Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
São Paulo- Astrônomos descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo.
A quantidade de vapor de água presente em torno do quasar APM 08279+5255 é equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água nos oceanos da Terra e quatro mil vezes a água presente em toda a Via Láctea.
leia também
Quasares são buracos-negros gigantes no centro de galáxias que consomem continuamente o disco de poeira e gás que os cerca. Conforme come, o quasar cospe uma grande quantidade de energia. Astrônomos acreditam que eles possam ser alguns dos objetos mais antigos do universo.
O objeto estudado por um equipe da Nasa e da Caltech, por exemplo, está a 12 bilhões de anos-luz e possui um buraco-negro com 20 bilhões de vezes mais massa do que o Sol e trilhões de vezes a sua energia.
Mesmo sabendo que a água existia no Universo primitivo, os astrônomos se surpreenderam por encontrar uma quantidade tão grande e tão distante. Se o quasar está a 12 bilhões de anos-luz, significa que surgiu relativamente pouco depois do Big Bang,a explosão que deu origem a tudo há cerca de 13,5 bilhões de anos.
Em um trabalho publicado na Astrophysical Journal Letters, os astrônomos explicam como o ambiente em torno desse quasar é único. Nele, o vapor de água está sendo banhado por raios-X e radiação infravermelha, o que o torna incomumente quente e denso.
Sua temperatura chega a – 53º C e sua densidade é 300 vezes menor do que a atmosfera terrestre. Isso parece pouco, mas representa uma cinco vezes mais calor e uma densidade de 10 a 100 vezes maior do que as vistas em uma galáxia como a Via Láceta.
As medidas de vapor de água e outras moléculas, como monóxido de carbono, sugerem que o quasar possui material suficiente para crescer até seis vezes o seu tamanho atual.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Me faz imaginar o qto a idéia/crença de um "Deus" é insignificante diante disso, e a maioria dos religiosos não fazem nem ideia do que seria essa grandeza
Isso é um ponto de vista, e não um fato.
Outro ponto de vista é o de que somos significantes o bastante para detectar e apreciar esse fenômeno.
realmente é um ponto de vista, mas imaginar que se algo como isso viesse em direção a Terra, seria qse como andar pela calçada pisando em milhoes de bacterias como todos os dias, etc.
Se bem que dizem que a galaxia de andromeda está vindo em direção a nossa, mas vai saber se havera algum humano vivo para apreciar isso (que eu acredito que seria bem interessante, mas poderia ser tbm um tanto assustador)
Significantes o bastante para detectar e reconhecer nossa insignificância?