Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
PIBs sao indicadores problematicos.
Isso porque se o capital americano ou estrangeiro esta instalado na China, os bens sao produzidos e exportados la, e contam para o PIB de la, mas os dividendos vao para individuos de os outros paises.
O calculo do PIB ate tenta contar operacoes financeiras internacionais para capturar esse efeito, mas a verdade e que isso nao pode ser feito na pratica. Em geral esses capitalistas tem contas e operacoes em varios paises, e nem sempre eles repatriam lucros e gastam em seus paises de origem. Nao e algo tao simples.
Para entender isso pense que todas as fabricas do planeta Terra, por razoes ambientais, sao instaladas na Lua. Mas na Lua moram apenas operarios que trabalham nas fabricas lunares. Os donos das fabricas estao na Terra, assim como os engenheiros projetistas, executivos, divisoes de marketing e etc. Mas toda a "producao" e realizada na Lua, e a Lua exporta todas os bens manufaturados do mundo.
Segundo certas medidas o PIB da Lua seria astronomico (com trocadilho), embora o poder economico dos "lunaticos" seria bem pequeno.
O que deveria ser feito e um calculo do valor de patrimonio de americanos e chineses no mundo, mas isso e algo bem mais dificil. Isso porque o valor total dos patrimonios nao e igual a soma do valor de patrimonios individuais. Patrimonios individuais podem ser calculados como se os ativos fossem liquidos e avaliados segundo o preco de mercado, mas patrimonios nacionais nao.
Coisas como o valor de todas as reserva de petroleo nao podem ser calculados usando o preco do petroleo hoje e o tamanho projetado dessas reservas. Isso porque se todo esse petroleo fosse colocado a venda o preco ia desabar.
Ou seja, usar o PIB e sua enfase na producao industrial local e exportacao de bens para definir poder economico e questionavel.
Mas o fato da China crescer e mesmo ultrapassar outros paises na sua participacao na producao mundial apenas mostra aquilo que os defensores do capitalismo sempre falaram: que o capitalismo de livre mercado redistribui produtividade e renda melhor que o socialismo.
Se os chineses sao 25% da populacao do mundo, e eles tiverem produtividade media, a China deveria corresponder a aproximadamente 25% da producao mundial. Eles sempre estiveram muito abaixo disso porque a China era um pais pre-capitalista em estado perpetuo de guerra civil, para depois se tornar um pesadelo comunista.
Tres decadas de passos rumo ao capitalismo e os resultados estao ai.
Já há fábricas se mudando para países asiáticos com mão de obra mais barata.
Quanto do que nós usamos no dia-a-dia foi produzido baseado em tecnologias criadas pelos chineses? Quantas músicas, filmes e livros chineses um cidadão do Ocidente vê por ano? Quantas bases militares os chineses tem fora do próprio território chinês? E que valores da cultura chinesa estão presentes na cultura dos supostos "dominados"? Quanto da pesquisa de ponta do mundo, em qualquer área, são feitas pelos chineses, ou por seus "satélites"? E "qual seria a área de influência" chinesa?
Poder econômico, sozinho, não quer dizer dominação. Considerando, evidentemente, como verdadeiros os números fornecidos pelos chineses.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1184243-eua-serao-os-maiores-produtores-de-petroleo-ate-2017-diz-agencia.shtml
Parece que eles estavam escondendo o ouro.
Desenvolveram tecnologia para explorar jazidas que antes não eram economicamente viáveis: