tantas farmácias, é porque há clientes, suponho eu, ainda mais em bairros com grande concentração de idosos, como é o caso de Tijuca, Méier e Copacabana.
Também já reparei que elas não são iguais. Às vezes, só uma delas tem um determinado produto ou medicamento. Se eu tivesse que depender de uma única farmácia, teria problemas.
sim o corpo começa falhar anunciando que o processo de decomposição se aproxima é a vida, mas a dependencia tambem é estimulada por um cartel de laboratórios na sua maioria de multinacionais a verdade é que fazem remédio para tudo, custa muito caro e alguns são de eficiência duvidosa!
eu moro em um bairro da periferia em um raio de 2km existem 4 famarcia a cada 300 metros uma, pizzaria temos tambem 4 tambem nas mesmas condições!
deve ser mesmo um negócio bem lucrativo!
Seu Gorducho
4061 habitantes / farmácia lá em Frankfurt.
[Die Kennzahlen der medizinischen Versorgung weisen in Frankfurt auf eine geringe Versorgungsdichte hin. Bei einer Apothekendichte von 4.061 Einwohnern je Apotheke werden jeweils 129 Einwohner mehr versorgt als im Durchschnitt der kreisfreien Städte (3.932 Einwohner/Apotheke).]
Não mudei de ideia nenhuma. S/Pessoa é que pos essa tal Weltanschauung que nada tem a ver com o tema.
Mas respeito seu entendimento acerca desse conceito, e então não vamos ficar num looping ∞
— é
— não é
— é
...
Ctrl-Alt-Del
antes de se aventurar debater com o forista Percival recomendo estudar o personagem
Os jovens podem achar excessivo o número de farmácias, mas, depois de uma certa idade, a gente se torna grande consumidor de medicamentos.
Se há tantas farmácias, é porque há clientes, suponho eu, ainda mais em bairros com grande concentração de idosos, como é o caso de Tijuca, Méier e Copacabana.
Também já reparei que elas não são iguais. Às vezes, só uma delas tem um determinado produto ou medicamento. Se eu tivesse que depender de uma única farmácia, teria problemas.
Oi Fernando, vc tem razão em suas observações.
A farmácia vem se preparando (na medida do possível) para o grande contingente cada vez maior segundo dados estatísticos a cerca do envelhecimento da população brasileira e mundial...
Principalmente agora com a possibilidade da prescrição farmacêutica. Nossa responsabilidade já era bem grande, agora vamos assumir maior responsabilidade social.
Eu por exemplo, terminei minha faculdade em Dezembro passado e já estou em cursos de especialização.
Nós farmacêuticos (falo pela minha classe), estudamos muito.
Justamente para não acontecer o que o Botânico falou... Evitar o minimo de erro possível.
Sobre a questão da quantidade de Farmácias até como citaram o Criaturo, o Gorducho e o Percival ponderando...
Então... Existem estabalecimentos farmacêuticos com finalidades diferentes.
Nas farmácias comunitárias... Uma farmácia de bairro (chamadas comunitárias) podem se diferenciar ... Assim, uma farmácia comercial (comunitária) é diferente de uma Drogaria que é diferente de Farmácia de manipulação, etc, etc...
Hoje estamos mais preparados para a atenção farmacêutica e levamos muito a sério a assistência farmacêutica.
O OTC (over the counter), é uma prática comum junto a população que frequenta as farmácias, principalmente pacientes com doenças crônicas, sempre houve a busca pela automedicação...
Atualmente temos uma clientela cada vez mais informada e que busca sanar suas dores e mal-estar, isso acaba levando a essa prática.
Justamente por isso que hj na classe farmacêutica falamos muito em minimizar os efeitos negativos do uso indiscriminado dos MIP's (medicamentos isentos de prescrição).
Falou... falou... me diga por sua PERCEPÇÃO, IMPRESSÃO, sem compromisso com dados estatísticos formais: (say) nas cidades de Portugal ou França (onde mora S/irmã, certo?) tem
☐ -
☐ =
☐ +
farmácias comerciais abertas ao público (nas veredas ou shopping centers...) que (say) aonde mora ou no Rio...
Claro: farmácias "fechadas" de hospitais, clínicas ou postos de saúde não influem na percepção do viandante casual.
Gorducho e Percival... Vcs falaram cada um sob um ponto de vista, embora tenha a mesma finalidade.
Um comércio pode ser diferente em muitas finalidades como eu citei acima ao Fernando.
Os modelos comerciais farmacêuticos da Europa são diferentes dos modelos americanos, bem como em países como China e Brasil...
Pasme, nós, o Brasil bem como a China somos considerados como Farmaemergentes...
Esse grupo é considerado os maiores responsáveis pelo crescimento sustentável do segmento farmacêutico.
O Percival falou sobre o ponto de vista de pai. Pois procurar farmácia dependendo do horário é complcado...
São dois "pólos" de atenção... As crianças e os idosos, nesses grupos podeser mais comum haver o uso do que chamamos de polifarmácia, politerapia. É necessário muita atenção no uso de terapias com o uso de dois ou mais medicamentos.
@Silvana você ao menos está conseguindo chegar aonde eu quero. Por aqui hospital é algo muito burocrático para atender ainda mais no SUS. Tenho como vivência a catarata da minha mãe que devido a imensa burocracia poderia ter ficado cega, sorte de uma amiga dela ter ajudado pagando a cirurgia.
Talvez seja por isso que por aqui os farmacêuticos acabam pegando a responsabilidade que muitas vezes deveriam ser dos médicos em casos mais simples. Aqui se tem o costume de tratar uma febre com uma medicação padrão a gente só se lembra de procurar um médico quando a coisa não melhora.
Isso porque moro no centro do município lugares mais distantes do centro a coisa é bem mais complicada, apesar de ter uma Upa em lugares distantes, muitas vezes esse atendimento é precário ou demorado. Além de faltar infra estrutura para um atendimento melhor.
Por isso a propaganda sempre frisa: "Ao persistir os sintomas o médico deverá ser consultado".
O modelo da Europa é muito diferente do daqui lá o setor público é como um plano de saúde onde você tem os serviços de acordo com uma taxa fixa a ser paga por dependente, pelo que eu entendi. Você pode optar pelo modelo particular, mas parece que em alguns casos você não pode nem utilizar o público porque você fica preso a somente atendimento de estabelecimentos particulares.
Já no Canadá é misto, funciona como um plano com co participação entre entidades públicas e particulares pelo que eu li.
Quanto a estabelecimentos autorizados a venda de remédios é algo que não achei em minhas pesquisas, mas o Brasil copia o modelo americano de Drugstores o que posso concluir que se utilize de uma comercialização parecida.
Puxa! Isso é quié literalmente ficar encima do muro
DESDE ALGUNS DIAS EXPERENCIO RETROCESSO EM 1 PALAVRA AO SE DAR ESPAÇO NO EDITOR.
I.E.: PULA PRA TRÁS 1 PALAVRA!
EM MODO SOURCE FUNCIONA NORMALMENTE.
NINGUÉM EXPERENCIOU ESTE (BIZARRO) PROBLEMA
DESDE ALGUNS DIAS EXPERENCIO RETROCESSO EM 1 PALAVRA AO SE DAR ESPAÇO NO EDITOR.
I.E.: PULA PRA TRÁS 1 PALAVRA!
EM MODO SOURCE FUNCIONA NORMALMENTE.
NINGUÉM EXPERENCIOU ESTE (BIZARRO) PROBLEMA?
O editor tem alguns problemas, mas este eu ainda não notei.
Gorducho disse: farmácias comerciais abertas ao público (nas veredas ou shopping centers...) que (say) aonde mora ou no Rio...
Claro: farmácias "fechadas" de hospitais, clínicas ou postos de saúde não influem na percepção do viandante casual.
Sim. As farmácias que ficam dentro de institutos e hospitais só fornecem medicamentos em sua maioria aos pacientes internados ou que estejam sobre pesquisa, ou controle de alguma doença cronificada e que possa ser trasmissível.
Sobre o aspecto de seu questionamento...
Podemos falar a grosseiro modo... Farmácias do segmento varejistas.
Gorducho disse: Falou... falou... me diga por sua PERCEPÇÃO, IMPRESSÃO, sem compromisso com dados
estatísticos formais: (say) nas cidades de Portugal ou França (onde mora S/irmã, certo?) tem
☐ - ☐ = ☐ +
hahahahaha
Vc está falando com uma dra. do setor ... Não dá para buscar dados sem nenhum fundamento. ;)
Gorducho, vamos fazer uma análise "grosseira", seguindo uma base qualitativa simplificada...
Território comparativo: Portugal = [92.212 km²] X Pernambuco [98.311 km²] -> (Brasil) >>> Fonte [2] <<<
Em bases comparativas, Pernambuco tem mais 865 Farmácias que Portugal embora os dados tenham base em anos diferentes. Os valores de Portugal são mais antigos.
Portugal, tem uma legislação que difere um pouco da Brasileira... Portugal possui um Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de Agosto, que possui uma concepção diferente para o comércio varejista de farmácias.
Não sei bem se o termo que eles usam para CONCURSO (Vou tentar tirar essa dúvida mais adiante perguntando a parentes que lá vivem) seguiria como uma licença de liberação como ocorre em cartórios públicos aqui no Brasil.
Enfim...
O fato é que no Brasil temos um problema que causa um agravamento na saúde pública... Tem relação com a dificuldade do programa da farmácia popular, referente ao acesso da camada mais pobre da população ao auxílio governamental para a aquisição de medicamentos, principalmente para as terapias crônicas.
Então. Podemos observar mesmo sem ter a presença de Portugal neste gráfico, o motivo pelo qual a concorrência de farmácias auxilia em alguns casos no controle dos preços de medicamentos ...
Gorducho, o Percival disse em linhas gerais que quanto maior o número de farmácias em Países como o nosso, melhor para a população que consegue pesquisar preços...
Considerado farmacoemergentes (Brasil e China) >>> Fonte [4] <<<
Fernando Silva disse: Na verdade, o que eles dizem é: "Aopersistireosintomasomédicodeveráserconsultado".
hahahahahahaha
Isso quando não falam rápido, tão rapido, tão rápido (estou frisando) que a gente acha ter ouvido mandarim... rsrsrs
Fernando vc e o Percival esqueceram de mencionar também... Consulte também o farmacêutico...
Só para esclarecer melhor. Um sintoma/sinal (manifestado através de evidências) pode esconder uma causa mais complexa...
Ingerir medicamentos (automedicação) sem um diagnóstico definido (orientação médica ou farmacêutica) para a maioria dos sintomas dos chamados males menores, onde a causa é autoevidente, tudo bem...
O complicado por exemplo é ficar tratando feridas nas pernas por mais de 120 dias e vc encontrar alguns profissionais que insistem que é pêlo inflamado.
Quando na verdade pode ser uma diabetes ainda não diagnosticada.
Por isso a importância da procura de ajuda especializada.
Sim. As farmácias que ficam dentro de institutos e hospitais só fornecem medicamentos em sua maioria aos pacientes internados ou que estejam sobre pesquisa, ou controle de alguma doença cronificada e que possa ser trasmissível.
Isto quando o tem, infelizmente.
Quanto aos links, eu tô lendo agora os sobre as farmácias Portuguesas: lá eles são muito mais rígidos, farmácia só vende remédio e não se dedica a artigos de perfumaria como aqui (só quando são marcas de confiança, segundo o artigo). Também, segundo o artigo, as pessoas não vão em busca de produtos de academia, existem lojas especializadas. Provavelmente isso influi em não ter muitos estabelecimentos.
Só para esclarecer melhor. Um sintoma/sinal (manifestado através de evidências) pode esconder uma causa mais complexa...
Ingerir medicamentos (automedicação) sem um diagnóstico definido (orientação médica ou farmacêutica) para a maioria dos sintomas dos chamados males menores, onde a causa é autoevidente, tudo bem...
O complicado por exemplo é ficar tratando feridas nas pernas por mais de 120 dias e vc encontrar alguns profissionais que insistem que é pêlo inflamado.
Quando na verdade pode ser uma diabetes ainda não diagnosticada.
Por isso a importância da procura de ajuda especializada.
Mais um ponto que eu queria chegar, geralmente até a gente procurar ajuda médica acabamos por nos automedicar mesmo quando sintomas se parecem com doenças que tivemos anteriormente o médico avaliou como X. Até mesmo para um alívio até podermos ser atendidos pelo serviço público de saúde.
Sim. Depende do que e onde se procura... A UFRJ no setor de farmácia distribui medicamentos manipulados para vários tipos de tratamentos complexos... São muito caro mesmo...
O problema é se deslocar até lá... Fica caro tbm, dependendo de onde se mora dentro do estado do Rio.
Percival disse: Quanto aos links, eu tô lendo agora os sobre as farmácias Portuguesas: lá eles são muito mais rígidos, farmácia só vende remédio e não se dedica a artigos de perfumaria como aqui (só quando são marcas de confiança, segundo o artigo). Também, segundo o artigo, as pessoas não vão em busca de produtos de academia, existem lojas especializadas. Provavelmente isso influi em não ter muitos estabelecimentos.
Sim. Isso influencia em algumas situações e regiões...
Por exemplo...
Em centros onde a população tem um poder aquisitivo maior, a procura por medicamentos genéricos é minima... rs
Aqui na baixada em bairros mais pobres, quando vc chega no balcão se vc não disser que quer um medicamento de marca os atendentes já pegam na prateleira os genéricos, isso já é automático.
O Farmacêutico que trabalha na zona sul (ex.: Urca, Ipanema, etc) quando é transferido (se trabalhar em uma rede) para a zona norte ou baixada já sente logo a diferença cultural e econômica da clientela.
Percival disse: Mais um ponto que eu queria chegar, geralmente até a gente procurar ajuda médica acabamos por nos automedicar mesmo quando sintomas se parecem com doenças que tivemos anteriormente o médico avaliou como X. Até mesmo para um alívio até podermos ser atendidos pelo serviço público de saúde.
Sim. É verdade. Por isso a importância de se consultar um farmacêutico em algumas situações...
Pois vc já foi diagnosticado sobre aqueles sintomas que reaparecem, mas até poder procurar auxílio médico, vc também pode estar fazendo uso de outro medicamento que na outra vez não estava... Daí vem a origem das RAM's e as complicações das interações medicamentosas. E ainda tem a necessidade de receituário controlado, etc...
Comentários
Exatamente seu raciocínio fica melhor quando levamos em contra os EUA devido a extensão territorial e sua política de saúde melhor que a Brasileira, somente copiamos o modelo de negócio. Lembrando que bairros afastados do centro não tem tanta farmácia. Aqui onde trabalho (Figueira) tem 2. Enquanto o Centro de Duque de Caxias tem mais estabelecimentos. Assim como citei Nilópolis onde bairros mais afastados do centro tem Drograrias em alguns pontos, mas dificeis de serem encontradas. Estão ali pra suprir quem não pode se descolar ao centro e tem pressa em obter algum medicamento em falta. Isso sem contar os entregadores em domicilio que facilitam justamente os que não podem sair de casa e moram longe.
Não me lembro onde se sucedeu isso. Frankfurt foi só porque me veio na cabeça pra dar "concretude" à exemplificação abstrata.
Aí não precisa: se sai à toa e já se tropeça em várias.
Mas repito: só IMPRESSÃO SEM QUALQUER TIPO DE PRETENSÕES À CIENTIFICIDADE.
Mas pelo que vejo as matérias são unânimes em confirmar que tem "muita farmácia" por cá, certo
Ainda assim era uma visão de mundo sua, assim como tinha a minha exemplificação. Quanto a ter demais ou de menos dentro do sistema que vivemos é algo até essencial nos casos de necessidade de um medicamento mesmo que seja um Vick da vida, aliás só encontramos isso em farmácias certo? Aliás acredito que muitos aqui dependeram de farmácias nos momentos de enfermidade até porque nunca se supriu essa deficiência de medicamentos vindo do governo, ainda mais quem era criança nos anos 80, 90.
Mesmo com o número excessivo de estabelecimentos, eles não se parecem em nada com os que tinha antigamente em sua maioria: vendem de tudo um pouco - produtos de higiene pessoal, alguns snacks, suplementos alimentares para atletas... varia de acordo com a política do estabelecimento como disse o @Fernando_Silva .
OH Seu Gorditho!
resolveu dar as caras! rs
temos varios niveis de profissionais alguns medicoi de fato não entendem nada da composição do medicamento que indicam, apenas confiam no que , os representantes dos laboratórios lhes dizem.
ja outros tem sim conhecimentos bioquimicos e sabem de que forma atuam tais medicamentos!
ja a questão da educação é simples, participoamos de uma sociedade "permissiva sem limites" desde o berço tudo pode, baseado na conspiraçõa do falso vitimismo.
resultado não ha regras , nem respeito e nenhuma motivação para "querer" aprender e o resultado óbvio é a miséria e violencia atual, caminhando para o fundo do poço!
perderam a vergonha de vez, é triste ver pessoas aceitando o errado como se fosse uma coisa natural.
por exemplo ontem um jornalista entrevistando o Rodrigo Maia quis ser ironico dizendo que os que o acusam de falta de parceria com o governo Temer estavam sendo injusto!
quando na verdade deveria dizer que ele sempre foi conivente com o presidente corrupto, que estamos vivenciando a era de um governo ladrão governando e fazendo leis para beneficiar ladrões.
no programa 3x1 da JP, discutian quem deveria financiar a próxima campanha dos atuais corruptos, se o dinheiro publico ou dos empresarios?
Fala sério! pagarmos impostos para Financiar campanha de ladrões que só parasitam a sociedade? ou vender o governo aceitando finacimento dos empresarios? a que nivel chegamos na aceitação do absurdo como "sendo normal"!
a midia deveria sim é estar divulgando o nome dos politicos safados que vendem seus votos para manter a corrupção Temer, em detrimento de uma melhor economia e mais dignidade para seus contribuintes!
precisamos é de uma campanha contra toda essa quadrilha ser expulsa do congresso nacional nas proximas eleições!
outro absurdo o ministerio publico resolveu por fim na roubalheira do seu Aéisso (mesmo) do psdb punindo com a pesada pena de não poder continuar chefiando sua quadrilha dentro do senado, apenas recebendo seu modesto salario de senador descansando na sua residencia.
no que o senado logo tomou partido em defender um ladrão comprovado, sob alegação de "presunção de inocência"
é o que eu digo governo de ladrões fazendo leis para se auto protegerem, ou seja tiram do ministério o poder de punir bandidos sejam eles eleitos ou não, alias se fossemos um pais serio a pena deveria ser exemplar para funcionarios publicos e eleitos!
outra coisa absurda é a forma "natural" como se divulga que o presidente corrupto Temer usa dinheiro publico para comprar votos de deputados corruptos!
vi um deles no jornal afirmando que havia trocado o seu voto por liberação de verbas para sua cidade e vai saber se mente apenas pensando na releição! ou seja ganha votos na sua cidade e ainda enfia todo dinheirro no bolso!
Esta organizaçõa criminosa governamental simplesmente esta legalizando o crime politico do tipo comprar votos, vender o governo para empresarios.
sem falar que um condenado só ira ser preso na após 100a instancia de recurso, tai o Romero Jucá com trocentos processos, o Dep Paulo Maluco ja condenado que irão ficar livres e impunes recorrendo até prescrever seus assaltos aos cofres publicos!
Esta constituição caduca deve ser reformulada urgentemente, fala sério Brasil!
eu moro em um bairro da periferia em um raio de 2km existem 4 famarcia a cada 300 metros uma, pizzaria temos tambem 4 tambem nas mesmas condições!
deve ser mesmo um negócio bem lucrativo!
antes de se aventurar debater com o forista Percival recomendo estudar o personagem
Eu gosto de Almanaques, mas só gosto do Louco de personagem do MAUrício atualmente.
Não sei quem disse que tem uma saga do TMJ que plageia Death Note que vale a pena ler.
Caramba... Pensei que entraria e teria poucas coisas a falar... rs
[Fraternos]
Oi Fernando, vc tem razão em suas observações.
A farmácia vem se preparando (na medida do possível) para o grande contingente cada vez maior segundo dados estatísticos a cerca do envelhecimento da população brasileira e mundial...
Principalmente agora com a possibilidade da prescrição farmacêutica. Nossa responsabilidade já era bem grande, agora vamos assumir maior responsabilidade social.
Eu por exemplo, terminei minha faculdade em Dezembro passado e já estou em cursos de especialização.
Nós farmacêuticos (falo pela minha classe), estudamos muito.
Justamente para não acontecer o que o Botânico falou... Evitar o minimo de erro possível.
Sobre a questão da quantidade de Farmácias até como citaram o Criaturo, o Gorducho e o Percival ponderando...
Então... Existem estabalecimentos farmacêuticos com finalidades diferentes.
Nas farmácias comunitárias... Uma farmácia de bairro (chamadas comunitárias) podem se diferenciar ... Assim, uma farmácia comercial (comunitária) é diferente de uma Drogaria que é diferente de Farmácia de manipulação, etc, etc...
Hoje estamos mais preparados para a atenção farmacêutica e levamos muito a sério a assistência farmacêutica.
O OTC (over the counter), é uma prática comum junto a população que frequenta as farmácias, principalmente pacientes com doenças crônicas, sempre houve a busca pela automedicação...
Atualmente temos uma clientela cada vez mais informada e que busca sanar suas dores e mal-estar, isso acaba levando a essa prática.
Justamente por isso que hj na classe farmacêutica falamos muito em minimizar os efeitos negativos do uso indiscriminado dos MIP's (medicamentos isentos de prescrição).
[Fraternos]
☐ -
☐ =
☐ +
farmácias comerciais abertas ao público (nas veredas ou shopping centers...) que (say) aonde mora ou no Rio...
Claro: farmácias "fechadas" de hospitais, clínicas ou postos de saúde não influem na percepção do viandante casual.
Gorducho bom rever vc por aqui no RéV...
Gorducho e Percival... Vcs falaram cada um sob um ponto de vista, embora tenha a mesma finalidade.
Um comércio pode ser diferente em muitas finalidades como eu citei acima ao Fernando.
Os modelos comerciais farmacêuticos da Europa são diferentes dos modelos americanos, bem como em países como China e Brasil...
Pasme, nós, o Brasil bem como a China somos considerados como Farmaemergentes...
Esse grupo é considerado os maiores responsáveis pelo crescimento sustentável do segmento farmacêutico.
http://www.scielo.br/pdf/gp/v23n2/0104-530X-gp-0104-530X2150-15.pdf
O Percival falou sobre o ponto de vista de pai. Pois procurar farmácia dependendo do horário é complcado...
São dois "pólos" de atenção... As crianças e os idosos, nesses grupos podeser mais comum haver o uso do que chamamos de polifarmácia, politerapia. É necessário muita atenção no uso de terapias com o uso de dois ou mais medicamentos.
[Fraternos]
Talvez seja por isso que por aqui os farmacêuticos acabam pegando a responsabilidade que muitas vezes deveriam ser dos médicos em casos mais simples. Aqui se tem o costume de tratar uma febre com uma medicação padrão a gente só se lembra de procurar um médico quando a coisa não melhora.
Isso porque moro no centro do município lugares mais distantes do centro a coisa é bem mais complicada, apesar de ter uma Upa em lugares distantes, muitas vezes esse atendimento é precário ou demorado. Além de faltar infra estrutura para um atendimento melhor.
Por isso a propaganda sempre frisa: "Ao persistir os sintomas o médico deverá ser consultado".
Já no Canadá é misto, funciona como um plano com co participação entre entidades públicas e particulares pelo que eu li.
Quanto a estabelecimentos autorizados a venda de remédios é algo que não achei em minhas pesquisas, mas o Brasil copia o modelo americano de Drugstores o que posso concluir que se utilize de uma comercialização parecida.
DESDE ALGUNS DIAS EXPERENCIO RETROCESSO EM 1 PALAVRA AO SE DAR ESPAÇO NO EDITOR.
I.E.: PULA PRA TRÁS 1 PALAVRA!
EM MODO SOURCE FUNCIONA NORMALMENTE.
NINGUÉM EXPERENCIOU ESTE (BIZARRO) PROBLEMA
Sim. As farmácias que ficam dentro de institutos e hospitais só fornecem medicamentos em sua maioria aos pacientes internados ou que estejam sobre pesquisa, ou controle de alguma doença cronificada e que possa ser trasmissível.
Sobre o aspecto de seu questionamento...
Podemos falar a grosseiro modo... Farmácias do segmento varejistas.
hahahahaha
Vc está falando com uma dra. do setor ... Não dá para buscar dados sem nenhum fundamento. ;)
Gorducho, vamos fazer uma análise "grosseira", seguindo uma base qualitativa simplificada...
Território comparativo: Portugal = [92.212 km²] X Pernambuco [98.311 km²] -> (Brasil) >>> Fonte [2] <<<
Portugal = 2771 farmácias (dados 2014) >>>Fonte [1] <<<
Pernambuco = 3636 farmácias (dados 2016) >>> Fonte [3] <<<
Dados: 3636 - 2771 = 865
Em bases comparativas, Pernambuco tem mais 865 Farmácias que Portugal embora os dados tenham base em anos diferentes. Os valores de Portugal são mais antigos.
Portugal, tem uma legislação que difere um pouco da Brasileira... Portugal possui um Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de Agosto, que possui uma concepção diferente para o comércio varejista de farmácias.
Não sei bem se o termo que eles usam para CONCURSO (Vou tentar tirar essa dúvida mais adiante perguntando a parentes que lá vivem) seguiria como uma licença de liberação como ocorre em cartórios públicos aqui no Brasil.
Enfim...
O fato é que no Brasil temos um problema que causa um agravamento na saúde pública... Tem relação com a dificuldade do programa da farmácia popular, referente ao acesso da camada mais pobre da população ao auxílio governamental para a aquisição de medicamentos, principalmente para as terapias crônicas.
Então. Podemos observar mesmo sem ter a presença de Portugal neste gráfico, o motivo pelo qual a concorrência de farmácias auxilia em alguns casos no controle dos preços de medicamentos ...
Fonte: https://www.interfarma.org.br/guia/guia-2017/dados-do-setor/
Já neste gráfico podemos estimar Portugal...
Fonte: https://www.interfarma.org.br/guia/guia-2017/dados-do-setor/
Aqui podemos observar os dados farmacêuticos no mercado mundial.
https://www.interfarma.org.br/guia/guia-2017/dados-do-setor/
Gorducho, o Percival disse em linhas gerais que quanto maior o número de farmácias em Países como o nosso, melhor para a população que consegue pesquisar preços...
Considerado farmacoemergentes (Brasil e China) >>> Fonte [4] <<<
Neste link segue comentário como são diferentes a mentalidade e cultura dos Portugueses sobre um estabelecimento farmacêutico... http://www.farmaceuticas.com.br/o-que-se-vende-numa-farmacia-portuguesa/
Fontes:
[1] INFARMED - Portugal.
http://www.infarmed.pt/documents/15786/17838/Genéricos_QuotaUnidade_Março14_v2.pdf/cda107ab-dd80-490f-8f1d-f26d1bdb5933
[2] Revista Galileu - Extensão de países EU em coparação com estados Brasileiros.
http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Urbanidade/noticia/2016/04/mapa-compara-o-tamanho-dos-estados-brasileiros-extensao-de-outros-paises.html
[3] http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/cadernos/economia/2016/10/01/interna_economia,154986/uma-farmacia-a-cada-esquina.shtml
[4] http://www.scielo.br/pdf/gp/v23n2/0104-530X-gp-0104-530X2150-15.pdf
[Fraternos]
hahahahahahaha
Isso quando não falam rápido, tão rapido, tão rápido (estou frisando) que a gente acha ter ouvido mandarim... rsrsrs
Fernando vc e o Percival esqueceram de mencionar também... Consulte também o farmacêutico...
Só para esclarecer melhor. Um sintoma/sinal (manifestado através de evidências) pode esconder uma causa mais complexa...
Ingerir medicamentos (automedicação) sem um diagnóstico definido (orientação médica ou farmacêutica) para a maioria dos sintomas dos chamados males menores, onde a causa é autoevidente, tudo bem...
O complicado por exemplo é ficar tratando feridas nas pernas por mais de 120 dias e vc encontrar alguns profissionais que insistem que é pêlo inflamado.
Quando na verdade pode ser uma diabetes ainda não diagnosticada.
Por isso a importância da procura de ajuda especializada.
[Fraternos]
Isto quando o tem, infelizmente.
Quanto aos links, eu tô lendo agora os sobre as farmácias Portuguesas: lá eles são muito mais rígidos, farmácia só vende remédio e não se dedica a artigos de perfumaria como aqui (só quando são marcas de confiança, segundo o artigo). Também, segundo o artigo, as pessoas não vão em busca de produtos de academia, existem lojas especializadas. Provavelmente isso influi em não ter muitos estabelecimentos.
Mais um ponto que eu queria chegar, geralmente até a gente procurar ajuda médica acabamos por nos automedicar mesmo quando sintomas se parecem com doenças que tivemos anteriormente o médico avaliou como X. Até mesmo para um alívio até podermos ser atendidos pelo serviço público de saúde.
farmácias: -865
Sim. Depende do que e onde se procura... A UFRJ no setor de farmácia distribui medicamentos manipulados para vários tipos de tratamentos complexos... São muito caro mesmo...
O problema é se deslocar até lá... Fica caro tbm, dependendo de onde se mora dentro do estado do Rio.
Sim. Isso influencia em algumas situações e regiões...
Por exemplo...
Em centros onde a população tem um poder aquisitivo maior, a procura por medicamentos genéricos é minima... rs
Aqui na baixada em bairros mais pobres, quando vc chega no balcão se vc não disser que quer um medicamento de marca os atendentes já pegam na prateleira os genéricos, isso já é automático.
O Farmacêutico que trabalha na zona sul (ex.: Urca, Ipanema, etc) quando é transferido (se trabalhar em uma rede) para a zona norte ou baixada já sente logo a diferença cultural e econômica da clientela.
Sim. É verdade. Por isso a importância de se consultar um farmacêutico em algumas situações...
Pois vc já foi diagnosticado sobre aqueles sintomas que reaparecem, mas até poder procurar auxílio médico, vc também pode estar fazendo uso de outro medicamento que na outra vez não estava... Daí vem a origem das RAM's e as complicações das interações medicamentosas. E ainda tem a necessidade de receituário controlado, etc...
[Fraternos]