Eleições 2018: Previsões, candidatos, catástrofes...

2456718

Comentários

  • Eu já estou abandonando a opção Dória e acho que vou de Bolsonaro mesmo com o Dória de opção.
  • O Bolsonaro cresceu muito e o Dória vem caindo.
    Se o Lula não for barrado pela justiça vai dar ele e Bolsonaro no segundo turno e ai o resultado pode ser catastrófico.
  • O Dória cagou sua imagem, fato. Mesmo com uma "boa" (entre aspas) administração.
  • Lula e Bolsonaro , esta tudo fodido mesmo.
  • Dória achou que tinha cacife para ser presidente, já que os ilustres do PSDB estavam e continuam estando por baixo. Só que saiu em campanha cedo demais e esqueceu que era prefeito de São Paulo, o único que ganhou já no primeiro turno. Em vez de mostrar nessa cidade a que veio e aí, se nenhum cacique decolasse mesmo, partir para um voo maior, resolveu por a carroça na frente dos bois. Deu no que deu.

    E pelo jeito o Lula vai acabar em cana mesmo, ou pelo menos condenado em segunda instância e aí adeus eleição. Os votos que seriam dele morrem com ele: não serão repassados a um cacique reserva.
  • Vou votar no cara que declarar que irá privatizar todas as estatais.
  • ENCOSTO escreveu:
    Vou votar no cara que declarar que irá privatizar todas as estatais.
    O problema é que já um bando de radicais de direita criticando as privatizações porque foram feitas pelo "comunista" FHC, inclusive usando os argumentos da esquerda tipo "entregaram nossas riquezas aos gringos".

    O problema desse pessoal é que fica repetindo slogans sem pensar e mudando de ideia a cada dia conforme os boatos falsos.
  • Extrema direita e extrema esquerda são os dois lados da mesma moeda.

    Direitista também se acha dono da petrobras, dos correios, etc. 
  • ENCOSTO disse: Extrema direita e extrema esquerda são os dois lados da mesma moeda.

    Direitista também se acha dono da petrobras, dos correios, etc. 

    Exato, o problema é que o Bolsonaro está nesse bolo. É um nacionalista estatista como o Eneas.
  • editado October 2017
    Exato, o problema é que o Bolsonaro está nesse bolo. É um nacionalista estatista como o Eneas.

    Sim. Bolsonaro é apenas a antítese do BBB Jean Uilis

    O cara não sabe bosta nenhuma sobre porra alguma e sobre economia massacrado pelo Villa com perguntas simples. O Lula teria se saido muito bem.

  • O Lula ao menos diria “ECUNOMIA EH O TRABAIADÔ COMPRÁ FEJAUM E ARROZ NA MERFFFEARIA DA EFFFSQUINA
    ECUNOMIA EH VOCE CUMPRA O LITRO DI LEITI PRA COLOCÁ NA MAMADERA DA CRIANFFFA”


    Se sairia melhor
  • editado October 2017
    Bem, duvido muito que tenhamos encontrado alguma vez alguma pessoa que soubesse tudo, mesmo com o santo google à disposição. Além disso, já tendo o Lula como exemplo, não há necessidade de o presidente ser uma pessoa de muita cultura. O cara tem sim é que ter uma meta, ir nela com o bom senso de saber se está dando certo ou não. O Lula tinha a sua meta: manter o PT no poder DEFINITIVAMENTE. Como não podia fazer que nem o Maduro faz hoje na Venezuela, o jeito foi aliar-se à zelites. Para garantir grana a todos, foi na mesma jogada dos milicos: vamos "desenvolver" o Brasil.
    O fato de ainda haver muita gente pensando em votar no nove dedos é porque nenhum candidato ainda veio com uma proposta viável de dar o que o povo obteve no governo do molusco. Com a "politica de desenvolvimento", houve emprego para quem queria trabalhar e esmola pública para quem queria ficar de papo pro ar.
    O Bolsonaro só precisa ficar esperto com o que fala, pois o peixe morre pela boca. Quanto ao resto, vem com o tempo.
  • O Lula ao menos diria “ECUNOMIA EH O TRABAIADÔ COMPRÁ FEJAUM E ARROZ NA MERFFFEARIA DA EFFFSQUINA
    ECUNOMIA EH VOCE CUMPRA O LITRO DI LEITI PRA COLOCÁ NA MAMADERA DA CRIANFFFA”

    O Bolsonaro precisa de alguém que oriente justamente nisso: o que dizer em entrevistas.
  • O Bolsonaro é burro.

    Com toda a esquerda fazendo tudo errado ele ainda vai conseguir perder.

    Estamos em uma encruzilhada.

    Mas se pensar bem no Brasil o presidente nunca serve pra ajudar, só pra atrapalhar.
    Se o Bolsonaro for eleito pra fazer o que presta não vai conseguiur e ficaremos 4 anos parados.
    Se se coligar com os lixos será massacrado pela imprensa por isso e, pode acabar mal, com processo etc e parte do povinho que elegeu ele querendo golpe militar.

    O presidente que for eleito em 2018 terá que lidar com esse legislativo que age descaradamente em causa própria há décadas. Repito, só vai conseguir fazer algo se for coisa que não presta ou negociando com essa gente da forma como nós já sabemos.

    O negócio é torcer pela Polícia Federal e pro MP continuarem a prender essas tralhas.
  • editado October 2017
    Botânico escreveu:

    Bem, duvido muito que tenhamos encontrado alguma vez alguma pessoa que soubesse tudo, mesmo com o santo google à disposição. Além disso, já tendo o Lula como exemplo, não há necessidade de o presidente ser uma pessoa de muita cultura.
    FHC conseguiu tirar o país do buraco mesmo sendo apenas um sociólogo (seja lá o que for isso...).
    Cercou-se de uma equipe capacitada e usou o bom senso.

    No caso do Lula, foi o Palocci, que manteve a política de FHC. As coisas deram certo até que, do alto de sua arrogância, Lula decidiu impor sua visão das coisas e afundou com o país (embora, na superfície, tudo continuasse maravilhoso até que o dinheiro acabou).
  • O presidente que for eleito em 2018 terá que lidar com esse legislativo que age descaradamente em causa própria há décadas.

    Bem, em vista do prestígio dessa gente, ao que parece é mais provável que o povo mande esses caras pra rua antes de o demorado STF tomar alguma medida. Fica-me a impressão que muitos deles estão com o cu na mão. Se entrar muito sangue novo lá, talvez as coisas melhorem. Os novos já sabem que não dá mais para roubar e tudo acabar numa nice.
  • No caso do Lula, foi o Palocci, que manteve a política de FHC.

    Eu tinha o costume de dizer que o Lula manteve o Brasil no piloto automático seguindo a política do FHC. Só que para garantir a eterna permanência  do PT na presidência foi preciso fazer alianças com a turma corrupta de sempre, nomear os apaniguados, organizar amplamente a roubalheira... Deu no que deu.
  • Para os jovens, a esquerda sempre esteve no poder. Ela representa o antigo, a velharia corrupta a ser eliminada, e Bolsonaro é a novidade, a renovação, a rebeldia, o herói contra "tudo isso que está aí ".

    Rebeldia agora é ser careta...
  • Rebeldia agora é ser careta...

    E ser censor, dono do politicamente correto, definir o que é pedofilia, defender a inocência das criancinhas... Bem, matar bandidos eu também sou a favor,  só que não é apenas para os pé de chinelo e sim também os grandes políticos, grandes ruralistas, grandes empreiteiros e outros grandes metidos em roubalheiras muito maoires.
  • Se matarem os bandidos pé de chinelo, já estamos no lucro. Hoje nem isso acontece.
  • ENCOSTO escreveu:
    Se matarem os bandidos pé de chinelo, já estamos no lucro. Hoje nem isso acontece.
    A vida já melhora muito se as pessoas não tiverem medo de sair às ruas e serem assaltadas e mortas.
    Elas sabem que estão sendo roubadas pelos políticos, mas dói e assusta menos.

    Se não dá para acabar com a corrupção, vamos pelo menos dar sumiço nos bandidinhos em vez de deixar pra lá porque "este é só um dos problemas".
  • Fernando_Silva escreveu: »
    ENCOSTO escreveu:
    Se matarem os bandidos pé de chinelo, já estamos no lucro. Hoje nem isso acontece.
    A vida já melhora muito se as pessoas não tiverem medo de sair às ruas e serem assaltadas e mortas.
    Elas sabem que estão sendo roubadas pelos políticos, mas dói e assusta menos.

    Se não dá para acabar com a corrupção, vamos pelo menos dar sumiço nos bandidinhos em vez de deixar pra lá porque "este é só um dos problemas".

    Se você quer começar a limpar uma casa, de algum lugar você terá que começar.
  • Para o Datafolha, Lula venceria todos os outros candidatos, e também a população quer vê-lo preso. É alquímico, mas tem uma explicação.


    De acordo com o Datafolha, a maioria dos brasileiros quer Lula preso. De acordo com o próprio Datafolha, Lula venceria qualquer adversário em qualquer cenário e se tornaria presidente em 2018, eternalizando uma espécie de linhagem petista em que o partido só existe para manter o petista solto mais famoso do momento no poder, intercalado com Lula – presidente mais para evitar a cadeia do que para fazer alguma coisa.


    O cenário soa confuso, e o Datafolha é a instituição numérica com a verdade mais elástica do país, em que os números confessam qualquer coisa a calor e temperatura extremos (você já datafolhizou numa prova de matemática?).

    O principal problema é que o Datafolha sempre erra para o mesmo lado. Depois vem aquele discursinho Avenida Paulista, tem 1 milhão na Parada Gay, enquanto só 200 mil pelo impeachment de Dilma, porque um matemático provou que “não cabe” 1 milhão de pessoas na Paulista etc – aquela papagaiada toda que os brasileiros que sofrem de leitura de notícias já conhecem de cor e salteado.


    O próprio Lula cita, em um dos grampos vazados, um instituto de pesquisas que aparecerá dizendo que ele estará em primeiro lugar sempre que uma notícia ruim sair a seu respeito. Algo que só pode ser respondido com um comentário bovino: Hummmmm….


    O Datafolha, ano passado, causou furdunço ao afirmar que Marina Silva liderava para todos os cenários. Aquela, lembra? Nem eu. Mas é como funcionam as notícias que todo mundo vai comentar, e fazer análise, e especialistas criarão todos os prognósticos para os próximos anos levando esse tipo de “dado” em consideração. E nem queira saber quanto o Datafolha “acertou” nas últimas eleições.


    Mas antes que a população se escandalize com o resultado de Lula estar sempre em primeiro no Datafolha, seja para ir preso ou para virar presidente – em suma, para Presidente Bernardes – cabe não se escandalizar com a nova datafolhização das estatísticas e entender que tudo no Datafolha é mentira, mas tem método. O povo deve acreditar mais em si próprio do que no Datafolha dizendo o que o povo quer.


    Apesar de a próxima eleição envolver tantos cenários possíveis que pode superar a eleição de 1990, com 8 candidatos com certo potencial, e o Datafolha estar afunilando as possibilidades (ninguém até agora sabe quem será, ou quantos serão, os candidatos tucanos, por exemplo, ou se Lula estará preso), há algo “esquecido”.


    A liderança de Lula parece ser mais revelada pelas próprias falas de Lula do que pelas falas do povo. Mas boa parte dos candidatos ainda é desconhecida do grande público: Bolsonaro ainda é mais um fenômeno nas redes sociais do que no interior do Alagoas, que dirá João Amoêdo do NOVO.


    Something wicked this way comes: Lula “lidera” contando-se apenas intenções de voto. Parece o mesmo que “ir votar”, mas não é: petistas têm intenção clara de votar em Lula. Que outro homem político no Brasil tem a intenção de votar em X, ou Y, ou Z? Bolsonaro é o único nome com uma militância (o PSDB sempre surge como opção contra o PT, ou supostos “radicalismos”, como a mídia pinta), mas esta é ascendente, e não decrescente como a do petista – até os próprios políticos que podem dar palanque a Lula podem estar presos em alguns dias.


    Mas o principal: as intenções não chegam a 100% dos votos. Lula contra Bolsonaro, por exemplo, mesmo para o Datafolha, rende uma briga de 47% a 33%. Lula contra Marina, cuja base sonhática é bem menor, gera o bizarro número datafolhizado de 44% a 36% (no cenário em que menos brasileiros iriam para as urnas).


    Lula bateria Alckmin por 46% a 32%. Mas Doria, que tem uma reprovação pesadamente menor (25% contra 31% de Geraldo), perderia por 48% a 32% (ou seja, Geraldo, com 6% a mais de reprovação, e bem na linha periclitante, faria mais gente votar em Lula, o que não é exatamente algo que, digamos, faça sentido).


    A grande verdade é que, no Brasil, há uma disputa entre Lula contra todos. E, na multidão “todos”, fica-se entre a bunda-molice isentista (Alckmin, Marina), a promessa perfumada (Doria), a pancadaria (Ciro) ou candidatos que dêem voz a quem não tem voz (Bolsonaro no eixo conservador ou Amoêdo no eixo liberal).



    O que importa é quem encherá as intenções até os 100% (estes 20% faltantes são tudo o que importa, já que os números já consolidados, ao menos em cenários sérios, são mais estanques). E, neste cenário, Lula tem rejeição de… 42%. Maior em quase 10% do segundo colocado, Bolsonaro, com 33%. Com rejeição de 42%, como Lula poderia encher o tanque até os 100% de votos? Qualquer um é mais capaz de fazer os 50% + 1 necessários do que ele.


    Rejeição é muito mais importante do que intenção – justamente pra isso que existe segundo turno, o turno de quem você rejeita menos.


    O Datafolha sempre fará o possível para dizer que Lula estará em primeiro lugar no coração dos brasileiros. Mas, desta feita, nem precisou de muita datafolhização: basta pesquisar intenções de voto, se o brasileiro vive a maior crise de representatividade de sua história (que já não é um oceano de políticos representativos da população).



    Aí, ou se tem Lula, ou se tem o anti-lulismo. E nem mesmo as esperanças do Brasil sem Lula se comparam ao fanatismo da militância. Sendo assim, faz sentido Lula liderar em intenções de voto (em que a militância dispara por ser a única com candidato unificado) e também em desejo da população de ver Lula preso, quando a balança se inverte: todos estão contra Lula e sua militância, e inclusive o segundo turno burilado do Datafolha prova isso.


    Os números, então, não são muito diferentes destes: Lula pode liderar “intenções”, mas porque estamos contando só as pessoas que militam por um candidato. Seus números aparecem porque essa militância, querendo se travestir de povo, quer surpassar a lei para ter Lula candidato. O que importa mesmo é se Lula estará solto por alguma maracutaia para atender a militância: a população se sentirá ainda menos representada com isso. Logo depois, Lula ainda só engana datafolhizando os números.



    http://sensoincomum.org/2017/10/03/o-datafolha-com-lula-faz-sentido-nao-e-o-que-voce-ta-pensando-seu-animal/
  • editado July 2018
    O propósito deste tópico criado em 2017 era ver se nossas previsões valeriam alguma coisa ou se o cenário mudaria muito de lá pra cá.

    Sugiro quer leiam tudo desde o inicio, achei interessante.

    Dória era bem cotado a ser candidato e hoje está fora.

    Ciro perdia pra Alckmin em pesquisa e hoje parece ter mais chance embora as alianças ainda não tenham sido fechadas.

    Marina no mesmo lugar, o muro.
    Lula  definitivamente fora da eleição e PRESO.
    Barbosa pulou fora...
     
  • Ciro é candidataço se Lula apoiá-lo da cadeia. 
  • editado July 2018
    Huxley disse: Ciro é candidataço se Lula apoiá-lo da cadeia. 

    Quando eu mencionei ele por aqui comentei que tenho um amigo que acredita no que o Ciro diz sobre economia e administração.

    Sendo ele inteligente o sufuciente pra saber que é bobagem...

    Tá cheio de gente "politizada" e com "senso crítico" caindo na conversa do Ciro.

    O exemplo mais recente é sobre a fusão da EMBRAER com a Boeing.

    Não é uma mera questão que querer ou não, o que está em jogo é a sobrevivência da empresa porque as demais concorrentes fizeram fusões e com isso a EMBRAER sozinha leva muita desvantagem no mercado, quebra e some do mapa do mesmo jeito.

    Isso pra tentar ser um pouco mais sofisticado...

    O que esse pessoal ignora é o perigo de colocar um cara como Ciro como presidente.
    Ele não é burro feito o Lula.
    Sabe exatamente a diferença entre poder e dinheiro e quem sabe disso sempre escolhe a primeira opção.

    Já está arrumando uma espécie de "carta ao povo brasileiro" e chamou pra vice o filho de José Alencar.
    Ou seja, vai repetindo tudo o que Lula fez já sabendo  como Lula e o PT cairam, o que torna mais difícil que cometa os mesmos erros.

    Autoritário que é ainda que se diga o mesmo sobre o Bolsonaro, este último é um vira-lata político, sem família de tradição, sem apoio político e sem habilidade pra o construir.

    E veja que o cara é tão verdadeiramente autoritário que, mesmo tendo todo este talento e sabendo do seu potencial, não consegue esconder nem por uma semana que é um ditador ao menos até ganhar a eleição.

    Ontem chamou um juiz de "filho da puta" por que aceitou denúncia de racismo contra ele no caso do Fernando Hollyday e prometeu "acabar com isso" se for eleito.

    Tenho medo de fato desse cara ganhar, já o Bolsonaro é só um bocó bem intencionado que será moído pelo congresso e pela imprensa.
  • Saiu na Folha hoje (20/7/2018) que partidos do centrão estão apoiando o Alckmin. Não quiseram compor com o Ciro. Este aí não sabe como virar Ciro paz e amor e diz coisas para agradar os esquerdistas e quando tenta aplainar a fala para agradar os direitistas, não consegue convencer. O PR está meio que em compasso de espera, pois precisa ver quem vai despontar mais quando o jogo estiver no segundo tempo. Afinal este partido, ou melhor o seu dono, Valdemar Costa Neto, é dono do Ministério dos Transportes e seria um desastre se não tivesse feito acordos com o vencedor.

    O Bolsonaro tem que parar com esse negócio de tentar achar algum vice em outro partido e usar logo a prata da casa, pois ele quer purismo e isso é moeda muito rara na corrupta ordem partidária nacional.
  • editado July 2018
    Alckmin parece ter entrado no jogo. Vamos ver se tempo de tv ainda ajuda alguém. 

    A estratégia do PT parece manter lula o máximo possível como candidato. Eu acho que o nome dele irá aparecer nas urnas. Caso seja eleito, mais uma vez seremos piada no mundo inteiro. Os 3 poderes ficarão batendo cabeça e lula sairá do cargo meses após assumir, pois a justiça irá verificar se ele era ficha suja só em 2019.
  • Alckmin parece ter entrado no jogo. Vamos ver se tempo de tv ainda ajuda alguém.

    Espero que o acordo que viabilizou Alckmin tenha ao mesmo tempo enterrado de vez Ciro Gomes.

    O lado ruim é que se Alckmin vencer terá que pagar a conta para esta tralha.
    Se for apenas em cargos e tetas ainda estaremos no lucro.
    Nesse negócio podem estar o aparelhamento do judiciário, um abafa na Lava-Jato e a possível volta do imposto sindical com outro nome.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.