Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O especialista no assunto, Jared Diamond destaca a influência da geografia e do clima no sucesso das civilizações, além, é claro, do fator cultural.
Alguns grupos indígenas do Brasil construíram sociedades mais organizadas e fixadas ao solo, mas nenhum deles desenvolveu um sistema de escrita ou rudimentos matemáticos, sem o que todo o repasse de conhecimento de geração para geração depende exclusivamente da tradição oral, que tem suas limitações.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Os povos mais atrasados não tinham nada disso e tinham que viver da caça e da coleta.
Os povos andinos, por exemplo, tinham os lhamas e alpacas. Os maias e astecas tinham o milho etc.
Os egípcios tinham o ciclo das cheias do Nilo, que os obrigava a plantar e colher em épocas certas, sem o que talvez não tivessem avançado tanto.
Sem falar em que altas temperaturas não ajudam muito...
Civilizacoes avancadas sao resultados da concentracao humana e contato com outros povos.
Quando pessoas se concentram em uma regiao, elas podem efetuar uma melhor divisao do trabalho.
Numa cidade, um alfaiate nao sabe quase nada de como cortar carne e um acougueiro nao sabe quase nada de custura.
Mas ambos podem trocar seus servicos porque ambos tem seus negocios na mesma rua.
No campo, um fazendeiro precisa saber cortar e conservar sua carne e saber um minimo de como conservar suas roupas.
O custo de ir ate a cidade mais proxima buscar esses servicos e alto.
Concentracoes urbanas sao possiveis devido a varios fatores, que dependem do grau tecnologico da populacao e da hospitabilidade geografica da regiao.
Um fator de hospitabilidade geografica e a presenca de aguas navegaveis, na forma de rios de planicie, lagos, costas repletas de golfos e enseadas naturais, e mares interiores.
Agua navegavel permite o transporte barato de recursos e o escoamento de dejetos, garantindo a viabilidade de um conglomerado de pessoas.
Mas e claro que essa agua navegavel precisa garantir o acesso a outras regioes economicamente exploraveis.
No Brasil a bacia do amazonas e navegavel, mas a regiao de selva tropical que ela cobre e economicamente muita hostil a civilizacoes primitivas.
Os demais grandes rios passam por relevo acidentado ou sao isolados de comunicacao com outras areas economicamente ativas.
Contato com outros povos e necessario para o compartilhamento de tecnologias. Seja atraves da agressao ou do comercio.
A maioria das tecnologias que um povo emprega foram desenvolvidas parcial ou completamente por outros povos.
Povos isolados precisam literalmente reinventar a roda.
Em regioes comunicaveis, algumas tecnologias antigas se espalham tao rapidamente que foram criadas uma unica vez.
O alfabeto e um exemplo. Ele foi desenvolvido por tribos semitas e dai se espalhou por todo o mundo antigo, com excecao do extremo oriente.
Ele foi apenas alterado, mas nao houve duas invencoes independentes do alfabeto.
Sistemas numericos de contagem e calculo de superficie por outro lado foram inventados independentemente em varias partes do mundo.
A correlacao popular entre altas temperaturas e baixa produtividade e enganadora.
O efeito da temperatura nao e tao direto.
As primeiras cidades e civilizacoes avancadas do mundo surgiram no oriente medio em paises extremamente quentes.
A regiao mais quente o mediterraneo ja produzia filosofia e teoria musical numa epoca em que os povos do norte da Europa ainda nao conheciam a roda.
Certas vantagens comparativas do clima temperado europeu se tornaram uteis apenas mais tarde.
E essas vantagens nao sao exatamente causadas pelo "conforto" do clima mais frio. A temperatura da escocia e muito mais desagradavel que a do Rio de Janeiro, tanto na idade da pedra quanto hoje em dia. Confie em mim.
Mas algumas dessas vantagens sao a perenidade e abundancia de rios navegaveis devido ao escoamento da neve das montanhas, a presenca de enseadas e fiordes na costa que permitem a instalacao de portos e de industria pesqueira, assim como lagos glaciais e mares internos.
Apenas quando a civilizacao europeia ja estava razoavelmente avancada regioes mais ao norte comecaram a concentrar mais cidades e ter um output per capta maior do que a costa mediterranea. Nesse estagio as vantagens comparativas do relevo mais plano, de rios e da terra mais fertil tornam o norte mais interessante.
Vantagens que compensam os custos criados pelo frio.
Num clima sem variações, há a tendência de se deixar sempre para depois, ao contrário de lugares onde há a certeza de um inverno rigoroso dentro de alguns meses.
Interessante. Eu nao conhecia essa teoria sobre estacoes. Jared Diamond?
De fato existem efeitos sazonais na disposicao emocional das pessoas.
Por exemplo, eu ja li estatisticas que em epocas de inverno onde ha menos luz solar pessoas se tornam mais depressivas e cometem mais suicidios.
E de fato os dias de ceu azul apos o inverno mudam bastante a atitude geral das pessoas.
Malcolm Gladwell, nao me lembro se em "Blink" ou "Outliers", fala que a atitude dos leste-asiaticos com relacao a longas horas de trabalho monotono e um resultado da cultura do arroz, que se passa o ano inteiro e toma varias horas do dia.
Thomas Sowell, em "Black Rednecks and White Liberals", relaciona o subdesenvolvimento relativo do Sul dos Estados Unidos aos povoados britanicos atrasados que para la imigraram no seculo XVIII, como os escoceses das highlands. A Escocia passaria por uma primavera cultural no fim desse seculo, tornando-se o pais mais educado da Europa, mas os migrantes para o sul dos EUA sairam de la antes desse processo e exportaram consigo uma das culturas mais ignorantes e violentas da Europa.
O problema dessas teorias "psicologicas" e que elas me parecem especulativas demais para explicar algo complexo como o desenvolvimento de civilizacoes.
Hong Kong e Cingapura estao proximos de zonas tropicais. Mas as suas posicoes geograficas estrategicas, Hong Kong na foz do Rio das Perolas e Cingapura na ponta da peninsula Malaia, os tornaram portos de intensa atividade e cidades desenvolvidas, muito antes da colonizacao inglesa.
O desenvolvimento e um resultado de diversos fatores geograficos, culturais e tambem de acidentes fortuitos e imprevistos.
Mesmo posicoes muito estrategicas podem ter seu desenvolvimento relativo reduzido devido a cobica de potencias vizinhas. Ninguem consegue se instalar muito ali. Conquistas realizadas ou o risco percebido tornam a regiao menos propicia ao desenvolvimento.
Em tempos modernos, a cobicada regiao da Alsacia e Lorena, hoje e parte da Franca, transitou entre regioes imperiais autonamas, o Imperio Germanico, e o Terceiro Reich, sendo devastada varia vezes. Gibraltar e controlado pela Inglaterra desde a guerra de Sucessao Espanhola, mas animosidades geradas por essa condicao gera um prospecto de exploracao de sua posicao pouco razoavel para os ingleses.
No final das contas, o fator geografico mais significativo e o isolamento.
Nenhuma civilizacao tecnologica pode florecer isolada.
Os povos autoctones celtas das ilhas britanicas viviam na idade da pedra quando os romanos chegaram ali. Nao construiam estruturas e eram em varios aspectos significativamente mais atrasados que os celtas na Bretanha (Franca) e Galicia (Espanha).
E continuaram assim, nas porcoes do norte da escocia e nas ilhas menores, ate meados da idade Media e as conquistas Vikings e Normandas.
Os povos encontrados pelos espanhois nas Ilhas Canarias eram caucasianos vivendo literalmente no paleolitico.
O Japao, embora nao fosse tao tecnologicamente atrasado quanto os indios brasileiros, era extremamente primitivo para os navegadores Portugueses que la chegaram. E continuou sendo um povo extremamente atrasado ate que os Estados Unidos forcassem sua abertura dos portos para o comercio com o Ocidente.
Mesmo entre povos indigenas do territorio sul americano diferencas em isolamento produzem diferencas relativas de desenvolvimento.
Os povos das culturas tupi-guaranis, mais extensas e menos isoladas, eram capazes de interagir com colonizadores e foram em grande medida assimilados. Nem sempre pacificamente, e verdade, mas eles eram sofisticados o bastante para serem catequizaveis.
Ja os povos de culturas mais selvagens e isoladas, das quais sobrevivem os Yanomamis e Pirahas, falavam idiomas tao primitivos e possuiam sistemas culturais tao limitados que para eles era praticamente impossivel qualquer interacao nao violenta com o mundo exterior.
O idioma e sistema de pensamento Piraha e tao limitado que adultos sao praticamente incapazes de aprender a contar.
Um povo caçador-coletor não estoca nada, portanto não tem necessidade de contar números grandes.
Ou seja, é preciso pensar no futuro, há coisas que precisam ser feitas e há prazos a serem cumpridos. Os egípcios não tinham neve, mas tinham a enchente anual do Nilo.
Já um povo caçador-coletor num lugar sem estações marcadas não se preocupa muito com o futuro, já que não faz planos e só se preocupa com a próxima refeição.
Perfeitamente nao e bem o termo, ja que nada funciona perfeitamente. Mas entendo o que voce quer dizer, a estrutura e complexidade da lingua e sistema de pensamento sao adaptados aos problemas tipicos daquele povo.
E o universo de problemas tipicos de um povo isolado na selva ha muitos milenios e comparativamente bem pequeno, mesmo quando comparado com outros povos indigenas.
Alguém aqui leu realmente Armas,Germes e Aço do Diamond?
Quero ler o o que Toynbee escreveu sobre o assunto mas só consigo um sumário dos seus livros na Cultura...
Isto não é "segundo Marilena Chauí"... Ela apenas citou o que na Academia se chama de "saber partilhado".
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Ate animais sociais tem algum conceito de propriedade.
Se duvida, experimente roubar o osso de um cachorro.
O que comunidades tribais nao tem e uma nocao abstrata e formal de direito individual a propriedade privada, ja que essa e uma tecnologia que se torna viavel e necessaria num esquema de divisao de trabalho maior e mais complexo do que aquele observado em pequenos grupos de subsistencia.
Inclusive porque caçadores e coletores não acumulam propriedades e vivem um dia de cada vez, sem grandes projetos para o futuro. Eles têm apenas alguns poucos objetos pessoais que, em geral, a maioria deles sabe como fabricar para si próprio.
A coisa muda numa sociedade complexa onde só o ferreiro sabe fazer objetos de metal, onde só o tecelão sabe fazer roupas, onde a maioria se alimenta do que uns poucos produzem etc.
R: Porque fumavam maconha.
Próximo!