Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Vereador de Piracicaba expulsa servidor por ficar sentado durante leitura da Bíblia

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
Vídeo:
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/t/todos-os-videos/v/homem-se-recusa-a-levantar-para-leitura-da-biblia-e-e-expulso-da-camara-de-piracicaba/2215926/

Texto:
http://www.paulopes.com.br/2012/10/cidado-eh-expulso-de-camara-por-ficar-sentado-durante-leitura-biblica.html#.UJDzFWc9bMB
Vereador expulsa servidor por desrespeito à leitura da Bíblia

Montero.jpg

Guarda põe Montero para fora porque
ficou sentado durante leitura bíblica

João Manuel dos Santos (PTB), presidente da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), expulsou na sessão de ontem (29) o servidor do Ministério Publico Regis Montero (foto) porque permaneceu sentado durante uma leitura da Bíblia. Piracicaba tem mais de 360 mil habitantes e fica a 164 km da capital.

O vereador André Bandeira (PSDB) já tinha iniciado a leitura da Bíblia quando Santos o interrompeu para pedir que Montero se levantasse. O servidor se negou.

Guardas municipais e PMs colocaram Montero e outra pessoa que estava fotografando a desavença para fora do plenário. Imagens da TV da Câmara reproduzidas pela EPTV [ver síntese abaixo] mostram o momento em que Montero é pego pelos braços pelos policiais.

Santos disse à imprensa que estava apenas cumprindo o regimento interno da Câmara Municipal. Para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), contudo, Santos colocou o regime interno acima da Constituição, segundo a qual nenhuma instância de governo pode se envolver direta ou indiretamente com crenças religiosas.

“O Estado brasileiro é laico”, disse Odinei Assarisse, presidente da OAB de Piracicaba. “Ninguém pode ser impedido de acompanhar a sessão na Câmara por não ser católico.“

vereador-manuel-dos-santos.jpg

Para o vereador Santos,
regimento interno está
acima da Constituição

Ele afirmou que Montero, se quiser, poderá recorrer à Justiça contra a “medida exagerada” do presidente da Câmara. "Se o servidor se sentiu ofendido, cabe a ele tomar as atitudes necessárias”, afirmou. “Não vejo motivo para a retirada dessa pessoa do plenário.”

Robson Soares, diretor jurídico da Câmara, disse que a leitura da Bíblia faz parte do regime interno desde a criação daquela casa legislativa. Ele acusou Montero de “badernar” a sessão. “Não obrigamos ninguém a acompanhar a leitura, mas que essa pessoa respeite as regras da Casa ou que se retire.”

Montero é integrante do movimento “Reaja Piracicaba”, que tem feito manifestações contra o aumento de salário dos vereadores.

Comentários

• 8 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_Silva disse: Ele acusou Montero de “badernar” a sessão.

Voltamos ao tempo da ditadura. Já disse antes, alguém precisa esfregar na cara dos religiosos que esse país não é só deles.
  • Eu ficava sentado, teriam que me remover na marra. Depois faria um escândalo inimaginável, processaria a tudo e a todos, entraria com danos morais, constrangimento, agressão indevida, cerceamento do direito de permanecer no local...
  • Piracicaba já foi um bom lugar.
    É triste ver isso acontecer.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    O câncer está se espalhando pelas cidades do interior. Várias delas já têm cartazes na entrada dizendo algo como "XYZ pertence ao Senhor Jesus".
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Leitura da Bíblia é lei em Piracicaba.

http://www.paulopes.com.br/2012/10/camara-de-piracicaba-insiste-em-desrespeitar-o-estado-laico.html#.UJI-FWc9bMA
    Câmara de Piracicaba mantém a sua intolerância religiosa

Diretor+da+Cmar.jpg

O diretor Soares parece mandar
    mais que o presidente da Câmara

Em tom de desafio, Robson Soares (foto), diretor jurídico da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), afirmou que aquela Casa vai continuar exigindo que, durante as sessões, as pessoas fiquem de pé durante a leitura de um trecho da Bíblia.

Na segunda-feira (29), em uma demonstração de intolerância religiosa, João Manuel dos Santos (PTB), presidente da Câmara, expulsou o servidor público Regis Montero, que se recusou a ficar de pé quando outro vereador lia a Bíblia, em um episódio que repercutiu em todo o país.

Santos disse que a leitura da Bíblia está no artigo 21 do regimento interno, mas não há nenhuma determinação sobre a postura em que as pessoas devem ouvi-la. A expulsão foi, portanto, uma arbitrariedade.

Além disso, o referido artigo é inconstitucional, segundo Max Fernando Pavanello, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba. “A Constituição Federal garante liberdade de religião e crença, sendo que ninguém pode ter direito cerceado (assistir à sessão camarária) por conta da fé que professa, bem como ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer nada, senão em virtude de lei”, disse.

Pavanello argumentou que nem pastores ou padres obrigam os fiéis a ficarem de pé para a leitura da Bíblia e que ninguém é expulso do templo por ficar sentado.

O vereador Santos, depois de afirmar que estava seguindo o regimento interno, tem evitado a imprensa, mas Soares, seu subordinado, tem feito afirmações contundentes, como se fosse ele quem na verdade manda na Câmara.

Montero já assistiu a outras sessões da Câmara e se manteve sentado durante a leitura bíblica, o que, disse, não significa ato de repúdio. “Tenho absoluto respeito pela opção religiosa de cada um”, afirmou. “Só questionei porque estava sendo retirado [do plenário], já que não está no regimento que devo ficar em pé.”

Ele ainda não decidiu se vai recorrer à Justiça contra a intolerância religiosa do vereador Santos, a qual foi corroborada pelo diretor jurídico Soares em mais de uma ocasião.

Com informação do Jornal de Piracicaba e foto do site da Câmara.
    http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=208191
  • Fernando Silva, boa noite!
    Esta noticia que você postou é muito preocupante... cada vez mais, me convenço de que o Brasil está caminhando, a passos largos, rumo à intolerância religiosa. E logo por um vereador! Um "representante do povo"!
    Gostaria de estar enganado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.