DEUS - O PROGRAMADOR DE UMA MATRIX ?
Rich Terrile poderia ser apenas mais um maluco com uma teoria a respeito do universo em que vivemos. Se esse fosse o caso, ele viraria notícia em sites de humor ou curiosidades, mas nada além. O problema é que o sujeito é diretor do Centro de Computação Evolucionária e Design Automativo no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Ou seja, ele pode saber do que está falando.
Qual é a teoria? Segundo Rich, vivemos em uma simulação controlada por uma espécie de "programador", em uma espécie de Matrix. Porém, nada de agentes ou Neo: o responsável pelo controle seria do futuro. A explicação é que a Lei de Moore, que cita a evolução no processamento de máquinas (ele dobra a cada dois anos) permite que isso seja teoricamente possível em algum momento.
O tal simulador seria capaz de criar a nossa realidade e simular o curso da humanidade por vários motivos, desde pura diversão até recriar momentos da História. O poder é tanto que ele seria capaz de controlar todas as bilhões de pessoas que vivem no mundo e fazer com que todas sintam, ajam e nunca desconfiem que estão sob controle. Por mais maluco que isso pareça, filósofos e outros cientistas, como Nick Bostrom, chefe do Oxford University Future of Humanity Institute, começaram a encarar esse conceito como algo possível.
Pegando a pílula azul
Em entrevista ao site VICE, Terrile afirma que nossa consciência é algo "mágico" e bem arquitetado demais para não ser fruto de uma simulação por computador. Segundo ele, a consciência pode ser passada para uma máquina em até trinta anos utilizando engenharia reversa em nosso cérebro ou evoluindo os circuitos a ponto de chegarem em nossa velocidade de sinapses.
"O mundo natural se comporta exatamente da mesma forma que o ambiente de Grand Theft Auto IV", viaja o cientista, afirmando que já estamos avançados em termos de simulação no sentido de fazer com que enxerguemos somente "o que precisamos ver quando precisamos ver". Ele ainda acredita em uma partícula fundamental e indivisível que é capaz tanto de gerar o universo de verdade quanto o simulado, criando um paralelo matemático que possibilita uma Matrix equivalente e realista.
"Eu encontro grande inspiração nisso [a teoria] e vou contar o porquê: ela me diz que estamos à beira de construir um universo simulado e que ele pode se tornar algo vivo dentro de uma simulação. (...) E nossas simulações podem criar simulações. O que acho intrigante é que, se existe um criador para nosso mundo no futuro e ele será nós, isso também significa que há um criador para o nosso mundo e ele também é composto por nós. Isso significa que somos tanto Deus quanto servos de Deus e que fizemos tudo. O que acho inspirador é que, mesmo em uma simulação com muitas ordens de magnitude até níveis de simulação, algo no caminho escapou da "sopa primordial" para virar a gente e isso resultou nas simulações que nos fizeram. E acho que isso é muito legal", conclui.
http://www.tecmundo.com.br/simuladores/80259-cientista-diz-podemos-matrix-criada-seres-futuro.htm
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2015-06-14/vivemos-em-uma-matrix-e-teremos-mundo-paralelo-ate-2065-diz-cientista-da-nasa.html
Pegando carona num momento da evolução de minha pesquisa... E também em oportuna conversa entre dois foristas: Nada Sei e Ayyavazhi, sobre determinados estados de consciência...
As sinapses nada mais são do que conexões integradas por estímulos elétricos...
A pergunta inicial é se esses micro circuitos subdivididos fazem parte de uma rede interligada a um modelo dinâmico dimensional....
Como já lemos em muitos manuscritos dos hierofantes que diziam...
Axioma Hemético: "O que está em cima é como o que está embaixo "
[fraternos]
Concordo com a teoria. Mas ascrescentaria a faculdade de perceber padrões no determinismo de tal forma que seja possivel ponderar que a própria ideia de estarmos em uma matrix seja uma matrix.
Olha ai, Silvana, também assim se pode intuir que "o que está em cima é como o que está em baixo", e agora? ha ha ha
hahahaha ... Entendi... rs
Então... O que colei acima fracionado trata justamente do conjunto da ideia...rs
Brincadeiras a parte...
Estive pensando sobre isso... Fractais dentro de fractais...
Ampliando mais um pouco... Tentando compreender o motivo da natureza ter nos colocado um equipamento chamado células espelho (neurônios espelho), pelo simples fato de haver um tipo de programação orientada ao objeto (digamos assim)...
Uma espécie de chave gatilho, quando uma parcela de humanos tivesse desligado por algum motivo uma conexão a outra parcela faria uam reconexão...
[fraternos]
Nem percebi que fui barrada na quantidade de texto, realmente escrevo pra caramba... rsrsrs
Que bom que vc aumentou... Como escrevo bastante, certamente vou precisar...
[fraternos]
Bem, vamos dividir o sujeito a partir da composição :
> Inconsciente coletivo do Jung para pacotes mais amplos...
> Reencarnação para pacotes menores.
Ou seja, o indivíduo inserido em ambientes onde poderia reproduzir suas memórias diante de novos quadros sociais.
[fraternos]
Não sei se é possível inferir a funcionalidade da matéria desde as propriedades dela como quem infere as propriedades dela desde suas funcionalidades.
Seu argumento me lembrou o Criaturo agora.
hahahahaha
Dizendo isso vc me lembrou o CRIATURO há um tempo atrás lá no meu face...
Ele veio me perguntar sobre um texto complicado que eu citei sobre o caibalion..rsrsrs
Muito boa sua ponderação... rs
Mas, lembremos, a matéria é sempre neutra...
Ela carrega em si a terra e a água (mais água do que terra)...
Pense nisso quando inferir funcionalidades a matéria..
Preciso sair agora... Trabalho acadêmico intelectual me aguardando.
Volto em breve a discussão.
[fraternos]
Bem apropriado... Templários...
Deixo esta...
[fraternos]
Ah, é? Então disponha!
Depende do que vc está falando... Poderia explicar melhor aos nossos leitores...
O que tem o olho que tudo vê no contexto de nosso assunto?
Até entendo do ponto de vista renascentista do esoterismo franco maçom.
É por aí que estas adentrando ???
[fraternos]
Estou só brincando, fazendo uma guerrinha irreverente de iconografias com base no significado esotérico das formas. Círculo = mandálico.
Triângulo = poder , estrutura, sustentação.
http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a12v35n1.pdf
Texto muito interessante relacionando conceitos junguianos sobre a mandala.
Eu sei... Imaginei que era por aí... rs ..... Irreverência !!!..... Ou não ?!!!
Mas, não custa definirmos com que se está a falar...
O Baphomet por exemplo... Se eu não soubesse, como sei agora, que, era uma simples iconografia para vc... Poderia interpretar de forma menos simplista...
Então, dentro do que falávamos...
Solvente (Caminho direito - Lua ... ) - Coagulação (Caminho esquerdo/soluto ... )
Só que vc procurou um monocromático para dar mais o sentido de forças opostas...
Já o triângulo simbólico da franco maçonaria (o que podemos falar abertamente, claro)... Tem a mesma simbologia dos lados da face de hermes da igreja de Tomar em Portugal... Repare a taça que recolhe o óleo que escorre das barbas de hermes... Assim como nos versos do Salmo 133
Esse simbolo foi por muito tempo um selo para marcar certos grupos e suas reuniões...
O Olho que tudo vê... Bem, se formos para uma escola específica...
O que encerra em sí a providência... Se agregado a face oposta... Ah, aí falaremos sobre a estrela....rs
Obs.: Ainda bem que vc não é um ignorante das simbologias esotéricas ... Do tipo religioso fanático... Que acha que tudo é do demônio...rs
[fraternos]
hahaha
Dado a nacionalidade de nosso personagem muito charmoso...;)
[fraternos]
Não com o Universo sendo do jeito que é, pelo menos.
Quando alguém PROVAR que as duas linhas acima estão erradas, aí sim, poderei começar a levar a sério essa e outras teorias "bêstas".
Sahudaçôens Technomágicas
Ou não... A mente humana tem dessas.
Na verdade viagens no tempo não são apenas possíveis, são inevitáveis, viajamos no tempo o tempo todo, na velocidade de 1s por segundo, não percebemos a diferença entre os viajantes porque todos estão no mesmo referencial.
Se você tivesse algum parente morando em Júpiter a história seria outra.
Não seria mais fácil pensar que uma civilização avançada que conseguiu sobreviver e acumular conhecimento durante uns 200 mil anos, talvez 1 milhão de anos, decidiu fazer uma simulação de universo milhares de anos atras e nós somos o resultado disso?
Os computadores avançados deles poderia estar processando isso em velocidade alta, pra eles se passaram alguns milhares de anos, enquanto que pra nós parecem ser 13 bilhões de anos?
Teoricamente seria possivel desacelerar um processador e assim ele teria mais tempo para processar coisas, mas nós veríamos o resultado mais rapidamente. Um processador temporal.
Pois é, e com base nisso se pode até considerar que os retardatários nessa viagem ao futuro estariam indo em direção a um passado, dinamicamente.
De qualquer forma a gente visita o passado o tempo todo vendo a luz que chega dos objetos que a emitiram.