Abaixo assinado contra Amijubi, Zuzeco e Fuleco
De qual nome vocês gostaram mais? Amijubi, Zuzeco ou Fuleco?
Ah, não gostaram de nenhum! Então empatou. Por que eu também achei medonhos e, principalmente, ridículos os três nomes escolhidos pela Fifa para batizar o nosso tatu-bola, eleito o símbolo da Copa de 2014.
Por mais que os "criativos" responsáveis pelas escolhas me venham com as desculpas esfarrapadas de que Amijubi é a um nome formado pela junção das palavras Amizade e Júbilo (caracterísiticas que, segundo eles, definem a personalidade do povo brasileiro), Zuzeco, uma mescla de azul e ecologia ("representando a cor dos nossos mares e rios e a preocupaçãoo e a necessidade de preservar o meio-ambiente") e Fuleco (nova mistura, desta vez de futebol com ecologia), a verdade é que nenhum dos três soa bem e, tampouco, caiu no gosto popular.
Desde que foram anunciados, anteontem, uma onda, aliás, onda, não, uma tsunami de protestos e comentários debochados sobre eles percorre as redes sociais e se espalha pelos comentários nas ruas.
Seria tão difícil assim escolher nomes bonitos e simpáticos? Nomes que já existissem na nossa língua! Jabulani, a famosa bola da Copa da África do Sul, por exemplo, é uma palavra de um dos idiomas nativos de lá e significa "celebrar". Além disso, convenhamos tem uma sonoridade e tanto. Que o diga aquele viral do Cid Moreira, que fez tanto sucesso em 2010, onde o velho locutor aproveitava o seu vozeiráo apenas para dizer "Jabulani"...
Agora, por favor, imaginem, o pobre Cid tento que dizer: Amijubi, ou Zuzeco, ou Fuleco... Melhor, não, né?
O pior é saber que, com certeza, alguns gênios criativos de alguma agência de publicidade ganharam uma boa fortuna para inventar tal idiotice.
Coitado do tatu-bola. Se consultado, talvez preferisse a extinção...
Em tempo: se você também não gostou e quer protestar, assine o abaixo-assinado proposto pela colega Elis Monteiro, nesse link. Ele será enviado ao Comitê Local, numa última tentativa de mudar esse absurdo ridículo!
www.avaaz.org/po/petition/Queremos_um_nome_decente_para_o_Mascote_da_Copa_2014/
http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/posts/2012/09/19/abaixo-assinado-contra-amijubi-zuzeco-fuleco-466145.asp
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
Total de Mensagens:
[2]
Lembra fuleiro...
A cara do nosso mascote.
E do nosso futebol também.
Corrupto é mais adequado:
Não é o meu caso.
Mas a própria Globo está participando da campanha para mudar o nome!
(Detectada reação pavloviana à menção do nome da Globo).
Proponho "Estrupício".
Tadinho do tatu...
Total de Mensagens: