Nomes adequados para a versão 3.0 do suppôsto (ou ex-) "Religião É Veneno"

13»

Comentários

  • editado November 2016
    Gorducho disse: Não o Sr. não postou dicionários porque os dicionários dizem o contrário disso.O Sr. inventou a restrição.Que um abstêmio sexual seja um "celibatário" concordo.

    A fonte que eu postei está lá, e ela indexa exemplos de outros dicionários citando abstinecia sexual como sinônimo, não a editei.

    Ou seja, 

    Nem postando fontes com dicionários respeitáveis aludindo ao sinônimo para abstinência sexual, nem sugerindo que abstinência sexual possivelmente tem ascendência sobre "solteiro", mesmo explicando a lógica do raciocínio, mesmo ainda sugerindo como suporte a essa lógica uma fonte que diz que nos tempos de Pitágoras se usava o termo para abstinência sexual e que só tardiamente se expandiu contextualmente para solteiro? Poxa, fantástico isso! 

    Tá foda hein Companheiro?
  • A propósito do alemão que ainda não achei dicionário - só tradutores...- pego a Wikipedia como paliativo reconhecendo a fragilidade da fonte:

    Zölibat und sexueller Missbrauch
    Ein Zusammenhang zwischen Missbrauchsfällen und dem Zölibat ist nicht belegt.

    Então um celibatário poderá ser um abusador, certo?
    Ora, um abusador sexual não mantém às vezes, quando conseguir vítimas, relações sexuais?
  • Gorducho disse: A propósito do alemão que ainda não achei dicionário - só tradutores...- pego a Wikipedia como paliativo reconhecendo a fragilidade da fonte:

    Zölibat und sexueller Missbrauch
    Ein Zusammenhang zwischen Missbrauchsfällen und dem Zölibat ist nicht belegt.

    Então um celibatário poderá ser um abusador, certo?
    Ora, um abusador sexual não mantém às vezes, quando conseguir vítimas, relações sexuais?

    Um celibatário não pratica sexo. Portanto sacerdotes podem ser celibatários e ainda assim abusarem de crianças, por exemplo.
  • Mas dentre os abusos possíveis está ato sexual.
    O Sr. está inventando uma restrição que não tem apoio nos dicionários.
  • Gorducho disse: Mas dentre os abusos possíveis está ato sexual.
    O Sr. está inventando uma restrição que não tem apoio nos dicionários.

    Eu tenho uma cruz a carregar, minha cuca a funcionar.
  • Bom, que é imaginativo já tinha notado; daí que faça versos não espanta...
  • editado December 2016
    Gorducho disse: Bom, que é imaginativo já tinha notado; daí que faça versos não espanta...

    Não sei se notou, mas essa sua citação também não funcionaria para celibatário como solteiro...

    Zölibat und sexueller Missbrauch
    Ein Zusammenhang zwischen Missbrauchsfällen und dem Zölibat ist nicht belegt.


    "Não existe correlação entre abuso e celibato."
    Isso parece meio sem sentido, tavez precise de  um contexto.
  • Claro que tem o contexto que é justo o título da secção.
    Se quer lê-lo todo basta ver o verbete Celibato na Wikipedia em alemão.
    Apenas quis tentar lhe fazer ver que também no idioma de Goethe celibatários podem manter relações sexuais visto que sua tentativa inicial foi atribuir a uma idiosincrasia peculiar ao idioma de Camões.

    Repito que por incrível que  pareça não consegui achar um dicionário. Só bilíngues, i.e., tradutores.
    Claro, não sei o nome d'algum pra ajudar na busca...
  • editado December 2016
    Gorducho disse: Claro que tem o contexto que é justo o título da secção.
    Se quer lê-lo todo basta ver o verbete Celibato na Wikipedia em alemão.
    Apenas quis tentar lhe fazer ver que também no idioma de Goethe celibatários podem manter relações sexuais visto que sua tentativa inicial foi atribuir a uma idiosincrasia peculiar ao idioma de Camões.

    Repito que por incrível que  pareça não consegui achar um dicionário. Só bilíngues, i.e., tradutores.
    Claro, não sei o nome d'algum pra ajudar na busca...
     
    Gorducho disse: Claro que tem o contexto que é justo o título da secção.
    Se quer lê-lo todo basta ver o verbete Celibato na Wikipedia em alemão.
    Apenas quis tentar lhe fazer ver que também no idioma de Goethe celibatários podem manter relações sexuais visto que sua tentativa inicial foi atribuir a uma idiosincrasia peculiar ao idioma de Camões.

     
    Sério que achaste isso? Terá sido isso aqui que eu escrevi?

    Pra quem quiser prestar atenção, está claro que se não há o sinônimo abstinência sexual para celibato em fontes no idioma português, em clara dissonância com outras fontes de outras línguas, o mais provável é que ou haja falta de fontes de qualidade no idioma português ou algum fenômeno cultural muito específico explique o fenômeno, e das duas opções, a primeira parece  muito mais óbvia.

    Meu amiguinho, estás mesmo dando voltas!

    O que eu digo aqui, é exatamente o contrário, ou seja, que podem estar faltando fontes suficientes em português com celibato sendo sinînimo de abstinencia sexual como há em outros idiomas, e não que em outros idiomas celibato não está sendo proposto como sinônimo de solteiro. Faz favor!

     
  • A proposito, estive pesquisando a etimologia da palavra celibato e encontei ao menos duas referências em inglês indicando que o sentido original formal da palavra era o de indicar abstinência sexual, e corroborando a minha hipótese de que o sentido para "unmarried" ou "solteiro" era mesmo o de abstêmio sexual. 
  • está claro que se não há o sinônimo abstinência sexual para celibato em fontes no idioma português, em clara dissonância com outras fontes de outras línguas
    &
    ou seja, que podem estar faltando fontes suficientes em português com celibato sendo sinônimo de abstinência sexual como há em outros idiomas
    Isso... isso..., o Sr. cogitou que fosse, say, uma idiossincrasia do vernáculo vis-à-vis outros idiomas.
    E eu lhe mostrei que não: que em nenhum dos idiomas (say) mais comuns pra nós, tem essa sinonimia.
    Já temos
    INGLÊS
    ESPAÑOL
    FRANCÊS
    ITALIANO
    ALEMÃO ainda em caráter precário pois que via uma digressão na Wikipedia.

    A proposito, estive pesquisando a etimologia da palavra celibato
    E eu lhe citei o próprio Cícero.
    Mas mostre suas fontes pois que sempre é conveniente xecar (reclamaram do meu checar mas o corretor da Casa marca erro é pro xecar :) ) qualquer fonte séria.

     
  • Gorducho disse:
    está claro que se não há o sinônimo abstinência sexual para celibato em fontes no idioma português, em clara dissonância com outras fontes de outras línguas
    &
    ou seja, que podem estar faltando fontes suficientes em português com celibato sendo sinônimo de abstinência sexual como há em outros idiomas
    Isso... isso..., o Sr. cogitou que fosse, say, uma idiossincrasia do vernáculo vis-à-vis outros idiomas.
    E eu lhe mostrei que não: que em nenhum dos idiomas (say) mais comuns pra nós, tem essa sinonimia.


     

    Não, meu filho, o que você mostrou não tem relação com o que eu disse. Você postou uma fonte em alemão propondo que em alemão a palavra solteiro poderia ser sinônimo para celibato quando eu nunca questionei que em outros idiomas há o sentido de solteiro para celibato. 
  • Gorducho disse:
    está claro que se não há o sinônimo abstinência sexual para celibato em fontes no idioma português, em clara dissonância com outras fontes de outras línguas
    &
    ou seja, que podem estar faltando fontes suficientes em português com celibato sendo sinônimo de abstinência sexual como há em outros idiomas
    Isso... isso..., o Sr. cogitou que fosse, say, uma idiossincrasia do vernáculo vis-à-vis outros idiomas.
    E eu lhe mostrei que não: que em nenhum dos idiomas (say) mais comuns pra nós, tem essa sinonimia.
    Já temos
    INGLÊS
    ESPAÑOL
    FRANCÊS
    ITALIANO
    ALEMÃO ainda em caráter precário pois que via uma digressão na Wikipedia.
    A proposito, estive pesquisando a etimologia da palavra celibato
    E eu lhe citei o próprio Cícero.
    Mas mostre suas fontes pois que sempre é conveniente xecar (reclamaram do meu checar mas o corretor da Casa marca erro é pro xecar :) ) qualquer fonte séria.

     
    O que não quer dizer nada, uma vez que a fonte que eu citei sobre Pitágoras, com o sentido de celibato como de abstinência sexual é 300 anos anteiror a Cícero.
     
  • editado December 2016
    Então tamos de acordo!
    Era uma discussão de loucos: cada um falando uma coisa!
    Em português celibato é solteiro;
    noutros idiomas desses dentro da nossa familiaridade, tem o sentido de solteiro pra celibato.
    Ou seja: celibatários podem ter - não quer dizer que tenham...- vidaa sexualmente ativa.
    Assinamos a Concordata?

           
  • editado December 2016
    Gorducho disse: Então tamos de acordo!
    Era uma discussão de loucos: cada um falando uma coisa!
    Em português celibato é solteiro;
    noutros idiomas desses dentro da nossa familiaridade, tem o sentido de solteiro pra celibato.
    Ou seja: celibatários podem ter - não quer dizer que tenham...- vidaa sexualmente ativa.
    Assinamos a Concordata?

           

    Discordo que o sentido de celibato para solteiro indique que haja um descarte para  a abstinência sexual. Mantenho que solteiro como sinônimo para celibatário signifique abstêmio sexual, e que somente por licenciosidade cultural o sentido de solteiro sem vínculo com abstenção sexual seja admitido  para a palavra. Esse é o meu ponto.
  • editado December 2016
    Parem de desvirtuar o tópico do Gillian.
  • Darkseid disse: Parem de desvirtuar o tópico do Gillian.

    kkkkkkkkk
    O fake ai já sumiu. Cansou de apanhar sem ter argumentos.
  • Senhor disse:
    Gorducho disse: Então tamos de acordo!
    Era uma discussão de loucos: cada um falando uma coisa!
    Em português celibato é solteiro;
    noutros idiomas desses dentro da nossa familiaridade, tem o sentido de solteiro pra celibato.
    Ou seja: celibatários podem ter - não quer dizer que tenham...- vidaa sexualmente ativa.
    Assinamos a Concordata?

           

    Discordo que o sentido de celibato para solteiro indique que haja um descarte para  a abstinência sexual. Mantenho que solteiro como sinônimo para celibatário signifique abstêmio sexual, e que somente por licenciosidade cultural o sentido de solteiro sem vínculo com abstenção sexual seja admitido  para a palavra. Esse é o meu ponto.

    Provavelmente por se pressupor antigamente que o sexo só podia dentro do casamento e que portanto solteiros deveriam ser abstemios.
  • NadaSei disse:
    Darkseid disse: Parem de desvirtuar o tópico do Gillian.

    kkkkkkkkk
    O fake ai já sumiu. Cansou de apanhar sem ter argumentos.

    Ela já estava reclamando das postagens e só fazia ativismo aqui, nem interagir decentemente a guria queria. Esse pessoal de esquerda é fraco pra argumentos, quanto muito saem de cena xingando todo mundo.
  • [Horácio, Cartas I, 1]
    Lectus genialis in aula est:
    nil ait esse prius, melius nil cælibe uita;
    si non est, iurat bene solis esse maritis.


    Claro: quando o cara tá casado sende saudades da vida de solteiro; quando tá solteiro quer casar (hoje já não mais tanto...).Mas ¿razoável supor que saudades dos tempos de solteiro prum romano da urbe cosmopolita e festeira do tempo do Augusto significasse ausência de relações sexuais?
    Sem lupanares?
    Sem escravas?
    Sem relações homos?
  • editado December 2016
    NadaSei disse:
    Senhor disse:
    Gorducho disse: Então tamos de acordo!
    Era uma discussão de loucos: cada um falando uma coisa!
    Em português celibato é solteiro;
    noutros idiomas desses dentro da nossa familiaridade, tem o sentido de solteiro pra celibato.
    Ou seja: celibatários podem ter - não quer dizer que tenham...- vidaa sexualmente ativa.
    Assinamos a Concordata?

           

    Discordo que o sentido de celibato para solteiro indique que haja um descarte para  a abstinência sexual. Mantenho que solteiro como sinônimo para celibatário signifique abstêmio sexual, e que somente por licenciosidade cultural o sentido de solteiro sem vínculo com abstenção sexual seja admitido  para a palavra. Esse é o meu ponto.

    Provavelmente por se pressupor antigamente que o sexo só podia dentro do casamento e que portanto solteiros deveriam ser abstemios.

    Sim, é uma hipótese.
  • Parabéns seu Gorducho vejo que esta recobrando a fé!
  • editado December 2016
    O Horácio era um poeta - ½ que metido a filósofo de taverna...- romano.
    Nada a ver com religiosidades Sr. Criaturo angry.png
  • editado December 2016
    Gorducho disse: AURÉLIO
    Significado de Celibato
    1 Estado de solteiro.

    Significado de Solteiro
    1 Que já não está casado ou comprometido.
    2 Diz-se de qualquer cabo disponível e pronto a servir.
    3 Que ou quem não casou.

    Desde quando tem que tar casado ou comprometido pra ter relações sexuais?
    Por isso estou achando que o senhor não é deste mundo.

    Desculpe-me seu Gorducho! Deu  errado! era pra ter ficado assim:

    "Por isso estou achando que o senhor não é deste mundo

    Parabéns seu Gorducho vejo que esta recobrando a fé!"
     
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.