Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Igrejas cristãs na Alemanha não abrem mão de imposto
BERLIM - A Igreja Católica alemã decidiu manter uma linha dura com os excomungados, pessoas que se desligam da instituição com o objetivo profano de economizar os 9% do imposto destinado às igrejas, que são cobrados dos católicos e protestantes do país junto com o Imposto de Renda.
Nos últimos dez anos, houve uma enorme evasão, sobretudo do catolicismo, que perdeu mais de 2 milhões de fiéis, causando uma redução no orçamento da instituição. Quem se desliga da Igreja oficialmente para não ter que pagar a taxação religiosa junto com o Imposto de Renda, passa a ser excluído dos sacramentos, do batismo dos filhos até à extrema-unção para os moribundos.
Em uma reunião da Conferência dos Bispos da Alemanha, realizada na cidade de Fulda, o arcebispo Robert Zollitsch divulgou um documento, chamado “Decreto Geral da Conferência dos Bispos sobre o Desligamento da Igreja”, que reafirma a impossibilidade de deixar de contribuir com a Igreja e, ao mesmo tempo, continuar seu membro.
— Nós queremos mostrar como a evasão dos fiéis é dolorosa para nós, e como nós levamos o assunto a sério — disse Zollitsch.
Para reunir o rebanho
A novidade, informou o arcebispo, é que a Igreja Católica vai procurar conversar com os fiéis que decidirem abandoná-la, tentar convencê-los a mudar de ideia, mas manter firme a decisão de excluí-los dos sacramentos caso não voltem atrás no propósito de deixar de contribuir com o imposto. Sigrid Grabmeier, do movimento “Wir sind Kirche” (Nós somos a Igreja), criticou a falta de tolerância da conferência dos bispos:
— A porta da Igreja deve continuar aberta para os fiéis, eles pagando imposto ou não.
Como não há separação entre Igreja e Estado na Alemanha, a própria Receita Federal encarrega-se da cobrança do dízimo, que é transferido para uma das duas grandes Igrejas cristãs no país, católica ou luterana, da qual o contribuinte faz parte. Quem quer deixar de pagar esse imposto precisa apresentar um documento que confirme o seu desligamento da Igreja junto com a declaração do imposto de renda, decisão que vem sendo tomada também por um número cada vez maior de protestantes.
Muitos alemães poupam o imposto da Igreja mas, mesmo assim, vão aos templos cristãos no Natal e na Páscoa, por exemplo. Na missa católica, ao distribuir a comunhão, o padre não sabe quem pagou o imposto. Por isso, as igrejas ficam lotadas nessas datas. O problema começa quando alguém precisa de um sacramento que exige identificação, como o casamento ou o batismo.
APOIO DO VATICANO
A linha dura da Igreja é motivo de muitas críticas. Dezenas de pessoas já tentaram, sem sucesso, levar o assunto polêmico ao Supremo Tribunal Federal alemão. Um dos mais célebres casos recentes é o de Harmut Zapp, especialista em direito eclesiástico que entrou com uma ação em 2007 pelo direito de continuar membro da Igreja Católica mesmo sem pagar imposto. Perdeu.
A própria Congregação da Fé do Vaticano reconheceu o decreto geral dos bispos alemães como direito da Igreja, e a lei tornou-se parte do “código penal” da instituição.
Atualmente, 24,4 milhões de alemães se dizem católicos. Há 12 anos, esse número era de 26,8 milhões de pessoas que contribuíam com seu imposto para a prosperidade da Igreja Católica. Mesmo tendo perdido 180 mil fiéis em 2011, a instituição recebeu € 5 bilhões. Não se sabe se por preocupação com a arrecadação, em seu último encontro, os bispos alemães decidiram liberar o direito de comungar para divorciados que se casaram de novo.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/603/milhares-de-europeus-catolicos-e-protestantes-pedem-desbatismo-/p1
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Justo.
Do ponto de vista do Estado Laico, a Igreja Católica é um Grêmio Privado.
Quem não quiser pagar por seus serviços, que não usufrua deles.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu concordo. Agora que é uma sacanagem o Estado destinar 9% dos impostos á igreja e ficar ameaçando as pessoas que não terão o serviço, isso eu já acho demais.
Uma coisa é a pessoa não ir na igreja e, quando vai não pagar o dizimo, oferta, seja la o que for e ter os direitos religiosos sendo cassados. Mas o Estado se intrometer??
Religião não é um serviço publico oferecido pelo Estado à população, portanto não deveria se destinar uma porcentagem dos tributos às igrejas e depois ficar negando os serviços religiosos como se fossem da igreja.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Sim, do ponto de vista de um clubinho humano com suas regras, mas, do ponto de vista dos representantes de Deus na Terra, negar os sacramentos a quem não pagou a anuidade e perder a alma imortal dessa pessoa para o Diabo? Não seria o mesmo que vender bençãos e sacramentos?
Eu não batizei a minha filha e, no que depender de mim, ela nunca colocará os pés numa igreja. Eles tem outra carta na manga, além dessas ameaças inócuas e ridículas?
Eu consigo imaginar o quanto deve ser doloroso perder 9% do salário de 2 milhões de pessoas. Hipócritas.
Com dinheiro não se brinca, Fernando. Nada é mais sagrado, para a Santa Igreja, do que o dinheiro dos fiéis.
Sou obrigado a concordar com você, ainda que Igreja, para mim, não tenha outro valor além do histórico e arquitetônico.
No Brasil também qualquer pessoa física pode direcionar até 6% de seus Imposto de Renda para entidades assistenciais reconhecidas.
É importante lembrar que o Estado Alemão não obriga ninguém a direcionar seu imposto para igrejas, a condição de fiel contribuinte é voluntária e, como visto, revogável.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Fernando,
Nós só podemos julgar a Igreja Católica como clubinho humano.
Quem a vê como representante de Deus na Terra que a julgue de outro modo e eles que são brancos que se entendam.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Bem..., tecnicamente são 9% do imposto e não 9% da renda.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Uma é quando uma instituição religiosa ENGANA o fiel e através de subterfúgios ilícitos faz com que ele entregue seu dinheiro à igreja.
Outra é quando o fiel, por livre e espontânea vontade dá seu dinheiro para a igreja, sem ter sido forçado ou induzido a isto por meios ilícitos. Prá nós isto pode ser igual a queimar dinheiro, mas o dinheiro é do cara e ele tem o direito de fazer com ele o que quiser.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Falha nossa...
Ainda assim, a julgar pelos 5 bilhões de euros arrecadados no ano passado (de acordo com a matéria), percebe-se que estamos falando de quantias nada modestas. Dois milhões de contribuintes a menos justificam com sobras a dor que essa corja sente.
Bom saber que isso acontece no país mais rico, próspero e poderoso do continente mais desenvolvido do mundo.
Bem dessa. E um ato opcional essa taxa. Paga quem quer.
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Corretíssimo
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif