Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
São Paulo- Análise de pegadas com mais de 3 milhões de anos revelam que a postura do homem moderno surgiu muito antes do que se imaginava.
Cientistas da Universidade de Liverpool analisaram novamente antigas marcas achadas em Laetoli, na Tanzânia, e concluíram que as características das pegadas humanas modernas surgiram 2 milhões de anos antes do que se pensava.
leia também
Alguns estudos mostravam que essas características, como a habilidade de empurrar o chão com o dedão e uma postura bípede completamente ereta, surgiram nos primeiros Homos, há 1,9 milhões de anos.
Os pesquisadores de Liverpool, no entanto, comprovaram que um ancestral humano já apresentava esses traços há 3,7 milhões de anos.
As 11 pegadas de Laetoli foram feitas por um Australopithecus afarensis e são os traços mais antigos de primatas próximos ao homem. Os cientistas fizeram imagens tridimensionais dessas marcas e as compararam com dados de estudos sobre pegadas e também com pegadas modernas. Simulações de computador previram como seriam as marcas deixadas de diferentes posturas do primata.
O resultado? Ao invés de um andar corcunda, com o solo sendo empurrado pelo meio do pé, os primatas Australopitecus que deixaram as pegadas caminhavam eretos, empurrando o solo com o dedão, como o homem moderno.
Os achados são importantes porque os pesquisadores acreditam que a maneira de caminhar foi determinante para a saída do homem da África.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.