Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A favor da liberdade de expressão.

JohnnyJohnny Membro
Supremo libera “marcha da maconha”

Brasília

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da chamada "marcha da maconha".
A decisão, unânime, foi tomada no julgamento da Arguição de
Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 187, realizado na tarde de
ontem. No entanto, o STF descartou incluir discussão sobre a liberação
do uso de substâncias psicoativas.

A ação foi ajuizada no STF
pela Procuradoria-Geral da República em 2009 para questionar a
interpretação que o artigo 287 do Código Penal tem eventualmente
recebido da Justiça, que tem considerado que as chamadas marchas
pró-legalização da maconha constituem apologia ao crime.

RELATOR

Seguindo
o voto do relator, ministro Celso de Mello, a Corte deu interpretação
conforme ao dispositivo, para afastar qualquer entendimento no sentido
de que as marchas constituem apologia ao crime. Para os ministros
presentes à sessão, prevalece nesses casos a liberdade de expressão e de
reunião. Os ministros salientaram, contudo, que as manifestações devem
ser lícitas, pacíficas, sem armas, e com prévia notificação da
autoridade competente.

Essa decisão tem eficácia para toda a
sociedade e efeito vinculante aos demais órgãos do Poder Público, tendo
validade imediata como prevê os parágrafos 1º e 3º do artigo 10 da Lei
da ADPF (9.882/99).

FHC

O engajamento do ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso pela liberação do uso de drogas leves chegou
ao Supremo Tribunal Federal (STF). O político foi citado pela
vice-procuradora-geral, Deborah Duprat, para convencer os ministros da
legalidade da realização de marchas pró-drogas, durante julgamento de
ontem.

A vice-procuradora-geral lembrou que Fernando Henrique
esteve recentemente em um programa televisivo defendendo a liberação de
drogas leves e que participou de um filme sobre o tema. “Este
ex-presidente está fazendo apologia ao crime? Por que a conduta dele é
distinta das de outras pessoas que se dispõem a discutir isso em
ambiente público?”, perguntou a procuradora, afirmando que é preciso ter
cuidado para não se ter uma atitude discriminatória.

Deborah
Duprat também afirmou que a marcha em defesa da liberação do uso de
drogas não pode ser considerada como um pretexto para o consumo
coletivo. “Se [o consumo] de fato ocorrer, deve ser reprimido, mas ele
não pode ser presumido”, afirmou a procuradora, lembrando que o que está
em debate é apenas a liberdade de expressão. Para ela, proibir a
realização de manifestações como a marcha em defesa das drogas
significaria censura prévia.

A procuradora disse que qualquer
forma de censura é uma grave violação à Constituição, e que a fala só
deve ser restringida se houver um ônus argumentativo muito forte.

Comentários

• 19 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Em breve poderemos ter a marcha da cocaína, da pedofilia...Afinal, não há mal algum em se expressar publicamente....

Viva o Brasil
  • Manifestantes pedem reforma agrária no Brasil para plantio de maconha

POSTADO ÀS 18:00 EM 22 DE Maio DE 2011

Uma das palavras de ordem mais gritadas na Marcha da maconha do
    Recife pedia reforma agrária no Recife. No lugar de abrir espaço para a
    produção de alimentos, os manifestantes colocaram a ampliação dos
    plantios da erva.

“O latifúndio é uma vergonha, reforma agrária para plantar maconha”.

Na fase de concentração, na Rua da Moeda, ao ser questionado sobre as
    vantagens da discriminalização da droga, o historiador, da ONG Se Liga,
    disse que no interior do Estado pessoas estariam sendo sequestradas
    para trabalhar na produção de drogas e que, caso fosse legal a produção,
    os trabalhadores poderiam ter a carteira assinada e até receber INSS.

• Alguém à favor de cotas para drogados e estupradores em escolas e universidades?
  • ReidReid Membro
    edited junho 2011 Vote Up0Vote Down
    Acredito que bebidas alcolicas no geral "matem" muito mais que essas drogas, então pq não proibem o alcool?
    :-?
    Assim como o alcool é liberado, eu não bebo, porque quando liberarem as drogas eu vo usar? :-w
    Post edited by Reid on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Em breve poderemos ter a marcha da cocaína, da pedofilia...Afinal, não há mal algum em se expressar publicamente....

Viva o Brasil
    Já houve uma marcha a favor da pedofilia na Holanda.
    De uma coisa eu tenho certeza: quando a polícia chegar para enfiar porrada, eles vão cantar o 'Ovirudum' para se autolegitimar.
  • Acredito que bebidas alcolicas no geral "matem" muito mais que essas drogas, então pq não proibem o alcool?
    :-?
    Assim como o alcool é liberado, eu não bebo, porque quando liberarem as drogas eu vo usar? :-w

Não sei de fato o que aconteceria se lberassem geral. Eu também continuaria a não usar. Alguns falam que o tráfico acabaria,  outros dizem que aumentaria. Ainda não tenho opinião formada sobre liberação NO BRASIL, mas analisando "utopicamente" acho que liberar e cobrar impostos sobre o consumo seria a melhor saída, em um país onde o IDH seja alto.

O problema está nos efeitos que a droga causa no contexto geral. Muita gente não bebe exatamente pela educação que possuem em casa. Agora, o alcool está cada vez mais dentro de universidades  e o que é pior, em escolas normais. Lá, onde os pais e a educação começam a ter suas bases questionadas e as opiniões e experiências passam a ter mais valor, é que são o problema. Nesta idade é muito fácil desvirtuar um jovem pois nesta fase ele está sensível às mudanças de pensamento entre sua geraçã e a de seus pais, revoltas politico-sociais e etc. É o tal de "não querem que você se drogue porquê querem te controlar e a droga liberta"

Quem viu a parada gay em SP sabe que no fim virou uma suruba gigantesca à céu aberto. A moral de minha filha não é baseada em princípios biblicos e sim na moral e bons costumes, seja lá o que isto signifique. Agora, estes vagabundos e desordeiros ficarem fazendo sexo no lusco fusco é uma piada podre e lamentável.
    Ah, mas foram casos isolados...O cacete! E as drogas terão o mesmo fim, muita criança fumando seu craquezinho liberado pela tal sociedade. Ah, mas se liberar vai acabar o tráfico. De novo, o cacete, pois o governo não vai produzir craque e etc para vender nas lojas. E estas drogas mais baratas e fatais sempre serão cada vez mais baratas e fatais, e os assassinos estarão livres afinal, não é proibido e quem quiser que não use.

Critica interessante sobre o tema:

Ah, mas se liberar vai acabar o tráfico. De novo, o cacete, pois o governo não vai produzir craque e etc para vender nas lojas.
    Se liberar resolvesse totalmente, não haveria contrabando de cigarros nem venda ilegal de cigarros vagabundos. Também não haveria fabricação e venda de bebidas caseiras, que às vezes são tóxicas e matam.

Se liberarem, a garotada "rebelde" vai procurar por alguma coisa que não esteja liberada.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Em breve poderemos ter a marcha da cocaína, da pedofilia...Afinal, não há mal algum em se expressar publicamente....

Viva o Brasil
    Pois é, que exista a marcha da pedofilia! Quero ver quem tem coragem de ir lá por a cara pra defender isso. A própria sociedade (mesmo a nossa que não anda bem das pernas)  fuminaria qualquer tentativa de se liberar algo do gênero. Ainda sairíamos ganhando, sabendo então quem seriam os "possíveis simpatizantes" dessa prática abjeta. A liberdade de expressão esta aí pra quem quiser usá-la, abusar dela pode ser até um sinal de ingenuidade, como aqui neste caso.

Como fazem naquela rede social: (2).
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!

O preço da liberdade de expressão é a tolerância com a expressão de idéias que contrariam frontalmente as nossas.

Liberar a maconha é estupidez.  É simplesmente ridículo manter um processo gradual de erradicação do tabagismo durante décadas para livrar a sociedade dos males de uma droga legal do modo menos traumático possível, enquanto simultaneamente se pede a liberação de drogas ilegais. 

Independente disto, quem é a favor que se manifeste dentro da ordem e da lei e quem é contra que mostre o quanto estes maconheiros, maconhados e maconhistas são estúpidos, também dentro da ordem e da lei.

É assim que as melhores idéias triunfam e uma sociedade se aprimora.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Mas quem usa a internet pra isso não estaria se escondendo atrás do teclado? Queria ver um FDP desses fazer uma defesa de pedofilia em uma rede de TV aberta. O Luiz Mott quando tentou insinuar isso levou porrada de tudo o que é lado! Ótimo, agora sabemos com que tipo de tralha estamos lidando.

Exato!

A liberdade de expressão é um seguro para sociedade.  Melhor que certos tipos expressem suas idéias publicamente do que difundi-las na clandestinidade, longe dos meios de defesa da sociedade.

Luiz Mott é o exemplo típico.  Embriagou-se com o apoio político incondicional que o viadismo vem recebendo dos "progressistas" e achou que podia ousar mais longe e defender perversões abjetas sob argumentos espúrios como "na antiguidade era assim"...

No que me diz respeito, cada vez que Mott fala para o povão, seu movimento morre um pouco.  Que fale mais então.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro

Quem viu a parada gay em SP sabe que no fim virou uma suruba gigantesca à céu aberto. A moral de minha filha não é baseada em princípios biblicos e sim na moral e bons costumes, seja lá o que isto signifique. Agora, estes vagabundos e desordeiros ficarem fazendo sexo no lusco fusco é uma piada podre e lamentável.
    Ah, mas foram casos isolados...O cacete! E as drogas terão o mesmo fim, muita criança fumando seu craquezinho liberado pela tal sociedade. Ah, mas se liberar vai acabar o tráfico. De novo, o cacete, pois o governo não vai produzir craque e etc para vender nas lojas. E estas drogas mais baratas e fatais sempre serão cada vez mais baratas e fatais, e os assassinos estarão livres afinal, não é proibido e quem quiser que não use.

Já vi muitos casos em que o casal é preso fazendo sexo dentro do carro, à noite, em um estacionamento ou praça desertos. Ninguém viu, só a polícia que, no desempenho de suas atribuições, tem que andar mesmo por esses lugares. Não estou dizendo que está certo, sei que existe motel exatamente para isso, mas é bem a cara do Brasil alguém ser preso por um “atentado ao pudor” que ninguém viu, enquanto baderneiros fazem sexo ao ar livre, impunemente, em nome de uma causa qualquer.

No Brasil, inventa-se qualquer motivo para deixar criminosos impunes. Causas e movimentos sociais são os mais eficientes nessa artimanha, vide MST.

Post edited by Ayyavazhi on
  • Admito que nem sempre fui um defensor incondicional da liberdade de expressão, sendo que, a cada vez que uma pessoa incorria em expressar-se nos limites da legalidade quis que este fosse silenciado.
    Também fui silenciado por emitir opinião diferente da maioria, e obviamente, estas pessoas defendiam a liberdade de expressão.
    Por isto, a primeira coisa a fazer é definir, qual o limite da liberdade de expressão?
    Então, podemos ver o significa defender a liberdade de expressão.
  • Eu na condição de negro não ficaria ofendido com isso, assim como na condição de ateu, não me ofendo quando um Datena diz que quem não tem deus no coração é capaz de qualquer tipo de crime porque não tem limites.
    Admiro a sua tolerância, mas creio que o caso Datena foi minimizado por muitos ateus. Não se trata apenas de dizer que “quem não tem Deus no coração é capaz de qualquer coisa”, o que somente expõe a deficiência intelectual e moral do autor da pérola. Datena foi um pouco mais longe e imputou a vocês, ateus, a culpa, a responsabilidade pelos crimes que assombram nossa sociedade, aí incluídos os mais hediondos.

Não seria o caso nem de exigir direito de resposta, como alguns fizeram. Em minha opinião, e sei que muitos aqui não concordam com ela, Datena deveria responder criminalmente por sua irresponsabilidade, posto que, até onde sei, esse tipo de atentado à imagem e integridade de quem quer que seja, ainda é crime neste país onde quase tudo é permitido.

• Lembra daquela entrevista com "membros do PCC" que o Gugu forjou? Em uma parte da entrevista um deles fala que o Datena seria morto.
    Lembro depois do Datena dando entrevista dizendo mais ou menos o seguinte. ""Pronto, agora se alguém quer me matar, já tem um álibi!
    Lembro vagamente. Sabia, na época, que algo assim estava acontecendo devido aos comentários que ouvi. Mas não acompanhei o caso e desconheço os pormenores.
  • Mig29Mig29 Membro
    O caso Datena relembra a caça às bruxas, embora se deva salvaguardar a devida distância, parece que o pensamento que o sustenta é o mesmo. Quando algo de errado ocorre na sociedade, acabam culpando alguém que aparente destoar da norma. 

Quanto ao limite da liberdade de expressão, considero que deva ser ilimitado. Consigo imaginar um elevado numero de casos que deixariam duvidas, mas no geral não deve haver limite.
    Exemplos de casos duvidosos: abonar em favor da violência contra outros cidadãos. Apologia e tentativa de derrubar as instituições através da violência.
    Post edited by Mig29 on
    Por isto, a primeira coisa a fazer é definir, qual o limite da liberdade de expressão? Então, podemos ver o significa defender a liberdade de expressão.

Limites à liberdade de expressão é uma história recorrente que todo mundo sabe onde começa e ninguém sabe onde termina.

Existe uma regra universal que determina que as pessoas devam ser responsabilizadas pelas consequências de seus atos, incluído aí o ato de expressar-se.

Coisa muito diferente de responsabilizar as pessoas pelas conseqüências do uso que fazem de sua liberdade de expressão é restringir preventivamente tal liberdade, o que abre a porta para que a justificativa da prevenção seja usada contra qualquer liberdade que os donos do poder queiram restringir.

E não se iludam.  Donos do poder NUNCA restringem liberdades por motivos nobres e sim visando interesses próprios, a começar do interesse de perpetuar-se no poder, coisa muito mais fácil de fazer em sociedades onde a liberdade de expressão é restringida ou suprimida.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited julho 2011 Vote Up0Vote Down
    Na esteira de seu novo disco, à venda num site para o qual as pessoas podem escrever o que quiserem, Chico Buarque fez uma grave constatação. "Eu achava que era amado, porque as pessoas iam ao show, me aplaudiam, e, na rua, me cumprimentavam", ele disse. "Descobri, na internet, que sou odiado. As pessoas falam o que lhes vem à cabeça. Agora entendi as regras do jogo."

Sim, são as novas regras. Chico Buarque, possivelmente, nunca foi a unanimidade que se pensava -ao lado das multidões que lhe são gratas pela beleza que espalha em letra e música há quase 50 anos, sempre devem ter existido os inconformados com seu sucesso, com seu talento, com suas rimas, talvez até com seus olhos claros.

A diferença é que os que não gostavam dele não se dariam ao trabalho de ir a seus shows para hostilizá-lo e, se passassem por ele na rua, não se disporiam a desfeiteá-lo. A vida real tem seus códigos de convívio -nela, para melhor andamento dos trabalhos, somos mais tolerantes e evitamos dizer o que pensamos uns dos outros. Mas a internet está fora desses códigos.

Nesta, ao sermos convidados a "interagir" e a "postar" nossos comentários, podemos despejar tudo que pensamos contra ou a favor de quem quer que seja. Quase sempre, contra. Uma sequência de comentários -que, em poucas horas, são milhares- a respeito de qualquer coisa nas páginas on-line é uma saraivada de ódios, despeitos, rancores, recalques e ressentimentos. E, não raro, num português de quinta. Pode-se ofender, ameaçar e agredir sem receio, como numa covarde carta anônima coletiva.

Alguns dirão que isso tem um lado bom -com a internet, acabou a hipocrisia e, agora, as pessoas podem se revelar como realmente são. Que ótimo. Resta perguntar quando elas passarão à prática -do ódio on-line contra X ou Y para sua manifestação concreta na rua.
    Fonte: Folha de S. Paulo, 01 de julho de 2011
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Covém salientar que liberdade de expressão deveria excluir agressões gratuitas e abuso de inocentes acerca de detreminados assuntos. Nem tudo que é ato expressivo é apenas uma questão de expressão. Pode ser um acinte, um aliciamento, uma coisa contraprudecente, enfim...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.