Fóssil de animal com corpo de aranha e cauda de escorpião é encontrado na Ásia

Fóssil de animal com corpo de aranha e cauda de escorpião é encontrado na Ásia BBILd5f.img?h=351&w=624&m=6&q=60&o=f&l=f
© BBC Aracnídeo, que viveu há 100 milhões de anos, lembra uma aranha como uma cauda | Ilustração: Bo Wang Um fóssil conservado em âmbar por 100 milhões de anos está ajudando a esclarecer conceitos científicos sobre as origens das aranhas.Diferentemente de seus parentes modernos, a antiga criatura tinha uma cauda. Ela pertence à classe dos aracnídeos, que agrupa artrópodes como a aranha, o escorpião e o carrapato.Pesquisadores dizem que é possível – mas improvável – que a espécie ainda viva nas florestas do sudeste da Ásia.O habitat remoto da criatura e seu pequeno tamanho tornam possível que seus descendentes ainda vivam em Mianmar, onde o fóssil foi encontrado, segundo Paul Selden, paleontólogo da Universidade do Kansas, nos EUA."Nenhum foi encontrado vivo, mas algumas das florestas não são muito bem estudadas, e é um bicho muito pequeno", diz ele. Mina de ouroMyanmar tem se provado uma mina de ouro para cientistas que procuram pele, escamas, pelos e penas preservados no âmbar, uma resina de árvore fossilizada.A descoberta remonta ao período Cretáceo, quando a Terra era habitada por dinossauros com o Tiranossauro Rex.O aracnídeo tem uma mistura incomum de características antigas e modernas. Cientistas nomearam o animal de Chimerarachne yingi, em homenagem à Quimera, o animal mitológico grego composto por partes de mais de um animal."Sabemos há cerca de uma década que aranha evoluiu a partir de aracnídeos que tinham caudas há mais de 315 milhões de anos", diz Russel Garwood, coautor da pesquisa sobre o fóssil e pesquisador da Universidade de Manchester, na Inglaterra."No entanto, ainda não tínhamos encontrado fósseis que mostrassem isso, então essa descoberta é uma enorme e fantástica surpresa."BBIKWXR.img?h=351&w=624&m=6&q=60&o=f&l=f
© BBC O animal tem presas parecidas com a da aranha e um órgão produtor de fios de seda na parte traseira | Foto: Bo Wang Quatro pequenos animais foram encontrados. Os pesquisadores acreditam que eles viviam em troncos de árvores, talvez embaixo da casca ou do musgo no pé delas.Eles eram capazes de produzir fios de seda com um órgão localizado em sua parte traseira, mas é improvável que construíssem teias. Ainda não há teorias sobre para que a cauda era usada ou se o bicho era venenoso.Surpresas fossilizadasO pesquisador Ricardo Perez De La Fuente, do Museu de História Natural de Oxford, diz que esses "incríveis fósseis" serão importantes para decifrar o quebra-cabeça da evolução das aranhas."O Chimerarachne é o elo entre os aracnídeos com cauda do período Paleozoico, conhecidos através de pedras fossilizadas, e as aranhas modernas. E o fato de que eles foram tão belamente preservados no âmbar permitiu um raro estudo em detalhe", afirma De La Fuente."Ainda existem muitas surpresas esperando para ser desenterradas no mundo fóssil. Como a maioria das descobertas inesperadas da paleontologia, provavelmente (ela traz) mais perguntas do que respostas. Mas dúvidas são o que mantém as pesquisas empolgantes e ajuda a expandir os limites da ciência."BBILaBG.img?h=351&w=624&m=6&q=60&o=f&l=f
© BBC O animal tem uma cauda longa que se assemelha ao que vemos hoje em escorpiões | Foto: Bo Wang A ordem das aranhas existe desde 300 milhões de anos atrás. O Chimerarachne teve um ancestral em comum com a aranha e se assemelha a um membro do grupo mais primitivo de aranhas modernas, o mesotheles, que hoje só existe na China, no Japão e no sudeste da Ásia.Aranhas são um dos grupos mais bem-sucedidos na natureza, com mais de 47 mil espécies vivas.Ao longo de centenas de milhões de anos, elas desenvolveram diversas características únicas, incluindo fieiras para a produção de fios e veneno para imobilizar as presas.A pesquisa foi publicadas em dois artigos na revista científica Nature Ecology e Evolution. Um deles, liderado pelo cientista Bo Wang, da Academia Chinesa de Ciências, descreveu dois dos animais. O outro, de Gonzalo Giribet, da Universidade Harvard, apresenta os outros dois aracnídeos.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/fóssil-de-animal-com-corpo-de-aranha-e-cauda-de-escorpião-é-encontrado-na-ásia/ar-BBIL6o7?li=AAggNbi&ocid=mailsignout
«13

Comentários

  • Ainda bem que estão extintos. 
  • Mais perigoso seria se fosse um Gligar que no mundo Pokémon é um híbrido de escorpião com morcego:

    220px-Ash_Gligar.png
  • THE DOCTOR
    que fim levou seu guru pai Roberto do capeta, fez a maior propagando que tinha planos para voce e depois sumiu do mapa?
  • THE DOCTOR
    que fim levou seu guru pai Roberto do capeta, fez a maior propagando que tinha planos para voce e depois sumiu do mapa?

    Vai ver o tio Lú (cifer) chamou ele mais cedo nas fossas infernais...
  • Ainda bem que estão extintos.

    Na mata onde se encontram ainda existem muitos segredos...pode até ser que se encontre algum tipo de fóssil vivo por lá, assim como acontece com o celacanto e o tubarão enguia.
  • THE DOCTOR
    que fim levou seu guru pai Roberto do capeta, fez a maior propagando que tinha planos para voce e depois sumiu do mapa?

    Vai ver o tio Lú (cifer) chamou ele mais cedo nas fossas infernais...

    hihihihihihihihi!   sei la tive mesmo a impressão que ele era um satanista a procura de adéptos
  • "hihihihihihihihi!   sei la tive mesmo a impressão que ele era um satanista a procura de adéptos"

    Você está enganado, como sempre, Criaturo!
  • Lembra-me quando fiz a disciplina de Aracnologia na USP, com a profa Dra Eudóxia, e há uma família de aranhas cujo abdomen é parcialmente segmentado. Seria a família com espécies mais antigas ainda existentes. Acho que o nome era Liphystiomane.
  • PauloRoberto10anos disse: "hihihihihihihihi!   sei la tive mesmo a impressão que ele era um satanista a procura de adéptos"

    Você está enganado, como sempre, Criaturo!

    ué reencarnou ?
  • ué reencarnou ?

    Sempre estive presente no RV,o máximo que faço é dar um tempo...
  • editado December 2018
    PauloRoberto10anos disse: ué reencarnou ?

    Sempre estive presente no RV,o máximo que faço é dar um tempo...

    presente  como  entidade!
    saravá!
  • presente como entidade!
    saravá!


    rsrsrsrsrs
  • Eu acompanho o RV desde a primeira invasão dos cristãos, que queriam converter o Encosto...Foi até estipulado um prazo de 30 dias para que isso ocorresse ...Foi hilário. Desde então, conheci os ateus do Brasil, organizados, militantes, cultos, enfim, um grupo cativante...
  • Sabia pai Roberto&Encosto tudo a ver!
  • Isso é verdade...eu e o Encosto temos história. Já debati muito com ele, no passado, na minha tentativa inútil de mostrar a ele que o sobrenatural existe. O problema é que o João tem mágoas com Deus, e aí fica difícil. Um dia até disse à ele: “Cara, se Deus não existe, por que vc o odeia tanto? Não percebe que isso é ridículo, tanto como se odiar o papai-noel?”
  • Então não é João de Deus coisa nenhuma!
    Seu Encosto tem bom humor, eu acho!
  • ARACNÍDEOS - Assustadores ou Surpreedentes?

    Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e do ovo que for pisado sairá uma víbora. Isa. 59:5


    651pa0.jpg


    O texto de Isa. 59 trata sobre a razão pela qual Deus não está cumprindo suas promessas para com seus povo. O fato que ocorre é que os pecados fazem separação entre Deus e Seu povo. Na verdade o capítulo vai se dedicar a demonstrar a real natureza traiçoeira do povo, arquitetando cuidadosamente ciladas tal como as aranhas tecem suas teias para vítimas descuidadas. Se o ditado diz que Deus não dá asas a cobras, também é certo que não deu aos aracnídeos, seres de um mundo em miniatura por um lado assustador devido sua natureza predatória e por outro, surpreendente por suas habilidades tão especiais e complexas.
    Eles não são insetos, diferem destes pelo fato que aracnídeos nunca tem asas, sempre tem 8 patas, embora possam ter apêndices como cauda ou pinças e possuem o corpo dividido em duas partes.


    2my0x3.jpg


    Os menores aracnídeos que existem são os Ácaros. Existem cerca de 30 mil tipos deles. Estes microscópicos aracnídeos habitam no pó, mas também há alguns tipos aquáticos inclusive marinhos. Encontramos ácaros que se alimentam de plantas, outros que se alimentam de restos e detritos e ainda os que são parasitas. Os ácaros que habitam nossas casas infestam colchões, tapetes, brinquedos de pelúcia e roupas de lã eles comem os restos de nossa pele que perdemos em média 1g por dia. Estes ácaros produzem a maior parte das alergias e renites que afetam o homem. Há ainda, ácaros que vivem na pele humana provocando irritações que chamamos de acne e sarna.
    Um pouco maiores e menos simpáticos são os Carrapatos, que infestam o mundo inteiro parasitando e sugando o sangue de suas vítimas, o que os faz transmissores de muitos tipos de doenças. Parece difícil imaginar a utilidade destas criaturas parasitas no mundo criado, no entanto sabemos que a natureza infestou-se de pragas modificadas pelo pecado.


    2h5mw6d.jpg


    Mas nem tudo o que nos parece praga e imprestável, talvez o seja! Os Escorpiões caçam por emboscada, esperam pacientemente por suas vítimas que são por sua vez muitas das pragas invertebradas que nos atormentam. Na verdade, os escorpiões podem baixar o metabolismo e passar até um ano sem comer e sem beber esperando sua refeição. Em pântanos ou desertos eles proliferam e já que são criaturas noturnas, seu sentido mais apurado não é a visão, mas o tato que munido de pelos sensoriais especiais pode detectar as mínimas mudanças no ar e ondulações no solo.
    Embora o veneno do escorpião pareça uma maldição, cujas 40 espécies de 1,3 mil conhecidas sejam letais ao homem, estamos apenas agora tendo uma vaga idéia de porque o Criador permitiu tais animais portarem estas toxinas. Percebeu-se que a proteína de seu veneno, em forma isolada não faz mal ao homem e pode ajudar a combater o câncer no cérebro.[1] Dizem que a diferença entre o veneno e o remédio, é só a dosagem. Talvez Deus já tenha nos dado uma surpreendente farmácia na natureza.



    xgcpg.jpg



    Os ‘escorpiões-vinagre’ são curiosamente parecidos com os escorpiões, mas no lugar do ferrão na cauda, possuem um tipo de cauda em forma de antena. Suas glândulas anais segregam um odor defensivo forte com cheiro de vinagre.
    Teria sido assim os escorpiões antes do pecado amaldiçoar esta Terra? Talvez. Quem sabe em fez de ferrão um tipo de cauda e no lugar de pinças que servem para prender a presa, haveria pinças para revirar e reciclar o solo tal como os caranguejos o fazem com a areia da praia.
    Um meio termo entre aranhas e escorpiões são os Pseudoescorpiões. Eles têm 2-6 milímetros e aparentemente são mini escorpiões, mas não tem cauda. Capturam suas presas com suas pinças como os escorpiões, mas injetam veneno pela boca como as aranhas. No mundo dos aracnídeos, existem ainda outros semelhantes a escorpiões e aranhas, tal como os amblipigeos e os solífugos.



    2z8p7vl.jpg



    1zfr9z5.jpg



    Há ainda os opiliões erroneamente confundidos com as aranhas, seres que não possuem veneno, não fazem teias e ao contrário das aranhas, são capazes de ingerir alimento sólido. Os opiliões são predadores noturnos que se defendem com glândulas de mau cheiro. São encontrados em cavernas, florestas e savanas. O segundo par de patas é normalmente mais longo que o primeiro, pouco usado para locomoção e mais habilidoso para funções sensoriais.



    1z5p1cw.jpg


    Por sua vez, nada no mundo dos aracnídeos se compara as quase 40 mil tipos de aranhas que existem. Elas proliferam em toda parte temendo apenas as vespas, os pássaros e os morcegos seus predadores. Dizimam pragas como baratas e mosquitos.
    Na primeira parte de seus corpos encontramos o cefalotórax que comporta o cérebro muito simples composto de apenas dois aglomerados de neurônios que acionam todo o complexo sistema nervoso capaz de reflexos apurados, cálculos para construção da teia e coordenação dos sentidos especiais tais como alguns pêlos super sensíveis capazes de captar mínimas vibrações no ar (som). Tudo isto sobre quatro pares de patas, munidos de tufos de pelos com micro pés capazes de aderir e agarrar em quase todo tipo de superfície.





    2n9av4h.jpg




    A segunda parte de seu corpo é o abdômen que abriga o coração que nada mais é do que um tubo envolto num músculo. A seguir temos o canal alimentar, órgãos reprodutores e pulmões que trocam o oxigênio pelo gás carbônico quando este passa por uma fina traquéia e pulmões em forma de folhas de um livro. E finalmente, sua mais incrível característica é as fiandeiras.
    Na verdade, os cientistas não sabem explicar exatamente como as aranhas fiam, nem são capazes de reproduzir sua seda que é muito superior a qualquer outra produzida por outros invertebrados. É como se Deus tivesse instalado micro fábricas que na verdade são ‘maquinas’ biológicas que produzem uma proteína. Cada glândula fiadeira produz um tipo de fio, para tipos diferentes de propósitos. A engenhosidade é tão complexa neste pequeno ser, que a aranha pode controlar até a espessura do fio que quer produzir. As glândulas fiadeiras expelem um líquido que ao entrar em contato com o ar se tornam um fio, o qual combina perfeitamente resistência a flexibilidade.
    A seda pode ser revestida de camadas duplas, pode receber cobertura adesiva ou impermeabilidade a água. Ela é 5 vezes mais forte que o aço, e 2 vezes mais forte que kvalar usado para confeccionar coletes a prova de bala. Um fio pode se estender sobre o próprio peso por até 70km sem quebrar. É tão forte que há quem estime que um fio da grossura de um lápis poderia parar um boig 747. Muitas aranhas comem e reciclam a própria seda, não há desperdício!
    O homem já se utilizou destes fios preciosos em instrumentos ópticos, algumas tribos da América do Sul os aplicam para curar feridas,




    2elcxsx.jpg




    Polinésios a usaram como linha de pesca e nativos de Madagascar chegar a produzir um tipo de tecido com uma variedade dourada da seda.
    A seda foi projetada pelo Criador para muitas utilidades para a aranha, confeccionar ninhos e ambientes para os ovos e filhotes, cabo de segurança em sua ‘escaladas’ e existe até um tipo de filhote de aranha que estica um fio com tufo na ponta que o carregue no vento como se fosse um paraquedista, acredita-se que foi assim que as aranhas colonizaram as distantes ilhas do Havaí.
    Porém é como armadilha que mais conhecemos a seda. Existem muitas formas, algumas são apenas buracos tapados com um alçapão de seda e outras são elaboradas e geométricas construções, muitas vezes incolores e fatais.
    Algumas aranhas fazem uma espécie de rede e saltam sobre suas vítimas as envolvendo e emaranhando, outras como a aranha boleadeira da América do Sul estendem um pequeno fio com uma gota adesiva repleta do odor de mariposas, a aranha gira o fio até que as mariposas são atraídas e finalmente grudadas no fio a girar da aranha são capturadas.
    A maioria das teias é irregular, mas a mais comum é a orbicular que lembra uma rede com anéis que saem do centro. A aranha não fica grudada na própria teia porque possui patas impermeabilizadas e sabe onde pisar, pois nem todos os fios são adesivos.




    15ccx8y.jpg




    Em alguns lugares do mundo as aranhas são capazes de viver em colônias, construindo grandes teias que ligam a copa das árvores e captura tudo o que passa por ali, algumas vezes até pequenos pássaros. Quando Pastor na cidade Cruz Alta-RS, tive a oportunidade junto com meu clube de Desbravadores de estudar uma enorme teia que ligava as árvores entre um rio de uns 5 metros de extensão. Eram cerca de 50 ou 60 aranhas da espécie Nephila Clavips, a popular tecedeira dourada que fia uma seda cor de ouro e muito resistente. No verão seguinte, voltei ao mesmo lugar para fotografar, mas era tarde demais. O veneno usado para pulverizar plantações vizinhas já havia acabado com elas.
    As aranhas que não fazem teia também são grandes caçadoras, entre elas está a maior aranha que se conhece, a caranguejeira chegando a ter um corpo com 5 a 8cm. Caça cravando na vítima suas presas que recebem o nome de quelíceras. Também chamadas de tarântulas, estas aranhas vivem em tocas e possuem o corpo coberto de pêlos, na maioria das vezes urticantes para defendê-las dos predadores.



    71tk0m.jpg




    Em matéria de veneno, as aranhas brasileiras mais perigosas são as pequenas ‘aranha marrom’ que aprecia as frestas das casas humanas e a famosa ‘viúva negra’ que devora o macho após a cópula, hábito comum entre aranhas e escorpiões. A mais agressiva e perigosa de todas é aparentemente, a ‘armadeira’, muito comum em gramados altos seu veneno é nerotóxico e cardiotóxico, nestes casos a única saída é a procura de um posto de saúde para tomar o soro.
    As aranhas não engolem nada sólido, elas injetam veneno que derrete sua vítima por dentro e depois sugam para seu estômago.




    255v21j.jpg



    Como seria no tempo antes do pecado, quando não havia morte e predação? Talvez como alguns insetos, estes aracnídeos tivessem um aparelho bucal feito para perfurar e sugar plantas, ou ainda seu veneno operasse tal como um suco digestivo jogado sobre o alimento para depois ser sugado tal como as moscas o fazem.



    znsndc.jpg



    O grupo das aranhas é de uma variedade enorme, tal como aranhas que tem a habilidade de se camuflar com a mesma cor de uma flor tal como amarelo, branco ou verde e atocaiar abelhas desavisadas. A aranha saltadora com seus olhos enormes pode rastrear seu alvo e saltar até 50 vezes o seu tamanho sobre este. Há outra aranha que se especializou na arte do mergulho e caça insetos aquáticos e pequenos peixes, é a aranha aquática (Argyroneta aquatica) que constrói um ninho com bolhas de ar para poder respirar. Transporta pequenas bolhas sobre o ventre para o fundo em lagos e locais de água parada, junto a uma folha ou caule de planta aquática.



    admhdg.jpg



    especializados e complexos. Notavelmente, no registro fóssil segundo a datação evolucionista, estes animais aparecem nas camadas mais antigas, tais como são hoje ou maiores, mas iguais. Não há ancestrais ou formas evolutivas intermediárias, porém há abundante registro fóssil de escorpiões e aranhas como que surgindo abruptamente entre os primeiros animais terrestres no Carbonífero e Permiano. Nenhum modelo evolucionista pode apresentar evidência fóssil ou experimental da formação de habilidades, fisiologia e hábitos destes animais.
    De fato, os aracnídeos são uma evidência contrária ao Darwinismo e assustadora para os Evolucionistas, mas para os Criacionistas, é mais um mundo de seres surpreendente feito por Aquele que projetou todas as coisas maravilhosas.


























































































































  • Sei, sei. Carrapatos, escorpiões e aranhas venenosas agora são uma evidência das maravilhas de Deus ...
    Junto com a lepra, o câncer, os defeitos genéticos etc.
  • voce consegue ver alguma coisa boa que deus possa ter feito?
  • editado December 2018
    CRIATURO disse: voce consegue ver alguma coisa boa que deus possa ter feito?
    Você diria que um chefão do crime que rouba e mata é um cara legal porque é gentil com a família e dá dinheiro a obras de caridade?

    Não sei se algum deus existe, mas, até agora, não me apresentaram nenhuma resposta satisfatória para o "Problema do Mal"
  • Coprofagia tambem e coisa de Deus.
  • Fernando_Silva disse:
    CRIATURO disse: voce consegue ver alguma coisa boa que deus possa ter feito?
    Você diria que um chefão do crime que rouba e mata é um cara legal porque é gentil com a família e dá dinheiro a obras de caridade?

    Não sei se algum deus existe, mas, até agora, não me apresentaram nenhuma resposta satisfatória para o "Problema do Mal"


    foi ,mal!
    ha...ha..ha..ha..ha..ha..MUITO BOA ESSA JA RENDEU PAGINAS DE DISCUSSÃO!

    mal e bem só existem dentro das nossas cabeças, mas tudo é deus!

    voce recusaria a ter uma dor aliviada ser salvo por um inimigo? e se fosse teria algum sentimento de gratidão? nem mesmo assim conseguira ver algum tipo de bondade nele?
    voce abriria mão de ter nascido apenas para não ter causado dores aos outros? se não , então peças desculpas a humanidade por ter nascido!
  • Fernando_Silva disse: Sei, sei. Carrapatos, escorpiões e aranhas venenosas agora são uma evidência das maravilhas de Deus ...
    Junto com a lepra, o câncer, os defeitos genéticos etc.


    A intenção aqui é mostrar a complexidade delas , e de que existem desde sempre sem terem fósseis que mostrem sua evolução, ou seja, foram projetadas para fazerem coisas complexas, sem terem que evoluir para isso...


    "Na verdade, os cientistas não sabem explicar exatamente como as aranhas fiam, nem são capazes de reproduzir sua seda que é muito superior a qualquer outra produzida por outros invertebrados."


    "Notavelmente, no registro fóssil segundo a datação evolucionista, estes animais aparecem nas camadas mais antigas, tais como são hoje ou maiores, mas iguais. Não há ancestrais ou formas evolutivas intermediárias, porém há abundante registro fóssil de escorpiões e aranhas como que surgindo abruptamenntarte entre os primeiros animais terrestres no Carbonífero e Permiano. Nenhum modelo evolucionista pode apresentar evidência fóssil ou experimental da formação de habilidades, fisiologia e hábitos destes animais."



    Leia o texto antes de comentar!







  • Fernando_Silva disse:
    CRIATURO disse: voce consegue ver alguma coisa boa que deus possa ter feito?
    Você diria que um chefão do crime que rouba e mata é um cara legal porque é gentil com a família e dá dinheiro a obras de caridade?

    Não sei se algum deus existe, mas, até agora, não me apresentaram nenhuma resposta satisfatória para o "Problema do Mal"


    Existe farta literatura que responde sim, satisfatoriamente, sobre o problema do mal, é que vc não aceita as explicações...


  • Percival disse: Coprofagia tambem e coisa de Deus.

    e dai, voce também é coisa de deus, devemos censura-lo por isso?
  • CRIATURO disse:
    Percival disse: Coprofagia tambem e coisa de Deus.

    e dai, voce também é coisa de deus, devemos censura-lo por isso?

    Voce regugita bosta e ninguem o censura. Nem ao menos chamam a vigilancia sanitaria.
  • Percival disse:
    CRIATURO disse:
    Percival disse: Coprofagia tambem e coisa de Deus.

    e dai, voce também é coisa de deus, devemos censura-lo por isso?

    Voce regugita bosta e ninguem o censura. Nem ao menos chamam a vigilancia sanitaria.



    KKKKKKK, essa troca de farpas sempre me atraiu no RV...Será que sou uma má pessoa por isso?


  • Voce consegue ser meljor que o Criaturo se bem que nao e dificil.
  • editado December 2018
    Percival disse:
    CRIATURO disse:
    Percival disse: Coprofagia tambem e coisa de Deus.

    e dai, voce também é coisa de deus, devemos censura-lo por isso?

    Voce regugita bosta e ninguem o censura. Nem ao menos chamam a vigilancia sanitaria.
    voce que começou com esse papo de bosta então deviam chamar a vigilância sanatória pra você...... hihihihihihihihihiihihhhiihihihihihi... Feliz natal percival:

  • PauloRoberto10anos disse:
    Percival disse:
    CRIATURO disse:
    Percival disse: Coprofagia tambem e coisa de Deus.

    e dai, voce também é coisa de deus, devemos censura-lo por isso?

    Voce regugita bosta e ninguem o censura. Nem ao menos chamam a vigilancia sanitaria.



    KKKKKKK, essa troca de farpas sempre me atraiu no RV...Será que sou uma má pessoa por isso?



    não és apenas um sádico.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.