Para criador do Linux, HD no PC é coisa do Diabo
15 de outubro de 2012 • 11h05 • atualizado às 11h44
Linus Torvalds não chega mais perto de computadores com disco rígido
O disco rígido onde estão seus dados é de Satanás, na opinião do criador do sistema operacional Linux, Linus Torvalds. Em um chat com internautas no site Slashdot na semana passada, Linus disse que os discos rígidos são "coisa do Diabo" e estão com os dias contados.
No bate-papo, ele declarou que usa apenas desktops e laptops que armazenam dados em memória flash, a mesma tecnologia utilizada em smartphones. Uma diferença básica para os usuários entre o HD e o flash é a velocidade de leitura das informações.
"Talvez os discos sejam bons num NAS box (de modo simples, um computador dedicado ao armazenamento) em que você guarda arquivos de mídia. Mas num computador de verdade? Ugh! Pra trás de mim, Satanás", disse Torvalds.
Segundo a revista Wired, é comum entre os desenvolvedores de software a opção pelo flash drive em detrimento do HD. Recentemente, diz a publicação, mesmo data centers têm utilizado o flash, inclusive em grandes empresas com negócios na internet, como Google, Facebook, Microsoft e Amazon.
"O armazenamento em HD está indo para o caminho da extinção", finaliza Torvalds.
Comentários
HD é arcaico, mas é muito, mas muito veloz em comparação com os ST. E os solid state rápidos custam cerca de 5 x mais que um comum. Agora, em termos de peso e consumo, claro que para os notebooks é só vantagem, mesmo porque os ultra books não são tão ultra assim...
[2]
to doidinho pra comprar um ssd, so q os preços n ajudam, mesmo assim acho q vou <g>
Vão por mim, é o melhor upgrade que se pode fazer em qualquer computador.
Possuo um HD portátil de 320GB, um de mesa de 2TB. Estou esperando lançarem de 4TB a um preço mais convidativo...
― Winston Churchill
Leia o artigo na íntegra
http://www.hardware.com.br/tutoriais/slc-mlc-tlc/
obviamente compensa compra ssd sim...
seguindo oq o artigo diz parece q hj em dia ainda deve ter maquinas rodando HDs de 30 anos atras...
Em um Hd ou em um pen drive?
Hds gravam muito mais que isso em um único dia.
ssd eh recomendado instalar somente o sistem e programas q se usa, outros dados podem ficar num hd mecanico a parte junto com a memoria virtual do windows, e ateh onde eu saiba o q o hd costuma fazer muito eh leitura e não gravação.
Isso me lembrou que tem dispositivos Híbridos: SSD + HD.
― Winston Churchill
Para o uso atual isso dá conta do recado, mas ninguém sabe por quanto tempo.
Acredito que o futuro será o memristor.
Depende do sistema de arquivos. Se você colocar o NTFS em um pen drive você reduzirá em muito a vida do dispositivo.
O NTFS funciona com o journaling, mesmo que você só "leia" informações do pen drive o sistema está sempre gravando informações nele, tais como quem fez o último acesso, em que data, mais a rotina de recuperação de informações em caso de falha, em suma o NTFS sempre grava, daí recomendarem utilizar o Fat em memórias flash.
Parece, não tenho certeza, que todos os sistemas de arquivos do linux usam o journaling. Fernando poderá te dizer com mais segurança.
O problema é que ninguém irá lembrar disso e sabe-se lá o problema que dá e quando dá. O HD pelo menos tem algumas ferramentas de informação e recuperação...
Equivale à passagem do FAT32 ao NTFS.
Já ouviu falar do memristor?
O que acha da tecnologia? Será que cumprirá o que se espera dela?
Talvez ela acabe sendo adotada apenas em alguns casos, onde ela funciona melhor, em vez substituir totalmente os transistores normais.