Qual será o desfecho da crise humanitária na Venezuela?
Venezuela: a vida num país em colapso
https://www.terra.com.br/noticias/venezuela-a-vida-num-pais-em-colapso,e36835072606afd21b0fa8b7b7ba2b07em8hw70a.html
Reportagem excelente que mostra o real tamanho da desgraça de viver na Venezuela. Alguns depoimentos são quase inacreditáveis.
Mas qual será o desfecho da crise lá?
a) Maduro será um novo Castro, isto é, haverá permanência chavista longa no poder às custas de prender mais opositores políticos e empilhar mais e mais cadáveres de manifestantes.
b) Haverá um racha nas forças armadas da Venezuela, gerando uma guerra civil, que pode ou não gerar intervenção externa.
c) Intervenção externa com sanções econômicas.
d) Intervenção militar externa (Estados Unidos?)
e) Outra opção que o forista do ReV sugerir (Explique).
https://www.terra.com.br/noticias/venezuela-a-vida-num-pais-em-colapso,e36835072606afd21b0fa8b7b7ba2b07em8hw70a.html
Reportagem excelente que mostra o real tamanho da desgraça de viver na Venezuela. Alguns depoimentos são quase inacreditáveis.
Mas qual será o desfecho da crise lá?
a) Maduro será um novo Castro, isto é, haverá permanência chavista longa no poder às custas de prender mais opositores políticos e empilhar mais e mais cadáveres de manifestantes.
b) Haverá um racha nas forças armadas da Venezuela, gerando uma guerra civil, que pode ou não gerar intervenção externa.
c) Intervenção externa com sanções econômicas.
d) Intervenção militar externa (Estados Unidos?)
e) Outra opção que o forista do ReV sugerir (Explique).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O Brasil em sua maioria podemos dizer estar a esquerda .
A maioria espera beneficios do Estado .
Pelo menos a maioria dos Brasileiros ainda é conservadora .
https://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/por-que-as-ditaduras-duram-tanto/
CNN: líder rebelde venezuelano está morto
Mundo 15.01.18 19:59
A CNN em espanhol informa que o líder rebelde Óscar Perez foi morto no cerco das forças de segurança de Nicolas Maduro.A informação, ainda não confirmada oficialmente, foi obtida junto a um integrante do grupo de resistência comandado por Perez.Confira AQUI o vídeo que Perez gravou pouco antes de sua morte.
Fonte: https://www.oantagonista.com/mundo/cnn-lider-rebelde-venezuelano-esta-morto/
Por que? Porque pra mim a A seria a mais certa de ocorrer.
Além disto, em Cuba a coisa foi mais rápida, enquanto que, na Venezuela, é improvável que ainda haja uma maioria de iludidos.
Pode ser que, pela força, pelo medo e pela desunião, a situação ainda continue piorando por muito tempo, mas acho que, a uma certa altura, os militares vão se mexer (o que não significa que restaurem a democracia).
Também fico com a b), porém cabe perguntar porque isto não aconteceu ainda.
Se neste caos completo ainda não se vislumbra uma revolta militar contra o governo Maduro, quanto mais aquele inferno tem de piorar até que quantidade suficiente do comando e da tropa decida fazer alguma coisa?
Sanções econômicas não produzirão efeito nenhum onde todo mundo já tá passando fome.
E intervenção americana..., de jeito manera...
Mesmo que a ONU planeje uma daquelas forças de paz e peça com muito jeitinho pros Estados Unidos liderarem, Trump dirá não. Afinal, é apenas mais um shithole.
O mais assustador é que a alternativa a) pode muito bem ser possível...
Antes do Chavismo era um shithole com algum potencial para deixar de ser, agora é apenas mais um shithole, mas a pergunta mais interessante é, qual o grau de responsabilidade da população sobre sua própria desgraça em casos como esses?
Eu não acho que a atual geração de norte-coreanos seja culpada da vida terrível que levam, eles nasceram sob o terror sem qualquer chance de fazer algo a respeito mas para os venezuelanos não era óbvio que iria acontecer esse futuro sombrio e que a população deveria ter agido em massa em eventos claros quando o regime começou a silenciar a imprensa ou apoiar o saque a lojistas? Por que diabos tantas pessoas só percebem que Socialismo é uma merda desgraçada quando é tarde demais?
Me chamem de fria e insensível mas...
KATSO!!!
Os venezuelanos de certa forma mereceram, foram estúpidos demais deixando chegar nesse ponto, nem os brasileiros conseguiram ser tapados desse jeito.
Eis o porque eu fico tão puto com o discurso sem noção da esquerda brasileira.
Desde 2000 e pouco estão os "otários" direitistas avisando que a Venezuela era uma ditadura disfarçada e o Brasil ia para o mesmo caminho.
Anos depois quando a previsão se concretiza porque não era previsão, era o óbvio, gente como Caio Blinder no Manhattan Conection ao indagado sobre isso responde que "a Venezuela não é exemplo de esquerda".
Não da pra chamar o Caio Blinder de idiota útil, isso é canalhice pura.
Idem pra Sakamoto, PHA, Jean Wylys, Chico Alencar...
Gente morrendo de fome e esse pessoal ficando rico por isso.
Recomendo muito as duas entrevistas em 1994 e 1996
Elas dão uma boa refrescada no contexto histórico recente e provam que a oposição à esquerda inteligente existia mas era praticamente sem nenhuma representação e era tratada como louca, reacionária etc...
Pouca gente falava e quem meteu o pé na porta foi o Olavo de Carvalho.
Curiosamente jamais entrevistado no Roda Viva mesmo tendo publicado livros memoráveis nessa época.
Isso que me pergunto, já passou da hora.
O canal é suspeito mas o vídeo foi postado em vário outros lugares. Há outros parecidos.
pesquisa noYT.
Revolta+militar+contra+Maduro
Acho que aconteceu essa revollta mesmo. O governo não negou o fato mas disse que estava controlada.
Acorda, Cameron! Em regime comunista, o poder político emana do cano de uma arma, não da vontade popular. Você acredita mesmo nesse papo de "eleições democráticas" em país governado por esquerdopata comunista? A opinião do forista Arcanjo Lúcifer do Clube Cético explica bem o que podemos dizer sobre o caso da Venezuela:
Fonte: http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=28576.1925
O regime chavista chegou aonde chegou por causa do imenso apoio popular, Chavez não chegou no poder derrubando o governo anterior pela força das armas...
Se a população tivesse um resquício de bom senso todo esse apoio deveria ter evaporado no começo do governo quando a principal oposição da imprensa foi silenciada mas ao invés disso o regime continuou com farto apoio da maioria da população.
O Brasil com todas as suas falhas fez manifestações de milhões e aniquilou o PT nas eleições municipais, tardou e muito para fazer isso mas não falhou como os venezuelanos.
Luana Piovani também não chegou a ser namorada de Dado Dolabella pela força das armas, mas apanhou dele contra a própria vontade mesmo assim. Hitler também chegou ao poder na desenvolvida Alemanha através da democracia. Você acha mesmo que um diabo com PhD em maquiavelismo andaria pelo mundo com chifres na pré-tomada de poder? População com maioria de analfabetos funcionais é presa fácil para diabos maquiavélicos.
Ademais, tivesse popularidade alta ou baixa nos mandatos chavistas, teria acontecido a mesma merda na Venezuela. No longíquo ano de 2002, já havia prova de que Hugo Chavez já tinha aparelhado e recrutado as forças armadas para serem bolivarianas. Tentaram dar um contra-golpe (militar) no chavismo, mas ele falhou justamente por causa desse recrutamento que falei. Comunista em local fraco institucionalmente não aceitaria e não aceita qualquer coisa que não seja a perpetuação de poder. Não existe "vontade do povo" quando o cano da arma é o adversário.
O povo brasileiro aniquilou o PT nas urnas nas eleições municipais, mas que sentido esse exemplo faz para o povo venezuelano? As eleições para o Executivo são de urnas que não tem credibilidade alguma há um bom tempo e a Suprema Corte Bolivariana não deixa os parlamentares oposicionistas legislarem.
A imagem de uma boa parcela da população apoiando ou sendo omissa quando o governo incentivou o saque aos lojistas não me permite enxergá-los como meras vítimas inocentes...
Não. Eu só quero dizer que o fator "ética nacional" não têm importância para entendermos como chegamos até aqui e por que as desigualdades do mundo persistem. Olhe para o fator ética nacional e tente explicar a diferença entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte apelando a isso. Até a divisão no paralelo 38, a península coreana apresentava uma homogeneidade sem precedentes em termos de idioma, etnicidade e cultura. Até que ponto as pessoas confiam umas nas outras ou são capazes de colaborar, são importantes para explicar as diferenças entre as duas Coreias, mas constituem basicamente um resultado das instituições, não causas independentes.
Ach q no Brasil não seria diferente .
Posso estar enganado. Pode ser que a urna eletronica e o processo eleitoral brasileiro, fiscalizado por um juiz do PT enclausurado numa salinha com 2 tecnicos, seja o suficiente para perpetuar o partido no poder.
Se em 2010 o PT tivesse chegado ao poder com uma chapa "puro sangue", com o impedimento da presidanta teria assumido alguem como Tarso Genro, Olivio Dutra... ai poderiam ser mais agressivos.
Acho que o PT ainda é um partido dependente da figura do Lula. Com o fim dele, termina o PT. Lula é a unica liderança petista respeitada nacionalmente pelos petistas.
Inclusive empresários.
Lula é um ególatra, que felizmente colocava suas vaidades pessoais acima do Projeto de Poder Petista.
O Partido sempre deixou pública e notória sua admiração pelo Bolivarianismo e Castrismo, logo é natural que seu projeto incluísse a perpetuação no poder, sendo a via mais facil a reeleição vitalícia do líder populista, aquela seguida pelos cucarachas vizinhos.
Como a prioridade de Lula era construir para si uma biografia histórica, na qual ele fosse lembrado como um Getúlio Vargas que deu certo, preferiu sabotar o Plano de Poder de seu próprio partido, indicando para sucedê-lo uma anta limítrofe que nem Petista histórica era.
Mais uma vez Lula agia para evitar que outras lideranças se consolidassem no PT, coisa que fazia desde as origens, quando habilidosamente afastou do comitê central os fundadores que poderiam ameaçar seu poder no futuro, como Djalma Bom, Almir Pazzianoto e Jacob Bittar.
É muito provável que Lula não forçou a tentativa de um terceiro ou quarto mandato por conta da combinação peculiar de esperteza e covardia que norteia suas decisões estratégicas.
Até então, ele era o time que tava ganhando e achou melhor não mexer, arriscando seu prestígio de final de mandato em uma aventura que certamente despertaria resistência de setores da sociedade que ele astutamente havia trazido para seu lado.
Só que agora a História é outra.
O PT perdeu a focinheira e está ideologicamente mais cachorro louco do que nunca.
E Lula é um ressentido, que nunca esquecerá a humilhação da condução coercetiva e dos policiais revistando sua casa.
Dilma caiu, mas o perigo não passou.
Que Monã nos proteja!
Exatamente! Lula é um cagão esperto.
Chavez era um militar e isso parece ser a ponta do nevelo.
Ele contava ao menos com parte, pra dizer o mínimo, do apoio das armas.
No Brasil o ranso histórico onde os militares estão de um lado e a esquerda do outro pode ter contado pra desencorajar o já amarelo cachaceiro.
Ele sabia que o caminho pra fazer o que se fez na Vanezuela era mais longo e foi pela outra via.
Eu só não sei se ele teria tentado a via autoritária caso a situação fosse favorável.
Hoje talvez tomado de ódio por estar prestes a ter destruída o que sobrou da sua biografia ele teria tentado coisa pior.
Mas vale lembrar que uma das pautas mais autoritárias do partido era totalmente aprovada e defendida abertamente por Lula, o controla da imprensa livre.
É provável que Lula seja o tipo de covarde que não consegue ver sangue sem desmaiar mas aprovaria a execução de um opositor desde que não fosse obrigado a fazer pessoalmente ou tivesse que assitir o ato.
Controlar a imprensa e ficar no poder eternamente se valendo da democracia ao invés de fuzilar geral é exatamente análogo