Costa Rica: fim das Forças Armadas no Brasil e economia de quase 130 bilhões por ano
Não faz mais sentido nenhum o Brasil continuar tendo FA (sim, FA e não FFAA) e gastando bilhões que poderiam de outra forma ser gastos com saúde e educação ou simplesmente não saírem do bolso do cidãdão sob forma de impostos.
Ricardo Salles resumiu de forma bem sucinta o que é hoje as FA no Brasil:

Fim das FA está longe de significar fim da segurança pública.
Os milicos querem mais $. kkkk
Ricardo Salles resumiu de forma bem sucinta o que é hoje as FA no Brasil:

Fim das FA está longe de significar fim da segurança pública.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63628015
Embora não possua forças militares, as forças de segurança costarriquenhas, civis, são bem-treinadas e mais numerosas que os exércitos de nações vizinhas. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) tem sua sede na capital, San José.
https://www.orzil.org/news/
Despesas e investimentos
A área de Defesa tem R$ 124,4 bilhões no Orçamento de 2023, mas 78,2% é destinado a despesa com pessoal. Segundo o relator, houve queda de 6,7% no total em relação à proposta de 2022, se for levada em conta a variação da inflação.
Os milicos querem mais $. kkkk
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Fico imaginando como esse bando de pessoas que se acostumaram com a vida mansa e sem riscos depois de décadas de paz e relativa estabilidade política se sairiam em uma guerra.
Sei não, é que nossos vizinhos estão arruinados por políticas desastrosas e estão obrigados a concentrar todos os seus esforços militares no controle de sua própria população, mas tenho cá minhas dúvidas se as nossas Farsas Armadas não borrariam as calças se tivessem que ir ao campo de batalha, com balas de verdade em sua direção.
Esperem até o cooptação $$$$ completa pelo Narcoestado. Mesmo filme da Venezuela, sem por nem tirar.
Nego vai sonhar nunca ter tido FA. Aí vai ser ditadura do Judiciário com Porrete na mão. kkk
Acho que no Brasil isso não rola, são só alguns poucos os cooptados na maximo 10%, e uma proporção um pouco maior de militares crentes mesmo no apolitismo no exército que também não vão querer fazer intervenções pró-PT nem relações com o narcotráfico e ainda uns 50% de membros do exercício sendo bolsonaristas sim, só que achavam que não havia clima para o que aqueles acampados queriam, lembre-se que na Venezuela o próprio Chavez é que já tinha sido militar e tentado um verdadeiro golpe militar anos antes de ser eleito, é outro clima, outra história.
Mas permanece vivo, trabalhando e alimentando os seus. KKKKKKKKKK
E os demais? permanentemente em guerra entre eles mesmos.
Os escravos podem até permanecer vivos, mas é uma vida de bosta, sujeita a abusos contra os quais não poderão se defender, trabalhando para alimentar seus abusadores.
Já os povos que têm exércitos não estarão necessariamente em guerras contínuas. O fato de estarem armados já desencorajará os possíveis inimigos.
"Se vis pacem, para bellum"
E se o governo ameaçar cortar os valores citados também não vejo esse pessoal acostumado com a vida mansa e sem riscos peitando as autoridades governamentais, fuzilar civis que eles não dão a mínima para manter seus cargos e rendimentos soará bem mais cômodo que uma revolta nesse cenário.
Tomara que eu esteja completamente errada sobre as Forças Armadas, mas essa é a sensação que elas me passam no momento, que abandonaram completamente qualquer resquício de honra, decência e patriotismo, talvez não sejam adeptos entusiasmados da foice e do martelo, mas claramente gostam de seguir o caminho que for mais fácil.
Militares são essencialmente servidores públicos, que como tais só saem de sua rotina burocrática em circunstâncias extremas, como a FEB retornando da Italia, onde lutou contra o Fascismo e entendendo que não fazia sentido após este feito voltar ao Brasil para se subordinar ao Estado Novo de Getúlio.
Em 1964 havia o contexto da Guerra Fria e a doutrina do Inimigo Interno forçando os militares a tomar ações drásticas, e mesmo assim na hora do vamos ver, quando Mourão colocou suas tropas em marcha não havia um plano consistente que unificasse o comando do movimento e coordenasse as operações, só funcionando porque as tropas legalistas estavam mais indecisas ainda e quando o barulho começou concluíram que não valia a pena morrer pelo idiota do Jango.
Fora destas ocasiões históricas, militares no geral podem até entrar na carreira alimentando ideais de Patriotismo, mas rapidinho vão aprendendo os atalhos para conseguir promoções e passam a ter por prioridade chegar à reforma com um cargo e salário altos.
Neste ambiente, a última coisa que querem é se envolver em encrencas que atrapalhem sua vidinha tranquila, detalhadamente planejada.
Mas sério mesmo que esse pessoal não quer tirar a bunda da cadeira nem mesmo durante um golpe de estado via TSE com um careca desgraçado limpando a bunda com a Constituição? Sequer para averiguar de todas as formas possíveis a validade das eleições?
Aí o comodismo foi longe demais.
Os caras não tiveram a coragem mínima sequer para apresentar um resultado conclusivo sobre as urnas eletrônicas, apresentando no fim um laudo cheio de ambiguidades.
Poderiam ter dito "sim, as urnas são seguras" ou "não, as urnas não são seguras", mas ficaram num blá-blá-blá técnico ridículo que no fim se resumia a quem sabe, pode ser, talvez.
Esperar o que de gente que tem de medo de por o dele na reta até na hora de emitir um laudo técnico?
Com um cachorrão destes na casa do vizinho vigiando a minha, não precisa se preocupar em manter um pinscher, que seria o máximo que a Costa Rica conseguiria mobilizar em termos militares.
Rebeliões, quarteladas, golpes e revoluções partidas dos quartéis geralmente nascem nos escalões intermediários do oficialato, capitães e alguns coronéis que conquistam a lealdade dos tenentes e sargentos, que estão mais próximos deles que do Alto Comando.
Mesmo em 1964, quando o protagonismo ficou com os generais, uma das grandes preocupações deles era a contaminação ideológica dos praças, que ameaçava abarcar tenentes e capitães, e que chegou ao ápice com a anistia concedida por Jango a marinheiros amotinados.
Os exemplos se repetem na infiltração bolchevique no exército russo, na Revolução Tenentista no Brasil, os Cara Pintadas argentinos entre outros tantos exemplos.
Ademais, prezo pela liberdade e meu direito de escolha: simplesmente não quero dinheiro dos meus impostos bancando exército, ainda mais esse de Caxias que tem uma vida pra lá de boa, quem é de Resende sabe bem a bolha que esses caras vivem.
Em tempo, o que eles fizeram ainda faltam palavras no dicionário para adjetivar. Asseguraram e até convidaram a população a se manifestar em frente aos quartéis sob o argumento da defesa da Constituição e o direito a manifestação. Por ocasião da prisão dos manifestantes esses foram informados que seriam levados para um lugar seguro e que ia ficar tudo bem, ou seja, não houve oposição ou quem tivesse desarmado sua barraquinha e metido o pé. Para logo em seguida serem colocados em ônibus, no que remete a práticas já conhecidas de outrora... e colocados num galpão sem estrutura nenhuma: crianças, mulheres e idosos.
Infelizmente a internet é um labirinto e a gente não consegue achar com tanta facilidade as coisas, mas o vídeo existe, vai ficar pra sempre gravado a milicada mentindo prós civis antes de os levarem para o abatedouro.
Teve pessoa que não rasgou uma folha de papel que está presa até hoje...
Bem, esses vídeos já ilustram bem o drama:
Nenhum centavo a mais pra essa raça, se tiver que defender algo faço eu mesmo e se morrer, paciência.
Vai sonegar impostos? 🤔
Mas estou metendo o pé do Brasil, então dá na mesma.
Essa questão das FA a parte, há muita coisa que a gente, imerso desde sempre nesse meio, acha normal que simplesmente não é.
Vizinhos nossos conseguem a proeza de parecer países desenvolvidos comparados com o Brasil. Mais da metade da população sem saneamento; taxas de desemprego e auxílios eternamente altas nas regiões N e NE; até pouco tempo atrás maior taxa de homicídio do mundo; o fantasma do analfabetismo; nego trabalhar anos só para comprar um veículo kkkk, lista é infinita. Um país que parece ter mudado pouco ou quase nada desde as Capitanias Hereditárias.
Isso não é normal.
Constantino parece ser o único que ainda conservou algum pingo de sanidade e chama as coisas pelo que elas são.
Ora vamos, nos meses anteriores ao 31 de março de 1964, os militares brasileiros faziam continencia para qualquer chefe de Estado ou governo que visitava o Brasil, e certamente que no governo governo Goulart deviam haver uns bem loucos, e na entrega daquela Medalha brasileira para o CHE GUEVARA, dada pelo governo de JÂNIO QUADROS numa época em que Che Guevara era governo da ditadura castrista então ? O exercício brasileiro participou dos cerimoniais numa boa.....vocês são muito impacientes.
Nossas FA não se deram sequer ao trabalho de produzir um laudo técnico, autônomo, independente e, mais importante, COMPLETO COM TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS!!! sobre as urnas eletrônicas que de forma suspeitíssima elegeram o atual regime do Lula, e se contentaram em fazer um nas coxas que não serviu de coisa alguma.
Perdoe nossa "impaciência". 🙄
EDIT: Se o futuro mostrar que nossa opinião sobre as FA estavam erradas e se tratava de fato de impaciência e/ou ignorância eu serei a primeira a alegremente reconhecer o erro, no momento não temos o mais remoto motivo para qualquer tipo de otimismo e o tempo não parece estar a nosso favor, muito pelo contrário.