Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Obsolescência programada e lançamentos excessivos: por que ninguém está fazendo nada?

2»

Comentários

• Neuromancer disse: Claro que não.
    Mas se eu fosse comprar um carro, por exemplo, eu gostaria que me fosse dito que ele foi feito para não durar nem 80.000KM em condições normais de uso. É um direito meu saber quando eu o estou comprando.

Não tem como prever: existe um prazo médio de durabilidade mas isso é relativo. Por isso que existe garantia para esses produtos.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• NeuromancerNeuromancer Membro
    edited setembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Mais sobre a Apple.
    Associação de Consumidores da China exige mudanças na política de garantia da Apple

A Associação de Consumidores da China não está nada feliz as políticas de reparo da Apple, classificando alguns atos da empresa como injustos, afirmando ainda que ela infringe os diretos de consumidores.
    Uma dessas infrações é relacionada à troca de componentes de um produto defeituoso. Segundo a associação, a Apple utiliza peças recondicionadas (refurbished) na substituição. Ainda de acordo com o grupo, a companhia deveria utilizar peças novas quando a troca ocorre em menos de três meses da data da compra. Além disso, a empresa não pode/deve reter a peça substituída, pois o consumidor pagou por ela. Outros pontos de discórdia incluem compensações caso ocorra perda de dados/informações durante a troca e caso danos ocorram durante o transporte de um iGadgets para o reparo — obviamente, quando o transporte for de responsabilidade da Apple.

O relatório do grupo foi feito juntamente à Administração de Indústria e Comércio da China, um dos principais órgãos regulamentadores do país. Por isso, não será supresa caso a Maçã altere algumas dessas práticas — não custa lembrar que a companhia já mudou sua política de garantia na Coreia do Sul, justamente por pressão de órgãos como esses.
    Na Itália, Apple perde recurso e terá que pagar multa de 900.000 euros

Ontem informamos que a Apple foi bastante criticada pela sua atual política de garantia de produtos na Europa, a qual não está de acordo com as regras estabelecidas pela União Europeia — ela oferece um ano de garantia, enquanto as leis locais exigem dois anos. Falamos também que a Maçã tinha sido multada em 900.000 euros na Itália, exatamente por esse motivo e que recorreu da decisão.

Hoje saiu o resultado: conforme esperado, a firma de Cupertino levou a pior e teve que pagar a quantia mencionada. Todavia, uma nova audiência está agendada para 9 de maio, provável data quando tudo será decidido de uma vez por todas.
    Garantias da Apple são alvo de críticas por contrariarem leis europeias de proteção ao consumidor

A Apple está sob pressão de órgãos reguladores italianos devido à falta de conformidade das suas garantias e planos AppleCare com algumas leis locais, definidas pela União Europeia para a proteção de consumidores.

Elas preveem que as empresas operando no Velho Mundo ofereçam garantia gratuita de pelo menos dois anos, o que não corresponde à proposta da Maçã, cuja assistência gratuita é prestada apenas dentro do prazo de um ano após a compra.

Com o AppleCare, é possível expandir a cobertura da garantia para dois anos no caso de iPhones, iPods/Apple TVs e iPads, ou três, no caso de Macs e displays — mas, nesses casos, os usuários precisam desembolsar um valor adicional. Devido a isso, a Autoridade Antitruste da Itália está se baseando no regulamento da UE para acusar a Apple de cobrar por um direito que deveria ser garantido aos usuários gratuitamente.

A política da Apple para o seu plano de proteção estendido foi definida com base no direito do consumidor dos Estados Unidos, mas ela é aplicada uniformemente em todos os países onde a Maçã atua — e, na maior parte deles, como é o caso do Brasil, vai de acordo com as definições dos órgãos locais componentes. A iniciativa tomada pelo governo italiano é preocupante para a Apple, pois pode desencadear processos similares em outros países da União Europeia.

Empresinha suja essa, hein?
    Post edited by Neuromancer on
  • Percival disse: Não tem como prever: existe um prazo médio de durabilidade mas isso é relativo. Por isso que existe garantia para esses produtos.

Garantia contra defeitos, que fique claro.
    Você não entedeu. Uma coisa é não prever um prazo médio. Outra é fazer um produto que tem fim pré-determinado.
  • Garantia contra defeitos, que fique claro.
    Você não entedeu. Uma coisa é não prever um prazo médio. Outra é fazer um produto que tem fim pré-determinado.

Tudo tem um prazo de vida útil: por isso existem peças de reposição e autorizadas a garantia procura amparar o produto por um prazo determinado até porque não tem um prazo de quanto vai mesmo ocorrer problemas, isso varia do equipamento e desgaste a garantia procura cobrir exceções a regra. Quanto a Apple acho que ja comentaram aqui a razão de sua política.
    ― Winston Churchill

• O prazo de garantia não pode ser confundido com tempo de funcionamento. No prazo de garantia a empresa assume a responsabilidade de consertar o aparelho sem custo ao consumidor pelo período mencionado.
    Percival disse: Tudo tem um prazo de vida útil: por isso existem peças de reposição e autorizadas a garantia procura amparar o produto por um prazo determinado até porque não tem um prazo de quanto vai mesmo ocorrer problemas, isso varia do equipamento e desgaste a garantia procura cobrir exceções a regra. Quanto a Apple acho que ja comentaram aqui a razão de sua política.
    Se esta é a política da empresa, então isso deve constar no contrato de compra do produto ou no rótulo.
    Compare, por exemplo, com lâmpadas fluorescentes, que além da garantia, geralmente dão o tempo médio de duração delas. Possibilitando que você possa comparar diferentes preços e marcas.
  • Gilghamesh disse: E se não dão problema e atendem as minhas necessidades, por que “catzo” eu iria querer trocar por algo mais novo ou moderno?

Muitas pessoas são idiotas, a ponto de se desfazer de um produto que funciona e que atende as suas necessidades, só porque saiu um produto mais novo, mais moderninho ou mais bonitinho no mercado.

Bem, existem uns pontos a serem esclarecidos, Gilga.
    Alguns equipamentos e ferramentas se desgastam e dependendo de onde a pessoa mora, o custo da manutenção pode não compensar. Veja um exemplo parecido com o seu mas que ocorreu comigo. Eu havia comprado em meados de 95 uma lava roupas Brastemp por indicação de sogra, mãe, vó e etc. Usei por 5 anos e deu problemas de vazamento no eixo central. Como uma nova custava na época 700 reais, mandamos no conserto, que ficou em 370. Após um ano voltou a dar problema de vazamento. Joguei fora pois o custo-beneficio não valeria a pena (quem pode garantir uma assistência técnica que garanta por mais de um ano?). Acabei comprando também por indicação, desta vez de m inha cunhada, uma Eletrolux pois dizia ela que o custo da manutenção era menor. Depois de 5 anos aproximadamente, deu um probleminha mecânico (freio). O reparo ficou em 70 reais. Após dois meses deu um problema num dos relês de comando que fica numa plaquinha. O técnico troca a plaquinha inteira (que não é o painel inteiro) por 60 reais (a MO estava na garantia, apesar do técnico dizer que não pois os problemas eram diferentes). Mas como ele foi com a nossa cara, acabou por não cobrar mais 70 de MO. Em 2011 ela passou a não bater a roupa e apresentar vazamentos nas mangueiras. Chamei uma assistencia técnica e levaram, fizeram uma geral por 220 reais.

Televisão: Tem muita gente ficando puto da vida porque desfez da sua TV analógica de tubo e comprou uma fodástica "7 D" e quando ligou em seu aparelho de TV a cabo de sinal digital não HD, percebeu que ou a TV é uma bosta, ou o que ele paga no cabo é uma merda. E isso não tem como a pessoa saber ( eu por exemplo sou da área, mas nunca parei para fazer uma análise da quantidade de pixels x linhas de resolução fossem equivalentes para ver um programa num receptor DTV.

Meu vizinho de trabalho é um estes felizardos. Eu também, mas minha TV não é tão grande assim (40) e a qualidade eu deixei para ver no PS3 (filmes e jogos).

Quano a produtos novos e bonitinhos, bem, acho que na sua casa quem manda é você....rs
  • edited novembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Pois na casa da minha mãe, há uma secadora de roupa, há literalmente 29 anos, e até agora só houve 3 vezes que foram necessários concertos e sempre foram mais baratos do que comprar uma nova, e não há nenhum problema de software nem nada do tipo, e quanto a tomadas, além de que há conversores, também é barato trocar o estilo de tomada. As geladeiras e outros eletrodomésticos em geral também costumam durar uns 15 anos pelo menos. Quem quer continua usando as suas coisas, e há toda uma parte de público que odeia a apple justamente por essas extravagancias, até já houve uma bem humorada propaganda de outra marca, mostrando um pessoal estilo os que que gostam de estilo apple na maior fila para um novo lançamento e nem podendo usar a versão anterior pois os software não funcionavam mais, enquanto os clientes da marca propagandeada, estavam felizes da vida passeando na calçada do lado, ao mesmo tempo com o prazer de andar e de se divertir com seu tablet ou smartfone da marca propagandeada sem modismos anuais.....

Eu nunca comprei nada da apple, só de ouvir falar nesse estilo, eu já fiquei com o pé atrás, e nunca comprei nada deles.....
    Post edited by LaraAlvaerengaSip on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Minha lavadora deve ter uns 30 anos, minha geladeira tem 25.
  • CameronCameron Membro
    edited novembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Minha mãe tinha um fogão que durou mais de 20 anos, quando precisou trocar comprou outro da mesma marca, a Continental, menos de 2 anos depois está na hora de trocar outra vez.

Isso é uma puta falta de sacanagem.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron escreveu: »
    Minha mãe tinha um fogão que durou mais de 20 anos, quando precisou trocar comprou outro da mesma marca, a Continental, menos de 2 anos depois está na hora de trocar outra vez.

Mas ela não tentou consertar e ver a diferença de preço entre o conserto e comprar um novo e ver se valia a pena?

• Mas ela não tentou consertar e ver a diferença de preço entre o conserto e comprar um novo e ver se valia a pena?
    Não compensa, o problema não é de uma peça que deixou de funcionar mas da qualidade do material que o fogão foi feito, todos os acendendores automáticos pararam de funcionar e a lateral do fogão começou a enferrujar, sem chance de conserto, o outro começou a enferrujar mas tinha mais de 20 anos.
  • Fogões normalmente duram muito, depende de como se limpa e como se mantém sem gorduras encrustadas. O de casa (electrolux) tem os seus 23 anos mas é aquele negócio, minha esposalimpa duas vees por semana, quando faz assados com gordura, limpa no máximo na semana seguinte comprodutos adequados (o interior é do tipo auto-limpante).

Estava querendo comprar uma lavadora front load e uma secadora (não as que estão empurrando tipo Lava e Seca) para ela pois lava muito melhor, economiza água e energia e creio que com uns 2 anos de uso já se paga pela economia (ou pelo menos paga a diferença de uma normal). Mas o preço ainda é proibitivo e teremos que priorizar o que fazer.

• CameronCameron Membro
    Fogões normalmente duram muito, depende de como se limpa e como se mantém sem gorduras encrustadas...
    Eu e a minha mãe temos a neura da limpeza, o que eu não tenho é o talento culinário dela rs, não foi problema de manutenção e sim de material, tanto que o anterior durou décadas, o da minha casa já tem mais de quatro anos e está praticamente novo.

Esse fogão que ela comprou um por um os acendedores automáticos pararam de funcionar sem razão aparente, chego a acreditar que vieram sabotados de fábrica.
  • Por isso nao se pode confiar em maquinas...
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • CameronCameron Membro
    Por isso nao se pode confiar em maquinas...

...

...

...

...mal projetadas, montadas por técnicos de quinta categoria ou sabotadas.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron escreveu: »

O meu é da Brastemp e tem uns 30 anos. A única intervenção até agora foi a mudança dos queimadores para gás natural.

Esse fogão que ela comprou um por um os acendedores automáticos pararam de funcionar sem razão aparente, chego a acreditar que vieram sabotados de fábrica.

Esses acendedores automáticos são uma bosta mesmo, o do meu fogão tem 2 quebrados.
    ― Winston Churchill

• Obsolescências programada... Discutir isso é coisa de morador de ecopolo.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
    Fogões normalmente duram muito, depende de como se limpa e como se mantém sem gorduras encrustadas...
    Eu e a minha mãe temos a neura da limpeza, o que eu não tenho é o talento culinário dela rs, não foi problema de manutenção e sim de material, tanto que o anterior durou décadas, o da minha casa já tem mais de quatro anos e está praticamente novo.

Estranho pois o tal acendedor automático nada mais é que um centelhador e normalmente dá problema quando encrusta sujeira entre a ponta metálica e a base cerâmica e nada mais além disso pois a energia (centelha) vai para todos ao mesmo tempo. A não ser que seja daqueles antigos que usam um transdutor piezoelétrico para cada boca, mas este tipo não se fabrica faz muito tempo...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.