O MPF (Ministério Público Federal) quer retirar das cédulas de reais a expressão “Deus seja louvado”. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo entrou, nesta segunda-feira (12/11), com um pedido liminar na Justiça Federal para efetuar a mudança.
A procuradoria argumenta que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Para o MPF, a frase “Deus seja louvado” atenta contra os princípios da igualdade e da não exclusão de minorias já que privilegia uma religião em detrimento de outras.
“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza, haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, exemplifica o procurador Jefferson Aparecido Dias, autor da ação (clique aqui para ler a íntegra).
Para o procurador, o objetivo principal do pedido é proteger a “liberdade religiosa de todos os cidadãos”. Embora Dias reconheça que a maioria dos brasileiros professe religiões de origem cristã, ele lembra que “o Brasil optou por ser um Estado laico” e, portanto, não pode tomar partido de nenhuma religião.
(continua...)
fonte:
http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/58726/mpf+quer+retirar+frase+'deus+seja+louvado'+das+cedulas+de+reais.shtml
Comentários
Se eu fosse religioso, apoiaria a retirada da inscrição das notas, uma idéia patética levada a cabo pelo patético José Sarney, então presidente que resolveu usar Deus como cabo eleitoral.
Como não sou, não tou nem aí. Isto não me afeta em absolutamente nada.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Ué, não entendi. "Deus seja louvado" é uma exclusividade cristã? Embora outras religiões possam não ter o hábito de empregar essa frase, ela me parece bastante “ecumênica” para atentar contra o princípio da igualdade religiosa. Os únicos que foram realmente excluídos são os ateus, e acredito que eles tenham coisa melhor para fazer do que se preocupar com essa babaquice.
Concordo, aquilo foi uma palhaçada. Mas o que se pode esperar quando se mistura política e religião?
Pelo menos assim elas vão se dar conta de que o modo de ver delas não é universal.
BEm, a grande maioria é teísta. Os EUA que é um país muito mais aberto nesta questão, mantém o tal God bless america ou seja o que for...
E como o Acauan disse, isso não afeta absolutamente nada. Aliás, afetaria se os teístas relacionassem que Deus não é algo que deva ser colocado numa coisa tão materialista como é o dinheiro.