Espaço para as religiões

1515254565782

Comentários

  • São textos relativamente longos, mas listam absurdos, atrocidades e contradições da Bíblia que padres e pastores procuram esconder or interpretar de forma conveniente:
    Bible stories never preached in church

    Written by Tim Zeak, formerly an evangelical who read the Bible from cover to cover a dozen times and finally was able to shake my childhood indoctrination of hell fire & brimstone.

    https://medium.com/excommunications/ten-bible-stories-never-preached-in-church-41030e51bf94

    https://medium.com/excommunications/bible-stories-never-preached-in-church-part-two-2fe2a2514a18
  • Do mesmo autor, um texto sobre a total ausência de condenações ao aborto na Bíblia.
    Muito pelo contrário, o feto é tratado como objeto. E bebês são mortos aos milhões por atos divinos.
    Absolute Proofs that the Bible is Not Pro-life

    Lying About What the Bible Says, Results in More, Not Less Abortions

    Tim Zeak Jul 22, 2020

    It is one thing to be pro-life, it is another to justify it based on what someone told you what God or the Bible says about it.
    https://medium.com/atheism101/absolute-proofs-that-the-bible-is-not-pro-life-a27b94d4fff2
  • E mais um, desta vez sobre a historicidade do Êxodo:
    Ten Reasons Why the Bible’s Story of the Exodus is Not True

    And why it really matters.

    Tim Zeak Oct 26, 2020

    The story of the Exodus, in conjunction with others in the first five Books of the Old Testament, often referred to as the Books of Moses, the Torah or the Pentateuch, has been the foundation for three major religions and some minor ones. History has many examples of nations, cities, ethnic groups and even families who proclaim their origin based on a mythological story or a highly exaggerated one. These “founding stories” seek to unify and exalt their group. Such stories in no way make the reality of their existence illegitimate.
    https://medium.com/excommunications/ten-reasons-why-the-bibles-story-of-the-exodus-is-not-true-4144bc305665
  • Nos últimos meses, a cúpula brasileira da igreja fundada por Edir Macedo perdeu completamente o poder em Angola. Num acontecimento inédito, hoje são os líderes religiosos angolanos que dominam os templos da Universal naquele país, e não mais os brasileiros.

    Mas, além disso, o governo atual de Angola também declarou "guerra" contra a RecordTV, que estava estava estabelecida havia muitos anos e tinha sua programação muito forte e distribuída por rede de TV.

    Ou seja, não "existe" por enquanto mais RecordTV em Angola. Há quase quatro meses a programação deixou de ser exibida. Sumiu da TV local.

    Utilizando-se de elementos jurídicos específicos, o governo do presidente angolano João Lourenço meio que acabou com a emissora.

    A propósito, o líder máximo brasileiro da Universal, "deposto" em Angola, era Honorilton Gonçalves —por anos o "manda-chuva" da Record no Brasil.

    Outro lado

    A Universal, em nota divulgada em agosto do ano passado, afirmou que Angola age com arbitrariedade.

    "A igreja lamenta profundamente que sua imagem, seus membros, obreiros, pastores e bispos estejam sendo manchadas, sem possibilidade de defesa", afirma. A instituição anuncia ainda que está recorrendo do que que considera "arbitrariedades" e a "violação da liberdade religiosa".

    Histórico de paz

    Por décadas, a RecordTV e a Igreja Universal prosperaram em Angola, durante os governos consecutivos de José Eduardo dos Santos.

    O que aconteceu então?

    Bem, a verdade é que a Record e a Universal acabaram engolfadas pelo rompimento justamente entre o atual presidente, João Lourenço, e o ex José Eduardo. Inclusive há um pedido de prisão do governo atual contra a filha deste último.

    Como Lourenço e Santos são inimigos figadais, Universal e Record entraram no "rolo".

    Como diz o velho ditado, "quem é amigo do meu inimigo também vira meu inimigo".

    De qualquer forma, Angola está usando suas próprias leis em sua própria defesa, e a Record (ou Universal) até aqui têm pouco ou nada o que fazer.

    Evasão de divisas.

    Uma das questões mais sensíveis para o governo angolano contra a Universal é a acusação de "evasão de divisas".

    Ou seja, o fato de a igreja tirar dinheiro daquele país e levá-lo para outros, inclusive para o Brasil. Isso não é uma prática exclusiva da Universal. Muitas igrejas fazem isso.

    Ou seja, o fato de a igreja tirar dinheiro daquele país e levá-lo para outros, inclusive para o Brasil. Isso não é uma prática exclusiva da Universal. Muitas igrejas fazem isso.

    Angola 1 x 0 Mourão.

    De nada adiantou a ida do vice-presidente Hamilton Mourão até Angola, no mês passado, para conversar com o governo Lourenço.

    Escalado pelo governo brasileiro para conversar com o presidente João Lourenço e tentar um acordo pacífico (afinal, Edir Macedo apoia Bolsonaro), Mourão saiu de mãos abanando.

    O governo angolano parece irredutível.

    África do Sul 1 x 0 Crivella.

    E provavelmente de nada adiantará também a indicação de Marcelo Crivella, por Bolsonaro, para a embaixada brasileira na África do Sul.

    Segundo fontes consultadas por esta coluna, no momento é improvável que o nome de Crivella seja aprovado para a embaixada da África do Sul.

    Isso porque esse é justamente outro país africano, além de Angola, no qual a Universal está começando a enfrentar "inimigos" poderosos.

    Obviamente toda essa situação é dinâmica e depende das negociações políticas intensas que estão ocorrendo nos bastidores.

    Mas, por enquanto, a situação da igreja de Edir Macedo, de sua TV e de seu sobrinho no continente africano não tem boas perspectivas.

    https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2021/08/04/entenda-a-guerra-travada-por-angola-contra-igreja-universal-e-record.htm
  • Pregadora que pediu para fiéis não postarem 'coisa de gente preta, de gay' falta a depoimento, no RJ

    Polícia Civil abriu inquérito para investigar se houve crime de intolerância racial e homofóbica por parte de Karla Cordeiro, a Kakau, em discurso na Igreja Sara Nossa Terra

    Alfredo Mergulhão 03/08/2021

    xWhatsApp-Image-2021-08-03-at-18.44.19.jpeg.jpg.pagespeed.ic.2GLTKlH-mu.jpg
    Kakau Cordeiro faz pregação na Igreja Sara Nossa Terra Foto: Reprodução

    A pregadora Karla Cordeiro, de 41 anos, não compareceu ao depoimento marcado para esta terça-feira, na delegacia de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Conhecida como Kakau, ela causou revolta ao aparecer em um vídeo no qual dá declarações consideradas racistas e homofóbicas.

    As imagens que viralizaram nas redes sociais mostram Kakau a criticar fiéis que defendem causas sociais, raciais e LGBTQIA+. A pregadora classifica como "vergonha" os símbolos dessas lutas e sustenta que apenas Jesus Cristo "é a nossa bandeira".

    - Para de querer ficar postando coisa de gente preta, de gay, para! Posta palavra de Deus que transforma vidas. Vira crente, se transforma, se converta - afirma Kakau, no vídeo, em pregação na Igreja Sara Nossa Terra.

    Procurada, a Igreja Sara Nossa Terra não se manifestou até a publicação da reportagem.

    Investigação

    O delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessoa, instaurou um inquérito policial para investigar se houve crime de intolerância racial e homofóbica no discurso de Kakau. Pessoa havia convocado a investigada para depor nesta terça-feira, mas ela não compareceu.

    De acordo com o delegado, o advogado de Kakau solicitou o adiamento com a justificativa de que a pregadora estaria na cidade do Rio de Janeiro, na data marcada. O pedido foi deferido "para que não aleguem perseguição", explicou Pessoa. O depoimento foi reagendado para quinta-feira.

    Kakau se manifestou sobre o vídeo nesta terça-feira. A pregadora justificou que foi "infeliz nas palavras", que não tem preconceito e que seu objetivo era reforçar a "necessidade de focarmos em Jesus Cristo e reproduzirmos seus ensinamentos".

    - Eu, na verdade, fui infeliz nas palavras escolhidas e quero afirmar que não possuo nenhum tipo de preconceito contra pessoas de outras raças, inclusive meu próprio pastor é negro, e nem contra pessoas com orientações sexuais diferentes da minha, pois sou próxima de várias pessoas que fazem parte do movimento LGBTQIA+ - afirmou, em nota de retratação.
    https://oglobo.globo.com/rio/pregadora-que-pediu-para-fieis-nao-postarem-coisa-de-gente-preta-de-gay-falta-depoimento-no-rj-25139248
  • Esta é aquela seita de bosta que defende a destruição dos templos de outras religiões e diz que "Bíblia sim, Constituição não".
    Pastor faz ataques racistas e homofóbicos, no Rio: 'Igreja não levanta placa para negro e veado'; veja vídeo

    Ofensas foram feitas quando Tupirani da Hora Lores respondia à pregadora Karla Cordeiro; ela havia se desculpado por também ter subido no altar e feito discurso preconceituoso

    Alfredo Mergulhão 23/08/2021

    O pastor Tupirani da Hora Lores fez ataques racistas, machistas e homofóbicos durante um culto na Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, no bairro do Santo Cristo, no Rio. O líder da congregação religiosa afirmou durante pregação, no começo do mês, que a "igreja não levanta placa de filho da puta negro e veado".

    x76403781_RIRio-de-Janeiro-RJ26-04-2018Varios-membros-da-Igreja-Geracao-Jesus-Cristo-fic.jpg.pagespeed.ic.MJ8wLMM0yO.jpg

    O discurso de Lores foi feito em resposta ao pedido de desculpas da pregadora Karla Cordeiro, a Kakau, da Igreja Sara Nossa Terra. Ela havia dito para os fieis pararem de "ficar postando coisa de gente preta, de gay", em 31 de julho. Após a repercussão do vídeo e da abertura de um inquérito policial, Kakau publicou uma nota de retratação, no dia 3 de agosto.

    O recuo de Kakau motivou o discurso feito por Lores, em 5 de agosto, no altar da sua igreja. O pastor questionou o fato dela ter feito discurso, mas ter voltado atrás depois que "um babaca de um delegado pressiona".

    — Sabe o que você é, Karla Cordeiro? Você é uma puta, uma prostituta, seu pastor deve ser um veado e a sua igreja toda é uma igreja de prostitutas. Vocês não são evangélicos. Malditos sejam vocês, que a garganta de vocês apodreça por terem ousado tocar no nome de Jesus, raça de putas e piranhas, é isso que vocês são — disse o pastor.

    Lores afirma ainda que a igreja não deve levantar bandeiras sobre questões raciais, políticas e de gênero.

    — A igreja de Jesus Cristo não levanta placa de filho da puta negro nenhum, não levanta placa de filho da puta de político, não levanta placa de filho da puta de veado. A igreja de Jesus Cristo só levanta a sua própria placa, porra — gritou o pastor, no altar.

    O líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo já foi preso por intolerância religiosa, em 2009. Em março deste ano, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Uma busca e apreensão autorizada pela Justiça buscou encontrar provas que o religioso, em um de seus cultos, pediu por um "massacre" de judeus. Lores desafiou os agentes, no vídeo.

    — Manda o delegado vir aqui pedir a minha retratação. Ele não é homem para isso, eu sou vencedor do sistema, ninguém me detém. Eu falo, mando para a puta que pariu e continuo mandando. Manda de novo a (Polícia) Federal dentro da minha casa e vai ver se eu cresço ou diminuo, porra — vociferou o pastor.

    Procurado pelo GLOBO, Lores não se manifestou. A pregadora Karla Cordeiro responde a um inquérito na delegacia de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O caso é conduzido pelo delegado Henrique Pessoa. O policial não comentou o vídeo publicado pelo pastor.
    https://oglobo.globo.com/rio/pastor-faz-ataques-racistas-homofobicos-no-rio-igreja-nao-levanta-placa-para-negro-veado-veja-video-1-25166239
  • Pastor diz que acreditar em aquecimento global é pecado.
    O clima está assim porque Deus quis e pronto.

    É um castigo de Deus por nossos pecados. Se nos arrependermos, a coisa melhora.

    https://medium.com/science-and-critical-thinking/pastor-shane-vaughn-its-a-sin-to-believe-in-climate-change-cf20c4fc65f0
  • O inferno cristão é descrito em detalhes e o sofrimento dos pecadores é bem compreensível: fogo, tortura etc.

    Já o céu cristão é algo muito vago: passaremos a eternidade fazendo o quê? Olhando para Deus? Louvando a Deus? Sentados numa nuvem tocando harpa?

    Por toda a eternidade? Já parou para pensar no que significa "eternidade"?
  • editado September 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    O inferno cristão é descrito em detalhes e o sofrimento dos pecadores é bem compreensível: fogo, tortura etc.

    Já o céu cristão é algo muito vago: passaremos a eternidade fazendo o quê? Olhando para Deus? Louvando a Deus? Sentados numa nuvem tocando harpa?

    Por toda a eternidade? Já parou para pensar no que significa "eternidade"?
    O Paraíso é a separação do joio do trigo. O paraíso nada mais é que um"trigo" contínuo. A emoção da descoberta contínua, o prazer associado a se saciar contínuo. Não é difícil criar um paraíso de continuidades de tudo que há de bom.

    Já a questão da eternidade é exatamente como já é, pois que é só o que há. A idéia de finitude é que é de impossível compreensão.

  • Inclusive o Paraíso é até factível tecnicamente, para todos os gostos. Bastaria, por exemplo, simplesmente criar uma realidade virtual totalmente imersiva.
  • Senhor escreveu: »
    Inclusive o Paraíso é até factível tecnicamente, para todos os gostos. Bastaria, por exemplo, simplesmente criar uma realidade virtual totalmente imersiva.

    Seria uma rede de pensamentos auto confirmadores.
  • Como seria, no seu ponto de vista, um Deus perfeito? Ou seja, tudo aquilo que creditamos às falhas de um Deus, teria uma explicação justa.

    Tipo: isso está errado mas Deus quis que fosse assim porque...
  • patolino escreveu: »
    Como seria, no seu ponto de vista, um Deus perfeito? Ou seja, tudo aquilo que creditamos às falhas de um Deus, teria uma explicação justa.

    Tipo: isso está errado mas Deus quis que fosse assim porque...
    E se a explicação for incompreensível porque somos limitados?
    E se fosse necessário sermos como Deus para entender por que ele faz isso e aquilo?
    Por que supor que vamos gostar do que Deus decidir, nesta vida e na próxima?
  • Fernando, eu propuz um exercício de ficção.
    Qualquer de nós será capaz de imaginar um mundo perfeito, certo?
    Mas suponhamos que essa perfeição dependesse da existência de um Deus que precisa corrigir o elemento mais inconstante, o homem... sem condená-lo às furnas, claro.
    Então esse Deus precisaria um arsenal de recursos que nós vamos lhe sugerir... então?

    Criar o homem perfeito, sempre disposto à prática do Bem não seria uma solução, pois este homem, sem os desafios que a vida propõe não seria feliz, apenas um robô.
  • patolino escreveu: »
    Fernando, eu propuz um exercício de ficção.
    Qualquer de nós será capaz de imaginar um mundo perfeito, certo?
    E cada um vai imaginar um mundo perfeito diferente.
    patolino escreveu: »
    Mas suponhamos que essa perfeição dependesse da existência de um Deus que precisa corrigir o elemento mais inconstante, o homem... sem condená-lo às furnas, claro.
    O homem é defeituoso porque foi criado assim. Não pode ser punido por ser do jeito que foi criado para ser.
    patolino escreveu: »
    Criar o homem perfeito, sempre disposto à prática do Bem não seria uma solução, pois este homem, sem os desafios que a vida propõe não seria feliz, apenas um robô.
    Isto é só uma hipótese.
    Uma tentativa de se iludir que o mundo é assim, cheio de problemas, porque deste jeito é melhor.

  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando, eu propuz um exercício de ficção.
    Qualquer de nós será capaz de imaginar um mundo perfeito, certo?
    E cada um vai imaginar um mundo perfeito diferente.
    patolino escreveu: »
    Mas suponhamos que essa perfeição dependesse da existência de um Deus que precisa corrigir o elemento mais inconstante, o homem... sem condená-lo às furnas, claro.
    O homem é defeituoso porque foi criado assim. Não pode ser punido por ser do jeito que foi criado para ser.
    patolino escreveu: »
    Criar o homem perfeito, sempre disposto à prática do Bem não seria uma solução, pois este homem, sem os desafios que a vida propõe não seria feliz, apenas um robô.
    Isto é só uma hipótese.
    Uma tentativa de se iludir que o mundo é assim, cheio de problemas, porque deste jeito é melhor.
    Este é o desafio.
    Crie um Deus sem que na criação haja falhas.
    A propósito, Deus não criou o homem imperfeito, criou-o ignorante.
    Observaremos que o Deus concebido, por exemplo, pelo Espiritismo, é perfeito visto de uma perspectiva em que a lei do esforço próprio, com sua causa e efeito, seja a principal diretriz para a felicidade.
    Qual dos nossos gênios, que vive crticando Deus, será capaz de corrigí-lo fazendo um melhor?

  • patolino escreveu: »
    Observaremos que o Deus concebido, por exemplo, pelo Espiritismo, é perfeito visto de uma perspectiva em que a lei do esforço próprio, com sua causa e efeito, seja a principal diretriz para a felicidade.
    Qual dos nossos gênios, que vive crticando Deus, será capaz de corrigí-lo fazendo um melhor?
    Você não desiste?!!!

    Quer dizer que, se imaginarmos um deus melhor que os das outras religiões, o nosso deus é que é o verdadeiro?

    Melhor segundo que critério? O de nosso infinitamente limitado entendimento?

    Você quer reduzir uma entidade infinita apenas àquilo que você pode conceber?
  • editado September 2021
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Observaremos que o Deus concebido, por exemplo, pelo Espiritismo, é perfeito visto de uma perspectiva em que a lei do esforço próprio, com sua causa e efeito, seja a principal diretriz para a felicidade.
    Qual dos nossos gênios, que vive crticando Deus, será capaz de corrigí-lo fazendo um melhor?
    Você não desiste?!!!

    Quer dizer que, se imaginarmos um deus melhor que os das outras religiões, o nosso deus é que é o verdadeiro?

    Melhor segundo que critério? O de nosso infinitamente limitado entendimento?

    Você quer reduzir uma entidade infinita apenas àquilo que você pode conceber?
    Habitualmente, você, tão inteligente, se vê acuado pela falta de imaginação.
    Não estou propondo que exista tal ou qual Deus, melhor ou pior que outro.
    Estou apenas dizendo que se existir um Deus que nos satisfaça em todos os sentidos, como deveria ele ser?
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.

    Ou, joguemos a toalha, e simplesmente admitamos que ante a realidade presente a existência de um Deus, segundo qualquer concepção, é impossível.
    Seria a inteligência humana a fronteira delimitante... nada mais?
  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Observaremos que o Deus concebido, por exemplo, pelo Espiritismo, é perfeito visto de uma perspectiva em que a lei do esforço próprio, com sua causa e efeito, seja a principal diretriz para a felicidade.
    Qual dos nossos gênios, que vive crticando Deus, será capaz de corrigí-lo fazendo um melhor?
    Você não desiste?!!!

    Quer dizer que, se imaginarmos um deus melhor que os das outras religiões, o nosso deus é que é o verdadeiro?

    Melhor segundo que critério? O de nosso infinitamente limitado entendimento?

    Você quer reduzir uma entidade infinita apenas àquilo que você pode conceber?
    Habitualmente, você, tão inteligente, se vê acuado pela falta de imaginação.
    Não estou propondo que exista tal ou qual Deus, melhor ou pior que outro.
    Estou apenas dizendo que se existir um Deus que nos satisfaça em todos os sentidos, como deveria ele ser?
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.

    Ou, joguemos a toalha, e simplesmente admitamos que ante a realidade presente a existência de um Deus, segundo qualquer concepção, é impossível.
    Seria a inteligência humana a fronteira delimitante... nada mais?
    a espera por um milagre?

    voce-quer-Deus-ou-um-genio-da-lampada.jpg

    ja ouviu a expressão "ajude não ajudando"

    se deus criou humanos eternos insatisfeitos é porque esse é o nosso melhor e os que entendem a evolução deveriam saber que : "evolução vem com a necessidade , insatisfação que impulsiona ao trabalho"
    penso comigo que satisfação plena seja utopia e que ironicamente se fosse possivel ser alcançada "passaria a ser mais um motivo de INSATISFAÇÃO".
    a exemplo do anjo lucifer mesmo estando ao lado de deus insatisfeito quis ser deus.
    Basta observar o constante trabalho da natureza divina na eternidade das suas ações para poder concluir que : "satisfação plena = inatividade" não é coisa de deus não!
    Alias se deus estivesse só satisfeito com sigo mesmo não teria criado outras criaturas, logo nossa existência faz parte de uma necessidade divina que "talvez" não estando plenamente SATISFEITO com sua superioridade necessitou criar seres diferentes, ou então ao invés de termos sido criados nós sejamos um natural efeito de deus.

    NECESSIDADE = TRABALHO = AÇÃO = REAÇÃO = EVOLUÇÃO

    "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

    João 5:17"

    obs. peço licença para poder postar este comentário la nas questões espíritas....

  • patolino escreveu: »
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.
    E esse deus passará a existir?
  • CRIATURO escreveu: »
    se deus criou humanos eternos insatisfeitos é porque esse é o nosso melhor e os que entendem a evolução deveriam saber que : "evolução vem com a necessidade , insatisfação que impulsiona ao trabalho"
    penso comigo que satisfação plena seja utopia e que ironicamente se fosse possivel ser alcançada "passaria a ser mais um motivo de INSATISFAÇÃO".
    Isto parece algo tirado do livro "Cândido" de Voltaire, uma crítica ao otimismo conformista. Algo que hoje chamamos de "gratiluz" e outras idiotices. Positividade tóxica.
    CRIATURO escreveu: »
    a exemplo do anjo lucifer mesmo estando ao lado de deus insatisfeito quis ser deus.
    Se um anjo, puro espírito, que vivia diante de Deus, ainda assim pecou, o que esperar dos humanos, criados propositalmente imperfeitíssimos e que têm todo o direito de duvidar da existência de algum deus, já que nunca o viram?
    CRIATURO escreveu: »
    Basta observar o constante trabalho da natureza divina na eternidade das suas ações para poder concluir que : "satisfação plena = inatividade" não é coisa de deus não!
    Já que o mundo é uma bosta, vamos dar um jeito de interpretar isto como sendo uma coisa boa que Deus nos deu ...
  • Dois idiotas são deixados no topo do Dedo de Deus para tocar shofar e anunciar o Apocalipse.
    Passagem só de ida: sem autorização, helicóptero deixa “trompetistas do apocalipse” em cume no PARNASO

    Os dois infratores – que seguem vivos – foram deixados de forma irregular no Dedo de Deus, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos no dia 02 de setembro e ainda não foram resgatados

    DUDA MENEGASSI 10 de setembro de 2021

    Dois indivíduos, munidos de nada além do que trombetas e um fanatismo religioso, foram deixados de helicóptero no Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude, para tocar as “trombetas do apocalipse”. Não, você não está em alguma página de humor da Internet, como o Sensacionalista. A loucura, cometida dentro dos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, é real – e está dando uma baita dor de cabeça aos gestores da área protegida, que não autorizaram a operação do helicóptero no cume.

    Os dois “trompetistas” sem identidade, vestidos de camisetas em que se lê “Exército de Cristo” foram deixados no cume no último dia 02 de setembro, com barracas de camping, mas sem nenhum equipamento de escala – essenciais para quem almeja subir (ou descer) no topo do Dedo de Deus – e lá estão desde então, uma vez que nenhum helicóptero se arriscou a voltar para pegá-los e ser identificado pelos fiscais para responder pela infração. Apesar dos oito dias de vento, chuva e frio, uma fonte que trabalha no parque confirmou para ((o))eco que os dois estão vivos e devem descer do cume neste final de semana, com apoio de um grupo de escaladores que, a depender do clima, subirá ao Dedo de Deus.
    https://www.oeco.org.br/salada-verde/passagem-so-de-ida-sem-autorizacao-helicoptero-deixa-trompetistas-do-apocalipse-em-cume-no-parnaso/
  • O inferno é pop

    Em seu livro “Nove cartas sobre A Divina Comédia”, que acaba de ganhar uma nova edição revista e atualizada, pela Bazar do Tempo, com novos capítulos e imagens reunidas pelo designer Victor Burton, o atual presidente da Academia Brasileira de Letras nos convida a desvendar os mistérios de “uma juventude de 700 anos”.

    [...]

    Dante estava criando o seu Inferno no momento em que a cultura ocidental começava a representá-lo visualmente. Sua visão contribuiu decisivamente para moldar na nossa mente uma imagem das trevas que permanece no inconsciente coletivo até hoje.

    — O inferno estava sendo construído nessa época, nos afrescos no século XIII — diz Burton. — Tinha que ter todo um aparato para criar medo nas pessoas. Tinha que ser assustador popularmente. Não à toa as imagens são muito ricas. O paraíso é muito difuso, muito chato. Todo mundo prefere o inferno.
    https://oglobo.globo.com/cultura/livros/nos-700-anos-da-morte-de-dante-livro-de-marco-lucchesi-sobre-poeta-ganha-nova-edicao-25194132
  • editado September 2021
    que
    CRIATURO escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Observaremos que o Deus concebido, por exemplo, pelo Espiritismo, é perfeito visto de uma perspectiva em que a lei do esforço próprio, com sua causa e efeito, seja a principal diretriz para a felicidade.
    Qual dos nossos gênios, que vive crticando Deus, será capaz de corrigí-lo fazendo um melhor?
    Você não desiste?!!!

    Quer dizer que, se imaginarmos um deus melhor que os das outras religiões, o nosso deus é que é o verdadeiro?

    Melhor segundo que critério? O de nosso infinitamente limitado entendimento?

    Você quer reduzir uma entidade infinita apenas àquilo que você pode conceber?
    Habitualmente, você, tão inteligente, se vê acuado pela falta de imaginação.
    Não estou propondo que exista tal ou qual Deus, melhor ou pior que outro.
    Estou apenas dizendo que se existir um Deus que nos satisfaça em todos os sentidos, como deveria ele ser?
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.

    Ou, joguemos a toalha, e simplesmente admitamos que ante a realidade presente a existência de um Deus, segundo qualquer concepção, é impossível.
    Seria a inteligência humana a fronteira delimitante... nada mais?
    a espera por um milagre?

    voce-quer-Deus-ou-um-genio-da-lampada.jpg

    ja ouviu a expressão "ajude não ajudando"

    se deus criou humanos eternos insatisfeitos é porque esse é o nosso melhor e os que entendem a evolução deveriam saber que : "evolução vem com a necessidade , insatisfação que impulsiona ao trabalho"
    penso comigo que satisfação plena seja utopia e que ironicamente se fosse possivel ser alcançada "passaria a ser mais um motivo de INSATISFAÇÃO".
    a exemplo do anjo lucifer mesmo estando ao lado de deus insatisfeito quis ser deus.
    Basta observar o constante trabalho da natureza divina na eternidade das suas ações para poder concluir que : "satisfação plena = inatividade" não é coisa de deus não!
    Alias se deus estivesse só satisfeito com sigo mesmo não teria criado outras criaturas, logo nossa existência faz parte de uma necessidade divina que "talvez" não estando plenamente SATISFEITO com sua superioridade necessitou criar seres diferentes, ou então ao invés de termos sido criados nós sejamos um natural efeito de deus.

    NECESSIDADE = TRABALHO = AÇÃO = REAÇÃO = EVOLUÇÃO

    "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

    João 5:17"

    obs. peço licença para poder postar este comentário la nas questões espíritas....

    Você deu boas sugestões para o tema, mas também fugiu do desafio, apenas explicando as lacunas do Deus das concepções religiosas.
    Quanto à evolução condicionada à mera reação seria algo como se atribuir inteligência e propósito à uma reação inteligente e esclarecida.
    Darwin não concordaria com você.
  • Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.
    E esse deus passará a existir?

    Não, mas a tentativa de criá-lo será reveladora.
    Por que não tenta?
  • patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.
    E esse deus passará a existir?

    Não, mas a tentativa de criá-lo será reveladora.
    Por que não tenta?

    Óbvio: Porque ateus não crêem em criações..rs
    É necessário ter fé para poder tentar criar realizar algo.
    Pois sem fé não dariamos nem o próximo passo.
    Escrevo está resposta só porque tenho fé que você virá ler.
  • CRIATURO escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.
    E esse deus passará a existir?

    Não, mas a tentativa de criá-lo será reveladora.
    Por que não tenta?

    Óbvio: Porque ateus não crêem em criações..rs
    É necessário ter fé para poder tentar criar realizar algo.
    Pois sem fé não dariamos nem o próximo passo.
    Escrevo está resposta só porque tenho fé que você virá ler.
    Claro, leio tudo que você traz.

  • CRIATURO escreveu: »
    patolino escreveu: »
    Fernando_Silva escreveu: »
    patolino escreveu: »
    O cético e o ateu não aceitam a existência de um Deus por motivos tais que lhes afrontam a inteligência e a razão.
    Pois bem, rejeitemos esses motivos e criemos um Deus que nos satisfaça.
    E esse deus passará a existir?

    Não, mas a tentativa de criá-lo será reveladora.
    Por que não tenta?

    Óbvio: Porque ateus não crêem em criações..rs
    É necessário ter fé para poder tentar criar realizar algo.
    Pois sem fé não dariamos nem o próximo passo.
    Escrevo está resposta só porque tenho fé que você virá ler.

    Isso se chama imaginação, informe-se
Esta discussão está fechada.