URSAL e Foro de São Paulo
Uma pergunta feita a Ciro Gomes no debate da Band por Cabo Daciolodeixou muita gente curiosa. "O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo", afirmou o candidato do Patriota ao ex-governador do Ceará na noite desta quinta-feira (9). "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?", disparou.
O candidato do PDT à Presidência negou ser fundador do Foro de São Paulo. Daciolo argumentou que Ursal é a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, que seria uma aspiração de união da América do Sul, formando uma única ação, a "Pátria Grande".
"No nosso governo, o comunismo não vai ter vez", emendou Daciolo, que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2014 pelo PSol e acabou expulso do partido por divergências ideológicas.
Ciro reagiu à verborragia de Daciolo: "a democracia é uma delícia, mas tem certos custos". Quem assistia ao embate nos estúdios da Band não segurou o riso.
Afinal, o que é Foro de São Paulo?De acordo com a Veja, é a maior organização política latino-americana representada por governantes e políticos esquerdistas. A entidade foi fundada em 1990 por Lula e Fidel Castro, aponta o blogueiro Felipe Moura Brasil, discípulo do filósofo Olavo de Carvalho.
Ciro Gomes afirmou que o Foro de São Paulo realmente existiu. O propósito era "reunir aquilo que estava fora do poder, no meio das ditaduras da América Latina, como oposição à esquerda", disse o candidato a presidente em vídeo que circula na internet.
Para ele, era uma ideia generosa. Ciro afirma que participou de duas reuniões, mas a troca de ideias lhe pareceu "sem fundamento". Por isso, o Foro de São Paulo "mofou".
Em outra gravação, o ex-governador faz duras críticas ao grupo. Chama o Foro de São Paulo de "ajuntamento de múmias" e alfineta os petistas que apoiam essas ideias.
No programa Provocações, conduzido pelo diretor Antônio Abujamra em 2007, o ex-ministro do governo Lula José Dirceu explicou que o Foro de São Paulo foi criado com a intenção de levar a esquerda ao poder na América Latina. Segundo Dirceu, Ciro foi um dos participantes do foro que não foi eleito presidente.
Ao final do debate da Band, Ciro reforçou que sabia do que se tratava o foro, mas não o que é Ursal.
Na internet, páginas de direita denunciam o suposto "Dossiê Ursal", que seria um sonho dos "comunistas".
Tal dossiê aponta 100 denúncias que comprovariam a cumplicidade do PSDB para encobrir o "golpe comunista que o PT planeja aplicar no Brasil".
Ou seja, a Ursal é uma teoria da conspiração de grupos de direita que temem a "ameaça" do comunismo no Brasil.
Uma teoria de arrepiar... Não é mesmo?!
https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/ciro-gomes-o-que-foro-de-são-paulo-e-ursal-têm-a-ver-com-o-candidato/ar-BBLJVtg?li=AAggXC1&ocid=mailsignout#image=1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não há necessariamente uma URSAL defendida por Lula aí acima, pois tais coisas também existem na União Europeia. A União Política, Econômica e Monetária é o estágio mais avançado de um bloco econômico, que é um Estado-rede (como a UE), mas não um Estado-nação (como a URSS)
Mas, de qualquer forma, um upgrade na direção de uma centralização administrativa e ainda por cima liderada por socialistas do FSP não deixa de ser um desastre.
Assim como Petrolão, Mensalão...
E tem esses dois aqui super descoladinhos que foram tirar um sarro e se passaram por retardados.
Segundo eles quem fala em Soros é fanático direitista...
No geral o pessoal tá huezando a história toda, ainda mais que tem Olavo de Carvalho envolvido nisso.