Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Interessante.
Lamentavelmente ele nao menciona ideias de economistas liberais desde Adam Smith, passando por Frederic Bastiat e chegando a Friedrich Hayek e Milton Friedman, que observaram a correlacao entre paz e livre mercado.
Ha mesmo algo que o jornalista Thomas Friedman chamou de lei McDonald's de prevencao de conflitos: nunca houve guerra entre dois paises onde houvesse filais da rede de restaurantes fast-food em operacao.
E claro que a correlacao parece ser mais no sentido da corporacao McDonald's escolher nacoes geopoliticamente estaveis para se instalar, mas enfim.
Para nós, é absurdo um país anexar outro. Até o passado recente, invadir e anexar era normal e glorioso.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u356220.shtml
O estado é sempre corrupto, o poder por si só corrompe, entregue ao estado todo o poder de empregar violência e automaticamente ele não terá mais nada a temer podendo fazer o que quiser com seu povo, sempre, mas sempre mesmo irão existir aqueles que autorizados pelo estado irão cometer os atos mais atrozes com a desculpa de ser "seu trabalho", os agentes do estado embuidos com seu poder agirão sem moral, sem ética, sem piedade ou justiça, como cães, obedecem cegamente a quem coloca comida em suas tigelas. E isso tudo ocorre pela própria natureza humana, exatamente como é citado no começo do texto.
O problema não foi resolvido, continua havendo a violência desenfreada, ela só foi concedida toda a um único e poderoso grupo de machos alfa, mais nada.
Diga-se de passagem também todas as sociedades comunistas, responsáveis pelas maiores carnificinas do planeta (incluindo ai o nazismo e facismo), fizeram exatamente isso, todo o poder ao estado, o resultado, todos conhecemos.
Acredito que na realidade a violência diminui e muito quando em vez de tentar obter algo pela força, se faz isso negociando, resguardados todos os valores morais e éticos, ou seja CAPITALISMO, não o capitalismo selvagem e louco, mas meramente a troca voluntária de bens e serviços.
Também acredito que o estado deve ser mantido sempre, mas absolutamene sempre, em xeque!
A segunda emenda da constituição americana é exatamente sobre isso, quem a escreveu sabia o que estava fazendo e o porque estava fazendo:
Aproveito para compartilhar um texto que explica melhor:
Os criminosos devem temer a lei e o estado deve temer seu povo!
- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
É uma teoria um pouco estranha mas de uma ironia que só o paradoxo humano é capaz, segundo ela só atingimos a paz quando chegamos no ápice da capacidade para a guerra.
Só funciona quando os dois lados são racionais, como no caso de EUA e URSS. Não funciona no caso de fundamentalistas religiosos dispostos a morrer por suas superstições.
Supondo casos entre entidades com plena sanidade mental, atacar tem um custo, quando esse custo se torna muito alto, simplesmente deixa de valer a pena. Exemplo claro, você como um criminoso, avalia o custo entre atacar uma velhinha saindo do INSS ou tentar assaltar um quartel do exercito onde o vigia carrega um FAL. É obvio que você ataca a velhinha.
Ninguém ataca ninguém quando o risco de ser ferido ou morto é muito grande. Isso não é nem exclusivo da raça humana, pelo contrário esse parece ser um mecanismo criado pela própria evolução! Vários animais só atacam quando tem certeza da vitória ou pelo menos um chance grande de vitória, as presas jovens ou mais fracas são sempre as preferidas. A razão é simples quem ataca indiscriminadamente acaba morrendo e não se reproduz.
Estando ambos os oponentes em nível de igualdade, atacar se torna muito arriscado, desincentivando a agressão. A agressão acaba ocorrendo somente em caso de extrema necessidade e durante o confronto percebendo o risco, a chance é que sejam interrompidas as hostilidades de ambos os lados.
- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
Si vis pacem, para bellum.