"Todo o evangelho de Karl Marx pode ser resumido em duas frases:
Odeie o indivíduo mais bem-sucedido do que você. Odeie qualquer pessoa que esteja em melhor situação do que a sua.
Jamais, sob qualquer circunstância, admita que o sucesso de alguém pode ser decorrente de seu esforço próprio, de sua capacidade, de seu preparo, de sua superioridade em determinada atividade. Jamais aceite que o sucesso de alguém pode advir de sua contribuição produtiva para algum setor da economia, contribuição essa que foi apreciada por pessoas que voluntariamente adquiriram seus serviços. Jamais atribua o sucesso de alguém às suas virtudes, mas sim à sua capacidade de explorar, trapacear, ludibriar e espoliar.
Jamais, sob qualquer circunstância, admita que você pode não ter se tornado aquilo com que sempre sonhou por causa de alguma fraqueza ou incapacidade sua. Jamais admita que o fracasso de alguém pode ser devido aos defeitos dessa própria pessoa — preguiça, incompetência, imprudência, incapacidade ou ignorância.
Acima de tudo, jamais acredite na honestidade, objetividade ou imparcialidade de alguém que discorde de você. Qualquer um que discorde de você certamente é um alienado a serviço da burguesia e do "capital".
Este ódio básico é o núcleo do marxismo. É a sua força-motriz. É o que impele seus seguidores. Se você jogar fora o materialismo dialético, o arcabouço hegeliano, os jargões técnicos, a análise 'científica' e todas as inúmeras palavras presunçosas, você ainda assim ficará com o núcleo do marxismo: o ódio e a inveja doentia do sucesso, que são a razão de ser de toda esta ideologia."
http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/13431-entenda-o-marxismo-em-um-minuto.html
Comentários
Eles próprios falam em 'luta de classes', como se o conflito fosse a única opção aceitável e desejável.
Na verdade a obra de Karl Marx e vasta e complexa e e preciso saber separar seus componentes filosoficos, historicos, politicos e economicos, assim como saber separar o marxismo enquanto visao de mundo e teoria de conhecimento criada por Karl Marx do marxismo enquanto doutrina desenvolvida pelos seguidores de Karl Marx.
Grosso modo Marx discerne uma metodologia de estudo da historia chamada "materialismo dialetico". Ele se baseia fortemente em Hegel e procura descrever a historia nao como a soma de decisoes individuais mas como o produto de forcas coletivas que controlam e determinam essas decisoes. Segundo Marx, o comportamento de cada individuo e um produto da epoca e da classe social na qual esse individuo nasce e cresce, e portanto sao os padroes de pensamento de classes e epocas que determinam as transformacoes sociais. Marx discerne o que seria uma luta de classes, ja que os objetivos das diferentes classes sao impossiveis de serem harmonizados. Durante muitas epocas o estado tecnologico e cultural dos povos era favoravel a que uma pequena elite aristocratica concentrasse os meios de articulacao de inteligencia e violencia, e os empregasse para explorar as massas.
Ele entao conjectura que o progresso tecnologico e o avanco intelectual das classes economicamente desfavorecidas eventualmente as colocaria em posicao de reverter a vantagem historicamente detida pelas elites dominantes.
Marx percebe o capitalismo como o produto da ideologia burguesa, e como um avanco em relacao a ordens aristocraticas precedentes como o feudalismo. Ainda assim o capitalismo seria um estagio de exploracao classista.
Para corroborar essa visao Marx fez incursoes no estudo da economia politica. Marx procura estudar a divisao do trabalho e elabora para isso uma teoria para o capitalismo chamada teoria de exploracao ou extracao daquilo que ele define como "mais valia". Esta consistiria na diferenca entre o "valor trabalho", isto e, a utilidade economica do produto gerado pelo trabalhador, e o salario e compensacoes pagas pelo trabalho que gerou esse valor.
No campo do ativismo politico Marx escreve o Manifesto do Partido Comunista, seu panfleto mais difundido, que visa conscientizar as massas do seu papel historico e mobilizar uma articulacao politica do proletariado.
Diversas teorias marxistas foram desenvolvidas pelos seguidores de Karl Marx e em muitos casos elas envolvem significativos afastamentos das nocoes basicas do marxismo original.
Uma das mais importantes foi o Leninismo, doutrina revolucionaria que pregava a formacao de elites burguesas secretas na forma de vanguardas politicas, com o intuito de planejar os detalhes do processo revolucionario e liderar massas de camponeses ainda por demais ignorantes para se mobilizarem por si proprios.
Essas interpretacoes se dao por diversas razoes, a principal sendo a de que nao esta em nenhum momento claro o grau de consistencia logica que deve ser admitido para a teoria original. Diversas nocoes ad hoc sao assumidas na tentativa de salvar o corpo teorico da sua incompatibilidade com o mundo.
A obra de Marx sofre das dificuldades epistemologicas comuns a teorias que tentam tudo encompassar. E dificil articular qualquer conclusao categorica a partir dos postulados de Marx que possa passar por um protocolo de falsificacao. Em virtude disso, diversos filosofos da ciencia consideram o marxismo como acientifico.
.
.
Ou seja, as teorias de Marx, não valem o papel em que estão escritas, no papel ela é muito "bonitinha", mas, ao ser colocada à prova, não funciona nem com "reza braba"...
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
.
.
Outro grande problema da teoria marxista, é que ela não contempla um sistema meritocrático.
Por exemplo, se existem dois médicos, um deles sendo um profissional de excelência e outro sendo um profissional medíocre, o sistema socialista os coloca em pé de igualdade, os dois recebem o mesmo salário.
Dessa forma, um médico excelente, deixa de ser excelente, pois ele percebe que todo o seu esforço para ser excelente, não levará a melhores resultados, não será reconhecido e nem receberá mais por sua alta qualidade.
O sistema socialista nivela por baixo, fazendo com que todos os profissionais sejam medíocres, mesmo não sendo. O excelente profissional, deixa de se esforçar para ser melhor, pois não existe recompensa no sistema socialista, para o seu pleno desenvolvimento...
http://gilghamesh.blogspot.com/
Será que Marx, teria o mesmo pensamento atualmente?
Se o capitalismo não é 100% bom, não podemos tentar melhorá-lo?